Microsoft Word 2010 - Formatar Textos Longos

Page 1

MICROSOFT WORD 2010 FORMATAR TEXTOS LONGOS Carla Jesus email@carlajesus.net www.carlajesus.net

Microsoft Word 2012 - Formatar Textos Longos by Carla Jesus is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported License.


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

1. Preparar o documento Um texto de caracter científico é redigido em folhas de tamanho A4, com orientação vertical e margens que devem ter aproximadamente 3 cm na parte superior e esquerda e 2,5 cm na parte inferior e direita. As duas primeiras opções aparecem configuradas por predefinição no entanto, o mesmo não se passa com a medida das margens. Para fazer ajustes nas mesmas basta, no separador “Esquema de página”, na secção “Configurar página”, fazer clique no botão “Configurar página” escrever as medidas nas respetivas caixas.

. Na janela

Figura – Janela “Configurar página” com as medidas aconselhadas para as margens

Note-se que nesta janela é também possível definir a medida da medianiz. Esta margem, apesar de pouco conhecida, é de extrema importância para trabalhos que serão encadernados. A medianiz corresponde, portanto, à medida da página que fica inutilizada devido à existência de uma lombada. Caso seja necessário, a janela “Configurar página” possibilita ainda a alteração da orientação da página, na secção “Orientação”, e do tamanho, no separador “Papel”.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

2


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

2. Capa A capa apresenta elementos como o título do trabalho, o nome do autor, a denominação e logotipo da instituição a que se encontra ligado, o local e a data de execução, entre outros. Estes devem estar centrados horizontalmente e verticalmente. O alinhamento horizontal ao centro consiste em posicionar os elementos de forma a que a distância de cada um deles ao limite da margem esquerda da página seja igual à distância ao limite da margem direita da página. A forma de obter este tipo de alinhamento é sobejamente conhecida bastando para tal utilizar o botão “Ao centro” da secção “Parágrafo” do friso ou aceder à janela “Parágrafo” fazendo clique no botão

, também na secção “Parágrafo” do friso.

Figura – Botão “Ao centro” ativado

Figura - Janela "Parágrafo" com configuração do alinhamento horizontal “Centrado”

Carla Jesus – email@carlajesus.net

3


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

O alinhamento vertical ao centro consiste em posicionar os elementos de forma a que a distância de cada um deles ao limite da margem superior da página seja igual à distância ao limite da margem inferior da página. Para além da capa este tipo de alinhamento pode ser utilizado noutros locais como, por exemplo, páginas que contenham quadros ou esquemas de grandes dimensões.

Figura – Elementos da capa com alinhamento vertical ao centro

Para obter o alinhamento vertical ao centro, no separador “Esquema de página”, na secção “Configurar página”, fazer clique no botão . Na janela “Configurar página”, aceder ao separador “Esquema” e em “Alinhamento vertical” selecionar “Centrado”.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

4


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

3. Dedicatória e Agradecimentos Após a capa, apesar de não ser obrigatório, é habitual surgirem uma página com a dedicatória e outra com os agradecimentos. Neste caso, pode-se manter o alinhamento vertical ao centro alterando apenas, no caso da dedicatória, o alinhamento horizontal de centro para direita e o estilo do texto para itálico. Uma vez que o alinhamento vertical se mantém, para abrir uma nova página a seguir à capa, para escrever a dedicatória, basta utilizar uma quebra de página. Para isso, após colocar o cursor no final da última linha da capa, no separador “Inserir”, na secção “Páginas”, fazer clique em “Quebra de página”. Em alternativa poderá, no separador “Esquema de página”, na secção “Configurar página”, fazer clique em “Quebras” e selecionar “Página”. O procedimento anterior deve ser repetido para abrir uma nova página para os agradecimentos. A quebra de página é um símbolo de formatação oculto e, como tal, para poder visualizá-lo é necessário ativar o botão “Mostrar tudo” que se encontra no separador “Base”, na seção “Parágrafo” do friso. Para desativar este botão basta voltar a fazer clique sobre o mesmo.

