Jornal o casulo - Fevereiro

Page 1

Quarta-feira 08 de Fevereiro 2017 . www.methamorphys.pt . Diretor: Rita Pereira . Redator: Daniel Gonçalves

Estratégia para ajudar os sem-abrigo está em preparação. Pag.3 Jorge Pereira Mobilitas estiveram no Casulo, no dia da motivação. Pag.2

UM JORNAL DE NOTICIAS POSITIVAS. JORNAL MENSAL

Marcelo Rebelo de Sousa, aloa co casal de aos se-abro. Erevsa ao Ru Pa: 2

“tenho a certeza de que nada é o fim”

o Pa: 3

Fora do Casulo Pa: 4

“Empregos de Inserção uma solução à espreita”

Mais um artista Vianense apadrinhado pela Methamorphys. • Um ano 3 novos artistas

Desoro Pa: 3

IV Regata Internacional de Fundo Avdades Pa: 4

“Percurso Micológico com

Carlos Venade”

Aos nossos amigos, muito obrigada.


Quarta-feira 08 de Fevereiro 2017 . www.methamorphys.pt . Diretor: Rita Pereira . Redator: Daniel Gonçalves

Rui, está no Casulo Abrigo, à tanto tempo, quanto tempo tem o Casulo, já lá vão 18 meses, neste tempo o Rui sai de uma condição sem-abrigo para uma vida sustentada com emprego e já a pensar na sua autonomia. “Nunca é tarde para começar”, desabafa ele com emoção no olhar. “No Casulo encontrei uma nova família, uma família para a vida”. Pelo seu percurso, tudo indica que o Rui será mais um dos muitos casos de sucesso que a instituição coleciona. Existe uma preocupação diária com o Ser Humano nesta casa, diz a Diretora Técnica Mafalda Ribeiro que nos acompanha numa visita às instalações. No próximo mês de Setembro o Rui vai assinar o primeiro contrato laboral nas Aromáticas Vivas. A empresa parceira que o acolheu em estágio.

Projeto da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires apresentado à comunidade escolar.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou, na passada sexta-feira, o projeto de requalificação da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires à comunidade escolar. A escola atual, um equipamento escolar dotado com 26 salas de aula e laboratórios dispersos por três edifícios cujo acesso é feito pelo recreio diretamente para o interior da sala de aula ou através de um percurso interior que resulta do atravessamento sucessivo de sala em sala de aula, está a necessitar de obras urgentes, razão pela qual avança agora a empreitada

de requalificação e ampliação da infraestrutura escolar. O projeto aponta para a criação de um edifício principal, a requalificação do piso nos campos de jogos, a requalificação dos espaços existentes, dois edifícios que serão mantidos e qualificados e um pavilhão desportivo e edifício técnico. Estão previstas 28 salas de aula, sendo 19 salas normais, um gabinete de educação especial, uma sala de música, uma sala de informática, um laboratório de ciências, um laboratório de física e química, uma sala de EV e duas de EV/ET. De salientar é também a criação de um novo arruamento para permitir a segurança dos alunos e salas de aula e salas especiais para alunos com necessidades especiais. Uma biblioteca, um bar, um refeitório e cozinha, arrecadações, instalações sanitárias, secretaria, gabinete médico, entre outras, são também acauteladas nos projeto. No exterior está também prevista, para além da nova via que permite a segurança aos alunos, a execução de estacionamento. Pag.

2


Quarta-feira 08 de Fevereiro 2017 . www.methamorphys.pt . Diretor: Rita Pereira . Redator: Daniel Gonçalves

JS  Entre Neiva e Lima

N

o passado dia 28 de Janeiro do corrente

ano, o Núcleo do Neiva e Lima da Juventude Socialista, integrado nas jornadas politicas, sob o tema Ver – Ouvir – Agir, Sinais e preocupações na sociedade Jovem, foram recebidos no Casulo Abrigo da Methamorphys onde conheceram, ouviram e conviveram com uma realidade de trabalho com a população diferenciada e em recuperação social.

