Issuu on Google+

Agrupamento de Escolas de Alcabideche

CIÊNCIAS NATURAIS – 8º ANO

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Alcabideche

Nome _____________________________ Nº___ Turma __

PROTOCOLO ATIVIDADE EXPERIMENTAL

Assunto: Interações seres vivos – ambiente. Influência dos fatores abióticos no comportamento dos seres vivos. As Ciências Experimentais utilizam o denominado método científico. Vamos aplicá-lo a uma situação concreta.

Problema

Pensa um pouco

Como reagem os seres vivos aos fatores abióticos?

Por que razão alguns mosquitos, como as melgas, se juntam rapidamente em torno de qualquer lâmpada, nas noites quentes de verão?

Por que razão se encontram minhocas nos solos húmidos e não nos solos secos? Por que é que o teu gato se deita sempre junto ao aquecedor, ou dorme aos teus pés? Estes exemplos parecem mostrar que os seres vivos alteram o seu comportamento em função de fatores abióticos como a luz, a água ou a temperatura. Mas será mesmo assim?


Analisa informação Bichos-de-Conta Os Bichos-de-conta pertencem ao Filo Arthropoda, membros do Subfilo Crustacea, o mesmo das lagostas, e o seu nome científico é Armadillium vulgare. Os Bichos-de-conta são o único grupo de crustáceos inteiramente terrestre, todos os outros vivem ou no mar ou nas águas dos rios. Estes animais apresentam o corpo segmentado e revestido por uma espécie de armadura, que lhes confere Retirado de internet, fonte desconhecida proteção contra os seus predadores. Para além disso, ao mínimo sinal de perigo, enrolam-se ficando com forma de uma conta (dos terços), donde resulta o seu nome. Caso não tenhas reparado, estes animais apresentam olhos, apesar de viverem bastante tempo enterrados no solo. No campo podes facilmente encontrá-los debaixo de rochas.

Formula hipóteses

Com base na informação contida no texto e no que já conheces destes animais, como pensas que irão reagir a: Presença/Ausência de Luz (justifica) Os bichos-de-conta preferem, provavelmente, ambientes escuros, pois vivem normalmente enterrados no solo e debaixo de rochas. Presença/Ausência de Água (justifica) Como são o único grupo de crustáceos terrestres, os bichos-de-conta devem preferir ambientes húmidos, em detrimento dos secos. Presença/Ausência de Calor (justifica) Os bichos-de-conta refugiam-se em locais onde não há exposição solar, logo, preferem ambientes onde as temperaturas são baixas.


Planifica a experiência Agora vais estudar o comportamento dos bichos-de-conta em função da luz. Planifica uma atividade experimental, tendo como objetivo: Investigar a influência da luz no comportamento dos bichos-de-conta.

Como Reagem os Bichos-de conta à Luz? Material • • • • • •

Candeeiro Papel de alumínio 2 tabuleiros Solo 20 bichos-de-conta Cronómetro

Procedimento 1. Coloca solo no tabuleiro, de modo a que fique homogeneamente distribuído. 2. Tapa metade do tabuleiro com papel de alumínio 3. Coloca 10 bichos-de-conta a meio do um tabuleiro. 4. Sobre o tabuleiro coloca um foco de luz de Imagens próprias acordo com a montagem da figura. 5. Regista de 2 em 2 minutos, até aos 16 minutos, a localização dos animais. 6. Retira todos os animais dos tabuleiros. 7. Repete os passos 3 a 5 usando os restantes animais fornecidos.


Regista os dados

Estudo da influência da Luz no Comportamento dos Bichos-de-conta 1º Ensaio 2º Ensaio Zona Zona Zona Zona Iluminada Escura Iluminada Escura 2’ 4’ 6’ 8’ 10’ 12’ 14’ 16’ Média

Analisa os resultados e tira conclusões

1. Que fatores abióticos se mantiveram constantes ao longo da experiência (variável controlada) e qual variou? O fator abiótico que variou foi a luz; a temperatura e a humidade mantiveram-se constantes ao longo da experiência. 2. Compara os resultados obtidos nos dois ensaios. O que podes concluir? Achas importante a realização de dois ensaios? (Em princípio) O maior número de bichos-de-conta desloca-se para o lado escuro do tabuleiro, em ambos os ensaios. A repetição dos procedimentos é importante para que os resultados sejam rigorosos, permitindo tirar conclusões ajustadas. 3. Tendo em conta os resultados obtidos, que conclusões podes tirar sobre o comportamento dos Bichos-de-conta em relação à presença ou ausência de luz?


