Somos todos heróis - C&A (Português)

Page 1

1

Somos todos herรณis

Somos todos herรณis UM PROJETO SOLIDร RIO DA C&A


herรณis


Era uma vez... A maior parte das histórias começa sempre assim. Mas estas não são histórias como as outras; as nossas começam depois de todos termos vivido uma das piores pandemias mundiais. Nestes momentos de crise e de ver tudo preto, um grupo de pessoas espalhadas por toda a península surgiram do nada e reinventaram-se para pintar tudo com as suas cores. Eles são os nossos heróis locais! Heróis anónimos que conseguiram fazer com que milhares de pessoas conseguissem ultrapassar todos os obstáculos sem perderem o sorriso. Não têm capa mas sim superpoderes, o maior coração e uns braços infinitos, capazes de abraçar todos aqueles que precisam. Se foi tudo mais fácil, foi também graças a eles.

OBRIGADO Domingos Esteves

Leticia Pérez de Camino

Diretor-geral da C&A para Espanha e Portugal

Diretora de Marketing da C&A


...


índice Francisco Molina Belmonte / A panela solidária........................ Associação Inclúyeme............................................................................. Nuria Rodríguez / Boquinhas bem tapadas e sorriso no olhar.. Daniel Pastor / #VoluntariosCovid................................................. Ramia e Alan / Restaurante Tayybeh............................................. Almudena García...................................................................................... Bruno Miguel Rodrigues Jesus / Vamos pescar ventiladores. Associaçao de solidaridade social Mercado dos Santos.............. Mario Ricardo............................................................................................. Porta Solidária............................................................................................ Trabalhadores da APANAS..................................................................... Fundação Ateneu Sant Roc / #ateneuacasa................................. Nurjaha Tarmahomed / Noor’Fatima............................................... Boa Esperança / “O sonho do Ernesto”....................................... Chano Alemán, Gloria Ruano e Milagros González........................ Artefactos................................................................................................... María Jesús Salinero e Iñaki Gros / Associação AUNAR.......... Isabel Martínez / Plataforma apoio COVID-19 Córdoba..... Cozinha Económica.................................................................................. Paróquia de Santa Anna / Projeto do Hospital de Campanya...... SERCADE / Centro Social San Antonio....................................... Liga dos Pequeninos................................................................................ Amics de la Gent Major............................................................................ José María García Cárdenas.................................................................. Fundació El Maresme Discapacitats................................................... Refeitório Social Es Tardor...................................................................... Somos Tribu................................................................................................ Proteção Civil Ciudad Real.................................................................... Moto Clube Faro.......................................................................................

6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 48 50 52 54 56 58 60 62


6

Francisco Molina Belmonte A PANELA SOLIDÁRIA

GENEROSIDADE COMO INGREDIENTE PRINCIPAL. Quando juntamos a paixão pela cozinha a um coração como o do Francisco, surgem histórias extraordinárias. Ele teve de fechar a porta do seu restaurante, mas abriu uma coisa muito mais importante, a sua PANELA SOLIDÁRIA. A cozinha dele continuava aberta para fazer comida para levar e, ao ver que todos os dias lhe sobrava comida, começou a distribuí-la pelos vizinhos com mais necessidade. Foi aqui que tudo começou, mas continuou até se tornar num herói local. Depois de fazer um apelo nas redes sociais, centenas de vizinhos, fornecedores e voluntários aderiram ao projeto doando alimentos. Passou de cozinhar para 15 famílias a mais de 400, e passou de um projeto em solitário a formar uma equipa de entre 15 e 20 pessoas. Se Francisco não tivesse aberto a sua panela a todos, centenas de famílias não teriam tido nada para comer.


7

Francisco Molina Belmonte Mesón Don Pancho

Puente Tocinos Murcia

Herói local da loja C&A C.C. Nueva Condomina, Murcia

«Gasto nisto cerca de 50 euros por dia, mas quando me mandam as fotografias dos miúdos a comer, isso incentiva-me a continuar a trabalhar»


8

Associação inclúyeme ENTREGA E SOLIDARIEDADE QUE NÃO DEIXAM NINGUÉM DE FORA. Nos momentos de crise, os coletivos mais vulneráveis deparam-se com muitos mais riscos. Na Associação Inclúyeme sabem muito bem disto, trabalhando há anos para ajudar pessoas com diversidade funcional, intelectual e sensorial. Não hesitaram em momento algum – eles não podiam parar. Adaptaram todos os seus recursos a esta nova crise. Distribuíram bens alimentares e/ou medicamentos a pessoas com limitações de mobilidade por motivos de saúde, idade, incapacidade ou devido ao seu contexto social. Deram aulas de educação física online, contaram histórias, prestaram apoio psicológico ou fizeram videochamadas a pessoas que estavam sozinhas. Se na Inclúyeme não tivessem continuado ativos, centenas de pessoas agora seriam ainda mais vulneráveis.


