20ª Jornal de Messines

Page 1

Patrocinado por:

Jornal

Edição nº 20 agosto/setembro Distribuição gratuita

de

essines


Editorial

Comunicar, aproximar, construir! O projeto Messines TV, ambicioso, empreendedor e inédito, tem vindo a consolidar este caminho, nem sempre fácil, com muito trabalho, descobertas e experiências, têm sido feito à escala daquilo que é um meio de divulgação local, longe dos grandes centros urbanos, mas que dá voz a quem tem história. Neste momento somos mais arrojados e expandimos os nossos serviços, num objetivo comum: dar a conhecer o que de melhor se faz na região, apostando na valorização e desvendando o potencial de pessoas, coletividades e organizações. O jornal da Casa do Povo vem fundamentar esta ambição, de dois em dois meses temos esse compromisso, mostrar o que de melhor se faz aqui, numa casa feita de pessoas e para pessoas, onde todos são peças fundamentais. Comunicar e criar laços, fortalacer ligações e gerar confiança. Este caminho não é percorrido sozinho, temos connosco entidades locais que cooperam neste projeto, que nos ajudam a chegar até Si! Que apoiam as nossas apostas, que acreditam no futuro, mas que sobretudo querem fazer crescer estas ferramentas, que no fundo são feitas a pensar na comunidade messinense e na divulgação da vila e das suas gentes. E tudo isto só vale a pena porque sabemos que nos leêm, que nos veêm e que nos ouvem. Chegar não só a todos os nossos utentes, como à população em geral, é o mote que nos faz trabalhar todos os dias, para que se sinta parte desta casa. Comunicar é essencial numa família como a nossa, que cresce a cada dia!

Catarina Seguro

V

Coordenadora do Gab. Comunicação

ivemos numa sociedade cada vez mais competitiva e mediática, onde a informação corre à velocidade da luz. Comunicar de forma rápida, eficiente e coesa é um dos pilares para o sucesso, seja de uma associação ou empresa. A Casa do Povo, com mais de uma centena de utentes, e 50 funcionários, funciona como uma instituição onde, para além de quem cá trabalha, passam centenas de amigos e simpatizantes, que por aqui fazem história. Um sítio onde tudo acontece, onde há novidades e onde é de extrema importância comunicá-las e fazê-las chegar a todos. Aos pais, que diariamente aqui deixam os seus filhos, aos atletas medalhados, empenhados e talentosos, áqueles que diariamente contribuem para o nome desta instituição, podem neste momento conhecer os ''cantos da casa’’. As redes sociais são os nossos principais aliados, numa altura em que a transparência e a divulgação são as palavras de ordem.

Messines TV alarga-se ao concelho de Silves

A

Messines TV aposta agora em alargar novos horizontes e dá um salto no caminho da divulgação dos parceiros e entidades que cooperam com a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines. Com o intuito de dar a conhecer a Messines TV e apostar na visibilidade de diversas entidades, propõem a realização de vídeos promocionais de forma a não só contribuir para a divulgação da marca/entidade, como atingir novos públicos e novas freguesias. Neste momento os primeiros vídeos já estão disponíveis no canal MEO (201616) assim como no site e nas redes sociais em Messines TV. Ficha Técnica:

Propriedade: Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, Rua João de Deus - à Cruz Grande, 8375-127, S.B.Messines T. 282333130 Fax. 282333139 E. geral@casapovomessines.pt W www.casapovomessines.pt Director: José Carlos Araújo Coordenação: Catarina Seguro (comunicacao@casapovomessines.pt) Colaboradores: Joana Tomé, José Pires, Filipa Coito, Marta Oliveira, Paulo Pinto, Carlos Costa, Sílvia Guerreiro, Paulo Neves, Carina Bentes Edição: Joana Tomé, José Pires Impressão: Gráfica Ossónoba Lda. Periocidade: Bimensal Tiragem: 350

