CDL - Jornal Bom Negócio

Page 1

ANO I | NÚMERO 04 | JUNHO 2017

Saiba como é feita a Pesquisa CDL Mérito Lojista Metodologia científica que garante credibilidade e segurança nos dados apurados. Assim a consultora da Unifei Júnior Projetos e Consultoria, empresa júnior da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Yasmin Sumitani, definiu a pesquisa Mérito Lojista 2017. Ela apresentou os dados durante reunião do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá. O encontro foi realizado em 14 de junho. O Prêmio Mérito Lojista, concedido anualmente pela CDL de Itajubá, simboliza o reconhecimento popular pelo bom trabalho dos empresários ao longo do ano. A homenagem às melhores empresas do município está em sua 14ª edição. Encomendada pela CDL, a pesquisa de 2017 foi realizada pela empresa Unifei Jr, que atua nas áreas de

A consultora da Unifei Júnior, Yasmin Sumitani, durante encontro com o Conselho da CDL

Eventos, Tecnologia da Informação e Projetos Sociais. Ela realiza serviços de excelência, sempre com o acompanhamento e orientação de professores da universidade. A metodologia científica utilizada, denominada survey, considerou diversos grupos de pessoas do município, representando os diversos bairros urbanos, os gêneros masculino e feminino e as faixas de idade e de renda. “Devido a essa proporcionalidade entre o número de habitantes de cada bairro e o número total de habitantes da cidade, esses grupos representam criteriosamente a realidade da população itajubense no processo técnico da pesquisa, o que garante a eliminação da tendenciosidade de outros métodos e um grande aumento da confiabilidade dos resultados”, destacou Yasmin Sumitani.

Pesquisa é ferramenta para atrair cliente A pesquisa é uma importante ferramenta de análise de mercado porque permite entender o comportamento do consumidor, na amplitude da cidade ou estratificadas em cada um dos segmentos pesquisados, e desenvolver ações estratégicas de comunicação e

2

Convênios e parcerias para os associados

marketing. Pela análise dos dados, é possível traçar ações para fidelizar clientes e atrair novos. Os dados podem ser obtidos por segmento ou bairro, o que amplia a capacidade de falar diretamente com o consumidor.

3

Lei permite descontos para compras em dinheiro

Como forma de contribuir com o crescimento do comércio e serviços, a CDL disponibiliza a pesquisa por segmento e por ano pesquisado – o investimento é de R$ 80,00. Mais informações pelo telefone (35) 3622-3511 ou pelo e-mail secretaria@cdlitajuba.com.br.

4

Empresários discutem melhorias para o varejo


EDITORIAL Novidades para o varejo Chegamos à quarta edição do nosso jornal Bom Negócio com notícias animadoras para o comércio e a área de serviços de Itajubá. Uma delas diz respeito a conceder descontos aos clientes para o pagamento em dinheiro. A lei que versa sobre o assunto foi sancionada no final de junho pelo governo federal. Outro assunto de interesse do varejo foi a discussão, em Belo Horizonte, do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O programa prevê o investimento de R$ 3,5 milhões, em especial, na criação de políticas públicas para o setor. Também abordamos na edição assuntos locais. Apresentamos aos lojistas de Itajubá os convênios e parcerias oferecidos pela CDL Itajubá aos seus associados. São benefícios que se estendem ao lojista, sua família e funcionários. Vale a pena conferir. Vale lembrar que estamos na reta final para cerimônia de premiação do Mérito Lojista, Mérito Empresarial e Empresário e Comerciários Homenageados. O evento será realizado em 8 de julho, no Teatro Municipal Christiane Riêra. Aproveitamos para mostrar como é feita e qual a metodologia usada na pesquisa que define os ganhadores do Mérito Lojista. Mais uma vez, quero parabenizar os vencedores desta 14ª edição do prêmio, que já conquistou Itajubá e é aguardado por todos.

