SIMULADO
INSTRUÇÕES GERAIS / FOLHA DE RESPOSTA - A prova terá 4 (quatro) horas de duração. - Não será permitido ao candidato portar, na sala de provas, textos de qualquer natureza, cadernos, blocos de notas ou quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, bem como chapéu, boné, viseira, gorro ou similares. - O tempo mínino de permanência em sala : 2 (duas) horas. - Ao término do simulado esta folha deverá ser entregue ao fiscal de sala. BOM SIMULADO!!
Matemática
QUESTÃO
História
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24
ALTERNATIVA a b c d
Geografia
Ciências
Língua Portuguesa
QUESTÃO
ALTERNATIVA a b c d
25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48
NOME:_________________________________________________________________ total de acertos:_______
1° Simulado
PORTUGUÊS – QUESTÕES DE 01 A 10 Questões 01 a 07.
1° Simulado
01. A partir da leitura do texto, é CORRETO afirmar que a alternativa que representa o seu principal objetivo comunicativo é: a) representar, imparcialmente, a configuração familiar dos tempos atuais, pois o narrador não se compromete ao narrar os fatos. b) criticar, explicitamente, as influências negativas da vida moderna na estruturação familiar, já que polemiza as convenções sociais. c) publicizar um tipo de situação, como o fato dos desencontros familiares, ainda desconhecida da maior parte da população. d) construir, por meio da representação de uma circunstância irônica, um olhar crítico em relação à nova organização familiar. 02. Em relação à abordagem da temática do texto, é INCORRETO afirmar que: a) infere-se que o título do texto representa os problemas vivenciados no cotidiano familiar. b) percebe-se (linhas 13–24) uma reação pouco usual dos filhos frente aos seus problemas. c) constata-se uma desvalorização, por parte do autor, da constituição tradicional de família. d) observa-se que a questão da convenção social é trazida como ponto de reflexão no texto. 03. Quanto ao gênero do texto em questão, pode-se afirmar que se trata de: a) conto, já que se apresenta marcado por uma estrutura narrativa configurada por um registro formal e de pequena extensão. b) crônica, pois ao narrar uma história, a partir de um fato específico, suscita uma reflexão geral sobre o tema em uma pequena narrativa. c) relato, uma vez que há uma estrutura narrativa tradicional com relatos da vida dos personagens, contando seus anseios e fatos específicos. d) depoimento, já que se percebe uma estrutura narrativa que contempla os motivos que levaram a que o lar fosse desfeito. 04. “Vera consolava a amiga. Mas no fundo tinha uma certa inveja. Nora era infeliz. Devia ser bacana ser infeliz assim.” (linhas 16-17) Na passagem acima, a relação semântica que se estabelece entre a segunda e a terceira orações é semelhante à estabelecida entre as orações: a) “José e Maria concordavam que aquilo não podia continuar. Precisavam pensar nas crianças.” (linha 43-44) b) “Trocariam acusações fictícias e insultos. Tudo para não traumatizar os filhos.” (linha 47-48) c) “Maria não tinha namorado. Mas no mínimo duas vezes por semana desaparecia de casa.” (linha 80-81) d) “Quando as crianças saírem de casa. Aí então estaremos livres das convenções sociais.” (linha 94-95)
1° Simulado 05. Leia o trecho abaixo: “E esfregava os olhos, para que ficassem vermelhos. Ainda não tinha olheiras, mas elas viriam com o tempo. Ela seria amarga e agressiva. A pálida filha de um lar desfeito. Um pouco de pó-de-arroz talvez ajudasse.” (linha 68-71) Os termos sublinhados referem-se, respectivamente, a: a) olheiras/olheiras. b) filha/filha. c) olheiras/filha. d) filha/olheiras. 06. Considere o trecho a seguir: “Venancinho, o filho menor, também tinha amigos com problemas em casa. A mãe de Haroldo, por exemplo, tinha se divorciado do pai do Haroldo e casado com um cara divorciado. O padrasto de Haroldo tinha uma filha de 11 anos que podia tocar o Danúbio Azul espremendo uma das mãos na axila, o que deixava a mãe do Haroldo louca. A mãe do Haroldo gritava muito com o marido. Bacana.” (linhas 25-32) O termo sublinhado emite um posicionamento da situação descrita por parte: a) de Venancinho. b) dos amigos de Venancinho. c) de Haroldo. d) do narrador do texto. 07. Observe a charge:
(PAIVA, M. Minha filha, meu tesouro. O Globo, 21 de novembro de 2007)
