Usosustentveleconservaodosrecursosflorestaisdacaatinga203 110813211407 phpapp01

Page 264

Rede de Manejo Florestal da Caatinga

outros fatores, além do tempo, têm forte influência na recuperação dos estoques originais. É notável que nos tratamentos de corte raso, a metade das parcelas superou o estoque original, em alguns casos em até mais de 200%. O padrão de recuperação, porém, é pouco consistente neste tratamento. No corte seletivo, há uma tendência mais clara no tempo, ainda que com níveis de recuperação mais baixos. Essa dispersão dos dados é influenciada pelo alto número de parcelas das unidades experimentais Maturi e Formosa, localizadas em sítios de alta qualidade. Nos Gráficos 1 a 4, pode-se observar as seguintes situações: • abaixo dos 8 anos, quase nenhuma parcela atinge 100% de recuperação; • entre 10 e 15 anos, há mais parcelas acima do que abaixo de 100% de recuperação; • cinco das seis parcelas com 20 anos estão acima do 100% de recuperação liquida; • em 25% das parcelas houve mais de 100% de recuperação, com períodos entre 8 e 20 anos.

263

Gráficos 1 a 4 – Relação entre tempo desde a intervenção e recuperação do estoque original nas parcelas de Corte Raso (CR) e Cortes Seletivos (CS) das Unidades Experimentais


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.