LEITUR A Plasmodesmos
a) A membrana plasmática é um envoltório semipermeável, que delimita a célula e controla a entrada e a saída de substâncias do citoplasma. A membrana celulósica, ou parede celular, reveste externamente membrana plasmática. b) Plasmodesmos são pontes citoplasmáticas, regiões de comunicação entre células vegetais adjacentes formadas por pontos de interrupção da lamela média. c) As células epiteliais apresentam especializações na membrana que promovem adesão e comunicacãoentre elas. São exemplos as junções de adesão, as impermeáveis e as comunicantes. Professor: ver comentários no Manual.
Nas células jovens das plantas a parede celular é muito fina, mas aos poucos vai ocorrendo depósito de mais celulose na face interna da membrana, até que, na célula adulta, a parede celular torna-se espessa e muito resistente. Existem, no entanto, pontos em que não ocorre depósito de celulose, permitindo a comunicação do citoplasma de uma célula com o da célula vizinha através de pontes citoplasmáticas, chamadas plasmodesmos. Entre as paredes celulares de células
adjacentes há uma fina camada de uma substância que serve de adesão entre uma célula e outra. Essa camada é chamada lamela média e é formada basicamente por pectina, um tipo de polissacarídeo. A lamela média é interrompida nos plasmodesmos. Nas plantas, portanto, a comunicação entre uma célula e outra e a passagem de materiais de uma célula para outra pode ser feita através da parede celular, da membrana plasmática ou dos plasmodesmos.
L. M.
Plasmodesmos
vacúolo
parede celular de células de plantas
núcleo
lamela média plasmodesmo
citoplasma
Esquema mostrando a comunicação citoplasmática entre células vegetais vizinhas por plasmodesmos (cada célula possui cerca de 75 µm de largura.
membrana plasmática parede celular
ampliação de detalhe
QUESTÕES SOBRE A LEITURA a. Explique a diferença na estrutura e na função entre a membrana plasmática e a membrana celulósica. b. Qual é a função dos plasmodesmos? c. Consulte livros e sites de divulgacão científica para descobrir estruturas que permitem a ligação e a comunicação entre células de um tecido animal, como o tecido epitelial, por exemplo.
186