Figura – Botão “Mostrar tudo” ativado

Carla Jesus – email@carlajesus.net

5


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Página da dedicatória com o botão “Mostrar tudo” ativado

Carla Jesus – email@carlajesus.net

6


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

4. Índice e outros elementos Para além da dedicatória e dos agradecimentos, o trabalho poderá ainda ter um sumário, uma lista de siglas e abreviaturas, um prefácio entre outros. Obrigatória será a existência de um índice colocado no início ou no fim. Independentemente do conteúdo das páginas que sucedam os agradecimentos, estas deverão estar configuradas com alinhamento vertical superior e não centrado como acontecia anteriormente. Para que seja possível alterar o alinhamento vertical sem interferir com as páginas antecedentes não basta fazer uma quebra de páginas mas antes uma quebra de seção - página seguinte. Para isso, após colocar o cursor no final da última linha dos agradecimentos, no separador “Esquema de página”, na secção “Configurar página”, fazer clique em “Quebras” e selecionar “Página seguinte”.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

7


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura - Página dos agradecimentos com o botão “Mostrar tudo” ativado

Após o procedimento anterior é então possível efetivar a alteração do alinhamento vertical utilizando os passos anteriormente descritos, ou seja, no separador “Esquema de página”, na secção “Configurar página”, fazer clique no botão . Na janela “Configurar página”, aceder ao separador “Esquema” e em “Alinhamento vertical” selecionar “Superior”. Deve ter-se em conta que, depois da quebra de seção feita na página dos agradecimentos, para abrir uma nova página para cada um dos outros tópicos basta fazer uma quebra de página.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

8


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura - Página do sumário com o botão “Mostrar tudo” ativado

Carla Jesus – email@carlajesus.net

9


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura - Página do índice com o botão “Mostrar tudo” ativado

Carla Jesus – email@carlajesus.net

10


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

5. Corpo do texto 5.1. Títulos e subtítulos Os títulos são utilizados para os capítulos e os subtítulos para as seções que poderão ter diversos níveis hierárquicos. O trabalho deve estar formatado de forma a que a importância de cada uma destas partes seja facilmente identificada. A maneira mais comum de fazê-lo é com a alteração do tipo e do tamanho da letra mas existem outras como, por exemplo, utilizar maiúsculas e maiúsculas pequenas e numerar automaticamente todos os títulos e subtítulos. 5.1.1. Maiúsculas e maiúsculas pequenas As maiúsculas são habitualmente conseguidas através da tecla de «CAPS LOCK». No entanto, a obtenção destas letras bem como de letras maiúsculas pequenas pode fazer-se recorrendo às opções com o mesmo nome na janela “Tipo de letra”. Para aceder a estas opções, no separador “Base”, na secção “Tipo de letra”, fazer clique no botão . Na janela “Tipo de letra”, aceder ao separador “Tipo de letra” e marcar a opção desejada.

Figura – Janela “Tipo de letra”

Carla Jesus – email@carlajesus.net

11


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Note-se que nesta janela é ainda possível obter os efeitos “Superior à linha” (a z) e “Inferior à linha” (az) que por vezes são necessários. 5.1.2. Estilos Um estilo é um conjunto de formatações que vão desde as opções básicas, como o tipo e o tamanho de letra, até às opções adicionais, como o espaço entre as linhas e o espaço entre os parágrafos. Existem estilos predefinidos e estilos definidos pelo utilizador. O estilo “Normal” é o estilo predefinido que é assumido em qualquer documento novo. Após a formatação do primeiro título e do primeiro subtítulo deve-se criar um estilo para cada um deles, ou seja, devem existir tantos estilos como níveis hierárquicos. Para criar um estilo, após selecionar o primeiro titulo formatado, no separador “Base”, na seção “Estilos”, fazer clique no botão

. No painel “Estilos” (à direita da janela) fazer clique

no botão (Novo estilo). Na janela “Criar novo estilo a partir de formatação”, em “Nome:” escrever o nome que desejado para o estilo. Em “Tipo de estilo:” selecionar parágrafo, uma vez que um título é de facto um parágrafo com uma única linha. Em “Estilo baseado em:” selecionar “Normal”, que é o nome do estilo predefinido. Em “Estilo para o parágrafo seguinte:” selecionar “Normal” uma vez que a formatação que surge no texto a seguir ao título não deve ser igual á do próprio título. De notar que as formatações realizadas antes de se criar o estilo estão a ser assumidas e mostradas na parte inferior da janela.

