“Campeão das Províncias” - 8/5/2023

Page 1

JUNTA DE FREGUESIA VAI GASTAR COM ROMARIA DOS OLIVAIS 25 MIL EUROS DIRECTOR LINO VINHAL www.campeaoprovincias.pt | telef. 239 497 750 | e-mail: campeaojornal@gmail.com SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 | N.º 759 | ANO 3 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL DE SEGUNDA A SEXTA, ÀS 17:00 / 18:00 HORAS EDIÇÃO DIGITAL FICHA TÉCNICA: EQUIPA DO CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS Lino Vinhal, Luís Santos, Joana Alvim, Luís Carlos Melo e Cristiana Dias PAGINAÇÃO Grupo Media Centro De 2.ª a 6.ª-Feira, às 17:00 horas vá a na barra lateral encontra “Campeão Digital”. CLIQUE E LEIA! Pode também encontrar o link de ligação no Facebook do Campeão em www.campeaoprovincias.pt www.facebook.com/campeaodasprovincias 20 PÁGINAS PÁGINA 2 (CHAMADA PARA A REDE FIXA NACIONAL)

Olivais recebe sábado a Romaria do Espírito Santo

pes, o pão com chouriço e fumeiro. Para além disso terá tendas solidárias com associações locais, nomeadamente o Centro Social Partilha e Saber Dr. Fausto Correia, ABC e D de São Romão, Centro de Acolhimento João Paulo II e Artesã carenciada.

Bijuteria, calçado, louças em barro, artesanato diverso, como quadros, postais em pintura de diamantes, artesanato feito à mão, carrossel infantil e para adultos são outras das atracções presentes.

Numa área ao ar livre e de acesso a todos, a Romaria abre sempre às 15h00 e encerra às 24h00.

Durante um mês, de 13 de Maio a 13 de Junho, o Largo dos Olivais, em Santo António dos Olivais, Coimbra, volta a receber a sua maior festa: a Romaria do Espírito Santo.

“A Romaria do Espírito Santo é a grande festa da Freguesia de Santo António dos Olivais”, começou por referir Francisco Rodeiro, presidente da Junta de Freguesia, durante a apresentação do programa que decorreu na tarde desta segunda-feira.

Tratando-se de uma tradição de alguns anos e que se pretende preservar e dar continuidade, o presidente sublinha que a “Junta de Freguesia faz gala em manter a tradição, embora com critérios sujeitos à modernidade”.

O certame vai decorrer no habitual espaço icónico da freguesia, que está na memória de gerações de conimbricenses, e terá várias atracções, quer de artesanato, gastronomia, cultura, religiosidade e divertimento para os mais pequenos com os carrosséis.

Ao todo são cerca de 24 espaços, onde se incluem os comes e bebes com as farturas, cre-

No primeiro dia (13 de Maio), a Romaria do Espírito Santo fará a inauguração oficial às 16h45, seguindo depois o espectáculo do Grupo de Concertinas ‘Os amigos da Paródia de Coimbra’. A noite fica a cargo do Grupo de Dança Wolfdance e do Grupo de Dança The Season Flowers da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra. Entre uma programação variada e cheia de animação, destaca-se o artista de Coimbra Tiago Silva que fará a animação na noite de 27 de Maio, pelas 21h00.

Pela Romaria do Espírito Santo irá ainda actuar filarmónicas, coros e tunas, recebendo, também, as comemorações do Dia da Criança (1 de Junho). No dia 13 será a benção das crianças a Santo António, a trezena, a missa em honra do Santo e a procissão a partir do Largo dos Olivais.

A Junta de Freguesia aplica à volta de 25 mil euros nesta Romaria, sendo que se estende para além deste certame com outras iniciativas a decorerem até Julho, criando um investimento total que ultrapassa os 30 mil euros.

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 2 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

CHUC promove caminhada “Cuida-te+”

No próximo dia 21 de Maio, o Gabinete de Humanização do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) irá dinamizar uma caminhada na Mata Nacional do Choupal (MNC) em Coimbra.

Sob o mote “Cuida-te+”, esta iniciativa convida todos os profissionais, familiares, amigos e comunidade a estarem presentes e caminharem pela MNC, também denominada como “Pulmão da Cidade de Coimbra”.

Com esta acção pretende-se sensibilizar e promover não apenas a adopção de hábitos saudáveis e a actividade desportiva, mas, também, o convívio e a confraternização entre todos.

Pelas 09h30, junto aos campos de basquetebol da Mata Nacional do Choupal, será feito um momento de aquecimento com todos os participantes, com a duração de 45 minutos, e pelas 10h15 todos os participantes iniciarão um percurso previamente definido pelos responsáveis da MNC.

A caminhada culminará num momento de convívio, com modelagem de balões para as crianças e entrega de lanche a todos os envolvidos.

O passeio é gratuito e sem seguro de grupo, pelo que cada participante caminha por sua conta e risco. As ins-

crições decorrem até dia 18 de Maio, através do   link : https://forms.office.com/e/Tfi54KkLcW

3 SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

CMC recebe doação de documentos sobre o mestre Lourenço Chaves d’Almeida

ACâmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar hoje, dia 8 de Maio, a aceitação da doação do acervo documental composto por um conjunto de desenhos de trabalhos do mestre Lourenço Chaves d’Almeida, bem como correspondência, fotografias, notas sobre obras, artigos de jornais, escritos seus e diplomas. Lourenço Chaves d’Almeida foi um dos mais célebres artistas de ferro forjado. Nascido em Lamego, em 1876, exerceu a sua actividade em Coimbra, onde residiu até ao fim dos seus dias, em 1952.

