Projeto nova canaã

Page 1

COLÉGIO MUNICIPAL LEUR LOMANTO

PROJETO PEDAGÓGICO: PÉ NA ESTRADA

TEMA: FAZENDA NOVA CANAÃ

CAMAMUZINHO- IBIRAPITANGA-BAHIA 29 DE OUTUBRO DE 2015

APRESENTAÇÃO


Para este trabalho de pesquisa falar em inovação na educação é viver com alunos os prazeres que a aula de campo (aquela que tira o aluno da sala de aula e o leva para a aula prática o que aprendeu na teoria) pode nos proporcionar, pois além de estigar o aluno na aprendizagem o estimula em vários aspectos para harmonizar todo o processo do ensino/aprendizagem. Assim o Projeto Pé na Estrada, em suas cinco edições, proporcionou a todos momentos de conhecimentos e lazer para todos os participantes. Todas as edições tendo como objetivos de conhecer: relevo, situação geográfica, história, clima, vegetação e as culturas. Assim, o educando soube diferenciar, questionar, confrontar os conhecimentos adquiridos, além disso, os demais participantes também adquiriram conhecimentos que proporcionaram a abrir um leque para um mundo mais científico. Sem contar que ao conhecer as festas e passeios culturais estamos aprendendo e adquirindo um lazer que jamais teríamos tido se não fosse a oportunidade que o projeto oferece. Neste contexto podemos afirmar que o que foi citado acima é verídico através do relato do aluno Leordino S. C. S. Pereira que participou do Projeto de 2010 com o tema: “Lençóis o Encanto da Bahia.” Que nos diz : “Eu adquirir muitos conhecimentos sobre está linda cidade e este cantinho da Bahia cheio de encantos naturais e históricos.” Assim sendo, afirmamos que a Bahia tem muito conhecimentos a nos oferecer como subsídios pedagógicos sejam natural ou humano, quando trabalhado a Aula de Campo em nossos currículos e métodos. Ao tirarmos o educando da sala de aula para uma prática pedagógica estamos colaborando com um aprendizado prazeroso e estimulando a vontade de aprender e crescer como cidadãos pensantes dentro desta sociedade contemporânea que exigi esta postura de pensar, realizar e transformar para um mundo inovador em que vivemos. Por essas razões, O Projeto Pé na Estrada em sua nova caminhada irá conhecer o Projeto Fazenda Nova Canaã que fica na zona rural da cidade de Irecê no Estado da Bahia. Esta Fazenda é uma Entidade Beneficente, é uma ONG que ajuda a população do sertão baiano a enfrentar as dificuldades sociais da região. A organização é administrada pelo Projeto Ressoar e atende


gratuitamente mais de 600 crianças, Com 500 hectares, a fazenda oferece também diversas oportunidades para os moradores locais e é vista como um verdadeiro Oasis no meio do território da seca. Atende crianças e jovens de 4 a 16 anos que passam o dia em constante aprendizado. Além da educação, da prática de esporte e das demais atividades, as crianças contam com atendimento médico, odontológico, psicológico, projeto que se estende aos seus familiares. Também são realizadas campanhas de vacinação para os alunos, suas famílias e para a comunidade. A associação emprega mais de 150 pessoas, que estão ligadas direta ou indiretamente para a manutenção e operação do projeto. O objetivo é promover o desenvolvimento social das famílias atendidas e da comunidade. Essa entidade mantém esta operação, desenvolvimento e manutenção durante os 12 meses do ano . Assim o Projeto Pé na Estrada, deseja conhecer este rico projeto de perto para nem só divulgar, mas como usá-lo como exemplo para a nossa comunidade, principalmente no que se trata da parte pedagógica.Com a perspectiva de realização deste trabalho para o dia 29 de outubro de 2015, saindo de Camamuzinho às 2:00h da manhã com previsão de chegada na Fazenda Nova Canaã as 16:30h, tendo como retorno dia 1º de novembro às 17:00h. Conclui-se então que são com esses tipos de ações que se transforma um a sociedade e a eleva para o desenvolvimento e progresso, nem só de sua comunidade, mas também de seu município, estado e até o país. Nesta visão o Colégio Municipal Leur Lomanto do Distrito de Camamuzinho-Ibirapitanga- Bahia, juntamente com a Secretária de Educação deste Município vem prestigiar alunos, professores, servidores, pais e convidados para juntos realizarmos esse grande evento pedagógico.

INTRODUÇÃO


O Projeto Pé na Estrada é um projeto que nasceu para estimular a importância da Aula de Campo, onde o tirar o educando da sala de aula e ingressá-lo, além dos muros escolares na busca de subsídios para incrementar, o currículo com aulas práticas já estudas na teoria, vem nem só dar uma inovada no ensino/aprendizagem, mas também, vem trazer estímulos no querer aprender do aluno, saindo um pouco do tradicionalismo, e dando uma alavancada para que ocorra a verdadeira educação tão almejada neste século. Neste sentido Veiga nos diz que: “Que a sala de aula é um espaço físico dinamizado pela relação pedagógica, mas que não é o único espaço da ação educativa.” Assim, pode afirmar que a sala é a interação do professor com o aluno, onde um passa conhecimentos e outro recebe esse conhecimento interagindo e dinamizando, pois esse conhecimento não pode ser visto como um mero passar ou repassar, mas um aprendizado dinâmico. Quando o conhecimento é dinamizado e leva o aluno a pensar, participar e realizar, não precisa necessariamente que esses (conhecimentos) sejam dentro de uma sala de aula, pois esse não é o único espaço onde se ensina e se aprende. Alguns professores afirmam que um dos motivos que os leva a temer a Aula de Campo é principalmente a indisciplina. Mas, será que se perguntaram o que leva o aluno a ser indisciplinado? Ou já pararam para pensar o que é a rotina de todos os dias estarem ali sentado, só ouvindo, copiando, respondendo? E que alguns estresses de professores pode ser desta rotina?O que desejamos afirmar que a sala de aula é importante sim, mas que devemos inovar transformando a essa rotina em tarefas dinamizadas onde todos realmente participam do processo ensino aprendizagem.

COLÉGIO MUNICIPAL LEUR LOMANTO


CONOGRAMA DO PROJETO PÉ NA ESTRADA 2015 FAZENDA NOVA CANAÃ – IRECÊ – BAHIA. SAÍDA/DIA 29/10/2015

HORÁRIO 2:00h (da manhã)

RETORNO/DIA 1º/11/2015

HORÁRIO 3:30h(manhã)

Obs: Ao retornar no Domingo iremos visitar o Morro do Pai Inácio que fica no caminho.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.