CDL - Jornal Bom Negócio

Page 1

ANO I | NÚMERO 07 | SETEMBRO 2017

“Xô, Dívida!” conquista prêmio da FCDL-MG Campanha de recuperação de crédito visa devolver o poder de compra aos consumidores inadimplentes A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá conquistou o Prêmio CDL Destaque, na categoria Relacionamento com Associados, pela campanha “Xô, Dívida”, concedido pela Federação das CDLs de Minas Gerais (FCDL-MG). O prêmio foi entregue, em 31 de agosto, durante a 25ª edição da Convenção do Comércio Lojista Mineiro, realizada em Caeté, no Hotel Tauá. A entidade disputou com CDLs de todo o Estado. Além da premiação, ganhou troféu e um notebook. “Estamos muito felizes com o reconhecimento pela campanha que desenvolvemos aqui em Itajubá. O mérito pela conquista é, sem dúvida, de toda equipe, sempre comprometida com as ações e atividades que desenvolvemos”, disse o presidente

2

Cuidados ao receber cheques de terceiros

da CDL Itajubá, Georges Kallás. “É sempre um imenso prazer escutar as boas histórias contadas pelas nossas CDLs. Fico imensamente feliz em saber que as entidades usufruem do conhecimento e da criatividade para enfrentarem e vencerem os obstáculos de cada dia. Por isso, nada mais justo que homenageá-las, compartilhá-las e contá-las com o intuito de fortalecer nosso meio e nosso Movimento Lojista”, afirma o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra. Os cases enviados para concorrer ao prêmio foram avaliados por uma comissão julgadora formada pelo técnico da área de comércio e serviços do Sebrae Minas, Agmar Adon Campos; pelo gerente de canais do BDMG, Thiago M agalhães; e pelo administra-

5

Campanha: elevar Bombeiros à Companhia

dor e conselheiro do Sistema OCEMG, professor Geraldo Magela da Silva. Entre os quesitos para a concessão do prêmio, estavam a relevância da ação e sua capacidade de ser replicada por outra CDL mineira. Também foram premiadas a CDL Betim, contemplada pelo projeto “Observatório Empresarial” realizado pela entidade em parceria com a PUC Minas Betim; e a CDL Elói Mendes, com seu projeto de gestão financeira da entidade.

SEGUNDA EDIÇÃO COMEÇA EM 6 DE NOVEMBRO A “Xô, Dívida” é uma campanha de recuperação de crédito que visa oferecer aos consumidores facilidades para regularizar sua situação no comércio, como redução nas taxas de juros e parcelamento das dívidas. A primeira edição, em 2016, gerou resultados positivos para o setor comercial do município, diminuindo a inadimplência entre os consumidores e obtendo um saldo de mais de 60% de recebimentos entre os débitos cobrados. Marque na agenda: a segunda edição será realizada entre os dias 6 de novembro a 9 de dezembro de 2017. Não fique de fora dessa. Procure a CDL e saiba como participar da campanha. “Juntos, somos mais fortes”, ressaltou o presidente da entidade, Georges Kallás.

7

CDL Itajubá completa 45 anos em outubro


EDITORIAL

Empresas unidas, entidade forte A CDL Itajubá tem mais um bom motivo para se alegrar neste momento em que completa 45 anos de apoio ao varejo e serviços de nossa cidade: a campanha “Xô Dívida!”, que visa dar condições aos inadimplentes de saldar suas dívidas e voltar ao mercado, recebeu o prêmio “CDL Destaque”, concedido pela Federação das CDLs de Minas Gerais (FCDL-MG). A entidade ganhou na Categoria Relacionamento com os Associados. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo na busca constante pela excelência nas soluções e benefícios que oferecemos aos nossos associados. Por esse motivo, estamos sempre atentos e abertos às ações, atividades e projetos que tragam a melhoria contínua do varejo e da área de serviços. Também não nos descuidamos da demanda da comunidade porque entendemos que temos o compromisso de ser um agente catalizador para as iniciativas que trazem benefícios a todos nós. Três exemplos claros dessa atuação da CDL Itajubá: a campanha que iniciamos para a elevação do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros à Companhia; o apoio para a instalação de uma Vara da Justiça Federal em nosso município; e, por fim, a participação ativa, como cofundadora, da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo – Inovai. São iniciativas necessárias para o desenvolvimento de Itajubá e que irão, a médio prazo, trazer resultados positivos para o varejo e serviços. Elas estimulam e potencializam a criação de novos empreendimentos, o que resulta em mais emprego e renda para as pessoas. Um comércio e serviços fortes precisam de um município igualmente forte, desenvolvido. Georges Kallás Presidente