Lourenço Chaves d’Almeida não se tratou de um simples ferreiro ou mesmo de um vulgar artista do ferro forjado, mas de um homem de elite, com uma apreciável cultura e apurada sensibilidade para a arte em geral, lê-se na informação que vai para apreciação, na sequência da proposta de doação de José Machado Lopes. Entre as numerosas obras de Lourenço Chaves d’ Almeida, destacam-se o Lampadário/Chama da Pátria (Mosteiro da Batalha), o Lectus Pompeiano (Veva de Lima), o Relicário (Afonso Lopes Viera) e o lustre da CMC.

Os serviços municipais justificam a aceitação desta

doação por Lourenço Chaves d’ Almeida tratar- se de uma figura notável, que viveu e laborou em Coimbra e que o seu acervo documental permite dimensionar a promoção e difusão da sua vida e obra, é de valor inestimável para o estudo e compreensão da sua estreita relação com António Augusto Gonçalves, cujo espólio também se encontra na Biblioteca Municipal de Coimbra. Entende-se, ainda, que o espólio agora doado é, igualmente, de valor inestimável para a compreensão e estudo da sua ligação a outros vultos notáveis do seu tempo e contribui para a valorização da história e cultura da cidade de Coimbra.

Lourenço Chaves d’ Almeida contactou com parte da elite intelectual e política do seu tempo, nomeadamente, Joaquim Teixeira de Carvalho (Quim Martins), Afonso Lopes Vieira, Belisário Pimenta, Bissaya Barreto, Marechal Gomes da Costa e, mais estreitamente, como seu discípulo, com António Augusto Gonçalves, vulto da cultura e história conimbricense, tendo mesmo desempenhado funções na Escola Livre das Artes do Desenho, no Museu Machado de Castro e como Mestre das Oficinas de Serralharia Mecânica da Escola Brotero.

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 4 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

ACâmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar hoje, dia 8 de Maio, a abertura do procedimento administrativo com vista à elaboração do Regulamento Municipal de Protecção de Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local, para enquadrar o apoio da

Repúblicas

elaboração do Regulamento Municipal de Protecção de Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local. O objectivo é encontrar um enquadramento legal para apoiar financeiramente as Repúblicas de Estudantes de Coimbra, reconhecidas como Entidades de Interesse Histórico e Cultural, através de uma comparticipação do Município até 10% do valor total da aquisição dos imóveis onde as mesmas se encontrem instaladas e/ou tenham a sua sede.

A questão surge na sequência dos pedidos de apoio formulados pelas Associações Real República Rápo-Táxo e Real República dos Fantasmas, na qualidade de Entidades de Interesse Histórico e Cultural, permitindo um enquadramento legal que possibilite esse apoio, à semelhança do que sucede na Universidade de Coimbra desde 2015, tal como refere a informação municipal.

autarquia na aquisição dos imóveis das Repúblicas de Estudantes.

Ao abrigo do Regime de Reconhecimento e Protecção de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural, o Executivo Municipal vai levar à próxima reunião a proposta de abertura de procedimento para a

A propósito, no passado dia 12 de Abril, decorreu uma reunião entre o presidente da CMC, José Manuel Silva, os vereadores Miguel Fonseca e Carlos Lopes, o presidente da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra, João Caseiro, e representantes da Academia e das Associações Real República Rápo-Táxo e Real República dos Fantasmas que, desde 2018, são reconhecidas como Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local por parte da CM de Coimbra. Na sequência desta reunião, José Manuel Silva determinou que “seja dada prioridade à elaboração deste regulamento” que permita a atribuição de apoio financeiro, por parte do Município.

5 SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
CMC vai criar um regulamento para apoiar a aquisição de imóveis das

Obras no Largo da Sé Velha vão ser retomadas

ACâmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar hoje na Reunião de Câmara o reinício dos trabalhos no Largo da Sé Velha, ultrapassados os condicionalismos depois de terem sido colocadas a descoberto sepulturas escavadas na rocha. O executivo municipal vai ainda deliberar sobre uma proposta de prorrogação do prazo da empreitada pelo número de dias de suspensão dos trabalhos (53). Dessa forma, revisto o calendário, a conclusão da obra está prevista para Julho.

As obras estiveram suspensas de 27 de Janeiro a 22 de Março, após terem sido colocadas a sepulturas escavadas na rocha, que colidiam com o traçado das infra-estruturas a executar no âmbito da empreitada de ligação à rua da Ilha, assim como uma rede de média tensão implantada no subsolo, sob a qual é necessário proceder à colocação das tubagens de águas pluviais e águas residuais.

Com base nos pareceres da Direcção Geral do Património Cultural e da Direcção Regional de Cultura do Centro, estão reunidas as condições para a obra avan-

çar, sendo agora necessário prorrogar o prazo de execução dos trabalhos, em virtude da suspensão não ser imputável ao empreiteiro. De acordo com a proposta que vai a reunião, a conclusão da obra está prevista para Julho deste ano.