Figura – Janela “Criar novo estilo a partir da formatação”

Carla Jesus – email@carlajesus.net

12


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

De reparar também que, após a criação do estilo, o nome do mesmo fica visível no friso, na seção “Estilos”. Como foi referido anteriormente devem existir tantos estilos quantos os níveis hierárquicos. Assim, o processo anterior deve ser repetido para o primeiro subtítulo formatado e para o primeiro “subsubtítulo” formatado e assim sucessivamente. É imperativo não esquecer de aplicar o estilo correto à medida que se vão criando os títulos, subtítulos e afins. Para isso, basta selecionar alinha a formatar e fazer clique no nome do estilo no friso, na seção “Estilos”. Este procedimento terá influência na criação do índice geral de forma automática no final da redação do texto. 5.1.3. Numeração automática De forma a facilitar a identificação dos diferentes níveis hierárquicos existentes num trabalho é conveniente que os títulos e subtítulos sejam numerados. A forma mais fácil de fazê-lo é recorrendo à numeração automática. Para isso, basta selecionar os títulos e subtítulos e, no separador “Base”, seção “Parágrafo”, fazer clique no botão selecionar, por exemplo, a terceira opção da “Biblioteca de listas”.

e

Figura – Terceira opção da Biblioteca de listas

Além das opções predefinidas da Biblioteca de listas pode-se criar uma lista personalizada. Para tal, após fazer clique no botão , selecionar “Definir nova lista com múltiplos níveis…”. Na janela que surge, em “Clicar em nível para modificar:” selecionar “1” e escolher as definições pretendidas. Fazer o mesmo para tantos níveis quantos os que o trabalho tiver. No exemplo apresentado na Figura as definições são semelhantes às da terceira opção da Biblioteca de listas no entanto em “Alinhado a:” e “Avanço de texto em: ” foram alteradas as medidas. Fazendo clique no botão , também foi alterada a opção “A seguir ao n.º pôr:” de “Carácter de tabulação” para “Espaço”.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

13


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Janela “Definir nova lista com múltiplos níveis”

Carla Jesus – email@carlajesus.net

14


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Títulos e subtítulos com numeração automática

5.2. Capitulares A palavra capitular provém de capítulo e, num processador de texto, executar tal tarefa consiste em destacar a primeira letra do mesmo. Para obter esse resultado, após selecionar a letra, no separador “Inserir”, na secção “Texto”, fazer clique em “Capitulares” e, de seguida, selecionar “Capitulado” ou “Na margem” conforme a preferência. Se se pretender aumentar o número de linhas abrangidas pela letra ou aumentar a distância desta ao texto, no mesmo menu deverá selecionar “Opções de capitulares…” e, na janela “Capitulares”, escrever o número desejado nas respetivas caixas.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

15


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Janela “Capitulares”

Figura – Texto com letra capitulada

5.3. Espaçamento entre linhas e Espaçamento entre parágrafos Uma mancha gráfica harmoniosa ajuda à compreensão do conteúdo e torna a página mais atraente. Deve por isso, evitar-se páginas sem espaços ou com espaços muito pequenos. Habitualmente define-se o espaçamento entre linhas com espaço e meio e o espaçamento entre parágrafos com seis pontos. Para configurar estas medidas, após selecionar o texto, no separador “Base”, na secção “Parágrafo”, fazer clique no botão . Na janela “Parágrafo”, na zona “Espaçamento”, em “Depois:” escolher “6 pto” e em “Espaçamento entre linhas:” selecionar “1,5 linhas”.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

