CDL - Jornal Bom Negócio

Page 1

ANO I | NÚMERO 05 | JULHO 2017

BDMG faz treinamento para correspondentes da região O gerente de Relacionamento do BDMG, Leandro Horta de Carvalho Rodrigues (à esq.) e Rosimeire Braz, da CDL Itajubá (à dir.)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá sediou treinamento para atualização da política de crédito do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) a micro e pequenos empresários. O encontro reuniu correspondentes bancários de 15 cidades do Sul de Minas. “Nosso objetivo é estreitar a parceria entre o BDMG e os correspondentes, como a CDL Itajubá, que tem nos ajudado muito e que, gentilmente, cedeu o espaço para esse encontro”, explicou o gerente de Relacionamento do BDMG, Leandro Horta de Carvalho Rodrigues. A CDL Itajubá já conquistou dois prêmios pelo trabalho desenvolvido em prol dos associados. O último foi o de melhor correspondente bancário na categoria Plano de Metas e Incentivos relativo ao segundo semestre de 2016. “O encontro foi muito produtivo e proveitoso porque o gerente nos passou segurança ao explicar cada uma das linhas de crédito. Também sanou todas as dúvidas dos presentes sobre normas e procedimentos na concessão de créditos”, disse Rosimeire Braz, da CDL Itajubá.

2

Conheça a Assessoria Jurídica da CDL

“A meta é fazer com que as verbas disponíveis cheguem à ponta, via correspondentes bancários, onde está o micro e pequeno empresário que, em geral, tem uma carência de acesso ao crédito com taxas subsidiadas e bem abaixo das praticadas pelo mercado. Para ele, sem os correspondentes bancários, “teríamos muito dificuldade em ter acesso aos empresários e vice-versa”. Por outro lado, para os correspondentes, aumenta o portfólio de serviços oferecidos pela CDL aos seus associados. “É uma parceria que dá certo porque todos ganhamos”. “O BDMG, por força de lei, não tem agência bancária. Por isso, temos os correspondentes bancários. Eles são o nosso braço nas cidades, o nosso apoio e a presença no dia a dia do empresário. Isso porque é com o correspondente que ele pode ter mais informações sobre cada uma das linhas de crédito, fazer simulações, dar entrada em pedido de financiamento, ajudá-lo em situações pós-venda e esclarecer quaisquer dúvidas sobre isso”, explicou.

3

Entidade discute Plano Diretor de Itajubá

Saiba mais sobre as linhas de crédito do BDMG O BDMG trabalha, basicamente, com duas linhas de crédito: o Geraminas, que é capital de giro, e o Finame, que é o financiamento de máquinas e equipamentos – taxas a partir de 1,26%. O Geraminas tem três variações: o Geraminas Social, voltado aos empresários de cidades com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), com taxas a partir de 1,55%; o Geraminas Fidelidade, voltado aos clientes que já recorreram e pagaram vários financiamentos e ganham um bônus pela adimplência – a taxa começa em 1,66%; e o Geraminas, que é o carro-chefe, para os que fazem o primeiro relacionamento com o banco, com taxas que começam e 1,71%. Mais informações:

(35) 3622-3511 ou pelo e-mail

comercial@cdlitajuba.com.br

4

O que muda com a Reforma Trabalhista


Temas importantes na pauta dos associados Uma edição com muitas informações importantes aos nossos associados e parceiros. A começar, pela atualização das linhas de crédito do BDMG, que tem como meta uma aproximação cada vez maior do micro e pequeno empresário por meio dos correspondentes bancários – e a CDL Itajubá é uma das mais conceituadas parceiras do banco. Tanto que o treinamento, voltado aos correspondentes do Sul de Minas, foi realizado em nossa sede. Igualmente importante são os textos, esclarecedores e didáticos, sobre a diferenciação de preços nas vendas à vista e a prazo e as mudanças com a Reforma Trabalhista, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Michel Temer. São duas notícias que animam o varejo porque ambas permitem uma negociação direta: no primeiro caso, permitirá uma negociação direta com os clientes e, quanto à reforma, os acordos podem ser gerados a partir de um diálogo franco e aberto com os funcionários. Mas é fundamental que todos saibam o que as leis estabelecem para que possamos aplicá-las de acordo com as normas jurídicas. Agora, caso o associado tenha alguma dúvida, é só procurar a Assessoria Jurídica da CDL. Ela está preparada para auxiliar, orientar e esclarecer dúvidas sobre seu negócio. Para isso, basta agendar um horário, lembrando que o atendimento é gratuito. Também trazemos outras duas notícias interessantes: a discussão em torno do novo Plano Diretor de Itajubá, que está em discussão na Câmara Municipal, e o programa Diagnóstico de Design para o Varejo do Sebrae. Vale a pena conferir! Boa leitura! Georges Kallás Presidente