De referir, ainda, que no âmbito da empreitada de “Requalificação do Largo da Sé Velha”, na zona junto ao Beco da Carqueija até à Rua dos Coutinhos e Rua Joaquim António de Aguiar, estão concluídos os trabalhos de construção de infra-estruturas, no subsolo, de abastecimento de água, águas residuais, águas pluviais, infra-estruturas eléctricas e de telecomunicações, pavimentação em lajeado de granito e calçada de seixo rolado, execução de escadas e respectivas plataformas, instalação de dissuasores de estacionamento (pinos), plantação de árvore, instalação de floreiras e corrimãos. Na restante zona do Largo, expecto na área de ligação à rua da Ilha, estão concluídos todos os trabalhos de infra-estruturas no subsolo, de abastecimento de água, águas residuais, águas pluviais, infra-estruturas eléctricas e de telecomunicações.

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 6 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

CMC analisa hoje Plano de Renovação da Frota dos SMTUC

Após a análise dos contributos das forças políticas com assento na Assembleia Municipal vai hoje a Reunião de Câmara a proposta de aprovação do Plano de Renovação da Frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). Recorde-se que o plano foi apresentado publicamente, a 9 de Fevereiro, onde se prevê a médio e longo prazo, num cenário a concretizar até 2030, uma taxa de imobilização de 15% e a entrada de 15 novos autocarros por ano, num investimento de cerca de 40 milhões de euros, a que se soma 3.300 milhões de euros previsto para este ano.

Em 2023, está previsto o aluguer de cinco a 10 autocarros standard com dois a três anos, a aquisição de 10 a 20 autocarros diesel standard usados “com uma idade média e quilometragem aceitáveis” e, ainda, o abate de 15 autocarros, num investimento de 3.300 milhões de euros. A apresentação do Plano de Renovação ocorreu a 9 de Fevereiro, após a divulgação da taxa de imobilização dos SMTUC e da análise técnica da frota. Agora, depois da participação das diferentes forças políticas, vai ser submetido a votação do Executivo.

No mesmo documento dos serviços municipais refere-se que “se entende não existir matéria para se efectuar desde já uma revisão do plano, devendo esta ser efectuada quando existirem dados relativos à reestruturação da rede de transportes públicos dos SMTUC, nomeadamente em função do impacto do Metrobus, o que acaba por ir ao encontro das principais sugestões de todos os partidos / forças ou coligações partidárias”. Precisamente nesse sentido foram as declarações do presidente da CM de Coimbra, José

Manuel Silva, aquando da apresentação do Plano, tendo na altura realçado o facto de os “SMTUC serem um desígnio de todas as forças políticas” e caracterizando o documento como um “plano de salvação municipal”. O presidente da CM de Coimbra frisou, ainda, que o Plano representa o “maior investimento alguma vez feito nos SMTUC”, acrescentado tratar-se de um documento “flexível”, que será adaptado, quer às oportunidades de financiamento, quer à futura integração com o Metrobus.

O plano apresenta três cenários possíveis de concretização, sendo que o cenário apresentado foi o terceiro. Na ocasião, a vereadora Ana Bastos, presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, justificou esta escolha como sendo o cenário “mais realista” e “mais exequível”. Assim sendo, o cenário prevê a médio/longo prazo, para concretizar até 2030, uma taxa de imobilização de 15% e a entrada de 15 novos autocarros por ano, com um custo de 39.500 milhões de euros, de forma faseada: 2.100 milhões em 2024; nos anos seguintes montantes anuais de 6.300 milhões até 2029, ano que tem um acréscimo de cerca de 500 mil euros, fruto da opção de aquisição dos 15 autocarros do contrato de aluguer de 2024 pelo valor remanescente.

O ciclo deste cenário conclui-se em 2030, com um investimento anual de 5.400 milhões de euros. Em 2023, está previsto o aluguer de cinco a 10 autocarros standard com dois a três anos, a aquisição de 10 a 20 autocarros diesel standard usados “com uma idade média e quilometragem aceitáveis” e, ainda, o abate de 15 autocarros, com a necessidade de um investimento de 3.300 milhões de euros. No total, vão ser necessá-

rios cerca de 43 milhões de euros para concretizar o Plano, pelo que o Município vai empenhar-se, recorrendo ao Estado Central, na procura de financiamento.

Para além da renovação da frota, o Plano contempla, também, a melhoria do desempenho da Divisão de Equipamento e Manutenção, através da contratação rápida de pessoal para as oficinas e para a gestão de sistemas e aumentar a acções de formação/troca de experiência, da manutenção da prestação de serviço de manutenção externa, da melhoria dos sistemas informáticos, nomeadamente de monitorização da frota, custeio de “obras” e gestão do aprovisionamento e da melhoraria de gestão de stocks, bem como uma maior celeridade nos processos de aquisição.

A concretização deste Plano vai permitir que, em 2025, a frota se situe nos 136 veículos, valor que se mantém em 2030, ano em que os autocarros entre zero e cinco anos vão ultrapassar os 50% ou em que a idade máxima das viaturas se vai situar nos 14 anos. Importa recordar que para o cenário actual contribuíram o desinvestimento que os SMTUC têm sofrido ao longo dos últimos anos, bem como a frota extremamente envelhecida. Os 177 autocarros actuais contam com 119.736.705 quilómetros, representando uma média de 676.478,5 quilómetros. Actualmente, há 14 viaturas com idade inferior a dois anos e há 18 viaturas com mais de 25 anos, das quais, cinco contam com quase 40 anos. Por outras palavras 45% da frota tem mais de 20 anos. A maior fatia de autocarros conta tem entre 10 e 15 anos (55 viaturas), que contam com uma média de 694.446 quilómetros.