Subentende-se, no diálogo entre a filha e o pai, que: a) há na fala da filha um pedido para sair do castigo, pois ela usa o argumento da impunidade. b) há na fala do pai uma insinuação de que a filha definitivamente não sairá do castigo. c) há na fala do pai uma tentativa de convencimento da permanência da filha no castigo. d) há no título da charge uma preocupação do pai com a formação da personalidade da filha. 08. Leia o texto abaixo: No capricho O Adãozinho, meu cumpadre, enquanto esperava pelo delegado, olhava para um quadro, a pintura de uma senhora. Ao entrar a autoridade e percebendo que o cabôco admirava tal figura, perguntou: “Que tal? Gosta desse quadro?” E o Adãozinho, com toda a sinceridade que Deus dá ao cabôco da roça: “Mas pelo amor de Deus, hein, dotô! Que muié feia! Parece fiote de cruis-credo, parente do deus-me-livre, mais horríver que briga de cego no escuro.” Ao que o delegado não teve como deixar de confessar, um pouco secamente: “É a minha mãe.” E o cabôco, em cima da bucha, não perde a linha: “Mais dotô, inté que é uma feiura caprichada.” BOLDRIN. R. Almanaque Brasil de Cultura Popular. São Paulo: Andreato Comunicação e Cultura, nº62, 2004 (adaptado).
Por suas características formais, por sua função e uso, o texto pertence ao gênero a) anedota, pelo enredo e humor característicos. b) crônica, pela abordagem literária de fatos do cotidiano. c) depoimento, pela apresentação de experiências pessoais. d) relato, pela descrição minuciosa de fatos verídicos.
1° Simulado 09. Observe o anúncio:
O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração “Noites do Terror”, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor a) a identificação com o público alvo a que se destina o anúncio. b) a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror. c) a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente. d) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular. Leia a propaganda para responder a próxima questão:
Disponível em: http://www.ccsp.com.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).
10. O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a a) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas. b) associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante. c) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea de buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura. d) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.
1° Simulado CIÊNCIAS – QUESTÕES DE 11 A 24 11. No mundo dos excessivamente pequenos encontram-se os vírus, que se caracterizam por serem: a) de crescimento e multiplicação restritos ao interior das células que parasitam b) agentes infecciosos específicos de células animais c) estruturalmente semelhantes às células vegetais d) de composição química essencialmente lipoglucídica 12. Assinale a opção que se refere a uma doença virótica: a) blenorragia b) coqueluche c) tétano d) febre amarela 13.A caracterização do vírus como ser vivo está relacionada com a capacidade de: a) sobreviver em meios de cultura artificiais mantidos em laboratório b) realizar a síntese de proteínas, utilizando seus próprios ribossomos c) reproduzir-se e sofrer modificações em suas características hereditárias d) apresentar, simultaneamente, moléculas de DNA e RNA na sua organização 14. Você tocou vuvuzela? Aposto que sim. O símbolo desta Copa do Mundo foi a corneta barulhenta, que encantou crianças e torcedores ao redor do mundo. Mas vale lembrar: a vuvuzela é um brinquedo de uso pessoal, e requer cuidados, tanto em relação ao barulho que provoca, assim como em relação ao compartilhamento do instrumento, que não deve ser passado de boca em boca. Várias doenças estariam envolvidas neste processo, com exceção de: a) gripe influenza A h1n1 b) tuberculose c) herpes d) cólera 15. (UNIGRANRIO) Em relação à AIDS, temos as afirmações seguintes: I. A doença é causada por um vírus II. O contágio se dá, principalmente, por transfusões de sangue contaminado, contato sexual com portadores e uso em comum de agulhas pelos viciados em drogas III. A convivência com a pessoa doente, em casa, no trabalho, na escola, na rua, excluídas as condições mencionadas em II, não oferece perigo de transmissão da doença IV. A doença atua sobre o sistema imunológico, diminuindo a resistência do organismo Considerando os conhecimentos atuais, assinale a alternativa: a) se I, II, III e IV são corretas b) se apenas II e III são corretas c) se apenas I, II e IV são corretas d) se apenas I, III e IV são corretas 16.Um automóvel se move com velocidade constante, igual a 72 km/h, numa estrada plana e reta. Uma cerca longa, com postes espaçados de 4 m, margeia essa estrada. Considerando o referencial no automóvel, pode-se afirmar que o número de postes que passam pelo carro, por segundo, é de a) 3 a 4 b) 5 a 6 c) 7 a 8 d) 20 a 21
1° Simulado 17. Em uma corrida de Fórmula 1, o piloto Miguel Sapateiro passa, com seu carro,pela linha de chegada e avança em linha reta, mantendo velocidade constante. Antes do fim da reta, porém, acaba a gasolina do carro, que diminui a velocidade progressivamente, até parar.Considere que, no instante inicial, t = 0, o carro passa pela linha de chegada, onde x = 0. Assinale a alternativa cujo gráfico da posição x em função do tempo t melhor representa o movimento desse carro.