Almoçaram na Instituição, ouviram os anseios e os sonhos dos nossos utentes, prometeram voltar e serem embaixadores da casa no mundo exterior. Foi muito positivo para todos este convívio, com um grupo de gente nova, com uma firme vontade de trabalhar para o bem comum e melhorar a sociedade Vianense.

Parque Nacional Peneda Gerês com direção tripartida a partir de 2018 Entre finais deste ano e inícios de 2018 vai entrar em vigor o novo modelo de gestão dos parques de Portugal, o que significa que o Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG) deverá contar também com uma direção tripartida no prazo de um ano. O novo modelo de gestão vai avançar na Primavera com um projeto-piloto no Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI) e será testado durante cerca de seis meses. “No final deste ano de 2017, o mais tardar no próximo ano, queremos mesmo alargar este modelo a todo o país”, garantiu o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, esta segunda-feira, numa visita a Ponte da Barca, assegurando que o modelo de gestão dos parques será tripartido. “A responsabilidade do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas no que diz respeito às questões da natureza não é beliscada com este novo modelo. O que acontece é que um parque é muito mais do que as tarefas de conservação da natureza”, explicou o governante, indicando que a direção dos parques vai contar com a presidência de um autarca municipal, a presença de um elemento do ICNF e também de um terceiro elemento, que poderá ser uma organização não-governamental, uma universidade, um politécnico, consoante os casos. Para o ministro, a direção tripartida poderá reunir a cada quinze dias, o que “fará a diferença”, tendo em conta a “maior proximidade”.

Pag.

3


Quarta-feira 08 de Fevereiro 2017 . www.methamorphys.pt . Diretor: Rita Pereira . Redator: Daniel Gonçalves

Assinatura de Protocolo com o CIAB – Tribunal Arbitral de Consumo

A Methamorphys – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano, com sede no Largo das Tílias, n.º 12, 4900-921 Viana do Castelo e o CIAB – Tribunal Arbitral de Consumo, com sede na R. D. Afonso Henriques, n.º 1, da cidade de Braga e pólo na Av Rocha Páris, n.º 103, da cidade de Viana do Castelo, celebram no próximo dia 7 de dezembro pelas dez horas no Edifício Villa Rosa em Viana do Castelo, um protocolo de cooperação visando a colaboração entre as duas instituições. A Metamorphys tem como principal objetivo proporcionar e promover o crescimento e o desenvolvimento humano, integrando o CLAS da Rede Social de Viana do Castelo, combatendo a pobreza e exclusão social extrema, nomeadamente a problemática dos Sem-Abrigo, efetuando a gestão de um Centro de Alojamento Temporário (Casulo) em Viana do Castelo onde se encontram alojadas pessoas que procuram a sua reintegração ativa na sociedade, por via do desenvolvimento das competências pessoasi e sociais, lazer e reaprendizagem. Por seu lado, o CIAB é o meio de resolução alternativa de litígios de consumo existente na região, exercendo as seguintes competências: – Informar os consumidores e as empresas sobre os seus direitos e deveres na área do consumo; – Resolver conflitos de consumo através da mediação, conciliação e arbitragem; – Projeto Casa Pronta; – Informar os consumidores sobre os seus direitos e deveres em matéria de endividamento e de sobre-endividamento; – Apoiar e acompanhar os consumidores no processo de negociação entre estes e os Bancos, tendo em vista prevenir o incumprimento ou resolver as situações de incumprimento.

Dadas as suas competências, o CIAB poderá contribuir para a promoção das competências pessoais e de cidadania das pessoas beneficiadas pelo apoio da Metamorphys, nomeadamente no âmbito do Consumo e da prevenção do sobreendividamento. O protocolo foi assinado no dia 07 de Dezembro de 2016, pelos responsáveis máximos das duas instituições, respetivamente Jorge Viana, Presidente da Metamorphys e Drª Ana Margarida Ferreira da Silva, presidente da Administração do CIAB – Tribunal Arbitral de Consumo.

O Tempo para esta semana

Pag.

4


Quarta-feira 08 de Fevereiro 2017 . www.methamorphys.pt . Diretor: Rita Pereira . Redator: Daniel Gonçalves

Marcelo Rebelo de Sousa vai receber chave da cidade de Valença.

