Entrevista
o contrato e no dia dezoito de agosto de dois mil e dez recebi a oportunidade de ser contratado pela Cassems. Em seguida, recebi um convite do setor de Recursos Humanos para participar de um treinamento de um novo projeto, chamado de Atendimento Integrado. Fiquei dois meses no setor de Autorização, observando as rotinas. Houve um remanejamento e precisavam de uma pessoa no setor de Credenciamento Médico para dar suporte à coordenação da Auditoria Médica, entre outras atividades. Recebi o convite da dra. Maria Auxiliadora Budib, diretora de Assistência à Saúde, para ocupar a vaga. Nessa diretoria, tive a oportunidade de aprender e evoluir, tanto profissionalmente e também como pessoa. Você é o responsável pelo Núcleo de Atendimento ao Beneficiário (NAB). O que é exatamente esse setor e como surgiu? Ainda quando eu estava no setor de Credenciamento Médico, foi divulgada uma nova normatização da Agência Nacional de Saúde (ANS), sobre à Resolução Normativa 259, que dispõe sobre a garantia de atendimento aos nossos beneficiários. Imediatamente, no fim de 2010, foi estudado pela direção e equipe como atender a essa nova demanda de preconização da ANS. Foi nesse momento que surgiu o Núcleo de Atendimento ao Beneficiário (NAB), que nasceu com a intenção de resolver toda e qualquer dificuldade de atendimento encontrada pelos nossos beneficiários. Então, o beneficiário que tem dificuldades de marcar consultas com especialistas, bem como exames, é direcionado para o NAB, por meio dos nossos gerentes regionais e colaboradores, tanto no interior, quanto na Capital. O beneficiário também pode entrar em contato conosco pelo telefone 3309-5325 e nossa equipe resolve imediatamente. Em média, nós resolvemos cerca 300 casos por mês. Reduzimos cerca de 100 ouvidorias por mês.
48 //
“PROMOVEMOS AÇÕES, TENDO COMO BASE, A ÉTICA, O RESPEITO, O RECONHECIMENTO MÚTUO, A SOLIDARIEDADE E A RESPONSABILIDADE. ISSO É MOTIVO DE ORGULHO”
O NAB também é responsável pela remoção de pacientes. Como funciona esse processo? O Núcleo de Atendimento ao Beneficiário dava o suporte nesse processo para conseguir vaga hospitalar quando a rede não conseguia. Por exemplo, quando um paciente, que estava internado em um dos nossos hospitais no interior, ou mesmo em um hospital credenciado, precisava ser transferido para a Capital, nós acompanhávamos esse processo e dávamos suporte necessário para o paciente e também para a família. Hoje, essa demanda reduziu-se significativamente, com a inauguração do Hospital Cassems de Campo Grande contamos com a central de regulação dessa unidade.