18. Observe esta figura:
Daniel está andando de skate em uma pista horizontal.No instante t1, ele lança uma bola, que, do seu ponto de vista, sobe verticalmente. A bola sobe alguns metros e cai, enquanto Daniel continua a se mover em trajetória retilínea, com velocidade constante. No instante t2, a bola retorna à mesma altura de que foi lançada. Despreze os efeitos da resistência do ar. Assim sendo, no instante t2, o ponto em que a bola estará, mais provavelmente, é a) K. b) L. c) M. d) qualquer um, dependendo do módulo da velocidade de lançamento.
1° Simulado 19. Este gráfico, velocidade versus tempo, representa o movimento de um automóvel ao longo de uma estrada reta.
A distância percorrida pelo automóvel nos primeiros 12 s é a) 24 m. b) 2,0 m. c) 288 m. d) 144 m. 20. Uma escola de samba, ao se movimentar numa rua reta e muito extensa, mantém um comprimento constante de 2 km.Se ela gasta 90 minutos para passar completamente por uma arquibancada de 1 km de comprimento, sua velocidade média deve ser
a) b) c) d) e)
2 km / h 3 1km / h 4 km / h 3 2km / h 3km / h
21.A obtenção industrial do oxigênio (PE = 183ºC) e do nitrogênio (PE = 196ºC) é feita por destilação fracionada do ar. Comprimindo-se o ar fortemente e resfriando-o até aproximadamente 200ºC abaixo de zero ele se liquefaz. Então se destila o ar líquido. Com base nos dados acima, podemos afirmar que: a) b) c) d)
o gás que primeiro é obtido é o oxigênio, cujo ponto de ebulição é 196ºC, e a seguir vem o nitrogênio, cujo ponto de ebulição é 196ºC. o gás que primeiro é obtido é o nitrogênio, cujo ponto de ebulição é 196ºC, e a seguir vem o oxigênio, cujo ponto de ebulição é 183ºC. o gás que primeiro é obtido é o nitrogênio, cujo ponto de ebulição é 196ºC, e a seguir vem o oxigênio, cujo ponto de ebulição é 183ºC. o gás que primeiro é obtido é o oxigênio, cujo ponto de ebulição é 183ºC, e a seguir vem o oxigênio, cujo ponto de ebulição é 196ºC.
22. Para se separarem os componentes de uma mistura heterogênea formada por um líquido e um sólido deve-se fazer uma: a) b) c) d)
destilação simples. titulação. destilação fracionada. filtração simples.
23.Uma mistura de ácido cítrico (temperatura de fusão: 153C), bicarbonato de sódio (decompõe-se a 270C) e éter etílico (temperatura de ebulição: 35C) foi submetida ao tratamento descrito no diagrama.
1° Simulado
Com relação ao texto e ao diagrama, e desprezando-se a possível presença de pequenas quantidades de impurezas, assinale a afirmativa falsa. a) b) c) d)
A solução 1 contém mais de uma fase. O éter etílico é eliminado da mistura inicial pelo aquecimento a 60C. O líquido 1 é água pura. O resíduo 1 é solúvel em água.
24. Na Química, para se caracterizar um determinado material são utilizadas, dentre outras, quatro constantes físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e solubilidade que constituem um “quarteto fantástico”. Em um laboratório, foram obtidos os dados da tabela abaixo, relativos a propriedades específicas de amostras de alguns materiais.
Considerando os dados da tabela, analise as afirmações seguintes. I. À temperatura de 25 C, os materiais C e D estão no estado líquido. II. Massa e volume são propriedades específicas de cada material. III. Se o material B for insolúvel em D, quando for adicionado a um recipiente que contenha o material D ele deverá afundar. IV. Se o material A for insolúvel em D, quando for adicionado a um recipiente que contenha o material D ele deverá flutuar. V. À temperatura de 20 C, a densidade do material C é igual a 0,74 g mL. Das afirmações acima, são corretas, apenas: a) I, III e V. b) II, III e IV. c) III, IV e V. d) I e V.