16


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Configuração do espaçamento entre linhas de “1,5 linhas” e entre parágrafos de “6 pto”

De realçar ainda que nesta janela é também possível aumentar o espaço antes dos parágrafos. Uma das aplicações práticas desta opção é a configuração da medida dos títulos de modo a que de cada capítulo inicie no final do primeiro terço da página, em vez de iniciar com uma letra capitulada, conforme visto anteriormente. Deve-se ter em conta que para visualizar este resultado é necessário que exista efetivamente um parágrafo antes do título. Para tal, colocar o cursor antes do título e pressionar a tecla «ENTER».

Carla Jesus – email@carlajesus.net

17


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Título com espaçamento antes do parágrafo de “180 pto”

5.4. Marginadores Os marginadores têm várias utilizações práticas como avançar a primeira linha de um parágrafo em relação ao limite da margem esquerda do mesmo ou avançar a margem esquerda e recuar a margem direita de um parágrafo. Como foi referido anteriormente uma disposição gráfica do texto adequada torna a leitura mais apelativa. Como tal, todos os parágrafos devem iniciar com uma linha mais avançada em relação à margem esquerda do que as restantes. Para realizar esta tarefa, após selecionar o texto, no separador “Base”, na secção “Parágrafo”, fazer clique no botão . Na janela “Parágrafo”, na zona “Avanço”, em “Especial:” selecionar “Primeira linha” e em “Por:” escolher “0,5”.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

18


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Configuração do avanço da primeira linha de cada parágrafo com “0,5 cm”

Outra das aplicações práticas dos marginadores está relacionada com as citações longas (mais de três linhas). Estas devem ser colocadas num parágrafo independente e com margens maiores do que o restante texto. Para obter este resultado, após selecionar a citação, no separador “Base”, na secção “Parágrafo”, fazer clique no botão . Na janela “Parágrafo”, na zona “Avanço”, em “Esquerda:” escolher “1 cm” e em “Direita:” escolher “1 cm”.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

19


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Citação com margem esquerda e direita de “1 cm”

5.5. Opções de paginação Cada capítulo deve iniciar numa nova página e, para tal, no final do anterior insere-se uma quebra de página utilizando o procedimento anteriormente descrito. O mesmo método não se aplica aos subtítulos. Neste caso, cada um deve ser escrito na linha imediatamente após o fim do anterior. Desta forma poderá acontecer que o primeiro parágrafo a seguir ao subtítulo fique separado do mesmo, ou seja, em páginas diferentes, o que dificulta a leitura. A fim de evitar a ocorrência desta situação, deve ativar-se a opção “Manter com o seguinte”. Para tal, no separador “Base”, na secção “Parágrafo”, fazer clique no botão . Na janela “Parágrafo”, no separador “Quebras de linha e de página” marcar a opção “Manter com o seguinte”.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

20


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Separador “Quebras de linha e de página” da janela “Parágrafo”

O separador “Quebras de linha e de página” da janela “Parágrafo” tem ainda outras opções que importa conhecer. A opção “Controlo de linhas isoladas”, está selecionada por predefinição e tem como objetivo evitar que uma página termine com apenas a primeira linha de um parágrafo ou que comece com apenas a última linha do parágrafo iniciado na página anterior. Quanto à opção “Manter linhas juntas”, esta visa a não divisão de um parágrafo em duas páginas distintas. É menos utilizada do que as duas anteriores, que são de marcação quase obrigatória, mas pode ser importante em determinadas circunstâncias de modo a facilitar a compreensão de um trecho de texto. Estas opções podem ser aplicadas em todo o documento ou apenas numa parte do texto desde que este esteja selecionado quando as mesmas são marcadas.