9

Associação Inclúyeme

Los Abrigos, Granadilla de Abona, Tenerife

Heróis locais da loja C&A C.C. La Laguna

«Muitas pessoas abrem a porta e recebem-nos entre lágrimas»

Incluyeme_te@outlook.es

facebook.com/Incluyeme.te


10

Nuria Rodríguez

BOQUINHAS BEM TAPADAS E SORRISO NO OLHAR

PONTOS DE SOLIDARIEDADE. As máquinas de costurar de casa da Núria arrancaram sem pensar e as mãos de toda a família tornaram-se em esperança para muitos. Começaram a fazer máscaras para os vizinhos e, aos poucos, foram chegando a comércios do bairro, lares de idosos, hospitais, polícia... A Nuria é professora de profissão da ONCE (Organização Nacional de Cegos de Espanha) e, junto com os colegas, desenvolveu o projeto “BOQUITAS BIEN TAPADAS Y SONRISA EN LA MIRADA” (“Boquinhas bem tapadas e sorriso no olhar”), com o qual deram a todos os seus alunos, meninos e meninas, com incapacidade visual grave, uma máscara acompanhada de uma mensagem positiva dos seus professores. Uma linda maneira de transmitir o seu amor e explicar aos pequenos a importância do seu uso. Se a Nuria não tivesse dado uso à máquina de costurar, centenas de pessoas não teriam tido proteção.


11

Nuria Rodríguez Mena

Los Patios, Málaga

Heroína local da loja C&A C.C. Los Patios, Málaga

«É um gesto lindo porque sentem que nos lembramos deles e recebem o nosso carinho, que é algo essencial neste momento»


12

Daniel Pastor

#VOLUNTARIOSCOVID

CADEIA DE FAVORES, PEQUENOS GESTOS E CORAÇÕES GRANDES. Nos primeiros momentos de confusão durante o estado de emergência, o Daniel não pôde evitar lembrar-se da sua avó, de tudo o que ela lhe dera e de como ela teria vivido esta situação. Sentiu logo que era altura de devolver aos idosos um pouco do muito que eles fizeram por nós. Através do Twitter lançou uma mensagem que foi o início de uma cadeia de favores que ainda continua. O Daniel ofereceu-se a ir às compras para os residentes de Sevilha, evitando que tivessem de se expor ao contágio. Gradualmente foram aderindo mais pessoas a esta iniciativa, e centenas de pessoas conseguiram tornar o dia-a-dia dos nossos idosos mais fácil. Se o Daniel não tivesse ido às compras para os vizinhos, eles teriam tido de se expor ao vírus cada dia.


13

Daniel Pastor

Herói local da loja C&A Calle Tetuán, 8, Sevilha

Sevilha

@DanielMPastor

«Hoje estou particularmente satisfeito»


14

Ramia e Alan

RESTAURANTE TAYYBEH

UM OBRIGADO COM SABOR A SOLIDARIEDADE. A Ramia e o Alan, refugiados sírios, chegaram a Portugal há quatro anos. Portugal abriu-lhes os braços e eles sabiam que queriam devolver ao país todo o carinho recebido. O fogão do seu restaurante sírio não se desligou e continuaram a cozinhar para dar gratuitamente todos os seus pratos aos profissionais de saúde que o solicitavam. Só tinham de telefonar, pedir e ir buscar ao seu estabelecimento. Dia e noite, a Ramia e o Alan estavam sempre disponíveis para ajudar. Eles fugiram de uma guerra e em Portugal só encontraram carinho; agora os portugueses estavam a sofrer uma crise e eles não os iam deixar sozinhos. Se a Ramia e o Alan não tivessem aberto o seu restaurante, os profissionais de saúde teriam tido ainda mais preocupações.


