material
homogêneo
solução
mistura
heterogêneo
agregado
coloide
Exercícios 1. Explique por que não podemos identificar pela aparência a pureza dos materiais que são lançados no lixo.
2. Qual é a importância de diferenciar material de substância?
3. A água de torneira é uma solução ou uma substância? Justifique.
4. Em que sentido geralmente se emprega o termo pureza? 5. Como o químico identifica o grau de pureza de um material? 6. (UnB-DF) Julgue os itens abaixo, marcando C para os corretos e E para os errados. 1) A água é um material heterogêneo que resulta da reunião de hidrogênio e oxigênio. 2) Materiais quimicamente puros são de origem natural. 3) Produtos químicos, como detergentes e loções para a pele, contêm mais de uma substância. 4) Uma substância sempre constituirá um sistema monofásico.
7. (FEI-SP) Num tubo graduado A, adicionaram-se água, óleo de cozinha e álcool etílico, nessa ordem. Em um tubo B, adicionaram-se álcool etílico, água e óleo de cozinha, nessa ordem. O número de fases nos tubos A e B são, respectivamente: (Dados: densidade da água > densidade do óleo > densidade do álcool)
Hely Demutti
1 2 3 4 5 Uma substância geralmente se apresenta em um sistema monofásico. Em alguns casos, porém, pode se apresentar com mais de uma fase, como esse copo que contém água destilada nos estados líquido e sólido.
6 7 8
FAÇA NO CADERNO. NÃO ESCREVA EM SEU LIVRO.
a) 3 e 3. b) 2 e 2.
c) 2 e 3. d) 3 e 2.
CAPÍTULO
Esse sistema de classificação dos materiais é operacional, ou seja, depende do observador e do instrumento utilizado para observação. Não há uma regra geral que permita definir se dois materiais, quando misturados, vão formar um agregado ou um sistema coloidal. Esse tipo de imprevisibilidade é que dá à Química seu caráter experimental. As substâncias geralmente se apresentam em sistemas monofásicos, mas também podem se apresentar em sistemas heterogêneos. Isso acontece quando, por exemplo, temos um copo com água destilada nos estados líquido e sólido. Veja, então: não temos como diferenciar substância de materiais pelas aparências, pois os sistemas homogêneos podem ser uma substância ou um material. E ainda é possível ter sistemas heterogêneos em que se encontra apenas uma substância. Os materiais, portanto, podem ser classificados conforme o sistema a seguir.
e) 1 e 1.
8. (Fuvest-SP-Adaptado) Em alguns países, o lixo orgânico e o lixo inorgânico são colocados em recipientes diferentes. Devem ser colocados no recipiente rotulado “lixo inorgânico”, seguindo a classificação de lixo quanto à origem de seres vivos: a) cacos de vidro e latas de refrigerante. b) trapos de limpeza e cacos de louça. c) cascas de ovos e de frutas. d) embalagens de plástico e de alumínio. e) papel e flores murchas.
9. (PUC-SP) Considere as substâncias que se seguem e os correspondentes estados de agregação nas condições ambientais: I – cloreto de potássio (sólido). II – bromo (líquido). III – água (líquido). IV – monóxido de carbono (gasoso). V – nitrogênio (gasoso). Entre essas substâncias, aquelas que, misturadas em quaisquer proporções, sempre formam sistemas monofásicos são: a) IV e V. c) II e III. e) III e IV. b) I e III. d) III e V.
53