SOLUÇÕES CDL

Convênios e parcerias à disposição dos associados São diversos os convênios e parcerias, estabelecidos pela CDL Itajubá, que oferecem benefícios diretos aos associados, seus dependentes e familiares. São planos de saúde, planos odontológicos e seguros de vida, entre outros. Há diversas modalidades de planos ou seguros de saúde, oferecendo soluções ambulatoriais, hospitalares e odontológicos. As operadoras conveniadas à CDL Itajubá apresentam combinações entre essas várias modalidades. A mais procurada é a ambulatorial/ hospitalar, que oferece todas as coberturas, exceto odontológicas, e tem preço acessível para o conveniado. Outros planos são especializados em assistên-

cia odontológicas e podem cobrir tratamentos nessa área da saúde. Há ainda os Seguros de Saúde, que operam com o sistema de reembolso das despesas com saúde apresentadas pelos seus segurados. Planos Odontológicos podem cobrir os procedimentos realizados em consultório, como exames clínicos, radiologia, endodontia, periodontia, cirurgias e atendimentos de urgência e emergência. Conheça os principais convênios de saúde, consultando o quadro abaixo. Mais informações pelo site, contato telefônico ou visitando a sede da CDL Itajubá.

CONVÊNIOS E PARCERIAS Os associados têm acesso a convênios importantes como: Uniodonto, SulAmérica Saúde, Seguro de Vida e Unimed Custo Operacional. Uniodonto: Convênio com Planos Familiares para associados CDL Itajubá pessoas físicas e jurídicas, abrangendo sócios, colaboradores, seus cônjuges, filhos – inclui mães, pais e irmãos. SulAmérica: Planos de Saúde de abrangência nacional e/ou internacional, rede qualificada para exames, consultas, cirurgias, partos e reembolso de despesas com saúde.

CDL Vida: O CDL Vida é a solução, em parceria com a Federação das CDLs de Minas Gerais para oferecer seguro de vida individual e empresarial, extensivo a associados, funcionários e familiares. Esta solução também atende às convenções coletivas que exigem seguro de vida aos seus colaboradores. Unimed Custo Operacional: Consultas médicas e exames laboratoriais que, nessa modalidade, são cobrados apenas os custos dos serviços prestados, respeitando o valor de CH (Coeficiente de Honorários) negociado.

Boa leitura! Georges Kallás Presidente

ATENDIMENTO

De segunda à sexta-feira: Das 8h às 18h Sábado: Das 9h às 13h

CONTATO

Praça Wenceslau Braz, 42, Centro - Itajubá/MG (35) 3622-3511

EXPEDIENTE DIRETORIA EXECUTIVA – Presidente: Georges Kallás (Casa Joka); Vice-presidente: Renato Mohallem (A Mineira); Diretor de Assuntos de Preservação e Meio Ambiente: Eduardo Borges Mohallem (Mohallem Engenharia); Diretor de Assuntos Públicos e Municipais: Ricardo Soares (Buteko Choperia e Pizzaria); Diretor de Comunicação e Eventos: Daniel Saponara El Alam (Vivaz Farmácia de Manipulação); Diretor Comercial e de Expansão: Christiano Trevisan (Mattos Calçados e Confecções); Diretor de Soluções e Ações Institucionais: Alexandre Costa Lopes (Mohallem Imóveis); Diretora Secretária: Lara Youssef Mouallem (Casa Zé Corrêa); Diretor Administrativo e Financeiro: José Rezek Mohallem (Quality Empreendimentos). | CONSELHO FISCAL: Luiz Antônio de Carvalho (Fitassul); Bruno Caluz Pechtel Galbiati (Academia Washington); Edson Kenji Nishimaki (Relojoaria Nishimaki); Habib El Mouallem (Habib Calçados e Decorações); Mário Mendes (Mendes Assessoria Empresarial). | CONSELHO SUPERIOR – Presidente: Georges Mikhael Kallás (Casa Joka); Vice-Presidente: Guilherme Garnett (Quality Steps Assessoria Empresarial). JORNAL BOM NEGÓCIO – Projeto Gráfico: Contexto Assessoria em Comunicação – (35) 3629-1622; Jornalista Responsável: Bill Souza. | CDL ITAJUBÁ: Praça Wenceslau Braz, 42, Centro, Itajubá/MG. Tel.: (35) 3622-3511.