1° Simulado MATEMÁTICA – QUESTÕES DE 25 A 34 1
25. O valor da expressão
1
1
a) b) c) d) e)
+ 0,5 – 1,4444... é dado por:
1 1 2
31 80 41 80 31 90 31 90 21 80
3
4
5
26. Se x = 10 + 10 + 10 , então o valor de x é a) b) c) d) e)
11100 4 11,110 4 11,1110 12 10 4 310
27.A expressão
a)
3 2a
b)
6 a
c)
3 a
d)
2 3 a
3 300a2 2 243a2 24a2
, sendo a > 0, é equivalente a:
28.É dada a expressão 3
2
2
3
E = a – ab – a b + b . Seja a + b = x e a – b = y, então é CORRETO afirmar que: a) b) c) d)
3 3
E=x y 2 2 E=x y 2 E = xy 2 E=x y
1° Simulado 29. Pedro guarda sua coleção de bolinhas de gude em duas caixas. Certo dia resolveu organizá-la da seguinte forma: I. Retirou da primeira caixa certa quantidade de bolinhas e colocou-as na segunda caixa de tal forma que a segunda caixa ficou com o dobro de bolinhas que tinha. II. Em seguida, retirou da segunda caixa certa quantidade de bolinhas e colocou-as na primeira caixa de tal forma que a primeira caixa ficou com o dobro de bolinhas que tinha. Feito isso, Pedro observou que as duas caixas continham, cada uma, 80 bolinhas. É CORRETO afirmar que a primeira e a segunda caixa tinham, inicialmente: a) b) c) d)
100 bolinhas e 60 bolinhas. 90 bolinhas e 70 bolinhas. 80 bolinhas e 40 bolinhas. 90 bolinhas e 40 bolinhas. 30. O conjunto solução da equação
1 1 3 é: x x 1 2
a) {2} b) {1, 6} c) {2, 3} 1 d) 2, 3
31. As retas paralelas r e s são cortadas pela reta t como mostra a figura abaixo. A medida do ângulo
é:
a) 120° b) 100° c) 140° d) 130°
32. Se r // s , então o valor de x, na figura abaixo, é
a) b) c) d)
52°. 68°. 72°. 58°.
1° Simulado o
o
33. Na figura , OC é a bissetriz do ângulo AÔB , BÔD = 50 e AÔD = 22 . Calcule a medida do ângulo DÔC.
A medida do ângulo DÔC é a) 14° b) 28° c) 25° d) 30°
34. A medida do suplemento de um ângulo é igual ao triplo da medida do complemento desse mesmo ângulo. Quanto mede esse ângulo? a) 30° b) 40° c) 45° d) 50°
1° Simulado HISTÓRIA - 35 A 41 35."Foi em 1994 que acabou o século XIX (...) De 1815 a 1914, a Europa (...) desfrutara um século de paz (...) Nesse século, a burguesia pôde consolidar o seu poder (...) E o imperialismo colonialista ia bem, obrigado, na África e Ásia. A guerra de 1914 caiu como uma bomba NESTE (PARAÍSO)." A Primeira Guerra Mundial descortinou uma série de conflitos camuflados neste "paraíso" tais como: a) a luta pelas terras conquistadas na América e a manutenção do tráfico de escravos. b) a disputa de mercados mundiais pelas nações européias imperialistas como a Inglaterra, Alemanha e França e a opressão aos movimentos nacionalistas na África e na Ásia. c) a difusão do movimento socialista em países como a Inglaterra e França com o advento da Revolução Russa. d) a disputa dos mercados consumidores europeus pelas nações independentes da África e da Ásia. 36.Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que: a) a incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações européias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências. b) a desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas européias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências. c) o sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou os sistemas de forças entre as nações européias, acirrando as lutas de conquistas das colônias da África e da Ásia. d) o expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo. 37.(Unirio) Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destacamos o(a): a) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco. b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África. c) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império Austro-Húngaro. d) descontentamento da França frente à ocupação no Marrocos.