2


Social Um dia diferente para sermos iguais

U

m grupo de crianças que usufrem dos apoios disponibilizados pela Casa do Povo, tiveram a oportunidade de passar um dia especial, que em situações habituais seria mais complicado. Sete crianças, entre os 5 e os 15 anos de idade, acompanhadas por duas técnicas da instituição, visitaram o Zoomarine, que ofereceu as entradas e contribuiu assim para um dia

muito especial para todos. Golfinhos, leões marinhos e aves de rapina, foram alguns dos animais que encantaram os mais novos. Tempo ainda de visitar as diversas atrações do parque, como a roda gigante, o barco pirata e o famoso cinema 3D, que encheram a tarde de animação. Uma iniciativa diferente onde todos somos iguais.

Recolha do Banco Alimentar

P

or mais um ano a Casa do Povo alia-se ao Banco Alimentar Contra a Fome. A 18ª edição contou com um grupo de voluntários de miúdos a graúdos, durante os dias 30 e 31 de maio. Este ano o grupo de crianças do Jardim-de-infância participou na segunda campanha júnior de recolha de alimentos no armazém em Portimão, numa dinâmica que tornou esta edição ainda mais especial.

3

Para além dessa participação, esse mesmo grupo foi responsável pela faixa de identificação desta campanha. As nossas crianças apoiam esta causa e a sua ajuda é também ela fundamental, para que juntos seja possível apoiar quem mais precisa.


Lazer Férias Seniores

I

niciámos o verão com um novo programa que se revelou um sucesso para quem nele participou. Apresentamos as Férias Sénior, um projeto com o objetivo de proporcionar aos mais velhos uma semana repleta de atividades e muita energia. Juntámos um grupo de 16 participantes e, durante cinco dias, fomos ao Zoomarine, visitámos a Barragem do Arade e subimos o rio homónimo de barco, num passeio que deixou os participantes deslumbrados com as paisagens. Com o clima mais quente de finais de junho, as Termas de Monchique foram um refresco essencial para todos. E porque há sempre lugar para o conhecimento, as visitas ao Centro da Ciência Viva, em Lagos, e à aldeia de Pedralva, no concelho de Vila do Bispo, completaram este programa que, no final, deixou um sorriso e uma tremenda satisfação na cara de todos os participantes.

Verão Desportivo

D

ivertidas, originais, aventureiras e desafiantes, assim são caracterizadas as férias desportivas da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines. À semelhança dos anos anteriores, a instituição voltou a apostar num campo de férias diferente com um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas dirigidas a crianças e jovens dos 6 aos 17 anos. Uma dinâmica que não só junta jovens da terra, como também oriundos de vários pontos do país que vêm passar férias à freguesia de São Bartolomeu de Messines. Uma edição divertida e repleta de atividades, com idas à praia, parques aquáticos do concelho, passeios a cavalo, arborismo, paddle, entre muitas outras aventuras adequadas às faixas etárias que quiseram passar as férias escolares com a Casa do Povo. A última fase realiza-se de 10 a 14 de agosto e ainda estão abertas as inscrições. Veja a reportagem do Verão Desportivo no canal MEO 201616 ou através das redes sociais em Messines TV.

4


Lazer

S

ão de Portimão e apresentam espetáculos dignos das melhores companhias de teatro de revista de Lisboa. O Grupo de Teatro Boa Esperança trouxe à nossa vila, por mais um ano, o seu mais recente espetáculo, Portugal: País das Maravilhas. O pavilhão da Casa do Povo encheu-se de espetadores, que assitiram entusiastamente a mais de duas horas de riso, sempre com um toque de sátira e crítica social. Foram assim retratados, à moda algarvia, alguns dos principais assuntos mediáticos e nacionais dos últimos meses. Sem papas na língua e com os sotaques típicos das regiões representadas bem apurados, o grupo encabeçado por Carlos Pacheco trouxe um espetáculo cheio de cor e alegria, com o objetivo de abstrair o público e proporcionar uma noite repleta de momentos únicos. Visitou-se o Estabelecimento Prisional de Évora e o seu utente mais mediático, levou-se o jogador português mais bem pago do mundo a uma audiência de tribunal, averigou-se o estado da igreja católica nacional e houve ainda um capítulo passado num salão de cabeleireiro algarvio. Pelo meio, e como manda a tradição, apresentaram momentos musicais com letras originais e dentro das temáticas tratadas, com passos de dança bem coordenados. A Casa do Povo cumpre, mais uma vez, o propósito destas iniciativas, trazer espetáculos à população da vila de Messines, e mostrar o que de melhor se faz no mundo do espetáculo, na região algarvia.