SOLUÇÕES CDL

Conheça mais sobre a Assessoria Jurídica da CDL Por meio desse atendimento, a CDL Itajubá orienta seus associados quanto a dúvidas na área jurídica, tais como direitos trabalhistas e direitos do consumidor. É uma importante ferramenta, à disposição do associado, para orientação e infor-

mação sobre a legislação antes de tomadas de decisões em seus negócios.Vale destacar que é realizada gratuitamente aos associados, na CDL, com agendamento prévio. Confira abaixo as dúvidas mais comuns.

DÚVIDAS COMUNS DOS ASSOCIADOS TROCA DE PRODUTOS Obrigatoriedade de apresentação da Nota Fiscal (ou cupom de compra) para a troca de produtos. É necessária a apresentação do Cupom Fiscal para que a loja possa proceder com a troca de mercadorias ou reparação das mesmas, já que esta é a única forma de comprovar a data da compra, para contagem do prazo e onde ela foi feita, provando assim que o estabelecimento está obrigado a cumprir as normas do Código de Defesa do Consumidor. DIFERENCIAÇÃO DE PREÇOS A prática de dar descontos para estimular as vendas com pagamento à vista é costume antigo da maioria dos lojistas e, até a sanção da Lei 13.455 no dia 26 de junho, ainda não havia sido legalizada. Chamada de Lei de Diferenciação de Preços, o texto finalmente regulariza o hábito de ter preços diferentes para cada modalidade de pagamento. Bom para o lojista e bom para o consumidor! Mas, afinal, se já estávamos habituados à prática, o que acontece depois da aprovação de uma lei? O que muda para o lojista? A partir de agora, o lojista é obrigado a afixar cartaz informativo em local visível com as informações sobre eventuais descontos oferecidos ao cliente em cada forma de pagamento. O não cumprimento dessa norma pode gerar multa, então é bom estar atendo! O empresário é obrigado a oferecer desconto? Não! A lei permite, mas não obriga o estabelecimento a oferecer descontos em razão da forma de pagamento. Existe um limite de diferença entre os preços para compras à vista e a prazo? Não existe esse limite. Cabe ao lojista formar o preço final de seu produto baseado em seus custos e despesas, receitas e lucro previsto. A legislação só não permite a cobrança de juros abusivos.

ATENDIMENTO

De segunda à sexta-feira: Das 8h às 18h Sábado: Das 9h às 13h

CONTATO

Praça Wenceslau Braz, 42, Centro - Itajubá/MG (35) 3622-3511

EXPEDIENTE DIRETORIA EXECUTIVA – Presidente: Georges Kallás (Casa Joka); Vice-presidente: Renato Mohallem (A Mineira); Diretor de Assuntos de Preservação e Meio Ambiente: Eduardo Borges Mohallem (Mohallem Engenharia); Diretor de Assuntos Públicos e Municipais: Ricardo Soares (Buteko Choperia e Pizzaria); Diretor de Comunicação e Eventos: Daniel Saponara El Alam (Vivaz Farmácia de Manipulação); Diretor Comercial e de Expansão: Christiano Trevisan (Mattos Calçados e Confecções); Diretor de Soluções e Ações Institucionais: Alexandre Costa Lopes (Mohallem Imóveis); Diretora Secretária: Lara Youssef Mouallem (Casa Zé Corrêa); Diretor Administrativo e Financeiro: José Rezek Mohallem (Quality Empreendimentos). | CONSELHO FISCAL: Luiz Antônio de Carvalho (Fitassul); Bruno Caluz Pechtel Galbiati (Academia Washington); Edson Kenji Nishimaki (Relojoaria Nishimaki); Habib El Mouallem (Habib Calçados e Decorações); Mário Mendes (Mendes Assessoria Empresarial). | CONSELHO SUPERIOR – Presidente: Georges Mikhael Kallás (Casa Joka); Vice-Presidente: Guilherme Garnett (Quality Steps Assessoria Empresarial). JORNAL BOM NEGÓCIO – Projeto Gráfico: Contexto Assessoria em Comunicação – (35) 3629-1622; Jornalista Responsável: Bill Souza (MTB 25.949 – SP). | CDL ITAJUBÁ: Praça Wenceslau Braz, 42, Centro, Itajubá/MG. Tel.: (35) 3622-3511.