SOLUÇÕES CDL

Procedimento correto para o recebimento de cheque A Lei 14.126/2001 determina que todo estabelecimento comercial tenha afixado em suas dependências, em local visível ao cliente, um cartaz (aviso), informando as condições para recebimento de cheques. São duas situações: caso receba por esse tipo de pagamento, o cartaz precisa informar “recebe cheques e condições”. Caso não aceite, precisa deixar claro no aviso “não recebe cheque”. Caso queira, entre no site da CDL (www.cdlitajubá.com.br) e baixe o modelo disponível na seção “Campanhas” – veja um exemplo abaixo. Em relação ao recebimento de Cheque de Terceiros, para maior garantia, o associado pode solicitar que o cliente assine no verso do cheque como avalista; assim, em caso de devolução, ele é obrigado a efetuar o pagamento, de acordo com o artigo 31 da Lei 7.357/85.

ATENDIMENTO

De segunda à sexta-feira: Das 8h às 18h Sábado: Das 9h às 13h

Importante: É necessário também colher as informações de CPF, RG e endereço residencial deste avalista. Para recebimento de Cheque Nominal, somente o endosso é suficiente para exigir o pagamento do cheque. Da mesma forma é necessário colher os dados do endossante.

PROCURE A ASSESSORIA JURÍDICA DA CDL Caso tenha dúvidas, entre em contato com a Assessoria Jurídica da CDL Itajubá. Ela está preparada para esclarecer sobre essa questão do cheque de terceiros e outros assuntos do dia a dia do seu negócio. É necessário o agendamento prévio. O ATENDIMENTO É GRATUITO.

CONTATO

Praça Wenceslau Braz, 42, Centro - Itajubá/MG (35) 3622-3511

EXPEDIENTE DIRETORIA EXECUTIVA – Presidente: Georges Kallás (Casa Joka); Vice-presidente: Renato Mohallem (A Mineira); Diretor de Assuntos de Preservação e Meio Ambiente: Eduardo Borges Mohallem (Mohallem Engenharia); Diretor de Assuntos Públicos e Municipais: Ricardo Soares (Buteko Choperia e Pizzaria); Diretor de Comunicação e Eventos: Daniel Saponara El Alam (Vivaz Farmácia de Manipulação); Diretor Comercial e de Expansão: Christiano Trevisan (Mattos Calçados e Confecções); Diretor de Soluções e Ações Institucionais: Alexandre Costa Lopes (Mohallem Imóveis); Diretora Secretária: Lara Youssef Mouallem (Casa Zé Corrêa); Diretor Administrativo e Financeiro: José Rezek Mohallem (Quality Empreendimentos). | CONSELHO FISCAL: Luiz Antônio de Carvalho (Fitassul); Bruno Caluz Pechtel Galbiati (Academia Washington); Edson Kenji Nishimaki (Relojoaria Nishimaki); Habib El Mouallem (Habib Calçados e Decorações); Mário Mendes (Mendes Assessoria Empresarial). | CONSELHO SUPERIOR – Presidente: Georges Mikhael Kallás (Casa Joka); Vice-Presidente: Guilherme Garnett (Quality Steps Assessoria Empresarial). JORNAL BOM NEGÓCIO – Projeto Gráfico: Contexto Assessoria em Comunicação – (35) 3629-1622; Jornalista Responsável: Bill Souza (MTB 25.949 – SP). | CDL ITAJUBÁ: Praça Wenceslau Braz, 42, Centro, Itajubá/MG. Tel.: (35) 3622-3511.