5


Lazer Santos Populares de S. Pedro

J

unho é o mês dos Santos Populares. Em homenagem a S. Pedro, as ruas de S. B. de Messines encheram-se de arcos de papel de várias cores e, claro, não podiam faltar os manjericos. A Casa do Povo abriu as portas aos comerciantes do concelho, num espaço destinado a promover o que de melhor fazem. Artesanato, doçaria, licores e iguarias típicas desta época festiva, foram alguns dos pontos fortes deste evento. 3 dias com um programa diversificado e adequado a todas as faixas etárias. Pelo palco passaram, dia 26 de junho, o Duo Valter & Canário e, dia 27, a Déjà Vu Band, que prolongou a festa e a grande noite de S. Pedro com a animação a cargo de Marco António. Depois de dois dias de emoções fortes, as festas terminaram

da melhor forma, com as famosas marchas populares, o grupo de Desporto Sénior de São Marcos da Serra, da Azinheira, de S. B. de Messines e da Portela de Messines que abriram o recinto, acompanhados pelo grupo coral da Casa do Povo e pelo Professor Marco António. De seguida, as crianças da instituição desfilaram, sempre a passo coordenado e trajadas a rigor. No final ,as Marchas da Bordeira trouxeram ainda mais cor e vida a um S. Pedro que já vem a ser tradição na vila. Foram três dias que juntaram no mesmo espaço diferentes gerações, num convívio entre a comunidade de S. B. de Messines e arredores. Esta festa foi também ela uma festa de sabores. O cheiro da carne, da chouriça e da sardinha assada, o tradicional gaspacho, e outras iguarias típicas desta época festiva, acompanhados pela cerveja ou a sangria fresca, fizeram as delicias dos que nos visitaram.

9º Arraial Minhoto

O

Minho no Sul do País! Este foi o mote que trouxe, por mais um ano, o Racho Folclórico do Lindoso à freguesia de São Bartolomeu de Messines. Um arraial que já começa a fazer parte da rota das festas de verão na freguesia, pois realiza-se todos os anos, e junta, no mesmo espaço, não só a população da terra, como turistas e visitantes. Uma festa que tem como objetivo promover o intercâmbio entre o Alto Minho e o Algarve, dar a conhecer a vila messinense, e sobretudo criar laços entre as coletividades. Em Messines não faltou animação, música, o canto, a dança e até comes e bebes que deram ainda mais ânimo e cor ao Arraial Minhoto. Pelas brasas passaram sardinhas e carne grelhada. O vinho verde marcou também ele presença, num evento onde o mais importante foi convívio. Terminada a noite o balanço foi positivo, um arraial peculiar já conhecido na vila. A Casa do Povo de Messines agradece, uma vez mais, ao Rancho Folclórico do Lindoso pela sua participação, e ao Grupo Help pelo seu contributo para a realização desta festa e a sua presença que ainda trouxe mais cor e animação. 6


Publicidade

7


Publicidade

8


Educação Festa da Escola e da Comunidade

P

a​ra terminar o ano letivo da melhor maneira, a Casa do Povo abriu as portas a pais, amigos e familiares das crianças que frequentam a valência educativa da instituição para uma tarde onde os artistas de palmo e meia deram ânimo e alegria a todos os presentes. esde a creche ao centro de atividades de tempos livres, passando por todas as salas do jardim de infância, ninguém ficou de fora desta festa. Com as mais diversas temáticas, as educadoras e auxiliares prepararam dinâmicas originais que fizeram as delícias do público. Pelo palco passaram, também, pais e familiares que foram convidados a fazer parte desta festa. O tema foi a ARTE e o pavilhão encheu-se de cor e os aplausos ecoaram pela vila e, no final, houve ainda tempo para um lanche convívio, onde todos contribuíram para um final de tarde reconfortante.