2

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 04 | JUNHO 2017


MOVIMENTO LOJISTA

Nova lei: desconto para compra em dinheiro O Governo Federal sancionou, em 26 de junho, a lei que possibilita descontos para os consumidores caso o pagamento seja feito em espécie, e não em cartão de crédito ou débito. A lei que regulamenta a diferenciação de preços tem como origem a Medida Provisória (MP) 764/2016. Além de permitir que os comerciantes cobrem preços diferenciados para um mesmo produto em função da forma de pagamento, a medida possibilita a variação do valor em função do prazo de pagamento.

O presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, esteve presente no evento reforçando a importância da representatividade do Sistema CNDL para o varejo, que luta por essa legalização há anos. O presidente considera a sanção como uma grande vitória para o Movimento Lojista e também para o consumidor, que vai ter mais liberdade de escolher entre a concorrência. Pela nova lei, o fornecedor é obrigado a informar, em lugar visível, os descontos que são oferecidos, tanto com relação ao meio de pagamento quanto

em relação ao prazo. A diferenciação de preços já estava valendo, uma vez que ela foi apresentada por meio de MP. A expectativa do governo é de que, ao permitir a diferenciação de preços, ela estimule a queda do valor médio cobrado pelos produtos, de forma a evitar que consumidores que não usam o cartão como forma de pagamento paguem as taxas dos cartões, quando embutidas nos preços dos produtos. Com informações da Agência Brasil e FCDL

MÉRITO LOJISTA 2017 • Academia de Ginástica: Academia Biofisic • Açougue: São Judas Tadeu • Agência de Viagens: CVC • Aluguel de Roupas para Festas: Márcia Noivas • Autoescola: Minasul, Minas Gerais e Álvaro (empate técnico) • Bar: Bar da Maria • Concessionária de Veículos Novos: Fiat Via Mondo • Concessionária ou Revendedora de Motos Novas: Motogeral • Despachante: Despachante Meire • Distribuidora de Gás: Gás Planalto • Emissora de Rádio: Panorama • Escola de Idiomas: Wizard • Escola Técnica Profissionalizante: Senai • Farmácia: Drogasil • Farmácia de Manipulação: Bioflora • Floricultura: Feira do Verde • Joalheria: Joias Baldaçara • Lanchonete: Cesar Burg • Loja de Autopeças: Celinho Autopeças • Loja de Calçados: Mattos Calçados • Loja de Eletrodomésticos: Lojas CEM

• Loja de Informática e Acessórios: TecMinas e Make (empate técnico) • Loja de Material de Construção: Lopes Mat. de Construção • Loja de Material Esportivo: Mattos Sports • Loja de Móveis e Decorações: Eletrolar • Loja de Pneus Alinhamento/balanceamento: Pneusul • Loja de Presentes: Casa Joka • Loja de Roupa de Criança: A Infantil • Loja de Roupa Feminina: Casa Joka e A Mineira (empate técnico) • Loja de Roupa Masculina: Casa Joka e A Mineira (empate técnico) • Ótica: Foto Ótica São José • Padaria: Guimarães • Papelaria: Itajubá • Perfumaria e Cosméticos: O Boticário • Pet Shop e/ou Clínica Veterinária: Fucinhos e Rabinhos • Pizzaria: Dom Peppi • Posto de Combustível: Avalon • Programa de Rádio: Alexandre Robbie/Show da Manhã • Relojoaria: Relojoaria Nishimaki • Restaurante: Sem Nome • Supermercado: Alvorada