2

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 05 | JULHO 2017

Fonte: FCDL/MG

EDITORIAL


EM PAUTA

CDL debate projeto que altera Plano Diretor de Itajubá O projeto de lei (PL 100) que altera o Plano Diretor de Itajubá foi tema de encontro do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas. Foram convidados a falar sobre o assunto o fiscal de Urbanismo da Prefeitura, Alexandre Magnus Raponi, e o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itajubá (AENAI), Fernando Batista. “Acreditamos que essa discussão é oportuna porque o Plano Diretor estabelece as diretrizes para o desenvolvimento de Itajubá. Devemos discutir seu conteúdo, que é complexo, dentro da lógica de que cidade queremos para as próximas décadas”, disse o presidente da CDL, Georges Kallás. Alexandre Raponi explicou que a legislação estabelece que o plano precisa ser revisado a cada gestão ou, no máximo, a cada dez anos. “Foi o que aconteceu na primeira gestão do prefeito Rodrigo Riêra,

que contratou a Fundação Israel Pinheiro para fazer sua revisão. No geral, os técnicos da fundação fizeram a leitura do plano vigente, aprovado em 2003, e a leitura atual do município e concluíram que é possível construir uma nova Itajubá dentro do atual limite da zona urbana, sem necessidade de ampliação”, destacou. O projeto revisado foi encaminhado à Câmara de Itajubá em março do ano passado, quando começou a ser discutido. Como houve a substituição de boa parte dos vereadores, em função das eleições municipais de 2016, o trâmite do Plano Diretor praticamente voltou à estaca zero porque precisa ser discutido nas comissões internas da Casa. Um dos encontros, em 26 de maio, reuniu as Comissões Permanentes de Constituição, Finanças, Obras e Meio Ambiente para esclarecer as mudanças propostas pela Prefeitura. O encontro teve

Alexandre Raponi, da Prefeitura de Itajubá (no alto), e Fernando Batista, presidente da AENAI

a participação de Alexandre Raponi. “A Câmara de Itajubá deverá convocar nova audiência pública para tratar do tema. Será o momento para que a população e as entidades, como a CDL e a AENAI, possam propor eventuais ajustes no projeto”, disse Fernando Batista. “Por esse motivo, é muito importante encontros como esse para tratar de eventuais alterações no plano em debate”, completou.

Mérito Lojista 2017 Empresários, colaboradores e autoridades participara, em 8 de julho, da cerimônia de entrega de prêmios do Mérito Lojista, do Mérito Empresarial, do Empresário Homenageado e do Comerciário Homenageado, no Teatro Municipal Christiane Riêra. Veja, no QR Code ao lado, mais informações e fotos do evento.

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 05 | JULHO 2017

3


ACONTECE

GIRO

O que muda com a aprovação da Reforma Trabalhista O presidente Michel Temer sancionou, em 13 de julho, o projeto de reforma trabalhista aprovado pelo Congresso Nacional. A nova legislação altera regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê pontos que poderão ser negociados entre empregadores e empregados e, em caso de acordo coletivo, passarão a ter força de lei. As novas regras entrarão em vigor daqui a quatro meses, conforme previsto na nova legislação. Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), Frank Sinatra, a aprovação da reforma é uma grande vitória para o setor varejista. “Um avanço que evidencia a força que temos para romper padrões obsoletos quando, organizadamente, atuamos em busca de um cenário melhor”, afirmou. Saiba o que muda com a sanção da Reforma Trabalhista Depois de sancionada, a lei trabalhista entrará em vigor com alterações em relação às férias, jornada de trabalho, contratos temporários, ações trabalhistas dentre outras mudanças. Acompanhe quais são as principais: TRABALHO INTERMITENTE Como funciona hoje: A CLT não contempla essa modalidade. Com a nova legislação: Será permitida a contratação de funcionários com horários flexíveis, sendo que o salário do trabalhador vai variar de acordo com o tempo trabalhado. Nessa modalidade, os direitos como férias, FGTS, 13º salário e previdência social são mantidos e pagos proporcionalmente ao tempo trabalhado. O valor do salário não pode ser inferior ao salário mínimo por hora. O empregado deverá ser convocado com, no mínimo, três dias corridos de antecedência. FÉRIAS Como funciona hoje: Atualmente as férias podem ser divididas em duas etapas, sendo que um dos períodos não pode ser menor que 10 dias. Com a nova legislação: As férias poderão ser divididas em até três períodos, sendo que um deles deve ser de pelo