D

Férias do CATL

Dia Mundial da Criança

N

o CATL os dias são cheios de animação e repletos de diversão para todos. A instituição abriu as portas com monitores motivados a proporcionar umas férias sem igual, durante o período de interrupção letiva. Todos os dias são diferentes, alguns fora da instituição com idas à praia ou a parques de diversão, outros com atividades na Casa do Povo. Aqui o que realmente importa é juntar todas as crianças e jovens, em dias de convívio, onde a frase de ordem é: "Vamos aproveitar as férias!’’

N

aquele que é um dos dias mais especiais do ano para os mais novos, preparámos muitas surpresas no Dia Mundial da Criança, que fizeram as delícias de todos. Nesse dia, o renovado parque infantil transformou-se num espaço repleto de atividades direcionadas às diferentes faixas etárias. Uma cidade de faz de conta onde os mais pequenos podiam fazer pinturas faciais, desfrutar de um roupeiro repleto de fatos de princesa e de super-heróis, passando por um lanche saudável com fruta variada, um circuito com mini trampolim e houve, ainda tempo, para se tornarem verdadeiros cientistas de palmo e meio. A sala polivalente transformou-se numa discoteca para acabar a manhã, com shots de sumo e as suas músicas preferidas. Dias depois, as nossas crianças assistiram à peça de teatro Casa de Chocolate. Uma iniciativa dinamizada pela Junta de Freguesia, numa adaptação em modo musical do famoso conto “Maria e João” que contou também com a presença das crianças dos restantes estabelecimentos educativos da freguesia. 9


Especial: Helsínquia

A

classe de ginástica encerrou a época desportiva 2014/2015 com um saldo de resultados extraordinariamente positivo. 132 medalhas em competições, 14 ginastas que se sagraram campeões regionais e nacionais, que serão homenageados no salão nobre do município no dia 3 de setembro. De congratular ainda Raquel Coelho e Francisco Labisa, que chegaram ao lugar mais alto do pódio nacional na ginástica acrobática. De ressalvar Francisco Labisa, um caso raro da ginástica nacional e talvez mundial, com apenas 9 anos de idade, em 2015 sagrou-se tetra campeão regional conquistando o título no Duplo Mini Trampolim, Trampolim Individual, Tumbling e Ginástica Acrobática. A nível nacional também não deixou os seus créditos por mãos alheias, tendo conquistado o título de campeão em três especialidades, Duplo Mini Trampolim, Tumbling e Ginástica Acrobática, sagrando-se assim Tri Campeão

Nacional. Para terminar a época de frisar alguns marcos importantes, como a presença no “Gym for Life Nacional” e “Portugalgym” e ainda apresentações na Vila abertas a toda a comunidade. A cereja no topo do bolo foi mesmo a participação na 15ª Gymnaestrada Mundial, o maior evento gímnico do mundo. Depois de um desfile de cerca de uma hora, os nossos ginastas, treinadores e acompanhantes entraram no Estádio Olímpico de Helsínquia vestindo as cores nacionais, um momento “arrepiante” que ficará para sempre na memória de todos os participantes. Todos acreditam que “valeu a pena porque foi uma experiência incrível que nunca mais vão esquecer e que esperam poder voltar a repetir em breve, foram 7 dias inesquecíveis e tudo isso é o que os faz continuar e acreditar que conseguem chegar cada vez mais longe”. Na opinião dos treinadores, esta foi uma participação verdadeiramente inesquecível, onde para além de toda a partilha de experiências que o evento