15

Ramia e Alan

Restaurante TAYYBEH, Lisboa

Heróis locais da loja C&A Centro Vasco da Gama, Lisboa

«Os portugueses, com todos os seus problemas económicos, receberam-nos de braços abertos e estamos gratos. Obrigado a todos os portugueses»


16

Almudena García PONTOS EM TEMPO DE CRISE. Almudena, soldadora de profissão, deu por si repentinamente em lay-off. Tinha de ficar horas e horas em casa, mas sabia que não ia ficar sem fazer nada. Depois de ver todos os dias notícias sobre a falta de máscaras, decidiu reinventar-se e dar uso à sua máquina de costura. Quando ficou sem material, conseguiu obter mais tecido graças às redes sociais e aos donativos feitos pelos habitantes de Gondomar, que o depositavam nos pontos de distribuição das máscaras, de modo que cada vez que fazia uma entrega levava o material para continuar a trabalhar. Se a Almudena não se tivesse reinventado, muitas pessoas teriam ficado desprotegidas.


17

Almudena García

Vigo, Espanha

Heroína local da loja C&A Rúa do Príncipe, 42, Vigo

«Com o coronavírus troquei a máquina de soldar pela de costurar»


18

Bruno Miguel Rodrigues Jesus VAMOS PESCAR VENTILADORES

CAPTURAS QUE SALVAM VIDAS. Os pescadores profissionais também tiveram de deixar as canas e as redes, mas sabiam que era altura de fazerem a sua melhor captura. Através das redes sociais apresentaram “Vamos pescar ventiladores”, um projeto solidário através do qual todos os pescadores que quisessem podiam doar o dinheiro não investido nas competições de pesca, agora suspensas, para comprar ventiladores/respiradores que seriam destinados ao Hospital Garcia de Orta de Almada. O mundo da pesca uniu-se para salvar vidas e o projeto obteve mais de 550 doadores. Se os pescadores não tivessem doado o dinheiro, o hospital teria tido menos recursos para enfrentar a COVID-19.


19

Bruno Miguel Rodrigues Jesus

Almada, Portugal

Herói local da loja C&A Almada Fórum, Almada, Portugal

«La SOLIDARIEDADE é a melhor forma de mostrar respeito a outro ser humano»


20

Associação de solidariedade social Mercado dos Santos MÃOS QUE OFERECEM MAIS DO QUE AJUDA. Há anos que a Associação de solidariedade social Mercado dos Santos tem ajudado nas diferentes crises e sabiam que nesta não podiam ficar de braços cruzados. Face à pandemia, colaboraram com uma associação de apoio a incapacitados mentais residentes e distribuíram mais de 150 refeições semanais. Desenvolvem todo o projeto com a ajuda de donativos de particulares, em bens ou de dinheiro, e fazem todas as refeições em sua própria casa. Mas, para eles, ver um sorriso e receber mensagens de agradecimento todos os dias não tem preço. Se a associação não tivesse distribuído refeições, muitas pessoas vulneráveis teriam passado fome.


21

Associaçao de solidaridade social Mercado Dos Santos

Vila Nova de Gaia, Portugal

Heróis locais da facebook.com/ loja C&A C.C. MercadodosSantos Gaiashopping, Vila Nova de Gaia, Portugal

«Todo o apoio que recebemos reverte para o apoio que damoss»


22

Mario Ricardo FUSÃO DE PAIXÃO E HOBBIES. A COVID-19 apanhou-nos a todos de surpresa, mas o Mário, enfermeiro de profissão, teve de se adaptar à nova ameaça em tempo recorde. Não tardou a começar a estudar como eram os novos processos e protocolos e foi aqui que percebeu que havia uma coisa que ele podia melhorar. Uniu a sua paixão pela enfermagem ao seu interesse na impressão 3D e voilà, criou uma peça-chave para a perfeita clampagem do tubo orotraqueal. A comunidade de impressores 3D não tardou a dar resposta à notícia e puseram todas as suas máquinas em funcionamento, criando milhares de novas peças que acabaram em hospitais do mundo inteiro. Se o Mário não tivesse criado a peça, os profissionais de saúde e doentes teriam lutado com muito menos segurança.


23

Mario Ricardo

Cascais, Portugal

Herói local da loja C&A Cascaishopping, Cascais, Portugal

facebook.com/groups/ clamporotraqueal

«Com todos estes seres humanos maravilhosos, consegui transformar um pensamento num dispositivo»


24

Porta Solidária MÃOS AO RITMO DO CORAÇÃO. As filas da fome aguardam o seu turno todos os dias diante da Porta Solidária. No interior, os voluntários cozinham, preparam, embalam e entregam as refeições que vão fazer que, por trás de cada máscara, se possa vislumbrar um sorriso. Aqui ninguém exige nada; só se consegue ver entrega e amor, muito amor. Só de 12 de março a 21 de junho foram servidas 38.421 refeições, das quais 1.439 foram destinadas a crianças. Os números demonstram a capacidade e trabalho deste projeto, que viu o seu trabalho multiplicado durante a pandemia e conseguiram tornar a vida de centenas de pessoas um pouco melhor. Se não tivesse sido pela Porta Solidária, todas estas pessoas não teriam tido nada para levar à boca.


