RIo de Janeiro Visto de Cima - Arpoador e Ipanema

Page 1

Bairros do rio de aneiro vistodecima

2a. Edição

Junho / 2024

Arpoador

Arpoador é uma praia e uma formação rochosa, ambas situadas no bairro de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se entre as praias do Diabo e de Ipanema. Apresenta espaço restrito, por se tratar de uma praia pequena, com cerca de 500 metros de comprimento. A praia do Arpoador é conhecida como a praia dos surfistas, uma vez que conta com muitas ondas grandes, propícias à prática desse esporte. O nome Arpoador vem de um período quando a costa do Rio de Janeiro era repleta de baleias. Os animais eram alvo de grandes caçadas e a Pedra do Arpoador tinha papel fundamental no processo.

“É muito pouco provável que caçassem baleias de cima da Pedra do Arpoador. Esse tipo de caça era muito complexa e de cima da Pedra, apenas, não seria fácil. O que acontecia era que os caçadores usavam a Pedra do Arpoador como mirante para avistar baleias que vinham longe”, afirma o historiador Milton Teixeira.

Todavia, existe alguns que defendem que o nome vem pela formação da pedra em forma de baleia, quando vista de cima. Até os anos 1940, o Arpoador continuava a ser um deserto areal, muito frequentado por pescadores, no entanto, com bem menos caça de baleias.

Nos anos 1960 e 1970, a Praia e a Pedra do Arpoador eram frequentadas por jovens de classe média-alta e foi nesta época que passou-se a aplaudir o pôr do Sol na região.

Ipanema

O bairro de Ipanema no Rio de Janeiro, antiga Vila Ipanema, foi fundado em 1894. O nome foi dado em homenagem a José Antônio Moreira, o Barão de Ipanema e faz referência à região de Sorocaba (SP) onde passa rio homônimo e onde o primeiro barão ergueu uma metalúrgica.

A palavra “Ipanema”, tem origem no idioma tupi-guarani, significa “lago fedorento”, “rio imprestável” ou “água imprópria para nadar e para pescar”.

O desenvolvimento da Villa de Ipanema se intensifica a partir do início do século XX, quando a cidade do Rio de Janeiro ruma da região Central para o Sul a partir dos bairros do Flamengo, Botafogo e posteriormente Copacabana, Ipanema e Leblon. Os terrenos de praia passam a cair no gosto da população e as linhas de bonde, inauguradas em 1902, facilitam a urbanização da Villa de Ipanema, ainda um areal despovoado.

A Praia de Ipanema tem 2,6 km de extensão sendo uma das praias mais famosas da cidade, perde em popularidade apenas para a Praia de Copacabana, onde é realizado todos os anos o reveillon da cidade. Ipanema inspirou o compositor Vinícius de Moraes quando lançou a canção “Garota de Ipanema”, da qual Tom Jobim foi responsável pela melodia.

Além de ser um ponto de encontro tradicional para moradores e turistas, a praia é utilizada para a prática de diversos esportes. Entre as atividades favoritas estão o skiboard surf, frescobol, vôlei, futebol, futevôlei.

Pedra do Arpoador

Conhecido pela beleza do seu por do sol, essa vista maravilhosa já fez parte de canções do Cazuza, Skank e tantos outros.

O Arpoador é um conjunto de praias e pedras com cerca de 500 metros que fica entre a Praia do Diabo e Ipanema.

Conhecida como uma grande área esportiva possui em sua área a famosa Academia ao Ar Livre de Pedra, conhecida como ‘SmartFlintstones’ ou ‘BodyTreco’.

Nos arredores da Pedra do Arpoador temos o Parque Garota de Ipanema com 2,58 hectares. Uma Área de Proteção Ambiental das Pontas de Copacabana e do Arpoador, o parque foi inaugurado em 1968 e batizado em homenagem à canção “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

No topo do Parque temos uma pista de skate, utilizada por muitos esportistas.

Praia de Ipanema

No ano de 1962, dois músicos e compositores aproveitavam um dia na praia, como se fosse um dia qualquer, mas o que Tom Jobim e Vinícius de Moraes não sabiam, é que naquele dia e naquele momento iria nascer uma das maiores músicas brasileiras, sendo hoje a segunda música mais regravada no mundo, só perdendo para Yesterday dos Beatles, a famosa “Garota de Ipanema”.

A Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, recebeu o título de segunda melhor praia do mundo pela Lonely Planet, um dos guias de viagens mais conceituados do setor.