motivou, os ginastas evoluíram de forma significativa tanto no processo de evolução desportiva, como social. Ficarão na memória as experiências trocadas com as ginastas chinesas em volta de várias cordas, ou da interação com os ginastas helvéticos e austríacos, numa das maiores praças da capital finlandesa, ao som de uma “discoteca ambulante”. A satisfação dos responsáveis da comitiva nacional foi expressa das mais variadas formas, tanto nas redes socias como em qualquer momento em que se cruzaram com os elementos da comitiva. Os ginastas, treinadores, diretores e pais aproveitam para expressar um agradecimento muito especial a todos as pessoas coletivas ou particulares que os apoiaram nesta participação internacional e prometem retribuir com muito empenho esforço e dedicação em todos os eventos futuros dignificando o nome da instituição, da freguesia e do concelho.

Entrevista a Sofia Vieira Jornal da Casa do Povo Ao fim de alguns meses de antecipação, finalmente chegou o momento de ir representar o país na 15ª Gymnaestrada em Helsínquia. Como foi vestir a camisola e embarcar nesta jornada? Sofia Vieira Foi uma viagem que já todos esperávamos com muita ansiedade há quase um ano e foi ótimo ver o nosso sonho realizado. Representar Portugal num evento mundial a fazer ginástica que é o que mais gostamos, foi para além de fantástico. Mais que uma representação de ginástica, pode-se dizer que este é um evento rico em aprendizagens, um autêntico intercâmbio cultural certo? Sim, aprendi muito nessa semana, acho que é um evento que todos os ginastas deveriam poder ter o privilégio de estar presentes. Conheci pessoas de toda a parte do mundo desde dos Estados Unidos da América até ao Japão. 10

Aprende-se muito, e poder partilhar o que fazes com outras pessoas que têm os mesmos gostos que tu ainda faz da Gymanaestrada um evento melhor. Certamente existiram muitas diferenças culturais entre a Finlândia e Portugal. Foi fácil mudar alguns hábitos e manter a diversão presente, acima de tudo? Adaptarmo-nos não foi certamente a tarefa mais difícil. É claro que haviam algumas diferenças como termos apenas três horas de noite, ou a gastronomia, mas tudo isso foi fácil de adaptar pois quando o grupo está todo junto parece tudo mais fácil… O que te fica na memória? O que mais me fica na memória é o espírito, na Gymanaestrada toda a gente se conhecia e falávamos com pessoas que nunca tínhamos visto na vida como se as conhecêssemos à anos. Foi uma experiência que nunca vou esquecer.


Desporto Liga Primavera Futsal

7

equipas, num total aproximado de 80 jogadores oriundos de vários concelhos do barlavento algarvio, pisaram o pavilhão desportivo da Casa do Povo, durante os meses de maio e junho, em mais uma edição da Liga Primavera de Futsal. Jogo após jogo, com muito suor corrido e com o espírito do Fair Play entre os jogadores sempre presente, chegou-se a fase final, onde quatro equipas disputaram o pódio. Nesta, a disputa pelo 3º lugar foi entre as equipas “Publicidade 100 Letras” e “NT Cars/Cartech”, num jogo que deu vitoria à “Publicidade 100 Letras” por 8 bolas a 3. A final, jogada para a atribuição do 1º e 2º lugar, ditou como vencedor da edição deste ano a equipa Extremo Sul. Em 2º lugar ficou a equipa ‘’Antes d’Arko’’, num jogo que o marcador registou 6-0 e que foi apoiado por dezenas de espetadores atentos. O melhor marcador da Liga, com 26 golos, foi Tomás Peixoto da equipa Extremo Sul. No final, a organização congratulou os participantes com

um jantar de convívio, onde foram entregues as taças e os diplomas de participação, bem como vales de desconto da loja Decathlon – Portimão, patrocinador desta edição. Pelos bons feedbacks recolhidos junto dos participantes, indicando uma boa organização, esta é uma atividade a manter com a criação de mais edições nos próximos anos.