25

Projeto Porta Solidária

«A alegria de quem recebe é a felicidade de quem dá»

Porto, Portugal

Heróis locais da loja C&A Edifício Paladium, Rua de Santa Catarina 73, Porto, Portugal.


26

Trabalhadores da APANAS COMPROMISSO E CORAGEM PARA ENFRENTAR A COVID-19. A APANAS é a Associação Provincial de Famílias de Pessoas com Incapacidade Intelectual e de Desenvolvimento. Trabalha há anos na região de Toledo tornando a vida mais fácil para pessoas de Espanha inteira, mas nunca imaginaram que viriam a viver uma situação assim. A associação conta com um lar e várias habitações onde ajudam estas pessoas com estreito contacto. Os trabalhadores decidiram não parar e continuar a manter todos os serviços que estivessem nas suas mãos as 24 horas do dia. Alguns deles ficaram lá fechados junto com os residentes, demonstrando assim o seu compromisso e coragem e minimizando todos os riscos de contágio dos seus pacientes. Se a APANAS não tivesse continuado com os seus serviços, muitos dos seus pacientes teriam ficado sozinhos diante do vírus.


27

Trabalhadores da APANAS

Toledo, Espanha

Heróis locais da loja C&A Parque Comercial Abadía, Toledo

«Tivemos de dar mais carinho do que nunca, mas também o recebemos deles e dos restantes colegas»

comunicacion@apanas.org

www.apanas.com


28

Fundação Ateneu Sant Roc #ATENEUACASA

SEMPRE PERTO DAS FAMÍLIAS. A Fundação Ateneu Sant Roc trabalha há mais de 50 anos junto dos que mais precisam no humilde bairro de Sant Roc. Aqui, a fundação realiza diferentes projetos dirigidos e organizados por idades e de várias temáticas. Quando a pandemia nos surpreendeu a todos, a maior parte destas atividades tiveram de ser suspensas. Mas a fundação não parou; sabia bem qual era agora o seu objetivo: estar presente e perto de todas as pessoas destinatárias dos seus projetos, 252 pessoas de 168 famílias. Fizeram, dia após dia, telefonemas para saber se estavam bem e transportaram os seus projetos para o mundo virtual para continuarem a estar perto deles. Se o Ateneu Sant Roc não tivesse continuado os seus projetos, centenas de pessoas não teriam tido apoio durante a pandemia.


29

Fundação Ateneu Sant Roc

Heróis locais da loja C&A Centro Comercial Glòries, Barcelona

@ateneusantroc

facebook.com/ateneusantroc

www.fundacioateneusantroc.org

«A realidade do bairro é muito dura»

Barcelona, Espanha

@ateneusantroc


30

Nurjaha Tarmahomed NOOR`FATIMA

UMA MÃO ESTENDIDA PARA A ESPERANÇA. A Nurjaha comunicou à sua família mais bonita do mundo, os seus voluntários, a difícil decisão que tivera de tomar perante a pandemia: ficar em casa e deixar para trás as suas tarefas de ajuda às pessoas mais carentes. Isto não era próprio da Nurjaha nem da sua grande família. Não tardou a perceber que tinha de recuar e decidiu ir para a rua ajudar porque, agora mais do que nunca, eles precisavam. Entrou em contacto com a Câmara Municipal de Lisboa e outras associações para criar estratégias de distribuição de refeições destinadas aos sem-abrigo e quando o estado de emergência chegou, deslocou-se ao centro de acolhimento do Casal Vistoso, onde junto com a sua grande família se dedicou a todos os tipos de tarefas e apoio. Se Noor`Fatima não tivesse recuado na sua decisão, muitas pessoas sem-abrigo não teriam encontrado um “lar”.


31

Nurjaha Tarmahomed Noor`Fatima

Lisboa, Portugal

Heroína local da loja C&A Centro Comercial Colombo, Lisboa

«Por um lado, os meus familiares e amigos diziam-me: fica em casa. Mas, por outro, a minha alma dizia-me: e o que vai ser daqueles que tanto precisam?”»