No dia 18 de fevereiro o município de Valença vai atribuir a Chave de Honra da Cidade ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República visita a cidade no Feriado Municipal, data em que se evoca o primeiro santo português São Teotónio, nascido na freguesia valenciana de Ganfei. A Chave de Honra da Cidade é o mais elevado galardão municipal que Valença vai atribuir ao mais alto dignitário de Portugal. A cerimónia decorrerá no ato solene da inauguração do Centro de Inovação e Logística de Valença, a 18 de fevereiro de 2017, às 11h30. A Chave de Honra de Valença é o reconhecimento dos valencianos ao Presidente da República, tendo em conta que o município “se identifica com o espírito e os desígnios do Presidente da República, na abertura, na tolerância e na multiculturalidade que dá as boas-vindas a todos, na construção de uma sociedade de olhos postos num futuro que se quer melhor para todos”.

Melgaço vai investir 566 mil euros na eficiência energética para poupar 203 mil euros anuais.

Em Melgaço, a Câmara Municipal investiu cerca de 240 mil euros num projeto de eficiência energética que já garante uma poupança anual a rondar os 76 mil euros.

A autarquia melgacense, liderada por Manoel Baptista, está a desenvolver intervenções na iluminação pública e em edifícios municipais com vista à otimização energética e à salvaguarda do meio ambiente, pretendendo atingir menores consumos energéticos e menores emissões de poluição. Em 2016, estas obras implicaram um investimento superior a 240 mil euros, tendo sido comparticipadas em 85%. Foram executadas intervenções na União de Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas do Mouro, na Estrada Municipal de Penso a Cristóval e na zona urbana da vila, tendo sido colocadas 1.539 luminárias mais eficientes. Para o corrente ano, o investimento vai rondar os 566 mil euros e é garante de uma poupança na ordem dos 203 mil euros anuais, estando previstas obras em todas as restantes freguesias do concelho, assim como no edifício dos Paços do Concelho e do Centro Escolar da Vila. Serão colocadas 4711 luminárias em todo o concelho. Assim, nos próximos meses a iluminação existente vai ser substituída por iluminação com tecnologia LED, tendo em vista a melhoria da iluminação e a poupança de energia, bem como a redução de emissões de CO2. De referir que estas intervenções garantem o mesmo nível de iluminação, sendo que no que diz respeito à iluminação pública a uniformidade da iluminação mais eficiente permite ainda aumentar os níveis de segurança da população. Pag.

5


Quarta-feira 08 de Fevereiro 2017 . www.methamorphys.pt . Diretor: Rita Pereira . Redator: Daniel Gonçalves

Apoio de 100 mil euros garante ampliação da Sociedade de Instrução e Recreio Social Areosense.

inúmeras atividades nomeadamente na área cultural e artística como as danças de salão, as escolas de música, com realce para o teatro amador. Outra área é a animação para idosos que desenvolve em colaboração com as instituições da Areosa e da cidade vocacionadas para este segmento da população. De sublinhar que a Câmara Municipal está a apoiar a reabilitação de um conjunto de equipamentos dedicados à cultura e atividades recreativas, nomeadamente as obras da Casa do Povo de Deocriste, Sociedade de Instrução e Recreio Areosense, Casino Afifense, Casa do Povo de Lanheses, Casa do Povo de Vila Nova de Anha, Sociedade de Instrução e Recreio Darquense, Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço.

A sede da SIRSA – Sociedade de Instrução e Recreio Social Areosense vai ser alvo de obras de requalificação e ampliação, depois da assinatura de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo, Junta de Freguesia de Areosa e aquela instituição. Com o protocolo, a autarquia vai colaborar nas despesas do projeto de execução, requalificação e ampliação do edifício sede da SIRSA no valor de 100 mil euros, pelo que a assinatura permitirá à instituição implementar um conjunto de obras de ampliação e requalificação das instalações no sentido de criar melhores condições para o trabalho técnico, artístico, cultural e educativo e dar resposta às necessidades da instituição e da coletividade. A ampliação fica a dever-se ao número crescente de atividades e utentes, havendo a necessidade da sua ampliação, para as acolher e criar um espaço dedicado para as atividades de animação de idosos, de acordo com os requisitos da legislação atual para o desenvolvimento de atividades culturais e musicais. A SIRSA, fundada em 1924, é uma instituição orientada para a Instrução e Recreio, que desempenha um papel de inegável mérito como instrumento de cultura e fator de sedimentação dos laços que ligam a comunidade de Areosa, desenvolvendo