7 SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Campanha de Banco Alimentar angaria mais de 1.719 toneladas de alimentos

Acampanha nacional do Banco Alimentar Contra a Fome (BA), que decorreu no fim-de-semana, angariou mais de 1.719 toneladas de alimentos com a colaboração de 40 mil voluntários.

A campanha de recolha alimentar realizou-se em duas mil superfícies comerciais de 21 regiões do país, informou a instituição de solidariedade social.

“A quantidade de produtos doada atesta uma vez mais a solidariedade dos portugueses que, apesar do contexto inflacionista e das dificuldades que afectam muitas famílias, aderiram à proposta”, referiu um comunicado do BA.

“A nossa palavra é de gratidão a todos quantos aceitaram o convite do Banco Alimentar da sua região e doaram tempo, sendo voluntários, ou alimentos, partilhando o que compraram para as suas casas, para as suas mesas”, reagiu a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet, citada na nota enviada à comunicação social.

“Foi renovada assim esta rede social real, numa festa da partilha e da solidariedade, não obstante a situação que afecta tantas famílias”, sublinhou.

Os alimentos recolhidos vão ser distribuídos, a partir desta semana, em 2.600 instituições de solidariedade social, que, segundo o BA, vão fazer a entrega “a cerca de 400 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas”.

Além desta campanha presencial, vai ainda ser possível contribuir, até 14 de Maio, através de vales disponíveis nos supermercados ou de uma plataforma electrónica disponível

em www.alimentestaideia.pt.

No ano passado, os 21 Bancos Alimentares Contra a Fome operacionais distribuíram um total de 28,9 mil toneladas de alimentos, num valor global estimado superior a 44,2 milhões de euros.

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 8 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

ISEC e CCM celebram Protocolo de Cooperação para reforçar ligação à indústria

OInstituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e a empresa Carlos Calhelhas Metalurgica, Lda (CCM) celebraram um protocolo de cooperação para fortalecer a ligação entre a instituição de ensino e a indústria. O acordo, assinado no dia 4 de Maio, visa promover a colaboração em projectos de investigação e desenvolvimento, bem como a formação dos alunos do ISEC em áreas como Engenharia Mecânica e Engenharia Electromecânica.

A CCM é uma empresa especializada em projectos de montagem e manutenção industrial nas áreas do vidro de embalagem. O CEO da CCM, Carlos Calhelhas, destacou a importância da parceria com o ISEC para estreitar relações e colaborar no desenvolvimento de projectos de âmbito internacional.

Por sua vez, o presidente do ISEC, Mário Velindro, afirmou que este protocolo reforça a posição da instituição no que diz respeito à procura dos seus diplomados. O ob-

jectivo é continuar a apoiar a inovação e o desenvolvimento da indústria do país.

O acordo prevê ainda a participação dos alunos do ISEC em aulas, palestras e seminários, bem como a definição conjunta de perfis profissionais necessários para o desenvolvimento da actividade da CCM. As duas organizações reconhecem que é do interesse mútuo a cooperação entre as duas entidades e manifestam a sua disponibilidade para colaborar em projectos de interesse comum.

9 SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Dia da Europa e 64.º aniversário da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra

Para assinalar o Dia da Europa e o 64.º aniversário da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra, a Universidade de Coimbra (UC) une-se à Câmara Municipal de Coimbra (CMC), à Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) e à Associação Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC) na organização de uma sessão comemorativa de ambas as efemérides que terá lugar amanhã (9), pelas 15h30, na sede da AAEC (Rua Pinheiro Chagas, n.º 94, Coimbra).

A sessão vai contar com as intervenções de Manuel Lopes Porto (Faculdade de Direito da UC - FDUC), Licínia Simão (Faculdade de Economia da UC) e Dulce Lopes (FDUC), com moderação de Maria Manuela Tavares Ribeiro (Faculdade de Letras da UC).

As intervenções de abertura ficam a cargo do vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, do presidente da Direcção-Geral da AAC, João Caseiro, do Presidente da AAEC, Jorge Castilho, e do Presidente da CMC, José Manuel da Silva.

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 10 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Associação Advocal celebrou 20 anos

AAssociação Advocal celebrou, no sábado (6), o seu 20.º aniversário. Foi na sua sede, no Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados, que reuniu uma centena de convidados, homenageados e participantes no II Encontro de Coros da Justiça.

As festividades começaram com uma homenagem aos sócios que tiveram acções mais relevantes na criação e implantação da Associação, como José Augusto Ferreira da Silva, Manuel Augusto Lopes Rebanda, Joaquim Augusto Alexandre Forjaz de Sampaio e Maestro Augusto Mesquita.

De seguida decorreu uma sentida homenagem póstuma a quatro sócios/coralistas já falecidos, Maria de Fátima Colvier, António José Leitão Cortes, Alcídio Mateus Ferreira e Cristina Portela Fragoso.

Após as homenagens o presidente da Advocal, José Castanheira, agradeceu a presença dos coralis-

tas que vieram do Porto, do Grupo Coral da Justiça, e de Lisboa, do Corelis, Coro do Tribunal da Relação de Lisboa, dando-se início ao II Encontro Nacional de Coros da Justiça.

