Bio1 0001

Page 38

CAPÍTULO

a) A causa é uma forma anômala da proteína príon celular. Há possibilidade de transmissão hereditária ou pelo consumo de carne contaminada. Professor: ver mais comentários no Manual.

QUESTÕES SOBRE A LEITURA a. A encefalopatia espongiforme, conhecida popularmente como “doença da vaca louca”, é uma doença infecciosa que não é causada por um micro-organismo, como acontece em outras infecções. O que causa esta doença? Como ela pode ser transmitida?

1

b. Por que a doença se chama encefalopatia espongiforme?

2 3

b) As células afetadas pelo príon modificado morrem e o tecido nervoso é destruído, adquirindo aspecto semelhante ao de uma esponja.

Carboidratos – um grupo especial de moléculas

Antigamente, acreditava-se que os carboidratos apresentavam apenas funções estruturais e energéticas. Isso decorria de dificuldades técnicas no estudo desses compostos. Hoje, com o avanço das técnicas de estudo, existe um novo ramo da ciência – a glicobiologia – voltado apenas para o estudo dos carboidratos. Sabe-se que, entre suas funções, carboidratos também participam da sinalização entre células e da interação entre outras moléculas. Além disso, sua estrutura química se revelou mais variável e diversificada que a das proteínas e a dos ácidos nucleicos. Acredita-se que o primeiro uso de carboidratos pelo ser humano foi com função adoçante, caso do mel e do açúcar da uva (glicose). Há indícios de que Alexandre, o Grande – imperador da Macedônia entre 356 e 323 a.C. – introduziu na Europa o açúcar obtido da cana-de-açúcar, conhecido hoje como sacarose. Como o cultivo da cana era difícil no clima europeu, o açúcar obtido da beterraba foi usado como substituto. Apesar dos carboidratos serem logo associados ao efeito adoçante, a maioria desses compostos não apresenta tal propriedade. É o caso da quitina, um polissacarídeo que constitui o exoesqueleto (“carapaça”) dos artrópodes, grupo animal do qual fazem

4

parte os insetos, os aracnídeos e os crustáceos. A estrutura molecular da quitina impede sua quebra pelo sistema digestório humano – o mesmo acontece com a celulose, polissacarídeo presente na parede das células vegetais. Carboidratos também fazem parte da estrutura dos ácidos nucleicos: é o caso da ribose e da desoxirribose. Os carboidratos são, portanto, os compostos orgânicos mais abundantes na natureza. O interesse no estudo dos carboidratos também se justifica pelo fato de muitas doenças humanas decorrerem de problemas no metabolismo dessas moléculas. Um exemplo é a intolerância à lactose, que é um dissacarídeo presente no leite e alimentos derivados. Uma das doenças mais conhecidas relacionadas aos carboidratos é o diabetes, que pode estar relacionada a fatores hereditários e ambientais que levam a uma deficiência na produção ou incapacidade de ação da insulina (hormônio proteico cuja função principal é o controle da entrada de glicose nas células). O diabetes pode ser regulado pelo consumo controlado de carboidratos, pela prática de atividade física e pelo uso de medicamentos, incluindo, conforme o caso, a administração de insulina.

5 6 7 8 9 10 11 12

Fabio Colombini Latinstock/Joe McDonald/Corbis

2

QUESTÕES SOBRE A LEITURA a. Identifique os carboidratos citados no texto e anote-os em seu caderno, classificando-os como monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos. b. Identifique outros tipos de substâncias orgânicas citadas no texto e anote-os em seu caderno, explicando as funções gerais de cada uma delas. c. O texto apresenta algumas curiosidades sobre os carboidratos, dentre elas o uso de carboidratos na Antiguidade e doenças relacionadas ao metabolismo dessas moléculas. Produza um breve texto abordando os mesmos aspectos, mas tendo como tema os lipídios. Busque informações em livros, sites ou revistas de divulgação científica.

Um inseto, a cigarra, em processo de muda: o indivíduo abandona sua antiga “carapaça”, ou exoesqueleto, que é composto de um carboidrato chamado quitina.

a) Glicose, ribose e desoxirribose (monossacarídeos); sacarose e lactose (dissacarídeos); quitina e celulose (polissacarídeos). b) Proteínas (diversas funções, como estrutural); ácidos nucleicos (controle das atividades celulares e hereditariedade). c) Professor: ver comentários no Manual.

37


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.