MÉRITO EMPRESARIAL • Escritório de Contabilidade: Mendes Assessoria Empresarial • Transportadora: Transmarreco • Instituição Bancária: Sicoob

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 04 | JUNHO 2017

• Gráfica: Gráfica 30 Minutos • Hotel: Amantykir

3


ACONTECE

GIRO

Empresários mineiros discutem soluções para o varejo

Antônio Ruelli participa de reunião na CDL As principais demandas de políticas públicas para o desenvolvimento do varejo em Minas Gerais foram temas do segundo evento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), que aconteceu, em Belo Horizonte, em 20 de junho. Para o presidente da Federação das CDLs de Minas Gerais (FCDL-MG), Frank Sinatra, o projeto já mobilizou importantes atores no estado. “Além dos empresários locais, conseguimos apresentar as necessidades para crescimento do varejo para líderes responsáveis pela administração dos nossos municípios”, explicou. Estiveram presentes mais de 30 CDLs mineiras e 19 atores políticos que discutiram soluções aplicadas em diversas cidades para desenvolvimento do varejo mineiro. O encontro reuniu ainda o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Lojistas, do

Comércio e Serviços de Minas Gerais, Antônio Carlos Arantes, e o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT) do Sebrae Nacional, Bruno Quick, que destacou a importância do trabalho das CDLs para a implantação de ações de apoio aos pequenos negócios. O primeiro encontro com empresários do segmento varejista, realizado em abril, resultou em cerca de 50 propostas para melhoria do ambiente de negócios, que vão desde a infraestrutura das cidades até a simplificação tributária. “O PNDV nos permite realizar grandes reflexões sobre o comércio em todo país. Minas Gerais foi um dos estados escolhidos para realizarmos eventos porque representa muito para o Sistema CNDL e nosso segmento”, disse o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojista (CNDL), Honório Pinheiro.

Projeto vai investir R$ 3,5 milhões em melhorias O PNDV é uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Lançado em outubro do ano passado, o convênio foi desenvolvido com o objetivo de melhor o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor. “Aqui pudemos compartilhar ideias e soluções aplicadas em diversas cidades para desenvolvimento do varejo”, desta-

4

cou o superintendente da CNDL, Éverton Corrêa. Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do SEBRAE. A aplicação dos recursos é de responsabilidade da Confederação, de acordo com as necessidades de cada estado que será beneficiado com a parceria das duas instituições. Com informações da FCDL

O lojista Antônio Ruelli, da Central de Veículos Ruelli, contou um pouco de sua trajetória pessoal e profissional durante reunião do Conselho Consultivo da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá, em 7 de junho. Ele será o “Empresário Homenageado” pela entidade na cerimônia de premiação da 14ª edição do Mérito Lojista, em 8 de julho, no Teatro Municipal Christiane Riêra. “Conheci Itajubá por acaso, no início dos anos 1970. Gostei muito da cidade e de seu povo e decidi morar aqui”, disse Antônio Ruelli, de 80 anos. Sua vida profissional sempre esteve ligada ao ensino sobre mecânica de automóveis, segurança no trânsito e direção defensiva. Também ministrou, durante anos e de forma voluntária, palestras sobre os temas.

Agente fala sobre trabalho da Receita Federal Uma nova maneira de atender os contribuintes, agora de forma mais orientativa, e a disponibilização de grande parte dos serviços via internet. Estes foram dois dos temas da apresentação do analista tributário Sérgio Antônio da Silva, agente da Receita Federal do Brasil em Itajubá, durante reunião do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Não temos mais aquela visão antiga de multar o contribuinte sem antes ter a chance de orientá-lo sobre os processos e procedimentos da receita. As orientações acontecem a todo momento, basta que nos procure. Isso não quer dizer que deixamos de fiscalizar. Muito pelo contrário, atuamos sempre conforme o que diz a legislação”, explicou Sérgio Silva.

INFORMATIVO DA CDL – ITAJUBÁ ANO I | NÚMERO 04 | JUNHO 2017


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.