2

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 07 | SETEMBRO 2017


INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 07 | SETEMBRO 2017

3


EM PAUTA

GIRO

Contratações apontam para retomada de crescimento Itajubá registrou saldo positivo de 338 postos de trabalho de janeiro a julho deste ano, de acordo com dados do Caged sobre contratações e demissões no período. Dado trará reflexos positivos para o varejo e a área de serviços

Uma boa notícia para Itajubá. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que houve uma recuperação do emprego entre janeiro e julho deste ano. No período, foram criados 338 postos de trabalho. O Caged é um sistema de cadastro que reúne os registros de contratação e demissão de trabalhadores no país. Esse cadastro inclui os empregados que são contratos a partir do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O setor que mais empregou no período foi a indústria, responsável por 219 vagas. O comércio e serviços registram um saldo de 68 postos, seguidos pela constru-

ção civil (51) e agronegócio (2). Os dados são animadores porque a indústria é o primeiro setor a sentir os efeitos de uma crise e também o primeiro a recomeçar as contratações. Mais gente empregada significa aumento no consumo de bens, produtos e serviços. A melhora no consumo gera novas contratações no varejo e serviços do município. Vale destacar que os lojistas têm três datas importantes pela frente, tradicionais no aumento das vendas: Dia das Crianças, em 12 de outubro, a Black Friday e Natal. Portanto, é hora de aproveitar os sinais de recuperação econômica e se preparar para essa nova fase.

Quer mais notícias sobre o varejo e serviços?

FCDL pede arquivamento de projeto sobre AR Representantes da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL) foram à Assembleia Legislativa pedir o apoio de deputados para a derrubada do Projeto de Lei (PL) 3.648/2016, que está em tramitação na Casa. O PL obriga os bancos de dados, os cadastros de consumidor e os serviços de proteção ao crédito a comunicarem ao consumidor inadimplente, por carta registrada na modalidade de Aviso de Recebimento (AR), para negativação do nome. Esse tipo de correspondência é mais cara que a carta simples e não traz o efeito desejado. A FCDL-MG foi representada pelo seu vice-presidente Miguel Haroldo de Faria; a assessora jurídica Sara Sato; e o analista de inteligência de mercado, Vinícius Carlos. A CDL Itajubá apoia essa causa da federação e já enviou ofício aos deputados pedindo o arquivamento da proposta.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Com o tema “A matemática está em tudo”, o evento será realizado entre os dias 23 a 28 de outubro de 2017, no Teatro Municipal Christiane Riêra. O horário de funcionamento será das 8h às 20h, com entrada franca. A semana é uma realização conjunta do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTIC), Prefeitura e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), com a colaboração dos parceiros EEWB, FACESM, FEPI, FMIT, SEBRAE MG e SESI/SENAI. Confira a programação completa:

Acesse:

www.cdlitajuba.com.br

4

@cdlitajuba

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 07 | SETEMBRO 2017


EM PAUTA

CDL inicia campanha para transformar 2º Pelotão de Bombeiros em Companhia A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá enviou ofícios às autoridades civis e militares de Minas Gerais para solicitar a elevação do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Itajubá à categoria de Companhia. Ela se faz necessária diante da extensão territorial de nossa microrregião e das necessidades de sua população. “Tal medida, com certeza, trará mais recursos, equipamentos, veículos e pessoal para atender uma demanda cada vez mais crescente”, explicou o presidente da CDL Itajubá, Georges Kallás. “Historicamente, nossa entidade é parceira do Corpo de Bombeiros e desempenha importante papel ao agregar as forças vivas da sociedade para a construção da sede da corporação”, completou (veja texto nesta página). O envio dos ofícios é uma primeira ação adotada pela entidade que, mais uma vez, se dispõe a ser esse agente catalisador para que a solicitação seja levada adiante e se torne realidade o mais breve possível. Os ofícios foram enviados aos prefeitos e vereadores de Itajubá e das outras 14 cidades da microrregião atendidas

