6 minute read

Duo Gourmet

Next Article
Cultura

Cultura

HAMBÚRGUER PARES DO

Advertisement

Aproveitando que a edição do mês está dedicada aos hambúrgueres, fizemos acompanhamentos e molhos especiais para você impressionar. Todas as receitas são simples e cheias de sabor, perfeitas para a correria do dia a dia. Por Fabiana Murgel e Thais Uliana ACOMPANHAMENTOS CRIATIVOS E SABOROSOS PARA FAZER EM CASA! ¼ xícara de leite; Sal a gosto; Suco de ½ limão; 1 colher (sopa) de mostarda; Uma pitada de páprica doce; 2 colheres (sopa) de semente de coentro; ½ xícara de cheiro verde; Quanto baste de óleo. Em um liquidificador, coloque o leite, o sal, a pimenta do reino e o suco do limão. Ligue na menor velocidade, e vá colocando o óleo em fio, sem parar, até dar o ponto. Adicione Maionese de cheiro verde com semente de coentro o cheiro verde e bata até que se misture completamente. Após pronta, adicione as sementes de coentro. Deixe na geladeira por no mínimo duas horas antes de consumir.

Maionese de limão siciliano e hortelã

¼ xícara de leite; Sal a gosto; Suco de 1 limão siciliano; ½ xícara de hortelã; Quanto baste de óleo.

Em um liquidificador, coloque o leite, o sal, a pimenta do reino e o suco do limão siciliano. Ligue na menor velocidade, e vá colocando o óleo em fio, sem parar, até dar o ponto. Adicione o hortelã e bata até que se misture completamente. Deixe na geladeira por no mínimo duas horas antes de consumir.

Chutney de tomate

6 tomates maduros 1 cebola 1 dente de alho ½ xícara (chá) de açúcar mascavo ½ de xícara (chá) de vinagre de vinho tinto 2 colheres (chá) de sal 2 colheres (sopa) de molho ingles

Em um copo ou taça, coloque o caju e as rodelas de limão. Complete com gelo. Adicione a dose de gin e o xarope, mexendo levemente com uma colher longa. Complete o copo com água gaseificada, finalize com o ramo de alecrim e sirva.

Maionese de alho assado

¼ xícara de leite Sal a gosto Suco de ½ limão Quanto baste de óleo 1 cabeça de alho

Em um papel alumínio, enrole a cabeça de alho com casca e tempere com sal, pimenta do reino e um fio de azeite. Coloque em uma assadeira média no forno por aproximadamente 50 minutos ou até estar macio. Tire as cascas do alho e reserve. Em um liquidificador, coloque o leite, o sal, a pimenta do reino e o suco do limão. Ligue na menor velocidade, e vá colocando o óleo em fio, sem parar, até dar o ponto. Adicione o alho e bata até que se misture completamente. Deixe na geladeira por no mínimo duas horas antes de consumir.

FABIANA MURGEL

Fotógrafa especialista em gastronomia e publicitária @estudiocumaru THAIS ULIANA

Chef, confeiteira e professora de gastronomia @thais.personalchef

TERAPIAS ORIENTAIS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

TRATAMENTOS PODEM ATUAR EM CONJUNTO COM A MEDICINA TRADICIONAL

As terapias alternativas, principalmente as orientais, estão cada vez mais presentes nos centros terapêuticos. Segundo a crença chinesa, qualquer desarmonia detectada no sistema energético, é sinal do começo de um processo de adoecimento, que com o passar do tempo agride o corpo e provoca dores. Por isso, essas técnicas possuem como objetivo tratar corpo e mente. De acordo com Beatriz Lopes Ferraz Elias, diretora do Arya Concept SPA, o desequilíbrio é causado por alguns dos “vilões” da saúde, como: estresse diário, má alimentação, emoções reprimidas e cansaço. Conheça algumas terapias que podem combatê-los!

SHIRODHARA Terapia que proporciona um relaxamento profundo. O fluxo de óleo aquecido derramado sobre a testa acalma o funcionamento cerebral, podendo levar a um estado de meditação. Nutre os canais energéticos e são indicados para diversos problemas como insônia, depressão, irritabilidade, ansiedade e estresse. Beatriz Lopes Ferraz Elias Diretora do Arya Concept SPA

MUBUN DASHIM Acupuntura abdominal japonesa. Assim como as orelhas e os pés, o abdômen também é considerado um microssistema e, portanto, reflete o corpo inteiro. Com pequenos martelos e pinos de madeira, fazem-se leves percussões em todas as áreas do abdômen com o intuito de restabelecer a harmonia energética e combater dores.

MASSAGEM AYURVÉDICA Técnica que consiste em uma massagem em todo o corpo com óleo vegetal aquecido que nutre e revitaliza os tecidos corporais. Essa massagem traz o equilíbrio entre o corpo e a mente por meio da identificação dos doshas corporais. Proporciona benefícios curativos em longo prazo, relaxa, acalma a mente, fortifica a energia vital, reduz o estresse e elimina toxinas.

Cuidados com o idoso no verão

Overão brasileiro chegou e é importante ficar atento com a desidratação provocada pelas altas temperaturas. De acordo com a enfermeira especializada em geriatria e gerontologia do Hospital e Maternidade Dicas para evitar desidratação em altas temperaturas

Santa Tereza, Fabiana Soldera, os idosos devem redobrar os cuidados para evitar problemas de saúde comuns nesta época do ano, como a desidratação e a hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal devida ao calor externo.

Compromisso em cuidar da sua saúde. Hospital e Maternidade Santa Tereza.

Atendemos os principais planos. Consulte sua Operadora.

“Com o processo de envelhecimento, a quantidade de água no corpo do idoso diminui assim como a sensação de sede e a capacidade de transpiração. A maior exposição ao calor pode levar à desidratação, e o indivíduo pode perder sais minerais. Por isso, é importante não só beber líquidos, como também consumir legumes, frutas e verduras para repor os sais perdidos na transpiração”, explica Fabiana.

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, entre os sinais de que o corpo está desidratado estão lábios e língua secos e redução da quantidade de urina. Também podem ser observadas alterações como confusão mental, dor de cabeça, tonturas, fadiga e mal-estar. De acordo com a entidade, sintomas de alerta para hipertermia são contraturas musculares, náuseas, vômitos, dor de cabeça, fraqueza, tonturas e até mesmo convulsões. Uma das complicações decorrentes do calor é a pressão cair repentinamente, o que aumenta o risco de quedas e traumas, que podem ser muito graves em idosos.

“Recomenda-se tomar água e sucos pelo menos um litro por dia, alimentação leve e atenção redobrada com os alimentos que podem se deteriorar mais rapidamente e levar a uma intoxicação alimentar, com diarreia e vômitos que pioram o quadro de desidratação”, completa. Fabiana ainda aproveita para orientar sobre as atividades ao ar livre, que devem ser feitas em horários com temperaturas mais amenas.

This article is from: