CBMS Paper

Page 11

(documento) para encaminhamento aos gestores/responsáveis locais pelo atendimento;

da, e que tenha a sua dinâmica facilitada e seguida por outros grupos e instituições médica e de ensino. Ações como essa sustentada pelo CBMS atendem prontamente a um estudo avaliativo, exatamente por terem um objetivo de valor, como informa Aguilar e Ander-Egg (1994). Procuramos discutir o tema como uma forma de trazer soluções e melhorias a uma atividade que pode ser amplificada, sobretudo com o firmamento de um modelo bem sucedido, que ajude a saúde pública brasileira, e que seja vista e entendida como uma ferramenta qualificada suplementar aos esforços governamentais. É importante salientar mais uma vez o aspecto do poderio científico de tal evento, visto que por trás dela há um trabalho de planejamento profissional e acadêmico, bem como uma avaliação posterior dos casos atendidos e das necessidades de equalização quanto aos temas médicos.

5.O CBMS passará a criar espaços dentro da Ação Social para palestras com populares, líderes comunitários e profissionais de saúde, com intuito de divulgar os objetivos da atividade. Dessa forma, serão desenvolvidas oficinas com objetivo de tornar possíveis os seguintes eventos: a.PALESTRAS: A partir de organização prévia, por meio do contato com os gestores e responsáveis locais pela Ação Social, serão criadas reuniões para divulgação da HANSENÍASE, em datas que fortaleçam o evento principal, em ambiente adequado à população de interesse; b.GRAVAÇÃO DE MÍDIAS: Por meio do Marketing CBMS serão criadas interfaces de contato com o nosso público alvo, seja a partir de vídeos, cartilhas, textos, oficinas, ou outros meios, sempre com a participação dos gestores e responsáveis locais e Equipe CBMS (preceptores e alunos);

CONCLUSÃO

6.Melhorias quanto à logística da Ação Social, a partir das seguintes observações:

A Hanseníase é uma doença endêmica, incapacitante e estigmatizante, porém curável, e quando diagnosticada no seu início não produzirá sequelas. Ainda no Brasil se constitui em importante problema de saúde pública, uma vez que até agora todos os esforços não foram suficientes para controle e erradicação, possivelmente por causa das diversas falhas encontradas na saúde do nosso país.

a.Transporte: que todos os integrantes possam ser acomodados em um único veículo, que seguirá completamente as regras vigentes, inclusive com o cuidado de não desgastar a equipe, que deverá estar apta à Ação ao final do deslocamento. Deverá ser observada a baixa velocidade no trajeto;

O CBMS através das Ações Sociais está contribuindo com as ferramentas das quais dispõe, na tentativa de ajudar a mudar essa dura realidade do povo brasileiro, em uma tarefa que compete a cada um dos habitantes desta nação, principalmente os médicos, quando tratamos da sáude.

b.Alimentação da equipe: deverá ser feita em único local, com discussão anterior sobre cardápio e horário para as refeições; c.Horários das atividades: a Ação Social poderá ser realizada em um ou dois turnos, a depender do número dos pacientes a serem atendidos e da distância da localidade ao CBMS;

A Principal intenção desse trabalho foi a de mostrar como nós fazemos esse evento da Ação Social, ao mesmo tempo em que foi criando um Protocolo que poderá ser usado como norteador, por nós e por outras instituições que tenha interesse em somar na Luta contra a Hanseníase.

d.Aporte de material a ser encaminhado (médico e de consumo): a partir de seguimento de RELATÓRIO DISPENSADO CONTENDO OS OBJETIVOS DA AÇÃO SOCIAL; e.Disposições no local de atendimento (consultório, fichas, ordem de atendimento, número de médicos e pessoal de apoio, número de atendimentos): será realizada mediante conversações e visitas ao local de atendimento; 7.Criar FÓRUM DE DISCUSSÃO das Ações Sociais na Pós-graduação CBMS: a.Reservarmos tempo com os integrantes do CBMS para discutirmos os pontos positivos e negativos das Ações e o que poderíamos fazer para melhorar tais questões levantadas; b.Tal Fórum será permanente, durante os encontros da Pós-graduação e a partir do artifício do Aplicativo Line.

DISCUSSÃO A hanseníase é hoje ainda um entrave na saúde pública do Brasil e de outros países no mundo, mostrando grande dificuldade para seu controle, e ainda um percentual importante de incapacidades motoras e sequelas (ARAÚJO, 2003; LASTÓRIA; ABREU, 2012; GARBINO et al., 2003). Por meio da implantação dos resultados do nosso trabalho esperamos que a Ação Social contra a Hanseníase seja impulsiona-

11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.