PELOTÃO FOI INSTALADO EM ITAJUBÁ EM 1980 A construção da atual sede e a instalação do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Itajubá foi possível graças ao empenho da comunidade, em especial, da Câmara de Dirigentes Lojistas, que liderou uma ampla campanha para a sua concretização. Inaugurada em 13 de dezembro de 1980, pelo 2º Pelotão de Corpo de Bombeiros, aos deputados estaduais e federais que

a sede ocupa um terreno de sete mil metros quadrados, com 1.300 de área construída, incluindo uma piscina semiolímpica. O 2º Pelotão tem estrutura para 40 militares, mas atualmente conta com um efetivo de 31 bombeiros, que são escalados no serviço operacional, administrativo e de prevenção. têm base eleitoral no Sul de Minas e ao comando da corporação.

CONHEÇA O CORPO DE BOMBEIROS VIATURAS: 3 unidades de resgate; 1 caminhão de combate a incêndio; 2 viaturas de salvamento diversos; 1 motocicleta e 3 viaturas administrativas para fiscalização e prevenção. EQUIPAMENTOS: Material completo para atendimentos a acidentes, incêndios, prevenção, salvamentos diversos – incluindo aquático, terrestres e de altura. OCORRÊNCIAS: 4.048 (de janeiro a agosto 2017) PRINCIPAIS ATENDIMENTOS: atendimento pré-hospitalar (incluindo casos clínicos e traumas, como acidentes diversos); atendimento preventivo e vistorias.

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 07 | SETEMBRO 2017

5


ACONTECE

Avança pedido para criar Vara Federal em Itajubá Mérito Lojista 2017 EDIÇÃO ESPECIAL A CDL Itajubá, que apoia a causa, foi representada pela assessora jurídica da FCDL-MG), Sara Sato

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) integra o rol de entidades, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que lutam para a instalação do Posto Avançado da Justiça Federal em Itajubá. A solicitação foi protocolada pelo presidente da Subseção Itajubá da OAB, João Luiz de Campos, em audiência na Justiça Federal de Belo Horizonte, em agosto. A CDL foi representada no encontro pela assessora jurídica da Federação das CDLs de Minas Gerais (FCDL-MG), Sara Sato. De acordo com a Justiça Federal, o projeto requer adequações para atender aos requisitos para instalação da unidade avançada, como sede e equipamentos necessários para o funcionamento da Vara. “Precisamos somar esforços para tornar essa solicitação uma realidade”, disse o

presidente da CDL, Georges Kallás. Em julho de 2016, a CDL enviou ofício às autoridades para pedir o apoio para a causa. O presidente da OAB lembrou que esse encontro em Belo Horizonte foi necessário para se cumprir as etapas para que a solicitação seja enviada e analisada por Brasília. Hoje, toda demanda que envolve a Justiça Federal é analisada em Pouso Alegre. Dados da OAB mostram que três mil processos que hoje correm na Justiça Estadual passarão para a Vara Federal. “Isso permitirá que a Justiça Estadual analise os casos mais rapidamente e evitará deslocamentos constantes de pessoas e advogados para acompanhar os casos em Pouso Alegre”, explicou. “Será um benefício muito grande para nossa cidade”, completou.

