Augusto Moutinho Borges | Marín Garcia
O livro Guaritas: Arte e Engenho é o resultado de dois anos de investigação sobre a arquitectura militar abaluartada e da sua componente artística nas Praças, Fortalezas e Fortes entre Portugal e Espanha, para além do património edificado na linha costeira dos dois países.
Guaritas, Arte e Engenho
No contexto artístico, o que mais se realça das fortalezas e fortes são as Portas Magistrais, encimadas pela heráldica régia, imediatamente precedidas pelas guaritas, as quais personalizam o complexo defensivo. Esta obra divide-se em três partes: a primeira é uma abordagem histórica sobre as Guaritas, a sua evolução ao longo dos tempos, formas de construção e modelos existentes; a segunda debruça-se sobre a Arte, com desenhos a nanquim das Guaritas da raia seca entre Portugal e Espanha; e a terceira consiste no registo fotográfico das Guaritas que vão desde a Torre de Belém até ao Guincho, ou seja na linha do Tejo até Cascais.
Guaritas Arte e Engenho
Bartizans Art and Ingenuity Guérites Art et Génie Garitas Arte y Ingenio
APOIO INSTITUCIONAL
Augusto Moutinho Borges Marín Garcia
AUGUSTO JOSÉ MOUTINHO BORGES Conservador de Museu. Doutor em História das Ciências da Saúde, pela Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa. Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra. Vice-Presidente da Secção de História da Medicina da Sociedade de Geografia de Lisboa. Membro do Concelho Científico da Comissão Portuguesa de História Militar. Autor de 9 livros e 117 artigos na área das Ciências da Saúde, do Património e da História da Arte. Proferiu cerca de 140 Conferências, Comunicações e Palestras. MARÍN CAETANO GARCIA AGUDO Professor do Ensino Primário em Ávila, Espanha. Realizou numerosas exposições em Espanha e Portugal. Nos últimos 20 anos, tem-se dedicado a desenhar o património histórico mais desconhecido do mundo rural da fronteira luso-espanhola. Entre outras exposições destacam-se “Almeida” (1994), “Distrito da Guarda” (1995), “Aldeias Históricas de Portugal” (1996), “El Tratado de Alcañices” (1997), “Conjuntos Históricos Salmantinos” (1998), “Salamanca inédita” (1999), “Guaritas de Almeida” (2001), “Símbolos lapidários da Guarda” (2001), “Patrimonio de la zona oeste salmantina” (2005), “Reais Hospitais Militares de S. João de Deus” (2006-2008), “Ávila extramuros” (2008), “Fortificações abaluartadas de fronteira” (2008/2009).