A PARCERIA ENTRE UM CENTRO DE CIÊNCIAS E UMA ESCOLA PÚBLICA

Page 1

Revista da SBEnBio - Número 7 - Outubro de 2014

V Enebio e II Erebio Regional 1

A PARCERIA ENTRE UM CENTRO DE CIÊNCIAS E UMA ESCOLA PÚBLICA E SUA IMPLICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. André Perticarrari (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloCNPq) Fernando Rossi Trigo (Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto-CNPq) Marisa Ramos Barbieri (Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto-CNPq, FAPESP)

Resumo Nas escolas básicas, o ensino tem se caracterizado como fragmentado, sendo a ciência apresentada como detentora da verdade absoluta. Além disso, muitos estudantes não participam de aulas laboratoriais ou atividades experimentais, estando distantes dos objetos de estudo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o papel de atividades investigativas em um centro de ciências em parceria com uma escola pública na aprendizagem de ciências. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do ensino fundamental que frequentavam atividades na Casa da Ciência da USP de Ribeirão Preto. O trabalho é de abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de caso como estratégia de pesquisa. O artigo apresenta os resultados desta parceria, revelando contribuições importantes no processo de ensino/aprendizagem. Palavras-chave: Espaços não-formais, Centros de ciências, Ensino investigativo.

Introdução O que nós presenciamos hoje nas escolas é um ensino fragmentado, sendo a ciência apresentada como detentora da verdade absoluta, imutável e na transmissão de conhecimento pronto (CAON, 2005), pouco articulado e baseado principalmente em textos presentes nos livros didáticos, muitas vezes a única fonte utilizada pelos professores e alunos (GAMBARINI e BASTOS, 2006; SANTOS et al., 2007). Estudos revelam que muitos estudantes não participam de aulas laboratoriais ou realizam atividades experimentais, estando distantes dos objetos de estudo (FRANCISCO Jr, et al., 2008). As aulas de laboratório, quando presentes, são apenas demonstrações de uma teoria ou observação do que foi visto em sala, havendo separação entre teoria e prática. Entretanto, pesquisas apontam que museus e centros de ciências podem desempenhar um papel importante na educação científica, complementando as carências das escolas referentes à laboratórios, às coleções didáticas, atualizações em ciências, entre outros. Estes espaços 638 SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.