Após as actuações destes dois Coros actuou o Coro Advocal e o Grupo de Fados Fadvocal.

As festividades terminaram com um jantar/convívio no Restaurante República da Saudade.

Entre os convidados presentes, para além de familiares dos coralistas já falecidos, esteve a presidente do Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados, Teresa Letras, acompanhada por Marta Ávila do mesmo Conselho, o presidente do Tribunal da Relação de Coimbra Juiz Desembargador Jorge Manuel Loureiro, o presidente do Tribunal Judicial de Coimbra Juiz Carlos Oliveira, e a presidente da Associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra, Isabel Faria.

11 SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Prémios Nacionais “Bento Pessoa-Casino Figueira” anunciam galardoados

Ojúri da 9.ª edição dos Prémios Nacionais “Bento Pessoa-Casino Figueira” divulgou, no dia 6 de Maio, as entidades e personalidades galardoadas nesta edição. A reunião de atribuição da entrega dos prémios realizou-se no Museu Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, sob a presidência do Professor Eduardo Marçal Grilo. A gala de entrega de prémios realiza-se a 27 de Outubro, no Casino da Figueira.

O Município da Anadia é reconhecido pela autarquia, que tem feito um investimento sério e consistente no apoio ao desporto, nomeadamente na construção do velódromo. Delmino Pereira, ex-ciclista de estrada profissional e actual presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e vice-presidente da Federação Europeia de Ciclismo, é premiado na categoria de Dirigente. O treinador do Sporting Clube de Portugal, Rúben Amorim, recebe o prémio de Técnico pela forma distinta como comunica, conferindo ao futebol uma postura e uma ética diferentes do habitual. Diogo Ribeiro, recordista mundial júnior 50m mariposa, título alcançado nos Campeonatos Mundiais de Juniores em 2022, será premiado na categoria de Praticante ou Equipa Desportiva. Na categoria de Praticante Desportivo Paralímpico, a campeã nacional de

boccia na classe BC3, Ana Sofia Costa, é a vencedora. António Simões, jornalista de A Bola desde 1985, é reconhecido na categoria de Jornalista Desportivo ou Órgão de Comunicação Social pelo seu contributo excelente para fazer a história do desporto.

José Luís Cardoso, natural da Figueira da Foz e actual presidente da Academia das Ciências de Lisboa, é o galardoado na categoria de Pessoa Individual ou Colectiva, ligada ao concelho da Figueira da Foz, com acção relevante e de projecção nacional e/ou internacional em qualquer área da actividade humana, excluindo o desporto.

O Ginásio Clube Figueirense também será representado

na cerimónia, com Renato Simões, tesoureiro do Clube e dinamizador da Secção de Ténis de Mesa, a receber o prémio na categoria de Personalidade do Ginásio Clube Figueirense.

O júri atribuiu ainda um Prémio Especial ao Conselho Português para os Refugiados, pela sua prestação de apoio a refugiados e por pugnar pela integração de jovens refugiados na prática de desporto em escolas e clubes. O prémio é ainda atribuído à professora Adelaide Patrício, fundadora do Clube Filipa Lencastre Voleibol e actual presidente e treinadora, com 85 anos de idade, que foi uma inovadora e resistente praticante de desporto desde a época de 50 do século passado.

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 12 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

do Centro Histórico de Coimbra

Na reunião do Executivo Municipal, de hoje, vai ser apresentado o “Relatório Anual de Avaliação da Execução – 2022” do projecto “Uma Mesa para os Avós – Apoio Domiciliário”, que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) tem activo, desde Julho de 2006, através de um protocolo com a Fundação Sophia.

A Câmara Municipal de Coimbra, através do Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Activo, tem em funcionamento, desde Julho de 2006, o projecto “Uma Mesa para os Avós – Apoio Domiciliário”, protocolado com a Fundação Sophia, tendo, actualmente, capacidade para prestar apoio até 45 seniores.

De acordo com o relatório que vai à próxima Reunião de Câmara, é possível concluir que, desde o início do projecto “Uma Mesa para os Avós – Apoio Domiciliário”, foram apoiadas, no total, 137 pessoas, tendo já sido proporcionado o fornecimento de 51.805 refeições a seniores residentes na Alta e na Baixa da Cidade de Coimbra. Para aderir ao projecto, é necessário cumprir os seguintes critérios: residir na Alta ou Baixa da Cidade, ter idade igual ou superior a 65 anos, residir só ou casal idoso ou irmãos idosos ou pais idosos com filhos com deficiência (devidamente fundamentado), não possuir retaguarda familiar, ter dificuldade de locomoção e apresentar um rendimento mensal inferior ou igual à Remuneração Mínima Mensal Garantida.

De referir que, caso o potencial beneficiário não se enquadre nos critérios de adesão acima descritos, o técnico responsável pela dinamização do projecto pode elaborar uma informação social para ser apreciada pelo responsável do pelouro da Acção Social da CM de Coimbra, por forma a que o mesmo possa ser considerado situação de excepção no que concerne a este projecto.