A diversidade da Praia de Ipanema foi reconhecida pelos especialistas como atrativo por diferentes públicos, localizados ao longo dos postos salva-vidas numerados como referência.

De acordo com eles, o Posto 7 é popular entre os surfistas. Seguindo pela orla, muitas crianças foram observadas no Posto 8. No Posto 9, popular entre a comunidade LGBTQIA +, jovens e artistas se reúnem, enquanto o Posto 10 se destaca pelos jogos de altinha, vôlei, futebol e futevôlei.

Praça General Osório

Esta Praça teve sua abertura graças ao Barão de Ipanema, fundador da Vila de Ipanema, em 1894. Naquele época Ipanema ainda não era um bairro do Rio de Janeiro. O objetivo era lotear a Vila, o que de fato ocorreu.

Em 1968, em pleno movimento hippie, a Praça recebe suas primeiras barracas, com hippies vendendo seus artesanatos e o sucesso foi aumentando até chegar ao que hoje existe. Há quatro décadas a Feira vem atraindo não só turistas, mas os moradores também. Uma verdadeira Torre de Babel. Ali ouvese todas as línguas faladas, pessoas com biotipos de países estrangeiros que se encantam com a criatividade dos artesãos, que se modernizam e atualizam suas obras a cada semana.

A Feirinha já faz parte do roteiro turístico cultural da cidade. Pode-se encontrar pinturas, esculturas de bronze, madeira e outros metais. Quadros pintados à óleo, pratarias, porcelanas pintadas à mão, cerâmicas, roupas e objetos de couro, como peças de vestuário, bolsas, sapatos, chinelos e outros. Também oferece quitutes de várias regiões do Brasil.

Com o sucesso e a movimentação na Praça, o bairro foi crescendo e recebendo mais e mais habitantes. A Prefeitura decidiu então inaugurar a Estação de Metrô Ipanema/ General Osório do Rio de Janeiro, estação terminal da linha 1. Com isso o bairro Ipanema tornou-se conectado à rede metropolitana da cidade.

Panorama Palace Hotel

Construído no final da década de 60, o Panorama Palace Hotel, no alto do Morro do Cantagalo com o Morro do Pavão nunca chegou a inaugurar. Com vista deslumbrante para a Lagoa e para as praias de Ipanema e Leblon, a construtora faliu durante a obra e até hoje quem comprou cotas ficou no prejuízo.

Ainda assim, o “esqueleto” abrigou o restaurante Berro d´Água e a boate On the Rocks que produziu festas memoráveis nos anos 70.

Sempre inacabado, chegou a receber os estúdios da antiga TV Rio já em processo pré-falência.

Na década de 80, no governo Leonel Brizola, foi desapropriado para funcionar o Ciep Presidente João Goulart, parcialmente desativado no governo seguinte de Moreira Franco. Posteriormente abrigou o projeto Criança Esperança.

O acesso é no final da Rua Alberto de Campos, em Ipanema, por um elevador até o platô onde fica o prédio, que tem uma vista cinematográfica.

Atualmente ali funciona um espaço de coworking e incubação para negócios sociais e soluções para favelas denominado Favela Hub, administrado pelo Vivo Rio.

Praça Nossa Senhora da Paz

Essa praça, que fez parte do projeto de urbanização empreendido pelo Barão de Ipanema no final do século XIX, inicialmente se chamou Praça Coronel Henrique Valadares, em homenagem ao ex-prefeito do Rio de Janeiro e amigo do Barão de Ipanema. Depois, em 31 de outubro de 1917, foi reinaugurada como Praça Souza Ferreira e só passou a se chamar oficialmente Praça Nossa Senhora da Paz a partir de 1934.

Foi reestruturada entre 1956 e 1957, por um projeto do urbanista Carlos Perry, e em 1989 recebeu uma obra da artista plástica

Lúcia Guerreiro, escultura representando duas crianças brincando de roda no centro de um lago.

A praça já passou por várias modificações, a última para seu gradeamento, o que aumentou a visitação de crianças e idosos usufruindo de seus jardins.

No centro da praça encontramos um grande monumento em bronze, homenagem a Pinheiro Machado, inaugurado em 1931, obra do artista Leão Veloso.

Na Praça, todas as sextas-feiras, acontece a feira livre de Ipanema, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro!

A região e a praça Nossa Senhora da Paz se destacam pela grande quantidade de estabelecimentos comerciais ao seu redor.

Muitos bares e restaurantes fazem dessa parte do Rio um ótimo “point” de encontro para cariocas e turistas.

