Pedro Álvares Cabral
22 de abril 1500 Descobrimento do Brasil
Distribuição Gratuita
Ano XXXI - Nº 231 - Fundado em 1986
Email: jornalcaldense@yahoo.com.br
Engenheiro Caldas-MG Abril/ 2017
Emerson Leandro fatura o 2º lugar na Copa Big Mais Fumacê contra o Aedes Aegypti
Emerson Leandro chegou em segundo lugar porque teve problemas mecânicos com a corrente O atleta ciclista caldense Emerson Leandro de Souza participou da primeira etapa da Copa Big Mais XCO 2017, em Governador Valadares, e ficou em segundo lugar em sua categoria. Os demais classificados na categoria PNE com o percurso de 10 quilômetros em trilhas e morros íngremes foram: 1º lugar: Antônio Luiz; 2º lugar: Emerson Leandro; 3º lugar: Welliton Cavalcante.
As provas para diversas modalidades aconteceram no Bairro Elvamar, em Governador Valadares, no dia 19 de março, com a largada às 9h da manhã, com a participação de atletas de todo o Brasil. Os pilotos da categoria PNE teriam que dar duas voltas em uma pista de 5 km, no período de 2 horas. A bicicleta de Emerson teve um problema técnico de relação: a corrente se agarrou no câmbio, e
ele teve que parar no ponto de apoio para consertá-la. Esse foi o motivo do seu atraso, porém, retomando a prova, ele ainda conseguiu chegar em segundo lugar. A Copa Big Mais de Moutain Bike e Trail Run foi organizada por Marconi Miranda, com o patrocínio maior do Supermercado Big Mais. Esse é um evento que já consta no calendário esportivo da cidade, e vale para a copa Brasil de Moutain Bike.
A Prefeitura de Engenheiro Caldas, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, Zika e da febre chikungunya, iniciou na última segunda-feira, dia 10, a aplicação de Fumacê, em todos os bairros da cidade, começando pelos bairros Mafrom e Vila Martins, onde existem maior incidência das doenças infecciosas registradas. A expectativa é de que, durante o mês de abril, a equipe de endemias passe por toda a cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, a orientação é que os moradores abram todas as portas e janelas, para que o inseticida possa circular dentro das casas e eliminar o maior número possível de mosquitos. As visitas domiciliares feitas por agentes de endemias estão sendo realizadas normalmente pelos Agentes de Controle de Endemias. É importante ressaltar que a aplicação do fumacê não diminui o papel da população na prevenção e combate aos focos de mosquitos, e é indispensável que a população assuma o seu papel de combatente, nessa guerra.