5.6. Hifenização

Carla Jesus – email@carlajesus.net

21


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

De uma forma geral o texto deve ser apresentado com alinhamento justificado. Contudo, este tipo de alinhamento pode, por vezes, provocar espaços demasiado grandes entre as palavras de uma linha, como acontece na Figura . A fim de evitar esta situação pode-se recorrer à hifenização. Esta consiste na utilização de hífens de forma a que a última palavra da linha possa ser dividida, sendo a segunda parte disposta na linha seguinte. Para proceder à hifenização de um texto, no separador “Esquema de página”, na secção “Configurar página”, fazer clique em “Hifenização” e, de seguida, selecionar “Automática”. Se o resultado obtido não for esteticamente agradável existe a hipótese de hifenizar o texto manualmente, selecionando a opção “Manual”, ou retirar a hifenização selecionando “Nenhuma”.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

22


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Texto dos agradecimentos com hifenização

5.7. Legendas Um texto de caráter científico é normalmente acompanhado com figuras, gráficos, quadros, entre outros. Todos estes elementos têm legendas que podem ser inseridas de forma automática. Para tal, basta fazer clique com o botão direito do rato sobre o elemento a legendar e selecionar “Inserir legenda…”. Na janela “Legenda”, em “Nome:” selecionar o elemento em causa. Se este não existir poderá acrescentá-lo através do botão “Novo nome…”.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

23


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Janela “Legenda” com seleção do elemento “Figura” criado pelo utilizador

Cada conjunto de elementos será numerado sequencialmente e, caso se insira um novo elemento no meio dos que já existem, a numeração é atualizada automaticamente. Caso tal não acontece deve-se fazer clique com o botão direito do rato sobre o número e selecionar “Atualizar campo”.

5.8. Referência cruzada No decorrer do texto pode surgir necessidade de referir um título ou subtítulo abordado anteriormente assim como uma figura, uma nota, entre outros. A referência cruzada permite fazer alusão a estes itens de uma forma fácil e rápida. As duas frases que se seguem são exemplos de utilização deste recurso. Conforme se pode observar na Figura 1, a janela “Configurar página” tem três separadores “Margens”, “Papel” e “Esquema”. A janela “Configurar página” tem três separadores “Margens”, “Papel” e “Esquema” (vd. Figura 1).

Quer numa frase, quer noutra, a expressão “Figura 1” foi introduzida automaticamente e tem uma hiperligação para o local do documento onde esta se encontra. Para tal basta colocar o cursor no local onde se deseja inserir a expressão e, no separador “Inserir”, na seção “Ligações”, fazer clique em “Referência cruzada”. De seguida, em “Tipo de referência:”, selecionar “Figura” e, em “Inserir referência a:”, selecionar “Só nome e número”. Apesar da expressão não ficar com o sublinhado caraterístico de uma hiperligação, ao clicar sobre a mesma com a tecla «CTRL» pressionada, o utilizador é conduzido para a parte do documento a que a expressão faz alusão.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

24


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Janela “Referência cruzada”

5.9. Notas de rodapé e Notas de fim As notas fornecem informações ou explicações suplementares e podem estar no rodapé da página que refere a existência das mesmas ou no final do trabalho. Para inserir uma nota de rodapé basta colocar o cursor junto à última palavra do texto que originou a nota e, no separador “Referências”, na seção “Notas de rodapé”, fazer clique em “Inserir nota de rodapé”.

Figura – Parte inferior de uma página com nota de rodapé

Para inserir uma nota de fim seguem-se os passos descritos anteriormente mas faz-se clique em “Inserir nota de fim” em vez de “Inserir nota de rodapé”.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

25


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

6. Referências bibliográficas Um texto de caráter científico tem obrigatoriamente referências bibliográficas. Estas contêm um conjunto de informações que permitem identificar um livro, uma revista, uma página da internet ou qualquer outro texto que o autor tenha utilizado para a realização do trabalho. Uma referência bibliográfica é constituída por inúmeros elementos existindo normas que regulam o aspeto gráfico dos mesmos. A forma mais rápida e fácil de obter uma listagem deste tipo é recorrendo à opção “Inserir citação”. Isto é, no decorrer do trabalho após cada citação, deverão ser realizados os passos seguintes. Com o cursor no final da citação, no separador “Referências”, na secção “Citações e Bibliografia”, fazer clique em “Inserir citação” e selecionar “Adicionar nova fonte…”. Escolher o tipo de fonte da qual provem a citação e preencher os campos solicitados. Estes campos estão de acordo com o estipulados na norma “APA Quinta Edição” mas é possível alterar esta norma e para isso, basta fechar a janela “Criar fonte” e, no friso, em “Estilo:” selecionar uma das normas listadas.