4

menos 15 dias corridos. Além disso, o período mínimo é de cinco dias e as férias não podem ser iniciadas dois dias antes de feriados ou fim de semana. DESLOCAMENTO PARA O TRABALHO Como funciona atualmente: O tempo de deslocamento para o trabalho é contabilizado como jornada de trabalho. No caso de acidentes nesse percurso a empresa deve arcar com os custos hospitalares. Com a nova legislação: O tempo gasto com transporte para o local de trabalho não será mais considerado como jornada de trabalho. No caso de acidentes no trajeto, o ocorrido não será mais tratado como acidente de trabalho. JORNADA DE TRABALHO Como funciona atualmente: A jornada padrão é limitada a 8 horas diárias, 44 horas semanais e 220 horas mensais, podendo haver até 2 horas extras por dia. Com a nova legislação: Jornada diária poderá ser de 12 horas com 36 horas de descanso, respeitando o limite de 44 horas semanais (ou 48 horas, com as horas extras) e 220 horas mensais. HORÁRIO DE ALMOÇO E INTERVALOS Como funciona atualmente: Para um trabalhador que tem uma jornada padrão de 8 horas diárias é previsto mínimo uma hora e máximo de duas horas de intervalo para repouso ou alimentação. Com a nova legislação: O intervalo dentro da jornada de trabalho poderá ser negociado, desde que tenha pelo menos 30 minutos. Caso o empregador não conceda o intervalo mínimo, a indenização será de 50% do valor da hora normal de trabalho sobre o tempo não concedido. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL Como funciona atualmente: É obrigatória e descontada uma vez por ano diretamente do salário do trabalhador. Com a nova legislação: A contribuição sindical passa a ser facultativa. O trabalhador terá a liberdade de autorizar ou não o pagamento da contribuição.

CDL apoia Projeto de Design para o Varejo do Sebrae A CDL Itajubá é parceira do Sebrae da Microrregião de Itajubá no projeto Solução Diagnóstico Tecnológico – Design para o Varejo, que integra o Programa Sebraetec. O público-alvo são microempreendedores Individuais (MEI), microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP). O diagnóstico consiste em levantar os principais gargalos do ambiente dos estabelecimentos comerciais, envolvendo: fachada, luminosidade, layout, disposição do mobiliário, equipamentos e sinalização. O diagnóstico orientará para a melhoria dos espaços, criando ambientes visualmente agradáveis. O trabalho é dividido em três fases: na primeira etapa, haverá a aplicação do questionário e realização do diagnóstico; na segunda, será elaborado o relatório, com devolutiva à empresa; e, na 3ª fase, será feita a compilação e análise dos dados e confecção de relatório técnico geral com o plano de ação. Mais informações e inscrição no Sebrae: (35) 3622-2277

Estratégias para impulsionar o Dia dos Pais Os benefícios das datas comemorativas para o varejo não ficam apenas na esfera das vendas. Se bem aproveitadas, ocasiões como Dia das Mães, Natal, Páscoa e tantas outras podem contribuir também para o fortalecimento e expansão da sua marca, para a melhora no índice de clientes fiéis e até mesmo para estabelecer sua empresa ou entidade como referências na sua região. Porém, para que isso seja possível, é preciso desenvolver estratégias que sejam realmente efetivas. Confira as informações em nosso site www.cdlitajuba.com.br ou com o leitor QR Code abaixo:

Com informações da FCDL/MG

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 05 | JULHO 2017


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.