Até 31 de Dezembro do ano passado, havia 19 beneficiários, na sua grande maioria, pessoas que se encontram isoladas, sem suporte fami-

liar e com níveis de independência e/ou saúde que não lhes permitem confeccionar as suas próprias refeições, sendo a maior percentagem do género masculino (52,6%), com 75 ou mais anos de idade (57,9%), solteiras (52,6%) e a viver sozinhas (84,2%).

Este projecto, totalmente gratuito, tem, actualmente, capacidade para prestar apoio até 45 seniores, e visa, sobretudo, a prevenção e a reparação de situações de carência e desigualdade socioeconómica, a especial protecção aos grupos sociais mais vulneráveis, especialmente a população idosa, através do apoio e acompanhamento das pessoas idosas indicadas pela autarquia, mediante o fornecimento de uma refeição completa (almoço) aos sábados, domingos e feriados.

13 SEGUNDA-FEIRA, 8 DE
2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
MAIO
“Uma Mesa para os Avós” apoia população carenciada

Municípios e ACP oficializaram Rali de Portugal na região Centro

Os municípios da Figueira da Foz, Arganil, Coimbra, Góis, Lousã e Mortágua assinaram o contrato de realização do WRC Vodafone Rali de Portugal 2023 na região Centro, que vai estar na estrada na próxima sexta-feira.

A competição, que pontua para o mundial de ralis, incluiu este ano a Figueira da Foz, que vai receber a super especial, algo que não acontecia há mais de duas décadas.

“A Figueira da Foz fez parte do velho rali, da tradição, e espero que a tradição se mantenha por muitos anos”, disse ontem o presidente do Automóvel Clube de

Portugal (ACP), Calos Barbosa, na assinatura dos contratos, citado numa publicação daquele município, onde decorreu a cerimónia de assinatura.

A super especial vai realizar-se no sexta-feira, a partir das 19h00, com partida em frente ao edifício dos Paços do Concelho, efectuando cada piloto um percurso de 2,2 quilómetros, que abrange a zona do Forte da Figueira da Foz e o Parque das Gaivotas.

Os bilhetes para o público assistir em bancadas, que serão maioritariamente instaladas no Parque das Gaivotas, custam 27 euros, dos quais 90% revertem

para a Câmara Municipal e 10% para o ACP.

A prova custa ao município da Figueira da Foz 300 mil euros, valor que pode ser reduzido de acordo com os patrocínios angariados no concelho, mais apoio logístico.

Também na próxima sexta-feira decorrem as passagens pelos concelhos de Lousã, Góis e Arganil, no distrito de Coimbra, e Mortágua, já no distrito de Viseu.

O Rali de Portugal arranca na quinta-feira ao início da noite, com a cerimónia de início na Porta Férrea da Universidade de Coimbra, e termina no domingo.

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 14 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

ESEnfC assina acordo de cooperação com Ordem dos Enfermeiros de Moçambique

AEscola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) assinou um acordo de cooperação com a Ordem dos Enfermeiros de Moçambique (OEMo), na quinta-feira, 4 de Maio. O acordo terá uma duração de cinco anos e prevê uma ampla ajuda mútua nas áreas académica e científica.

O protocolo, assinado pela bastonária da OEMo, Maria Acácia Ernesto Lourenço, e pelo presidente da ESEnfC, António Fernando Salgueiro Amaral, tem como objectivo a formação de grupos de trabalho para implementação de programas que visam o desenvolvimento da Enfermagem em Moçambique.

Entre as acções previstas no acordo estão a facilitação do acesso às bibliotecas virtuais, tecnologias de centros de simulação dos procedimentos de Enfermagem e cursos de curta duração para os enfermeiros docentes que irão orientar as práticas nos centros de simulação. Também está prevista a implementação de pesquisas multicêntricas e projectos de desenvolvimento em Enfermagem, formação de revisores e editores para criação ou fortalecimento de uma revista de

Enfermagem em Moçambique e o intercâmbio de docentes e estudantes dos cursos de especialidade.

A cooperação entre as duas instituições também contempla a promoção e organização de actividades científicas, seminários, colóquios, conferências, congressos e outros eventos de índole académica e de divulgação científica na área de Enfermagem.

A bastonária da OEMo, Maria Acácia Lourenço, afirmou que a Enfermagem de Moçambique está convicta de que a ESEnfC irá acompanhar o país na formação de profissionais de enfermagem capazes de unir o seu pensar com a sua prática e fazer uma reflexão crítica sobre a sua prática, identificando os problemas da sua acção profissional do dia-a-dia e p, e na procura de uma maneira sistematizada da resposta a esses problemas.

Por sua vez, o presidente da ESEnfC, Fernando Amaral, destacou que a instituição que dirige está disponível a participar com todos, sobretudo com aqueles com que tem responsabilidade cultural e histórica, como são os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).

15 SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Romana, Rita Guerra e Anjos actuam na feira de Tábua

AFeira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua (FACIT) de 28 de Junho a 2 de Julho, conta com as actuações de Romana, Holympo, Anjos, Nininho Vaz Maia e Rita Guerra.

É “um certame que envolve muito mais do que as festividades e aquilo que são os artistas, porque envolve aquilo que é o agrupar e dinamizar os mais de 135 ‘stands’ que estão ao dispor de todos os visitantes”, disse hoje o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

A edição de 2023 da FACIT inicia-se no dia 28 de Junho, com a actuação da banda Day Tay, Romana e DJ Epilif, estando previsto, no dia seguinte, a actuação de Baruk,

Holympo, Smells like 90’s e DJ Nuno Araújo, no Pavilhão Multiúsos de Tábua.