Figura – Campos da norma “APA Quinta Edição”

Figura – Caixa “Estilo:” com a norma “APA Quinta Edição” selecionada

De notar que todas as fontes ficam associadas a um nome de etiqueta, que é criado automaticamente, conforme se pode ver no canto inferior esquerdo da janela “Criar fonte” apresentada na Figura . Contudo, este nome pode ser alterado caso o utilizador o deseje. O texto que se segue apresenta duas citações. A primeira refere-se a um livro que tem apenas um autor de apelido “Jesus”. Contudo, a segunda citação provém de um livro com três autores de apelido “Estrela”, “Soares” e “Leitão”. Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

26


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto. Citação Citação Citação Citação Citação Citação Citação Citação. (Jesus, 2011) Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto. Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto. Citação Citação Citação Citação Citação Citação Citação Citação Citação Citação Citação Citação Citação. (Estrela, Soares, & Leitão, 2006) Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto.

A forma correta de inserir vários autores na janela “Criar fonte” ( Figura ) é através do botão “Editar”. Na janela “Editar nome” utilize o botão “Adicionar” para acrescentar nomes à lista não esquecendo que, quando a obra tem mais de três autores refere-se apenas o nome do primeiro seguido de et al.

Figura – Janela “Editar nome”

Em qualquer altura pode-se alterar ou eliminar as fontes que foram criadas após as citações. Para tal, no separador “Referências”, na secção “Citações e Bibliografia”, fazer clique em “Gerir fontes”. De notar que a caixa “Lista principal”, apresentada à esquerda, tem todas as fontes criadas enquanto que, na caixa “Lista atual”, à direita, estão as fontes utilizadas no documento atual.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

27


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Janela “Gerir fontes”

Se no decorrer da escrita do texto não se pretender inserir todos os campos relativos às obras das quais se retiraram as citações, pode-se apenas marcar os locais e criar as fontes posteriormente. Para isso, com o cursor no final da citação, no separador “Referências”, na secção “Citações e Bibliografia”, fazer clique em “Inserir citação”. De seguida, selecionar “Adicionar novo marcador de posição…” e escrever um nome adequado. No final da escrita deve-se aceder à janela “Gerir fontes”, conforme explicado anteriormente, selecionar o marcador de posição desejado, fazer clique no botão “Editar…” e preencher os campos apresentados. Este processo anterior deve ser repetido para todos os marcadores de posição distintos que foram criados durante a escrita do texto. Se ao longo do trabalho forem utilizadas várias citações da mesma obra não precisará de inserir todos elementos da mesma para cada uma delas, basta fazer clique em “Inserir citação” e selecionar a fonte ou marcador de posição adequado. Após a conclusão do texto, e desde que as fontes das citações estejam preenchidas, é possível criar as referências bibliográficas automaticamente. Para isso, com o cursor na página correta, no separador “Referências”, na secção “Citações e Bibliografia”, fazer clique em “Bibliografia” e selecionar “Bibliografia”.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

28


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

7. Índices Os índices são listas organizadas que sistematizam a informação e facilitam a consulta, permitindo encontrar rapidamente o que se procura.

