Jornal Nosso Bairro #02

Page 2

Nosso Bairro 02.qxp:Nosso Bairro

2

I

04.07.08

09:34

INSTITUCIONAL

Page 2

I

SALVADOR, JUNHO DE 2008 - ANO I - Nº 2

Destaque

Editorial Chegamos à segunda edição! E com muita satisfação pelo resultado positivo que obtivemos graças a você, caro leitor, que comentou, elogiou, ligou, enviou e-mails ou apenas leu o Nosso Bairro. E por falar em nosso bairro, a região da Pituba tem sido alvo de algumas manchetes negativas na imprensa soteropolitana. Crime passional, roubo de joalheria em Shopping Center, acusação de invasão de privacidade em supermercado, demolição de uma escola infantil por uma grande construtora que está realizando um novo empreendimento imobiliário ao lado, rachadura na Avenida ACM em frente ao Parque da Cidade, seqüestro terminado em morte, cujo cadáver foi encontrado com 10 tiros em um bairro próximo, entre outras coisas. Fora os já freqüentes, infelizmente, assaltos e furtos de veículos e pedestres, o aumento de moradores de rua e os transtornos com as obras realizadas na orla e no antigo Clube Português. O que está acontecendo com a nossa região? O que nós, moradores e freqüentadores da Pituba podemos fazer a respeito? Nos trancar dentro de casa? Fingir que não está acontecendo nada? Não podemos simplesmente ignorar os fatos. A Pituba tem

vivido numa falsa ilusão de bem estar comum. As pessoas só se importam com o que acontece dentro de suas próprias casas, esquecendo que os fatos ocorridos fora influenciam bastante a vida delas. Como hoje em dia não colocar a bolsa atrás do banco ou no chão? Como não ter um carro com os vidros escurecidos para evitar que o bandido veja dentro? Ou tremer de medo cada vez que passa uma pessoa de bicicleta? Ou ainda ver lixos espalhados pelas ruas com mau cheiro e não ficar enojado? Não podemos nos acomodar só porque vivemos numa cidade grande. A criminalidade e a ineficiência do bairro não podem ser consideradas “normais”. Tem que ser denunciadas, reprimidas, combatidas. E a população não pode apenas cruzar os braços e esperar que a polícia e o poder público façam alguma coisa. Vamos discutir, sugerir soluções, expor os problemas abertamente e cobrar por resultados. O jornal Nosso Bairro é uma ferramenta para buscarmos alternativas. Afinal de contas, é como diz o ditado: A união faz a força! Boa leitura.

Prefeito João Henrique e Frei Paulo, da Paróquia Nossa Senhora da Luz, prestigiam o jornal Nosso Bairro na abertura simbólica das urnas do Clube Português

Carta do Leitor Gostaria de parabenizar pelo conteúdo do jornal lançado. Há tempos que a Pituba precisa de um jornal assim. Sou morador da Pituba desde 1983. Com o final do Clube Português eu fui um dos que lançou a idéia de instalar um oceanário. Há duas opções que estão sendo mais votadas na enquete da prefeitura: o oceanário e uma biblioteca. Acho que a prefeitura poderia construir um oceanário e instalar uma biblioteca com temas voltados para o mar. Marcos Oliveira por e-mail.

A Redação

Canal 2 Comunicação e Eventos Ltda. Rua Rio de Janeiro, 342 - Pituba, CEP - 41.820-000 Telefones: (71) 3344-1911/2416 E-mail: contato@canal2.com.br Website: www.canal2.com.br Diretor Executivo Luciano Dórea luciano@canal2.com.br Edição Cris Montenegro - DRT/BA - 2521 Márcia Ribeiro - MTB 39.432 Fale com a redação: nossobairro@canal2.com.br Textos Anaísa Freitas, Izadora Azevêdo e Lucas Sérvio Colaboração Felipe Vergili, Roberto PIres e Vanessa Bahia Revisão Cristiane Guimarães Fotografia Lucas Silva Design Editorial Alan Alves e Elaine Quirino Direção de arte publicitária Adrien Tournillon Departamento Administrativo / Financeiro Mara Machado mara@canal2.com.br Carlos Dórea carlos@canal2.com.br Esta Edição 20 mil exemplares Junho 2008 As cartas para a redação deste jornal devem ser enviadas para a sede da Canal 2 Comunicação. Outros artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do Nosso Bairro e da Canal 2.

NEANDRO SANTIAGO

Acabo de ler, com atenção e zelo o NOSSO BAIRRO. Estão de parabéns a Editora Canal 2, a equipe do jornal e os colunistas. Mais que a vocês, parabenizo a Pituba pelo nascimento de seu veículo de divulgação e comuni-

cação. Venho de um tempo quando isso? 1943 ao aportar em Salvador - em que a cidade morria na barraca da baiana do acarajé. A seguir, o arame farpado da fazenda do Sr.Manoel Dias, referida no editorial. Bem acentuada a definição - Pituba é uma cidade dentro da cidade de Salvador. Desculpe, dou o primeiro palpite: Transforme-se o espaço do antigo Clube Português em uma biblioteca pública nos moldes da Biblioteca Central dos Barris, onde os moços lêem e pesquisam, onde igualmente pesquisam os que buscam fontes de cultura e história. A Biblioteca Central vem dos anos 68, 69 do século findo. Hoje, com o crescimento populacional, está encravada no sufoco do centro de Salvador. A Pituba já comporta um centro de pesquisa cultural. De muito se precisa em termos de

lazer. Não se faz tudo de uma vez. João Justiniano por e-mail. Parabenizo-lhes pela excelente iniciativa de lançar o jornal NOSSO BAIRRO. Além de tratar de questões específicas do tri-território Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores, aborda, ainda, uma gama diversa de assuntos de interesse da sociedade em geral. É mais um canal de comunicação do cidadão para enfrentar um poder público, hoje em dia, preenchido, em todos os quadrantes do nosso Brasil, por pessoas que se preocupam mais em renovar-se ou perpetuar-se no poder do que em servir àqueles que, de boa fé, inocência ou ingenuidade, lhe confiaram o seu precioso voto. Carlos Rubem Pereira de Andrade por e-mail.

Carta do Leitor! Participe! Caro leitor, o jornal Nosso Bairro convida você para participar deste novo veículo de comunicação da região da Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores. Envie sugestões, críticas, denúncias, curiosidades para nossobairro@canal2.com.br ou ligue para a nossa redação: (71) 3344-1911.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.