32

Boa Esperança

“O SONHO DO ERNESTO”

NENHUM MENINO SEM O SEU ANIVERSÁRIO. As crianças, principalmente, têm demonstrado serem umas campeãs durante os dias de confinamento, sempre a incentivarem e a encher de cor as casas e varandas de todo o lado. É por isso que as personagens do musical “O sonho do Ernesto” decidiram agradecê-lo de maneira divertida e surpreendente. Em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão e outras autoridades, foram de janela em janela dando os parabéns a todas as pessoas que faziam anos durante a quarentena, um total de 300 crianças e adultos que puderam celebrar o seu dia de maneira muito especial. Se eles não tivessem tido esta iniciativa, centenas de pessoas não teriam conseguido desfrutar do seu dia de anos.


33

Musical O sonho do Ernesto da Boa Esperança

Portimao, Portugal

Heróis locais da loja C&A Portimão Retail Center, Portimão, Portugal

«Parabéns a Você»


34

Chano Alemán, Gloria Ruano e Milagros González SOLIDARIEDADE DE BAIRRO. O Bairro de San José em Las Palmas de Gran Canaria, conhecido pelas suas rampas e ruas estreitas, foi sempre de difícil trânsito para os idosos, mas agora deparava-se com um novo obstáculo: o coronavírus. O primeiro em que a Associação de Moradores pensou foi nos seus idosos, arregaçando as mangas para fazer chegar medicamentos e alimentos às pessoas que precisassem. Falaram com farmácias e comércios da zona e rapidamente a sua grande iniciativa alargou-se a vários bairros de Las Palmas, transformando um pequeno gesto de bairro numa autêntica rede de solidariedade. Se eles não tivessem levado os medicamentos e alimentos, os seus residentes teriam de se colocar numa situação de risco.


35

Chano Alemán, Gloria Ruano e Milagros González. Associação de moradores do Bairro de San José em Las Palmas de Gran Canaria

Las Palmas de Gran Canaria, Espanha.

Heróis locais da loja C&A Centro Comercial La Ballena, Las Palmas de Gran Canaria

«Surgiu tudo sem pensar, sem organização prévia, mas acima de tudo sem medo, porque para nós o importante eram as pessoas»


36

Artefactos A FORÇA E O CORAÇÃO DA TECNOLOGIA. Quando a tecnologia e o coração andam de mãos dadas, surgem histórias maravilhosas. Este é o caso da ARTEFACTOS, uma associação dedicada à criação e fabrico de produtos de apoio para melhorar a vida das pessoas com diversidade funcional. Face à COVID-19, eles sabiam que tinham de estar lá e implementaram diferentes projetos em colaboração com médicos do Hospital Geral de Alicante e outros desenvolvedores. Juntos co-conceberam peças que foram vitais para enfrentar a pandemia como o skuba, um adaptador que transformava máscaras de mergulho em proteção facial integral sanitária. Todas as peças criadas foram entregues a diferentes hospitais e lares de âmbito nacional e tiveram encomendas até de outros países. Se a Artefactos não tivesse criado os seus produtos, os profissionais de saúde teriam trabalhado com menos proteção.


37

Associação Artefactos

Alicante, Espanha

Heróis locais da loja C&A C.C. Plaza Mar 2, Alicante

«Estamos muito orgulhosos de termos podido impulsionar e partilhar este desafio com pessoas extraordinárias»


38

María Jesús Salinero e Iñaki Gros ASSOCIAÇÃO AUNAR

CAIXAS COM SABOR A SOLIDARIEDADE. A AUNAR nasceu em 2013 com o objetivo de ajudar pessoas em risco de exclusão. Desde então desenvolveram diferentes projetos como: Táper Solidario, Proyecto Educativo e Zurekin Nauzu/Estoy contigo. Com a pandemia eles também não pararam e o seu “Táper Solidario” deu de comer a centenas de famílias com crianças em risco de exclusão. Uma iniciativa com a qual se pretende reduzir a vulnerabilidade nutricional ao mesmo tempo que se evita o desperdício de alimentos, dado que estas caixas são elaboradas com o excedente de comida cozinhada que os restaurantes e refeitórios geram diariamente. Se a Associação AUNAR não tivesse continuado a distribuir comida, muitas crianças teriam estado em perigo.


