Usosustentveleconservaodosrecursosflorestaisdacaatinga203 110813211407 phpapp01

Page 222

A opção de utilizar a variável volume cilíndrico deu-se em face de um melhor entendimento por parte de diversos usuários desse recurso florestal. Para facilitar a observação, a distribuição dos volumes foi feita em função dos diâmetros na base (DNB) e agrupadas nas seguintes classes: • Classe I: 1,5cm < DNB < 7,5cm; • Classe II: 7,6cm < DNB < 10,5cm; • Classe III: 10,6cm < DNB < 12,5cm; • Classe IV: 12,6cm < DNB < 14,5cm; • Classe V: DNB > 14,6cm Antes da aplicação dos tratamentos, a distribuição do volume cilíndrico em classes mostrou comportamento bastante similar em ambas as áreas e nos tratamentos aplicados, com predominância das classes I e V (Gráficos 4 a 7). Na análise feita com os resultados obtidos em 2004, verifica-se uma dominância absoluta da classe I, nas duas áreas e em todos os tratamentos. Isso sugere que as áreas apresentavam similaridade, como demonstrado no item anterior do artigo. Diferentemente do que ocorreu com os demais tratamentos, no de corte seletivo o volume cilíndrico esteve presente em todas as classes. O estoque residual, sem dúvida, contribuiu para tal situação.

Rede de Manejo Florestal da Caatinga

Distribuição do volume cilíndrico em classes diamétricas

221

Gráficos 4 e 5 – Distribuição do volume cilíndrico em classes de diâmetro, por tratamento, nas parcelas da Estação Ecológica, antes do inicio de experimento (1989 pré) e 15 anos depois (2004).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.