Distribuição Gratuita
Ano XXXI - Nº 238 - Fundado em 1986
Email: jornalcaldense@yahoo.com.br
Engenheiro Caldas-MG - Novembro/ 2017
Terremoto mata mais de 400 pessoas no Irã e Iraque Televisão estatal informou 400 mortos, mas número de vítimas pode aumentar, estimam autoridades.
SESI/SENAI deu início ao curso de mecânica
Com mais de 400 mortos e 7 mil feridos, o terremoto que atingiu no domingo, dia 12, uma região montanhosa na fronteira entre o Irã e o Iraque já é considerado o mais mortífero deste ano. Uma grande operação de buscas está em curso para resgatar quem possa estar preso sob os escombros deixados pelo tremor de magnitude 7.3. A maioria das mortes foi registrada na parte oriental do Irã, em Sarpol-e-
-Zahab, cidade localizada a 15 km da fronteira, e em outras partes da Província de Kermanshah. O Irã é uma das regiões do mundo em que terremotos são frequentes. O país já foi atingido por tremores intensos no passado. Em 2003, um terremoto de magnitude 6.6 destruiu a cidade histórica de Bam, matando 26 mil pessoas. O principal motivo da vulnerabilidade a esse tipo de fenômeno geológi-
co é o encontro entre as placas tectônicas Arábica e Eurasiática. No sudeste do país, a placa Arábica está entrando debaixo da Eurasiática, enquanto, no noroeste, há um atrito direto entre elas. As montanhas Zagros são um resultado disso. O tremor de domingo foi o mais mortífero do Irã dos últimos cinco anos, mas é apenas o sexto de magnitude 7.0 ou maior neste ano no mundo - houve 16 desse tipo em 2016 e 19 em 2015.
A Escola Móvel SESI/ SENAI deu início às aulas de mecânica de moto assistente, na cidade. As inscrições estão sendo feitas na Praça Tiradentes das 13 às 18 horas. O SESI/ SENAI está oferecendo esse curso para jovens entre 17 a 25 anos que buscam emprego. O vereador Marcos Lourenço está acompanhando a instalação do curso na cidade. Para mais informação o telefone exibido no cartaz é 33 98415 9767.