Mortadela SADIA - Sarah Yukari

Page 1

SARAH YUKARI SANTOS UEMA | TDG026-TDGN3A | ERGONOMIA | DESIGN GRÁFICO | 2020/2


furo sem utilização prática comercial e cotidiana

produto escolhido Escolhemos este produto para análise, por encontrar a existência de problemáticas ergonômicas na embalagem, sendo de marca altamente conhecida e produto popularmente utilizado. Assim, identificamos que seu processo de abertura é ineficiente, com o mantimento do produto inadequado, sem segurança de fecho após aberto.

indicação para abertura da embalagem que exigindo muita força e não fecha depois


cartaz com anรกlise FEB

post-it laranja: elementos negativos

Cartaz produzido em sala de aula em grupo, indicado em post-it os elementos negativos e positivos encontrados da embalagem desenhada ao centro.

post-it verde: elementos positivos


função da embalagem Armazenamento; Proteção; Atração visual; Venda; Descrição do produto; Informações gerais;

público-alvo Domícilio; Comércios;

justificativa da proposta Manter a percepção visual antiga que contém todas a informações do produto bem colocadas e aplicadas e com o design visual dentro do padrão da marca. Apenas modificando a estrutura que causava ruídos no uso prático: a abertura.


vista superior local de abertura do lacre para acesso do zip lock

zip lock

nova proposta A ideia é que a embalagem permaneça com seu padrão visual da marca Sadia, com modificação na forma de acesso ao produto. Assim sendo utilizado um lacre chamado “zip lock” que além de possibilitar que a marca continue com uso do vácuo para maior duração do produto antes do rompimento do lacre da embalagem, é bastante intuitivo. Sendo que depois de rasgado/rompido o lacre para acesso ao “zip lock”, seu fecho permanece fácil, impedindo que o produto fique exposto quando armazenado.

vista lateral

vista lateral

vista inferior

vista lateral


tato

percepção sensorial: Manter a identidade visual da marca só modificando a estrutura, com a ferramenta de abertura bem intuitiva por já ser comumente utilizado em demais embalagens.

identificação de abertura do produto lacre: com formato de “v” indicando o lugar de rasgo. zip lock: em alto relevo para achar sua localização.

visão marca: marca em destaque para fácil identificação. nome do produto: perto da marca para a primeira visualização do público. produto: transparência em parte para acesso do produto comprado. informações gerais: descrição, selos, valores nutricionais, fabricação, validade e selos oficiais.

audição material: o barulho típico de plástico quando é segurado.


percepção para daltônicos:

visão normal

visão deuteranopia

visão protanopia


plástico:

cores fortes:

componente impermeável de longa duração, para segurança do interior e longas locomoções.

elemento visual com finalidade de atração do consumidor em busca do destaque e boa visualização dos elementos gráficos.

lacre:

zip lock:

manter o produto seguro e assegurando ao consumidor que não houve violamento a embalagem.

ferramenta com fechamento prático, evitando que o ar entre no seu interior.

componentes e funções:


puxar

joga fora

entrada | input podendo cortar ou rasgar onde é indicado a linha tracejada para acesso ao produto

puxar

interações:

entrada | input pegando cada lado e puxando com os dedos em direção divergente como indicado com as setas para abertura da embalagem e acesso ao produto.

empurrar

saída | output após pegar o produto, ele fecha empurrando no local do “zip lock” com os dedos em direção convergente, ou seja, ao contrário do movimento de abertura como demonstrado com as setas. Nota: a estrutura “zip lock” lembra o típico zíper, ambos os lados se encaixando realizando o fechamento por completo.

empurrar


obrigada!

SARAH YUKARI SANTOS UEMA | TDG026-TDGN3A | ERGONOMIA | DESIGN GRÁFICO | 2020/2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.