A edição especial de nossa publicação Bom Negócio, com a cobertura completa do “Oscar do Varejo e Serviços” de Itajubá, já está sendo distribuída aos associados, parceiros e demais empresas do município. Enquanto isso, caso queira, pode acompanhar a versão digital no QR Code abaixo:

CDL é ponto de coleta para descarte correto do lixo eletrônico Não sabe o que fazer para dar o destino correto para o lixo eletrônico de sua casa e/ou de sua empresa? Fique tranquilo! A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá é parceria e ponto de coleta da campanha “Lixo Eletrônico – Não descarte essa ideia”. A entrega dos materiais deve ser feita até 21 de outubro. É considerado lixo eletrônico todo aparelho que a pessoa consegue plugar na tomada, como computadores, aparelho de

6

som, televisores etc. Só não será aceito o descarte de lâmpadas e de pilhas. A CDL funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, da 9h às 13h. Todo o material arrecadado será recolhido pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, que desenvolve o projeto há nove anos. Desde então, já arrecadou cerca de 150 toneladas de sucatas tecnológicas.

LOCAL DE ENTREGA Praça Wenceslau Braz, 42, Centro Informações: (35) 3622-3511 secretaria@cdlitajuba.com.br

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 07 | SETEMBRO 2017


ACONTECE

CDL é cofundadora da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo – Inovai A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá é cofundadora da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo – Inovai e terá assento no Conselho de Administração da entidade. A Inovai visa agregar as ações, atividades e projetos do ecossistema de inovação e empreendedorismo do município. “De maneira prática, a Inovai vai atuar em projetos para que a incubadora de empresas se torne sustentável e para viabilizar o Parque Científico e Tecnológico. Isso será possível porque a associação terá liberdade jurídica para prospectar e firmar convênios e parcerias”, explicou Marcos Aurélio de Souza, professor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e presidente do Conselho da Inovai. A assembleia de fundação da Inovai aconteceu na Unifei, em 31 de agosto. Nessa primeira reunião, foram aprovados o nome da associação e o seu estatuto, bem como foram eleitos o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e a direção geral. O dire-

O professor da Unifei e presidente do Conselho da Inovai, Marcos Aurélio de Souza; o presidente da CDL, Georges Kallás; e o diretor geral da Inovai, Maurício Bitencourt

tor geral é o gerente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), Maurício de Pinho Bitencourt. “A CDL Itajubá sempre participou

ativamente desse ecossistema e, mais uma vez, coloca-se à disposição para contribuir na consolidação da Inovai”, ressaltou o presidente da CDL, Georges Kallás.

CDL Itajubá completa 45 anos em outubro A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) completa, em 12 de outubro, 45 anos de atividades em defesa do varejo e da área de serviços de Itajubá. A entidade representa hoje mais de quinhentas pequenas e médias empresas. “Uma entidade forte se faz com associados presentes no dia a dia, nas ações, nas atividades e nos projetos que desenvolvemos. Por isso, parabenizamos aqueles nos acompanham e esperamos que os demais se juntem a nós nessa caminhada do associativismo”, explica o presidente da CDL, Georges Kallás. “Ao longo dos anos, ampliamos nossa área de

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 07 | SETEMBRO 2017

4 Itajubá

atuação para além do escopo legal por entender que benefícios para a comunidade refletem em melho-

4

rias para o comércio e serviços”, completou. Como exemplos, cita a participação ativa da CDL em projetos como a Revitalização do Centro; a construção da sede do Corpo de Bombeiros – e agora, a luta para elevar o 2º Pelotão para Companhia; a criação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo – Inovai, entre outros. Itajubá Para marcar a data de aniversário da CDL, já se tornou tradicional homenagear pessoas que se dedicam de forma intensa para o bem da cidade, não necessariamente ligados ao comércio e serviços.

7


CONTE COM A GENTE E FIQUE TRANQUILO Uma entidade forte se faz com empresas presentes no dia a dia, nas ações, nas atividades e nos projetos que desenvolve.

4

4

BENEFÍCIOS E SOLUÇÕES NA MEDIDA CERTA

Itajubá

Itajubá

Praça Wenceslau Braz, 42, Centro - Itajubá/MG

filipeta 45 anos 16x22cm.indd 1

8

(35) 3622-3511

www.cdlitajuba.com.br @cdlitajuba

27/09/2017 18:42:41

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 07 | SETEMBRO 2017


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.