Jardim de Alah

O famoso canal e toda a área verde em seu entorno, ali entre Ipanema e Leblon, tem um passado de bonitas memórias. Antes de ser Jardim de Alah, o local já foi chamado por três nomes diferentes: Praça Grécia, Praça Couto Abel e Praça Saldanha da Gama.

O nome atual do parque foi baseado no filme americano “Jardim de Alá”, que fazia sucesso nos cinemas na época. O estilo arquitetônico que inspirou o projeto foi o art déco. Nos anos 1950 e 1960, era possível se alugar gondolas para se navegar pelo canal, sendo uma opção de lazer muito procurada pelos cariocas.

O Canal é anterior ao Jardim. Ele foi construído na década de 1920, no intuito de deixar as águas da Lagoa mais salubres e evitar enchentes, trazendo também oxigênio.

O prefeito do Rio assinou contrato de concessão do Jardim de Alah. O Consórcio Rio + Verde foi o vencedor da licitação e ficará responsável por investir mais de R$ 110 milhões em melhorias no espaço e R$ 20 milhões por ano em manutenção e operação ao longo do contrato de 35 anos. O Jardim de Alah continuará sendo um parque público, com acesso gratuito, e aumento de 30% em áreas verdes, incorporando espaços onde hoje ficam carros estacionados. Com o contrato assinado, a empresa agora terá prazo de cerca de seis meses para o processo de licenciamento do projeto, que terá que respeitar todas as regras ambientais e de patrimônio. A expectativa é entregar as obras do parque renovado no segundo semestre de 2025.

Mar de Esporte

Em toda sua extensão, Ipanema pode ser considerado o bairro que mais respira esporte, tendo por toda extensão do mar, da areia e do calçadão uma imensa variedade de modalidades esportivas.

Com diversos equipamentos de ginastica espalhados pelo calçadão e, inclusive com o maior deles, sendo a academia de pedra no Arpoador, Ipanema cria um desfile de modelos fitness por toda sua extensão.

Além das academias, o calçadão em toda sua extensão possui uma grande ciclovia, espaço de Ioga, Futmesa, pista e piscina de skate, slackline, entre outros esportes.

Já nas areias é possivel praticar frescobol, frisbee, volei, futvolei, futebol de praia e altinha, esporte que teve sua origem na praia de Ipanema.

Nas aguas a pratica do surf é muito comum na área do Arpoador, além de Bodyboard, stand-up Paddle e Pesca.

Espalhado pela praia voce poderá alugar equipamentos de esporte e ter instrutores preparados para ensinar a prática dos esportes que existem por toda extensão de Ipanema. Dessa forma podemos considerar Ipanema um grande reduto de atletas e pessoas fitness.

Aproveite Ipanema!

Referências:

https://www.multirio.rj.gov.br/ https://pt.wikipedia.org/ https://diariodorio.com/ https://www.gov.br/turismo

https://tuliovillaca.wordpress.com/tag/tom-jobim/ https://antigo.bn.gov.br/acontece/noticias/2015/04/rio-450-anos-bairros-rio-ipanema# https://www.comandantenobre.com.br/10-curiosidades-sobre-a-praia-de-ipanema/ https://bafafa.com.br/ https://riotur.rio/

Observações:

Em algumas localidades não foi possivel o voo por motivo de segurança, principalmente nos arredores de algumas comunidades, não sendo possivel registrar algumas localidades.

44 45 Rio de Janeiro Visto de Cima - Arpoador e Ipanema Rio de Janeiro Visto de Cima -
e
Arpoador
Ipanema

Outras publicações

e conheça todas as fotos que estão à venda.
Consulte nossos preços!
46 47 Rio de Janeiro Visto de Cima - Arpoador e Ipanema Rio de Janeiro Visto de Cima -
e Ipanema CARLOSCOSTASTUDIO CARLOSCOSTASTUDIO
Arpoador
Visite
perfil @view.carloscosta
o

todos os registros foram realizados por

https://www.instagram.com/view.carloscosta/ https://www.instagram.com/arte.carloscosta/ https://www.instagram.com/carloscostastudio/ https://www.facebook.com/carloscostastudio carloscostastudio@gmail.com +55 (21) 98882-8774

Esta publicação é gratuita e livre para compartiilhamento, sem fins lucrativos

48 Rio de Janeiro Visto de Cima - Arpoador e Ipanema CARLOSCOSTASTUDIO
VOE ALTO! Não para que o mundo te veja, mas para que você consiga ter outra visão do mundo.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.