38.(PUC) O fim da I Guerra Mundial trouxe, entre outras conseqüências: a) a unificação política do Oriente Médio, sob a liderança do Egito; b) o aparecimento de numerosos novos Estados, em virtude da desintegração dos Impérios Otomano, Austro- Húngaro e Russo; c) a ampliação do território alemão, em detrimento com a Polônia; d) a simplificação do mapa político da Eurásia pelo desaparecimento de numerosos pequenos Estados; 39.(Puccamp) Uma ameaça que não se cumpriu Em 1937, em Genebra, no plenário da Sociedade das Nações, o embaixador japonês barão Shudo levantou a tese de que as regiões inexploradas de vários países deveriam ser cedidas a nações ricas e populosas, como o Japão, naturalmente. Nesse caso o Brasil Central desértico era uma preocupação crescente. (...) Os estrategistas brasileiros concluíram que a Amazônia se autodefendia do colonizador branco com suas doenças, suas selvas e seu calor. Não havia porquê recear ali uma investida do Eixo. A mortandade provocada nos estrangeiros pela construção da ferrovia MadeiraMamoré, na atual Rondônia, também corroborava essa tese. Muito diferente, no entanto, era a situação da pré-Amazônia mato-grossense e goiana, com suas extensas faixas de campos e cerrados habitáveis, colonizáveis sem maiores esforços. Era o caso típico da região do Araguaia-Xingu, que continha a Serra do Roncador e seus prodígios, além dos garimpos de diamantes do alto Araguaia, em parte contrabandeados para a Alemanha.(Adaptado da Revista "Especial Temática". O Brasil que Getúlio sonhou. n.4. São Paulo: Duetto, 2004. p.71)
1° Simulado A Sociedade das Nações mencionada no texto, também conhecida como Liga das Nações, foi criada em 1919 com o objetivo de a) promover a paz armada, após o Tratado de Versalhes, através da liderança do governo dos Estados Unidos, que presidiu essa organização. b) unir as nações democráticas e economicamente mais poderosas, para impedir a volta do nazi-fascismo, cuja expansão causara a Primeira Guerra Mundial. c) executar as determinações previstas pelo documento conhecido como "14 pontos de Wilson" e que favoreciam os países da Tríplice Aliança. d) intermediar conflitos internacionais a fim de preservar a paz mundial, fiscalizando o cumprimento dos tratados pós-guerra. 40. (Unesp) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos desta alteração, destacam-se a) a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países industrializados na América. b) a desestabilização da sociedade européia com a emergência do socialismo e a constituição de governos fascistas nos países europeus. c) o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rússia pelo capitalismo. d) a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África. 41. (Uel 2009) Leia: A Grande Guerra de 1914 foi uma consequência da remobilização contemporânea dos anciens regimes da Europa. Embora perdendo terreno para as forças do capitalismo industrial, as forças da antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e poderosas para resistir e retardar o curso da história, se necessário recorrendo à violência. A Grande Guerra foi antes a expressão da decadência e queda da antiga ordem, lutando para prolongar sua vida, que do explosivo crescimento do capitalismo industrial, resolvido a impor a sua primazia. Por toda a Europa, a partir de 1917, as pressões de uma guerra prolongada afinal abalaram e romperam os alicerces da velha ordem entricheirada, que havia sido sua incubadora. Mesmo assim, à exceção da Rússia, onde se desmoronou o antigo regime mais obstinado e tradicional, após 1918 - 1919 as forças da permanência se recobraram o suficiente para agravar a crise geral da Europa, promover o fascismo e contribuir para retomada da guerra total em 1939. (MAYER, A. "A força da tradição: a persistência do Antigo Regime". São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 13 14.)
De acordo com o texto, é correto afirmar que a Primeira Guerra Mundial: a) Teria sido resultado dos conflitos entre as forças da antiga ordem feudal e as da nova ordem socialista, especialmente depois do triunfo da Revolução Russa. b) Resultou do confronto entre as forças da permanência e as forças de mudança, isto é, do escravismo decadente e do capitalismo em ascensão. c) Foi consequência do triunfo da indústria sobre a manufatura, o que provocou uma concorrência em nível mundial, levando ao choque das potências capitalistas imperialistas. d) Foi produto de um momento histórico específico em que as mudanças se processavam mais lentamente do que fazem crer os historiadores que tratam a guerra como resultado do imperialismo.