A presença / ausência de luz é um fator que influencia o comportamento dos bichos-de-conta. Estes (como provavelmente confirmam os resultados) preferem ambientes pouco iluminados. 4. Compara agora os resultados obtidos com a hipótese formulada inicialmente. Essa hipótese foi apoiada ou rejeitada pelos resultados? Os resultados obtidos apoiam a hipótese formulada.

Procura agora planificar outra atividade experimental, a realizar numa próxima aula de Ciências Naturais… Objetivo: Investigar a influência da temperatura comportamento dos bichos-de-conta.

no

Para criar ambientes com diferentes temperaturas (zona fria versus zona quente), poder-se-á colocar uma tina de vidro centrada e apoiada sobre duas outras tinas, uma com água fervida e outra com gelo.


Agrupamento de Escolas de Alcabideche

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Alcabideche

CIÊNCIAS NATURAIS – 8º ANO Nome _____________________________ Nº___ Turma __

PROTOCOLO ATIVIDADE EXPERIMENTAL

Assunto: Interações seres vivos – ambiente. Influência dos fatores abióticos no comportamento dos seres vivos. Como reagem os Bichos-de-Conta à presença de Água? Material • • • • • •

1 Tabuleiro Solo Seco Esguicho com água 1 placa de esferovite 20 bichos-de-conta Cronómetro

Procedimento

Solo Seco

Solo Húmido Imagem própria

1. Cortou-se uma placa de esferovite com cerca de 2cm de espessura e de modo a que o seu comprimento se ajustasse à largura do tabuleiro. 2. Fez-se uma divisória a meio do tabuleiro e colocou-se a placa de esferovite na vertical. 3. Colocou-se solo seco dos dois lados da divisória até à altura da placa. 4. Regou-se uma das metades do tabuleiro, revolvendo-se o solo de forma a que ficasse homogeneamente húmido. 5. Colocou-se o tabuleiro num local onde a luz do solo não incidisse diretamente e à temperatura ambiente. 6. Colocaram-se 10 bichos-de-conta na zona central do tabuleiro. 7. Durante 16 minutos, foi-se registando na tabela a localização dos animais, em intervalos de 2 minutos. 8. Retiraram-se todos os animais dos tabuleiros. 9. Repetiram-se os passos 4, 5 e 6, usando os restantes animais fornecidos.


Registo de dados

2’ 4’ 6’ 8’ 10’ 12’ 14’ 16’ Média

Estudo da influência da Água no Comportamento dos Bichos-de-Conta 1º Ensaio 2º Ensaio Solo Solo Solo Seco Solo Seco húmido húmido 6 4 0 10 3 7 1 9 4 6 1 9 2 8 1 9 3 7 1 9 2 8 2 8 1 9 1 9 1 9 0 10 2.75 7.25 0.9 9.1

Discussão 1. Que fatores abióticos se mantiveram constantes ao longo da experiência (variável controlada) e qual variou? Os fatores abióticos que se mantiveram constantes foram a luz e a temperatura, enquanto que a humidade variou. 2. Compara os resultados obtidos nos dois ensaios. O que podes concluir? Achas importante a realização de dois ensaios? Os resultados obtidos não são precisamente iguais, porém, em ambos os ensaios, o maior número de bichos-de-conta desloca-se para o lado húmido do tabuleiro. A realização de dois ensaios é importante porque permite obter resultados mais rigorosos. 3. Tendo em conta os resultados obtidos, que conclusões podes tirar sobre o comportamento dos Bichos-de-conta em relação à presença ou ausência de humidade no solo? A presença / ausência de água é um fator que influencia o comportamento dos bichos-de-conta. Estes, atendendo aos resultados obtidos, preferem ambientes húmidos. 4. Compara agora os resultados obtidos com a hipótese formulada inicialmente. Essa hipótese foi apoiada ou rejeitada pelos resultados? Os resultados obtidos apoiam a hipótese formulada.


Atividade Fatores abióticos