Itapagipe Plano Setorial de Intervenção Carolina Caricchio UFBA 2015

Page 1

RESUMO - PLANO GERAL DE INTERVENÇÃO Itapagipe

Diagnóstico e Análise

Legenda: Espaços públicos passíveis de intervenção

Ilha de Maré

Ilha dos Frades

As localidades mais adensadas e com menor renda (Uruguai, Massaranduba e Vila Ruy Barbosa) fazem parte de uma região formada a partir de aterros, com ocupação consolidada, porém com precariedade nos serviços básicos de infraestrutura. Contudo, localidades como Ribeira, Monte Serrat e Bonfim apresentam melhor infraestrutura e acessibilidade, tendo Áreas de Proteção Cultural e Paisagística dentro dos seus territórios. A despeito dessa dualidade existente entre localidades de Itapagipe, algumas características foram observadas em toda a península. Na região, 30% da população é composta por crianças e jovens, porém há carência de equipamentos de esportes e lazer, existindo apenas algumas poucas praças que se encontram subutilizadas, e se concentram em sua maioria ao longo das principais vias, não atendendo a maior parte da população que vive mais distante. Apesar de existir na península uma quantidade expressiva de equipamentos de saúde, não há uma maternidade, fazendo com que mulheres de toda essa região tenham que se deslocar para outras centralidades de Salvador em busca desse serviço. As principais vias de acesso à península apresentam congestionamento e trânsito lento devido ao grande número de veículos que circulam diariamente no local e a má infraestrutura viária. O tráfego lento ainda é potencializado pela existência de atividades comerciais que acontecem em algumas regiões de forma desordenada e précaria.

Terrenos vazios ou subutilizados Local para reestruturação da orla 1

os Sant os

Localização das Propostas 01 02 03 04 05

Restaurante Escola Creche Maternidade Equipamento Cultural Parque de Esportes Náuticos e Reestruturação da Orla 06 Feira Livre 07 Museu

To do s

A Península de Itapagipe, localizada dentro da porção noroeste da cidade de Salvador, ocupa um território de aproximadamente 10 km², que é banhado pela Baía de Todos os Santos. Sua população residente está contabilizada em 131.282 habitantes que estão divididos entre as 10 localidades que a compõem: Uruguai, Calçada, Mares, Roma, Boa Viagem, Bonfim, Monte Serrat, Vila Ruy Barbosa, Massaranduba e Ribeira. Começou a ser ocupada desde a fundação da cidade de Salvador, porém seu adensamento populacional só aconteceu no início do século XX, por conta da crescente industrialização da área. As inúmeras fábricas que ali se instalaram atraíram pessoas de classes sociais mais baixas, que vinham em busca de trabalho, iniciando o processo de construção nas proximidades do centro e nas áreas próximas às fábricas, que logo avançou desenfreadamente, na forma de aterros e ocupações informais, sobre a Enseadas dos Tainheiros.

ía

s Ta

5

de

da

Ba

5

4

do

inh eiros

a se

En

2

6

Simões Filho

Propostas

Baía de Todos os Santos Lauro de Freitas

ITAPAGIPE

2,5

5,0

10 km

Mapa 01: Localização da Península de Itapagipe (Elaborado pela equipe a partir de Imagem do Google)

3

N

s

0

de To d to an

N

Baía

sS

Ilha de Itaparica

Em consequência das visitas à área e através das entrevistas realizadas, foi constatada a necessidade de redimensionamento de vias de acesso, de manutenção e recuperação de edifícios, requalificação de espaços públicos e de novos equipamentos que possam proporcionar segurança e qualidade de vida aos seus habitantes. Levando em conta o grande adensamento existente na Península e o levantamento das áreas livres e dos equipamentos com potencial para requalificação foi estabelecido um conceito de cheios e vazios que será utilizado como diretriz projetual. A partir das características de cada localidade e das demandas identificadas através deste trabalho foi proposto para o Uruguai uma maternidade e para Vila Ruy Barbosa, um espaço para a feira livre. Para Massaranduba foi indicado um centro cultural e uma creche; em Boa Viagem, um museu e na Ribeira um restaurante-escola e um centro naútico.

o os

Oceano Atlântico

Salvador

7

0

250

500

1000

Mapa 03: Espaços públicos, vazios e propostas (Elaborado pela equipe a partir de Imagem do Google e informações coletadas pela equipe)

Legenda: Farol da Barra

s

nt

iro

Sa

Legenda: Avenida Afrânio Peixoto Avenida Jequitaia

Iguatemi - Shopping da Bahia

os

Aeroporto Dep. Luís Eduardo Magalhães

s

do To e d Baía

os

s

a

ad

do

e inh a T

e ns

E

Capelinha ITAPAGIPE

Santa Luzia

N

0

500

Liberdade

1000 m

Mapa 02: Entorno imediato da Península de Itapagipe (Elaborado pela equipe a partir de Imagem do Google)

Faculdade de Arquitetura - UFBA

Docentes: Carlos Bahia e Gabriela Sampaio Monitores: Iasmin Santana e Julia Pereira Discentes: Carolina Caricchio, Lucas Fernandes Pollyanna Carvalho e Silvana Porto

Imagem 01: Foto aérea da península a partir da Ribeira Fonte: http://niltonsouza.com.br Acesso: 18/08/2016

Imagem 02: Residências unifamiliares na Rua Guilherme Marback, Bonm Fonte: Carolina Caricchio, Agosto/2016

Imagem 03: Feira livre que acontece diariamente na rua Resende Costa Fonte: Carolina Caricchio, Agosto/2016

ITAPAGIPE 1/10 PLANO SETORIAL DE INTERVENÇÃO


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.