7.1. Índice geral O índice geral contém uma lista dos assuntos abordados ao longo do trabalho. Nele devem estar todos os títulos, subtítulos e afins. Pode ser gerado de forma automática desde que toda a informação que dele deve constar esteja formatada recorrendo aos estilos, como foi visto anteriormente. Assim, criar um índice geral implica apenas, no separador “Referências”, na seção “Índice”, fazer clique em “Índice” e selecionar “Índice”. No caso de não se terem utilizado os estilos predefinidos “Cabeçalho1”, “Cabeçalho2”, entre outros, em vez de se selecionar “Índice” devese selecionar “Inserir índice…” e na janela “Índice” fazer clique no botão “Opções…”. Na janela “Opções de índice” procurar o nome dos estilos que se utilizaram nos títulos e subtítulos do documento e colocar um número em frente ao mesmo, de acordo com o nível que este ocupa na hierarquia do índice.

Figura – Janela “Índice”

Carla Jesus – email@carlajesus.net

29


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Janela “Opções de índice”

7.2. Índice de ilustrações Apesar do seu nome, este poderá apresentar uma lista não só de figuras mas também de quadros, de gráficos e de todos os elementos que tenham sido legendados de forma automática como foi visto anteriormente. A criação de um índice deste tipo é de extrema facilidade, basta colocar o cursor na página onde se pretende que este apareça e, no separador “Referências”, na seção “Legendas” fazer clique em “Inserir índice de ilustrações”.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

30


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Janela “Índice de ilustrações”

7.3. Índice remissivo Um índice remissivo consiste numa lista de palavras, ordenadas alfabeticamente, com o número das páginas onde estas ocorrem. A elaboração do índice remissivo implica a marcação prévia das palavras a incluir no mesmo. Para tal, após selecionar a primeira palavra, no separador “Referências”, na seção “Índice remissivo”, fazer clique em “Marcar entrada”. Na maior parte das vezes o objetivo é assinalar todas as ocorrências dessa palavra no texto por isso, deve-se deixar marcada a opção “Página atual”, que na verdade significa documento atual e, de seguida, fazer clique no botão “Marcar todas”.

Carla Jesus – email@carlajesus.net

31


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Figura – Janela “Marcar entrada de índice remissivo”

A marcação de entrada para o índice remissivo é um símbolo de formatação oculto e, como tal, para poder visualizá-lo é necessário ativar o botão “Mostrar tudo” que se encontra no separador “Base”, na seção “Parágrafo” do friso, como foi referido anteriormente. A janela “Marcar entrada de índice remissivo” da Figura , apresenta ainda a possibilidade de inserir uma entrada secundária. Este recurso utiliza-se quando se pretende obter um resultado como o a seguir apresentado:

Carla Jesus – email@carlajesus.net

32


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

índice de ilustrações, 29 geral, 27 remissivo, 29, 30

Para obter o resultado anterior deve-se selecionar “índice de ilustrações” e, de seguida, em “Entrada principal:” escrever “índice”, em “Entrada secundária:” escrever “de ilustrações” e, por fim, fazer clique no botão “Marcar todas”. Repetir o processo para “índice geral” e “índice remissivo”. Ainda na janela “Marcar entrada de índice remissivo” da Figura , existe a opção “Referência cruzada” que se utiliza quando, em vez de aparecer o número da página onde a palavra ocorre, se pretende que apareça uma palavra alternativa, como no exemplo a seguir apresentado: carro. Consulte automóvel

Carla Jesus

33


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

8. Anexos e Apêndices Os anexos e apêndices consistem são dados complementares que, apesar de não fazerem parte do corpo do texto, o fundamentam ou completam. O tipo de informação presente nesta parte do trabalho consiste muitas vezes em quadros que, pelas suas dimensões, devem ser colocados numa página com orientação horizontal. Para conseguir alterar a orientação sem interferir com as páginas antecedentes utiliza-se uma quebra de seção - página seguinte, já referida anteriormente. Para isso, após colocar o cursor no final da última linha da página anterior àquela onde ficará o quadro, no separador “Esquema de página”, na secção “Configurar página”, fazer clique em “Quebras” e selecionar “Página seguinte”. Após o procedimento anterior é então possível efetivar a alteração da orientação utilizando os passos anteriormente descritos, ou seja, no separador “Esquema de página”, na secção “Configurar página”, fazer clique no botão . Na janela “Configurar página”, aceder ao separador “Margens” e em “Orientação” selecionar “Horizontal”. Deve ter-se em conta que, enquanto for necessário páginas com orientação horizontal, não é preciso fazer outra quebra de seção – página seguinte. Caso se deseje abrir uma nova página faz-se apenas quebra de página. Contudo, quando o conteúdo do documento voltar a exigir páginas com orientação vertical é necessário fazer uma nova querbra de seção – página seguinte e voltar alterar a orientação na janela “Configurar páginar”.