Janeiras 2017 No Passado dia 28 de Janeiro, no Pavilhão Multiusos em Viana do Castelo, o Casulo Abrigo presenteou o Municipio com um coro de vozes afinadas, que através das Janeiras desejaram um bom ano a todos. Este ano, fomos presenteados com a participação da Tunas da nossa cidade. Connosco subiram ao palco a Tuna feminina do IPVC “Tunices” e a Tuna masculida, também do IPVC “Hinoportuna”. Foi uma noite mágica, já nos bastidores um momento de muita emoção foi registado quando os alunos tiraram as suas capas académicas e colocaram-nas aos nossos ombros.

Pag.

6


Quarta-feira 08 de Fevereiro 2017 . www.methamorphys.pt . Diretor: Rita Pereira . Redator: Daniel Gonçalves

Viana: 311 atletas de 44 equipas participam na IV Regata Internacional de Fundo este fim-desemana.

Este fim-de-semana, dias 11 e 12 de fevereiro, a cidade de Viana do Castelo acolhe a IV Regata Internacional de Fundo, num evento que vai trazer ao Alto Minho 311 atletas, distribuídos por 20 clubes, dos quais fazem parte “os melhores clubes ibéricos” e alguns dos mais conceituados clubes de França e Inglaterra. Participam na prova, organizada pelo Viana Remadores do Lima e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, 44 equipas, sendo 243 remadores masculinos e 68 femininos, de treze clubes portugueses, quatro de Espanha, um de França e outro de Inglaterra. A regata na modalidade de remo está aberta à competição das embarcações rainha da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e 4 X (femininos), embarcações de remos parelhos de 4 atletas, nas categorias de absolutos e juniores. José Esteves, presidente do Viana Remadores do Lima, indicou que estão confirmadas as fortes tripulações do Real Clube Labradores de Sevilha – os campeões de Espanha -, o Clube Náutico de Sevilha e Clube Remo Mino de Espanha. De França vêm os remadores do Clube Société des Régates Mâconnaises de

Macon, e do Reino Unido vem participar o Agecroft Rowing Club de Manchester. Para o responsável, este é “o evento ibérico, na modalidade de remo, nesta categoria de competição, mais importante que se efetua”, o que justifica a participação de grandes equipas “de forma recorrente”. O evento desenrola-se em dois dias consecutivos: a novidade são as regatas de Sprint, na distância de 400 metros, com saída da Doca comercial Gil Eanes, em Viana, no sábado, pelas 15 horas; sendo a prova principal, regata de fundo em circuito, no domingo, pelas 14 horas, com distância de 6.500 metros, com saída na Praça da Liberdade e chegada em frente ao Centro de Remo. José Esteves destaca a novidade da regata de Sprint que acontece no sábado, e que visa “a promoção” da modalidade e da cidade. “Penso que será inédito a nível europeu, pois não conhecemos nenhuma regata que se realize no centro da cidade, nestas condições, num espaço contido como este, junto o Gil Eanes”, referiu ainda o responsável. Vítor Lemos, vereador com o pelouro do desporto na Câmara de Viana, assegura que esta será uma prova “muito interessante”. “Significa que Viana do Castelo, no próximo fim-de-semana, tem aqui uma fortíssima competição”, realça o responsável, dizendo que “ter cá mais de 300 atletas é obra”. Esta regata nasceu no âmbito do projeto Centro de Mar, desenvolvido pelo município de Viana do Castelo, em parceria com as coletividades locais que se dedicam à prática e desenvolvimento dos desportos náuticos. A prova ambiciona ser um dos principais eventos ibéricos na modalidade de remo, provas de fundo.

Pag.

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.