39

Associação AUNAR

Heróis locais da loja C&A MegaPark, Barakaldo

http://aunarong.eus

Barakaldo, Espanha

aunar@aunarong.eus

«Sabemos que não vamos deixar ninguém ficar para trás»


40

Isabel Martínez

PLATAFORMA APOIO COVID-19 CÓRDOBA

SOLIDARIEDADE EXTRAORDINÁRIA PARA SITUAÇÕES EXCECIONAIS. A Isabel veste a camisola da solidariedade e durante a pandemia soube que era altura de ajudar. Decidiu criar um grupo no Facebook para ligar pessoas que precisassem dessa ajuda e pessoas dispostas a ajudar, e já são mais de 9000 utilizadores! Nos primeiros momentos, a necessidade era clara: era preciso material de proteção para os trabalhadores. Um grupo formado por mais de 50 costureiras costurou durante dias milhares e milhares de máscaras, outros voluntários criaram batas descartáveis e viseiras protetoras. Depois as necessidades foram outras: havia pessoas que não tinham nada para comer. A Isabel criou o “Alimentos para todos”, um projeto em que os cidadãos podiam comprar nos comércios locais alimentos solidários que depois iriam para as famílias mais carenciadas. Se a Isabel não tivesse criado o grupo, milhares de pessoas teriam ficado sem ajuda.


41

Isabel Martínez. Plataforma apoio COVID-19 Córdoba

Heroína da loja C&A C.C. El Arcángel, Córdoba

Córdoba, Espanha

facebook.com/ateneusantroc

«O meu envolvimento neste projeto representou um antes e um depois e a satisfação foi infinita»


42

Cozinha Económica PRATOS CHEIOS DE SOLIDARIEDADE. A Cozinha Económica é o refeitório social, em funcionamento, mais antigo de Espanha. Neste restaurante tão especial comem diariamente mais de 200 famílias e durante a pandemia viram este número aumentar diariamente. Atingindo as 300 famílias, muitas delas com menores. No total, foram distribuídas mais de 51 toneladas de alimentos nos domicílios e na própria cozinha a todas as pessoas que precisavam. Além disto, outros restaurantes ou o chef José Andrés doaram alimentos e pratos cozinhados ao refeitório social, uma iniciativa que permitiu alimentar um maior número de pessoas. Se a Cozinha Económica não tivesse continuado o seu trabalho, centenas de pessoas teriam ficado sem poder comer.


43

Cozinha Económica

A Corunha, Espanha

Heróis locais da loja C&A C.C. Cuatro Caminos, A Corunha.

«Tivemos de disponibilizar todos os recursos disponíveis para podermos cobrir as necessidades de alimentação»


44

Paróquia de Santa Anna PROJETO DO HOSPITAL DE CAMPANYA

RECEBER PARA DEPOIS DAR. Há 3 anos que esta paróquia dá apoio e acolhimento a pessoas sem lar e em risco de exclusão social. Com a pandemia continuaram a fazê-lo, mas tiveram de transformar a maneira de o fazer. Antigos acolhidos da paróquia, juntamente com o pároco, começaram a distribuir diariamente pequenos-almoços, almoços e jantares a mais de 250 pessoas. As suas necessidades não só persistiam como aumentavam, e as filas de pessoas também se foram transformando. No início eram pessoas sem lar, mas foram-se juntando pessoas que viviam da economia submersa ou de sobrevivência e que não podiam pedir qualquer tipo de apoio. Se a paróquia não tivesse continuado o seu trabalho, centenas de pessoas teriam ficado sem nada para comer.


45

Paróquia de Santa Anna Projeto do Hospital de Campanya

Barcelona, Espanha

Heróis locais da loja C&A Carrer de Pelai, Barcelona

«A magia apareceu graças a antigos acolhidos, agora colaboradores confinados na paróquiaa»


46

SERCADE

CENTRO SOCIAL SAN ANTONIO

UM TETO DE APOIO E ESPERANÇA. No SERCADE (Servicio Capuchino para el Desarrollo y la Solidaridad) trabalham há anos ajudando coletivos vulneráveis, pessoas sem lar, famílias e idosos. Com a crise da COVID-19, o número de beneficiários aumentou consideravelmente, mas apesar do estado de emergência e do confinamento, o centro social permaneceu aberto. Algumas atividades sofreram alterações, mas as necessidades mais básicas (como o acompanhamento e a alimentação) foram cobertas a todos os momentos, fosse entregando as refeições no Centro ou distribuindo-as ao domicílio. Além disso, a sua equipa de voluntários permaneceu em contacto com as pessoas carenciadas para estar perto, ouvir, apoiar e informar. Se o SERCADE não tivesse permanecido aberto, centenas de pessoas teriam ficado sem a sua refeição diária.