Desporto Adaptado

O

projeto do desporto adaptado terminou a sua época desportiva 2014/2015. Uma nova aposta da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, que pretende ir mais além e promover a alta competição nas mais diversas áreas. O Bóccia e Andebol em Cadeira de Rodas, compostas por atletas regionais, revelaram uma excelente performance durante toda a época, e os resultados finais estiveram acima do expectável. Assim, para a modalidade de Andebol em Cadeira de Rodas, equipa de 4 jogadores (ACR4) e equipa de 7 jogadores (ACR7) a classificação obtida foi: - 2º lugar na 1ª fase do Campeonato Nacional (ACR4 e ACR7), dando apuramento para passagem à fase final; - 3º lugar na final do Campeonato Nacional (ACR4 e ACR7); - 3º lugar na Final Four de ACR4, referente à Taça de Portugal; Uma grande progressão técnica evidenciada por todos os atletas, assim como o grande espirito desportivo e de união que foi constante em todos os jogos ao longo do campeonato.

11

Mais uma vez a Casa do Povo junta-se aos melhores patrocinadores, que se revelaram imprescindíveis e tornaram possível não só a deslocação, como toda a logística ao longo da época, um agradecimento especial ao CSL Ciclomotores. Para a modalidade de Bóccia o palmarés alcançado foi: Dina Correia - 2º lugar na classe BC4 da fase Centro, Sul e Ilhas do Campeonato Nacional de Bóccia, com apuramento para a fase final; - 4º lugar na fase final do campeonato Nacional de Bóccia; - 11º lugar no Campeonato de Portugal. Ricardo Monteiro – 8º lugar na classe BC2 da fase Centro, Sul e Ilhas do Campeonato Nacional de Bóccia. Dois ateltas que empenhados, numa época recheada de conquistas, trabalho mas principalmente muita dedicação. Espera-se uma nova época 2015/2016 com novidades e desenvolvimentos a vários níveis, por enquanto fica a certeza de que o desporto adaptado é um caminho promissor na instituição que contará com ainda mais títulos e vitórias. #VocesDãoNomeAEstaCasa


Institucional A Partilhar se Constrói

7

dias, 7 seniores e 7 jovens que prometem um projeto inesquecível, em que o centro norte visita o algarve. Desta vez é a altura das crianças de Penela visitarem a vila. Um intercâmbio que junta duas gerações, de dois pontos diferentes do país. Da nossa região os participantes são 7 seniores do Centro Social e Cultural João de Deus, que vão dar a mostrar o seu conhecimento ancestral aos mais novos. Dos jovens espera-se muita criatividade e empenho. Durante estes dias o projeto visita ainda isntituições locais, como a APEXA, a Santa Casa da Misericórdia de Silves, de Armação de Pêra e de Alcantarilha. Esteja atento à pagina do facebook ''A Partilhar se Constrói'', e na Messines TV através do 201616.

Feira Medieval de Silves

S

ão 10 dias onde a Casa do Povo marca presença, naquele que é um dos maiores e mais populares eventos anuais do concelho. Além das animações de outras épocas, há surpresas para todas as idades. Convidamo-lo a visitar a taverna da nossa instituição, situada nas extremidades da Sé Catedral. Don Fuas Bifinho é o nome do local onde vai puder apreciar as tão afamadas iguarias da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines. Vista-se a rigor e visite-nos. Esperamos por Si!

Início do Ano Letivo

O

novo ano letivo 2015/2016 chega a 7 de setembro e com ele novas atividades e projetos. Já temos preparadas um conjunto de competências, saberes e experiências que juntos concorrem para o desenvolvimento de um projeto virado para o cliente - a criança! Venha conhecer o nosso projeto educativo, as nossas atividades curriculares e extra-curriculares e o leque de profissionais de qualidade que irão tornar a vida do seu filho mais feliz e ajudá-lo(a) na sua tarefa de pai ou mãe. Obrigada por confiarem em nós e contamos consigo para dar início a mais um grande ano letivo.

12

Festa das Tradições

M

essines volta a apostar na Festa das Tradições e a Casa do Povo marca presença com o habitual quiosque de "comes e bebes''. De 21 a 23 de agosto, a vila eche-se de animação e festa em prol da cultura messinense.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.