Figura – Quadro numa página com orientação horizontal

Carla Jesus

34


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

9. Cabeçalho e rodapé O cabeçalho e o rodapé de um trabalho podem conter informação diversa como, por exemplo o título do trabalho e o nome de autor. Indispensável é a paginação que permite a localização exata de cada capítulo ou seção. As páginas que precedem a introdução devem ser numeradas com números romanos enquanto que as restantes devem estar identificadas com números árabes. As páginas em branco não são numeradas mas contam para a sequência da numeração como acontece, por exemplo, com a capa. É precisamente por este ponto que se deve começar, ou seja, para que a numeração não apareça na capa, começar por, no separador “Esquema de página”, na seção “Configurar página”, fazer clique no botão . De seguida, na janela “Configurar página”, no separador “Esquema”, marcar a opção “Diferente na 1ª página”. Depois deste procedimento, colocar o cursor na segunda página e, no separador “Inserir”, na seção “Cabeçalho e Rodapé”, fazer clique em “Número de página”, selecionar “Fim da página” e depois, por exemplo, “Número simples 3”. Desta forma, a numeração aparecerá em todas as páginas exceto na primeira. No entanto, como atrás foi referido, antes da página da introdução a numeração deve ser romana. Como tal, com o cursor no rodapé da segunda página, no separador “Inserir”, na seção “Cabeçalho e Rodapé”, fazer clique em “Número de página” e selecionar “Formatar números de página…”. De seguida, em “Formato do número:” selecionar a numeração romana. Se for necessário deve-se repetir este procedimento em todas as seções que contiverem páginas que precedam a introdução.

Figura – Janela “Formato dos números de página”

Poderá ocorrer uma situação em que uma seção abrange páginas que precedem a introdução, a própria introdução e páginas que estão após a introdução. Neste caso a numeração romana constará em todas elas e para evitar esta situação é necessário fazer uma nova quebra de seção. Assim, deve-se colocar o cursor no fim da página que antecede a introdução (fazer duplo clique na página para fechar a área de cabeçalho e rodapé) e fazer uma quebre de seção – página seguinte, como foi explicado anteriormente. De seguida, colocar o cursor no rodapé da página de introdução (fazer duplo clique no rodapé para abrir a área de cabeçalho e Carla Jesus

35


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

rodapé) e, no separador “Inserir”, na seção “Cabeçalho e Rodapé”, fazer clique em “Número de página” e selecionar “Formatar números de página…”. De seguida, em “Formato do número:” selecionar a numeração árabe. Deve-se ter em conta que, se se desejar colocar mais dados no cabeçalho ou no rodapé do trabalho estes deverão estar apenas a partir da página de introdução. Como tal, antes de escrever colocar o curso no cabeçalho ou no rodapé da página de introdução e, no separador “Estrutura”, seção “Navegação”, fazer clique em “Ligar ao anterior” para desativar esta funcionalidade. Desta forma garante-se que o que for escrito não aparecerá nas páginas anteriores mas apenas nas posteriores.

Carla Jesus

36


Microsoft Word 2010 – Formatar textos longos

Referências Bibliográficas Estrela, E., Soares, M. A., & Leitão, M. J. (2006). Saber Escrever Uma Tese e Outros Textos. Lisboa: D. Quixote. Jesus, C. (2011). Exercícios de Word 2010 & 2007. Lisboa: FCA.

Carla Jesus

37


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.