47

SERCADE Centro Social San Antonio

Zaragoza, Espanha

Heróis locais da loja C&A Avda. de Independencia, 8, Zaragoza

«Agradecemos a oportunidade que a C&A nos dá colaborando e dando a conhecer a nossa entidade para podermos chegar a mais pessoas beneficiárias e voluntárias»


48

Liga dos pequeninos PEQUENOS GRANDES GESTOS DE SOLIDARIEDADE. Liga dos Pequeninos é uma organização sem fins lucrativos que desde 2013 se dedica a aproximar o Hospital Pediátrico da Comunidade que integra o mesmo. Durante a pandemia responderam ao apelo urgente dos profissionais de saúde por falta de material e depressa deitaram mãos à obra para confecionar e gerir tudo o necessário. Reuniram um grupo de costureiras voluntárias (16, profissionais e amadoras) que, com a ajuda de tutoriais, fizeram equipamentos de proteção individual que substituíram os improvisados com sacos do lixo. Obtiveram também viseiras, máscaras e álcool-gel que entregaram a vários hospitais. Se Liga dos Pequeninos não tivesse confecionado todo o material, os profissionais de saúde teriam trabalhado sem a proteção adequada.


49

Liga dos Pequeninos

Coimbra, Portugal

Heróis locais da loja C&A do Fórum Coimbra, Coimbra, Portugal

«Juntos somos sempre mais fortes!»


50

Amics de la Gent Major COMPANHIA CONTRA A SOLIDÃO. Há anos que a Amics de la Gent Major desempenha tarefas de acompanhamento afetivo, de maneira presencial e telefónica, a idosos que se encontrem sozinhos, tanto nos seus domicílios como em lares, de preferência com poucos recursos económicos. Além disto, fazem atividades e ações de consciencialização para a sensibilização social. Durante a pandemia, as visitas a domicílios tiveram de parar, mas os telefonemas foram uma porta aberta e de esperança para muitos idosos. O fim destes telefonemas, além de dar companhia, foi estabelecer uma relação de amizade, através de conversas amigas. São conversas nas quais se partilham experiências, opiniões e preocupações. Se a Amics de la Gent Major não tivesse continuado com os telefonemas, muitos idosos apenas teriam ouvido o silêncio.


51

Amics de la Gent Major

Valencia, Espanha

Heróis locais da loja C&A C.C. Nuevo Centro Valencia

«Para mim foram conversas que souberam lindamente»

facebook.com/ AmicsdelaGentMajor

www.amigosdelosmayores.org/es

youtube.com/user/ amicsdelagentmajor


52

Jose María García Cárdenas SOLIDARIEDADE SOBRE RODAS. O José María é condutor e muito mais do que isso. Durante a pandemia teve de estacionar o carro, que tinha estado sempre ao serviço de quem precisasse, porque agora não havia clientes. Sentiu-se sozinho e pensou no que podia fazer para ajudar durante todo este período. Não pensou 3 vezes, tinha o carro vazio e muito tempo. Dirigiu-se ao seu centro de saúde e perguntou se precisavam de ajuda com as deslocações de doentes ao hospital. É claro que precisavam, e o José María não hesitou, disponibilizou-se como voluntário para fazer as deslocações que fossem necessárias na sua própria viatura. No hospital também ficaram a saber do trabalho que estava a fazer, e não tardaram a entrar em contacto com ele para fazer deslocações do hospital para os domicílios ou hotéis transformados em quartos de hospital. Se o José María não tivesse posto o seu carro a trabalhar, muitas pessoas não teriam chegado ao hospital a tempo.


53

José María García Cárdenas

Madrid, Espanha

Herói local da loja C&A C.C. La Vaguada, Madrid

«Penso que o que fiz era o que era preciso fazer nesse momento»


54

Fundació El Maresme Discapacitats CAPACIDADE, ACIMA DE TUDO. Há anos que a Fundació El Maresme Discapacitats impulsiona a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com incapacidade intelectual. Durante o confinamento tiveram de se reinventar, mas não pararam de atender os utentes da fundação em momento algum. Fizeram-no com muita satisfação graças às respostas obtidas e às lições aprendidas. Acompanharam e cuidaram as pessoas atendidas nos lares, casas e apartamentos tutelados as 24 horas do dia, fizeram pedagogia sobre as medidas de segurança e saúde, compraram alimentos e produtos para as pessoas que não podiam e reinventaram-se para desfrutar sem sair de casa. Se a Fundació El Maresme Discapacitats não tivesse continuado o seu trabalho, muitas pessoas teriam ficado sem os seus cuidados.