O certame conta com várias iniciativas paralelas, nomeadamente sessões empresariais, pela Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV).

Já no dia 30 de Junho sobe ao palco a banda Entre Amigos e os Anjos.

Nininho Vaz Maia actua no dia 1 de Julho, assim como Ar Du Rock e DJ de Vacaciones.

No último dia do certame é a vez de Rita Guerra actuar com a Academia Artística do Município de Tábua, seguido de DJ Timelro. No mesmo dia será realizada o 37.º Festival de Folclore da Casa do Povo de Tábua.

A FACIT terá uma zona comercial e industrial, uma zona automóvel e agrícola, uma área gastronómica, um espaço infantil e outra zona de artesanato.

O evento vai incluir uma exposição de motos antigas, com mais de 100 motas para mostrar “muitas relíquias” que estão no concelho de Tábua.

De acordo com o autarca, a FACIT conta com um investimento de cerca de 150 mil euros e espera receber 25 mil visitantes.

As entradas são gratuitas no primeiro e no último dia do certame, ou seja, dia 28 de Junho e 2 de Julho. Os bilhetes para crianças até aos 12 anos são gratuitos.

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 16 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

No âmbito da participação no Programa “Cria o Teu Futuro”, integrado no Projecto “Imagine.Create.Succeed” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, apurou-se como vencedora em dois projectos, provenientes de Tábua e de Oliveira do Hospital, tendo agora a responsabilidade de representar os respectivos concelhos na Final Intermunicipal do Concurso de Ideias de Negócio da região de Coimbra, que se realiza a 5 de Junho, na Lousã.

A dupla vitória conseguida com os projectos “Mochila do Peregrino”, de Tábua, e “BordaLã”, de Oliveira do Hospital, é a demonstração real da dinâmica educativa, inovadora e empreendedora que esta Escola Profissional tem hoje, como refere o presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa. “Esta é uma demonstração real das práticas inovadores do ensino praticado na EPTOLIVA, e que mais não é que, um reconhecimento ao trabalho diário de professores e alunos que diariamente fazem da EPTOLIVA a Escola mais empreendedora da região.”

A oportunidade trazida pelas Jornadas Mundiais da Juventude inspirou Letícia Marques, Sara Dias e

Soraia Marques, alunas do Curso de Auxiliar de Saúde (11.º ano), a desenvolverem, sob a orientação da Professora Honorata Pereira, a “Mochila do Peregrino”, um saco compacto com todos os materiais e bens necessários para que um peregrino goze da melhor experiência com o máximo conforto.

De igual forma, o projecto “BordaLã”, que consiste na criação de um Super Festival Nacional cuja atracção principal será a lã da Ovelha Bordaleira Serra da Estrela, a acontecer em Março de 2024, tem como autores os alunos do Curso de Turismo (11.º ano), Ana Rita Martins, Camila Alves e Luís Cruz, e a orientação das professoras Gina Sousa e Cláudia Carvalho.

“Ambos os projectos são o resultado de quem Imagina e Cria com Sucesso”, como lembra o dirigente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa. “Esta é também a visão da Escola e a missão que queremos desenvolver com os alunos e as alunas. Queremos “Formar Futuros” ancorados na cultura científica e técnica do empreendedorismo, como ferramenta e metodologia prioritária na formação profissional, pessoal e social das gerações do futuro, preparando assim a sua participação activa e eficaz na sociedade do Futuro.

17 SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
EPTOLIVA duplamente vencedora representa municípios na final do concurso de ideias de negócio

Nuno Severiano Teixeira no “Dia da Europa” da FEUC e FLUC

AFaculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) assinalam conjuntamente , amanhã (9), o Dia da Europa,.

A iniciativa decorre na Sala Keynes da FEUC, pelas 14h30, e tem como convidado Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, FCSH-UNL e investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI), tendo igualmente sido Ministro da Administração Interna (XIV Governo Constitucional) e vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa.

Numa conferência intitulada “A guerra da Ucrânia e a segurança europeia”, Nuno Severiano Teixeira debate um tema de grande actualidade que se inscreve na sua experiência académica e vai ao encontro das agendas de ensino e investigação desenvolvidas nas unidades orgânicas da Universidade de Coimbra.

O “Dia da Europa” é celebrado anualmente nesta data como forma de marcar o aniversário da “Declaração Schuman” de 1950, momento em que Robert Schuman avançou a proposta de criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que mais tarde veio a consolidar-se na actual União Europeia. Assente em princípios de paz e solidariedade, esta era uma nova forma de cooperação política na Europa que pretendia evitar um novo grande conflito armado em solo europeu, após duas grandes guerras mundiais. No contexto actual de regresso da guerra à Europa, esta conferência marca a importância desta reflexão, neste dia simbólico.

Esta iniciativa conjunta da FEUC e da FLUC e o tema da conferência,

além de reforçar as dinâmicas de cooperação entre as duas faculdades, vai ao encontro de conteúdos de ensino ministrados nas várias áreas do saber que compõem a oferta formativa da FEUC e da FLUC bem como da experiência de investigação aí desenvolvida nos domínios da paz, segurança e

direitos humanos à escala nacional e internacional.