1° Simulado Geografia - 42 A 48 42. (PAS - UFLA) Analise as informações abaixo: - São linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador. - É a distância medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre ao Equador. - São linhas imaginárias que cortam perpendicularmente o globo e vão de um polo a outro. - É a distância medida em graus de qualquer ponto da Terra ao meridiano de Greenwich. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao tema a que se referem tais informações. a) Dizem respeito ao entendimento da cartografia (projeções, escalas e outros). b) Dizem respeito ao sistema de localização baseado nas coordenadas geográficas. c) Dizem respeito ao sistema de fusos horários. d) Ajudam a definir diferentes zonas de temperatura do planeta. 43. (PAS - UFLA) Observe a relação abaixo:
Sobre a projeção apresentada, é INCORRETO afirmar que: a) prioriza o tamanho relativo de cada área específica do planeta. b) pelo processo de construção, a projeção deve ser classificada como cilíndrica. c) é uma projeção que se preocupa basicamente com a forma. d) reproduz, mais precisamente, as regiões situadas em baixa latitude. 44. (PAS - UFLA)
As coordenadas geográficas funcionam como "endereços" de qualquer localidade no planeta. Sobre esse sistema, julgue as seguintes proposições: I - As coordenadas geográficas têm origem no encontro entre os paralelos e meridianos. II - Os paralelos determinam a latitude, que varia de 0° a 90°, tanto a Leste quanto a Oeste. III - A longitude é determinada pelos meridianos e tem como referência o Meridiano de Greenwich. IV - O ponto X, representado no esquema, encontra-se no Hemisfério Norte e no Hemisfério Oeste. V - O ponto Y apresenta latitude de 10° Norte. Assinale a alternativa CORRETA.
1° Simulado
a) Somente as proposições I, II, III e IV são corretas. b) Somente as proposições I, III, IV e V são corretas. c) Somente as proposições I, III e IV são corretas. d) Somente as proposições I, II e V são corretas. 45. (PISM - UFJF) Observe o mapa-múndi abaixo, onde áreas e países são identificados com algarismos romanos.
Fonte: Disponível em: <http://geoprofessora.blogspot.com/2010/09/mapa-mundi-mudo.html>. Acesso em: 12 set. 2011. Adaptado.
Na revista Superinteressante, edição 233, de dezembro de 2006, Bruno Vieira Feijó faz a seguinte pergunta: Qual país tem mais fusos horários? Assinale a alternativa que responda CORRETAMENTE à pergunta publicada na revista. a) I: Groenlândia, porque seu território é cortado pelo Círculo Polar Ártico e pelo Trópico de Capricórnio. b) II: Estados Unidos, porque o Havaí e o Alasca aumentam consideravelmente o número de fusos horários. c) III: O continente africano, porque apresenta grande diversidade climática que interfere no tempo. d) IV: Rússia, porque seu território se estende por diversas faixas de longitude no sentido lesteoeste. 46. (PISM - UFJF) Observe a imagem de satélite abaixo.
Fonte: Disponível em: <http://sabr.ngdc.noaa.gov/ntl/previmages/global2003.png>. Acesso em: 25 ago. 2013.
1° Simulado Essa imagem noturna da Terra é um mosaico resultante de várias imagens parciais, porque: a) a escala da imagem varia em relação à área ocupada pelos grandes continentes. b) a distância entre os pontos extremos norte-sul é maior que entre os de leste-oeste. c) o satélite que faz a cobertura da superfície terrestre possui limitações tecnológicas. d) o planeta realiza um movimento giratório em torno de seu eixo que dura 24 horas. 47. (COLUNI - UFV) Joana, Pablo, Ingrid e Richard se conheceram por meio das redes sociais da Internet. No dia 20 de julho(Dia do Amigo), cada um enviou uma mensagem aos demais às 12h. A tabela a seguir apresenta as cidades onde moram os amigos e suas respectivas coordenadas geográficas:
Considerando as informações da tabela e os conhecimentos geográficos, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de envio das mensagens. a) Pablo, Angélica, Joana, Richard. b) Joana, Richard, Pablo, Angélica. c) Angélica, Joana, Richard, Pablo. d) Richard, Pablo, Angélica, Joana. 48. (UERJ)
Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um mapa pode valer um milhão - mas cuidado. Todos os mapas distorcem a realidade. (...) Todos os cartógrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televisão ou tela de vídeo. Em resumo, o autor avisa, todos os mapas precisam contar mentirinhas. MARK MONMONIER. Traduzido de How to lie with maps. Chicago/London: The University of Chicago Press, 1996.
Observe o planisfério acima, considerando as ressalvas presentes no texto. Para deslocar-se sequencialmente, sem interrupções, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distância física possível em rotas por via aérea, as direções aproximadas a serem seguidas seriam: a) Leste - Norte - Oeste b) Oeste - Norte - Leste c) Leste - Noroeste - Leste d) Oeste - Noroeste - Oeste