55

Fundació El Maresme Discapacitats

Mataró, Espanha

Heróis locais da loja C&A C. C. Mataró Parc, Mataró

«Face a esta nova realidade, reinventámo-nos e vamos continuar a trabalhar para continuar a melhorar»


56

Refeitório Social Es Tardor COMIDA QUE É MUITO MAIS DO QUE ALIMENTO. Há muitos anos que o Refeitório Social Es Tardor faz pequenos-almoços, almoços e jantares para distribuir entre as pessoas que se encontram em situação de precariedade e risco de exclusão social. Antes atendiam mais de 300 pessoas e com a pandemia este número triplicou. As filas diárias aumentaram para 2100 pessoas e os voluntários do refeitório tiveram de triplicar também os seus esforços para poderem chegar e cobrir as necessidades de todas as famílias que reclamavam esta ajuda. Diariamente procuravam recursos de todos os tipos de alimentos e graças ao apoio de todos conseguiram completar o seu objetivo: não deixar ninguém sem a sua refeição. Se o Refeitório Social Es Tardor não tivesse continuado a distribuir comida , muitas famílias teriam ficado sem comer.


57

Refeitório Social Es Tardor

Palma de Maiorca, Espanha

Heróis locais da loja C&A Pza. Joan Carles I, Palma de Maiorca

«Foi muito complicado devido à situação tão nova e desconhecida»


58

Somos Tribu DO BAIRRO PARA O BAIRRO. Somos Tribu é uma plataforma de vizinhos que nasceu durante a pandemia como plataforma de apoio a pessoas com poucos recursos do bairro de Vallecas, um bairro que foi particularmente afetado pela crise. Os encerramentos de muitos negócios deixaram centenas de famílias, que já se encontravam em situação de vulnerabilidade, sem quaisquer rendimentos e toda a ajuda é pouca para se enfrentar este estado. Graças à Asociación La Horizontal e em colaboração com a Asociación Vecinal Puente de Vallecas San Diego, surge a iniciativa de criar uma despensa solidária para distribuir alimentos aos vizinhos e vizinhas do bairro. Esta despensa é composta por voluntários e voluntárias do Somos Tribu VK, que trabalham duramente para poderem chegar a todos os seus vizinhos. Se a Somos Tribu não tivesse surgido, centenas de moradores teriam tido problemas para poder comer.


59

Somos Tribu

Heróis locais da loja C&A C.C. Parquesur, Leganés

www.somostribuvk.com

@somostribuVK

Madrid, Espanha

somostribuvk@gmail.com

facebook.com/Somos Tribu Vk

@SomosTribuvk

«É indispensável contar com a máxima colaboração para tentar atenuar os efeitos desta crise»


60

Proteção Civil Ciudad Real SEMPRE JUNTOS NA BATALHA. Há anos que os voluntários da Proteção Civil ajudam os cidadãos em diferentes matérias, mas nunca se tinham deparado com um inimigo assim, invisível e que ninguém conhecia. Foram momentos muito duros, mas eles sempre souberam que tinham de estar dispostos a ajudar. Fizeram controlos de temperatura a pessoas sem lar, desinfeção de hospitais, controlo da distância de segurança em distribuições de comida, tarefas assistenciais a idosos, distribuição de equipamentos às crianças que não contavam com eles para continuar as aulas e até amenizar o aniversário dos mais novos indo a suas casas cantar os parabéns. Se a Proteção Civil não tivesse continuado a proteger, o apoio não teria podido chegar tão longe.


61

Proteção Civil Ciudad Real

Ciudad Real, Espanha

rosam@ciudadreal.es

Heróis locais da loja C&A Plaza Mayor, 20, Ciudad Real

«Estamos orgulhosos de ter uma farda que esteve presente nesta pandemia ajudando a resolver os problemas»


62

Moto Clube Faro ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE SOBRE 2 RODAS. Os membros do Moto Clube Faro tiveram de estacionar as suas motos durante um tempo, mas o seu espírito de equipa e de aventura não podiam ficar parados vendo a situação de escassez e de abastecimento vividas pelos bancos alimentares e outras organizações, criadas para dar de comer às pessoas que precisavam. Por isso, decidiram ajudar fazendo uma recolha de alimentos nos seus estabelecimentos e disponibilizando um número de conta para que as pessoas que não se pudessem deslocar pudessem dar a sua contribuição. Além disto, apelaram a outros moto clubes para também aderirem nas respetivas localidades. Se o Moto Clube Faro não tivesse recolhido alimentos, muitas pessoas teriam ficado sem a sua refeição diária.


63

Moto Clube Faro

Faro, Portugal

Heróis locais da loja C&A C.C. Fórum Algarve, Faro

«Infelizmente, há muitas pessoas que precisam»


64

O BRI GADO



Somos todos herรณis

66


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.