Os directores de ambas as Faculdades, Álvaro Garrido, director da FEUC, e Albano Figueiredo, director da FLUC, intervêm igualmente na sessão, respectivamente na abertura e no encerramento.

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 18 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

StartUp Zero quer criar rede de jovens empreendedores em Economia Circular

Oprojecto “StartUp Zero” foca-se na promoção e desenvolvimento do espírito empreendedor em Economia Circular direccionado para a população jovem (a partir dos 16 anos). Tem a ambição de ser um programa de referência internacional, sendo já o maior programa de empreendedorismo em Economia Circular em Portugal.

Liderado pela Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, sedeada no Campus de Tecnologia e Inovação em Oliveira do Hospital, em consórcio com mais quatro entidades de referência nas áreas de empreendedorismo e da economia circular, nos quais se destacam a Associação CECOLAB – Collaborative Laboratory Towards Circular Economy, SANJOTEC – Associação Científica e Tecnológica, Tagus Valley – Associação para a promoção e desenvolvimento do Tecnopolo do Vale do Tejo e Sines Tecnopolo – Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama. É um projecto apoiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia – FSE.

O StartUp Zero lançou um desafio á comunidade empreendedora em Portugal que não tem ainda uma empresa para que até dia 15 de Maio apresentem ideias inovadoras com impacto para a Economia Circular, onde irão beneficiar de um conjunto de prémios e apoios num valor de 237.000 euros. Além disso, para os três melhores projectos e ideias, as equipas irão ganhar um prémio monetário adicional de 2.000, 1.000 e 500 euros, respec-

tivamente. É objectivo encontrar e premiar a melhor Jovem Equipa Empreendedora Portuguesa para a Economia Circular, 2023.

Até ao momento, o StartUp Zero já envolveu mais de 2.400 jovens, realizou mais de 200 acções, de norte a sul do País, de promoção e divulgação e de contacto directo com os jovens.

João Nunes, Presidente e CEO da BLC3 refere que: “É importante desafiar a responsabilidade dos jovens para os desafios planetários: empreenderem para mudar o rumo do planeta, que enfrenta uma crise com um aumento da escassez e o uso não eficiente de recursos naturais. O StartUp Zero pretende que os jovens contribuam, desenvolvam e implementem soluções inovadoras para acelerar a transição de uma Economia Linear para uma Economia Circular. É Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação estratégico uma economia mais eficiente no uso dos recursos, onde existe uma ilusão da sociedade de que temos recursos infinitos. Verificamos ainda dois problemas graves de literacia: a literacia sobre o que é realmente empreendedorismo e a literacia sobre o que é Economia Circular. Temos de ter conhecimentos mais sólidos e análise crítica e não estar dependente apenas das respostas e informações do “Dr. Google”, que nos irão conduzir, como sociedade, a erros graves e a “estados de espírito apáticos”. Sem análise crítica sobre os problemas e desafios, iremos continuar a não ter resposta para os desafios societais e planetários”.

19 SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Penela investe 52 mil euros na requalificação e pavimentação de passeios

vidraça. Serão ainda substituídos e reparados alguns lancis que definem os passeios actualmente, uma vez que se encontram em mau estado de conservação.

Em Fetais Cimeiros, serão criadas duas faixas de calçada de granito, para maior aderência dos automóveis, devido à inclinação do arruamento e ao facto da calçada existente se encontrar polida. Será ainda pavimentado, no mesmo material, um acesso público.

ACâmara Municipal de Penela vai investir 52 mil euros na requalificação e pavimentação de passeios em várias zonas do concelho. As áreas contempladas são Cabeça Redonda, Casal Novo, Zona Industrial de Penela, Fetais Cimeiros, Alfafar, Penela, Estrada de Viavai, Casal de Azenha, Carvalhais e São Simão.

O contrato da empreitada de pavimentação em calçada em vários lugares do concelho foi formalizado pelo presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, acompanhado pelo vice-presidente, Luis Balão, com a empresa Pavi SáPavimentos, Lda.

O investimento de 52.139,44 euros (IVA incluído) tem um

prazo de execução de 90 dias e vai permitir pavimentar ou requalificar áreas confinantes com arruamentos, criando bermas, passeios ou valetas.

Os trabalhos consistem na limpeza da plataforma, abertura de caixa, execução de base e aplicação de camada de revestimento que, dependendo do local e do tipo de utilização, poderá ser em calçada de calcário, de granito, de vidraça ou pavê.

Em Cabeça Redonda e Casal Novo, a autarquia pretende criar duas zonas de berma pavimentadas em calçada de calcário. Na zona industrial de Penela, serão revestidas com pavê duas áreas de passeios existentes, sendo que os acessos automóveis serão realizados em calçada de calcário e

Em Alfafar e em Penela, na rua Francisco Sá Carneiro serão beneficiadas bermas, a revestir em calçada de calcário. Em Estrada de Viavai, o acesso a uma propriedade será realizado no mesmo material.

Com o objectivo de encaminhar águas pluviais, em Casal de Azenha, será executada uma caleira de pavimento e em Carvalhais será executada uma valeta, ambas em calçada de calcário.

Por fim, em São Simão, os trabalhos consistem na reposição de calçada existente nas áreas contíguas às construções mais recentes. O prazo de execução é de 90 dias e pretende melhorar as condições de segurança e mobilidade dos peões, assim como a qualidade do espaço urbano em geral.

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO 2023 20 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.