EDIFÍCI O
O terreno para o residencial estudantil está localizado na Rua São Salvador, no bairro do Flamengo. A partir da análise do contexto, em uma rua basicamente residencial (São Salvador), mas ao lado de uma das principais ruas comerciais do bairro (Marquês de Abrantes), o principal ponto de partida para o projeto foi o fundo do terreno: um miolo de quadra aberto e público com enorme potencial. Logo, uma conexão entre a rua e o miolo da quadra, através do projeto arquitetônico é algo indispensável. Junto à isso, fluxos, caminhos e movimentos são tomados como partido.
STUDENT RESIDENCE IN PARIS, LAN Architecture, França, 2007 – Os volumes e vazios da implantação dependem do contexto do entorno. COMPLEXO DAS EMBAIXADAS NÓRDICAS, Berger + Parkkinen, Alemanha, 2003 – O complexo é desenhado através do vazio, feito por cortes dividindo uma massa em 6 volumes, criando prismas com fortes características
SESC POMPEIA, Lina Bo Bardi, São Paulo, 1986 – Cada passarela desenhada no projeto é diferente, apesar de participarem das mesmas regras. Saem de uma mesma abertura mas chegam em pontos diferentes
SERPENTINE GALLERY, SANAA, Reino Unido, 2009 - Uma fina cobertura de alumínio, que tem a leveza como característica, interliga todas as zonas do projeto.
PLUG N PLAY, Kragh & Berglund, Dinamarca, 2009 – O parque criado para praticantes do Le Parkour, possibilita não só a prática em qualquer horário, como também o uso por crianças. Os obstáculos também podem ser utilizados como novos e diferentes locais de permanência.
Caio Guaraná T. Cavalcanti DRE 112040685
Atelier Integrado_1|2014_1
PA2 PP DIG CES SAP
Adriana Sansão Priscilla Alves Peixoto Rafael Fonseca Vivian Balthar Aline Veról
1 /10 P3