Case study BuyinPortugal.pt

Page 1

Pรกgina | 1

O e-marketplace B2B de encomendas online das empresas exportadoras portuguesas.

DIREITOS RESERVADOS


Página | 2

IDEIA (DESAFIO)

A ideia do projecto BuyinPortugal.pt, uma plataforma B2B (business to business) de encomendas online para as empresas exportadoras portuguesas, decorreu da experiência pessoal e profissional de Ricardo Wallis. Com várias décadas na actividade de comércio internacional e do comércio electrónico, percorreu pessoalmente todos os passos nestas áreas complexas, cheias de múltiplas sensibilidades linguísticas e culturais, bem como muito exigentes em termos de disponibilidade pessoal, nomeadamente no que respeita a horários e viagens. Desta sua experiência em comércio internacional até à concretização da plataforma buyinportugal.pt passaram muitos anos, ideias e negócios. E esta vem preencher uma lacuna na altura certa, na qual as empresas portuguesas têm de apostar fortemente na internacionalização e exportação para desenvolverem os seus negócios e ultrapassar os efeitos da crise. Há 5 anos era cedo demais para aplicar esta ideia, mas com o desenvolvimento e expansão das novas tecnologias, do comércio electrónico e a crescente segurança online, bem como do exponencial crescimento do mercado B2B, tornou-se essencial passar da teoria à prática, neste caso, da ideia para a web.

PORQUE ESCOLHEMOS O E-COMMERCE B2B Apesar de todas as atenções estarem viradas para o mercado B2C, a oportunidade real é o mercado B2B. Frost & Sullivan diz que em 2020 o mercado e-commerce B2B será o dobro do B2C. As empresas dizem que procuram um sistema de e-commerce mais sofisticado para maximizar o potencial online e ganharem uma maior fatia de mercado. Como se pode explicar o potencial crescimento do ecommerce B2B. As plataformas e-commerce B2B assistem empresas focadas em três áreas: Primeiro contribuem para uma alta eficiência das vendas, realizando através de um rápido sistema de encomendas 24/7, onde os clientes encomendam e podem navegar através de todo o catálogo e ter acesso ao histórico de encomendas. Segundo, o e-commerce melhora o serviço ao cliente. Oferece imagens de alta resolução, vídeos e textos com as dimensões e características dos produtos. Finalmente, o e-commerce B2B resulta em mais crescimento e aumento dos negócios. As encomendas online são geralmente maiores, porque proporciona expor todo o catálogo de produtos, resulta em vendas repetidas e mais vendas. Fonte: Frost&Sullivan

DIREITOS RESERVADOS


Página | 3

FUNDADOR Ricardo Wallis: Administrador, Shareholder & Project Manager da BUYIN.PT, S.A. Após 37 anos de experiência no comércio em Portugal e Angola, 22 no comércio internacional em Portugal, Angola, Namíbia, Espanha e Brasil e 19 anos no comércio electrónico, Ricardo Wallis aceitou liderar a equipa que criou a plataforma BuyinPortugal.pt, uma base exclusiva para os exportadores portugueses. “Concretizámos este sonho com a certeza de que, todos juntos, podemos e vamos contribuir para o aumento sustentável das exportações portuguesas, potenciando assim a criação de mais riqueza, mais postos de trabalho e mais felicidade para todos os portugueses. É agora, é esta a altura certa para nos reforçarmos num novo mundo, é esta a hora de tornar os nossos negócios mais dinâmicos e as empresas exportadoras portuguesas mais conhecidas mundialmente, através de mais e melhores parcerias internacionais duradouras e mutuamente vantajosas.” – afirmou Ricardo Wallis.

A PLATAFORMA É uma ferramenta de utilidade evidente e, nesta medida, necessária para as Pequenas e Médias Empresas (PME’s) portuguesas que, apesar de terem páginas web e lojas online, são difíceis de encontrar para os compradores estrangeiros. Na prática é como uma grande feira da oferta das empresas portuguesas, mas como está online, os compradores não necessitam de viajar até Portugal para se inteirarem dessa oferta, poupando tempo e dinheiro. A plataforma é B2B (business to business), ou seja, de um lado as empresas exportadoras portuguesas como vendedoras e, do outro lado, empresas importadoras estrangeiras. Não têm acesso à plataforma os clientes particulares baseados no estrangeiro nem os clientes sediados em Portugal, sejam empresas ou particulares. A plataforma é dirigida a PME’s pela simples razão de que os clientes que compram a grandes empresas podem fazê-lo directamente. No entanto, as grandes empresas poderão estar interessadas em ter banners na plataforma para redireccionar tráfego para os seus sites. No universo online, o consumidor pode navegar, comparar preços, conhecer novas marcas e fazer compras, tudo isso num único portal, os chamados marketplaces. É este o nosso modelo de negócio: um centro comercial virtual que abriga diversos lojistas ao dispor de compradores estrangeiros 24/24 horas, com uma estruturação clara, simples e transparente. A nossa missão é tornar os negócios das empresas portuguesas mais fáceis em todo o mundo, apoiando-as no acesso aos mercados internacionais e durante todo o processo de exportação. Fazemos isso dando aos fornecedores portugueses as ferramentas necessárias para atingir uma audiência mundial para os seus produtos, e ajudando os compradores internacionais a encontrar os produtos dos fornecedores portugueses, facilmente e com eficiência. Elementos diferenciadores: Reunir num só lugar, acessível online, várias empresas exportadoras portuguesas, dispersas naturalmente por todo o território nacional continental e regiões autónomas. Para poderem vender os seus produtos e/ou serviços através desta plataforma, as empresas têm de se registar na mesma, mediante o pagamento de um valor de inscrição e activação, e posteriormente existe uma quota anual para se manterem na plataforma.

DIREITOS RESERVADOS


Página | 4

CLIENTES Empresas portuguesas que já exportam e empresas portuguesas com potencial de exportação. Estas empresas que podem expor os seus produtos/serviços na plataforma são todas as que têm número de contribuinte Português, pelo facto de que partimos do princípio que todos os negócios feitos em Portugal são bons para os portugueses, vendam ou não produtos fabricados em Portugal. Anunciantes que pagam para ter os seus banners na plataforma, mediante critérios objectivos. Serviço de introdução de dados dos produtos.

OBJECTIVOS Através desta plataforma de e-Commerce B2B, pretendemos promover e alargar ao exterior a presença geográfica dos negócios das empresas portuguesas, independentemente do sector e/ou geografia, onde estarão num só lugar várias empresas nacionais a oferecer vários produtos e/ou serviços. Pretendemos ser o e-Marketplace de referência para as empresas exportadoras portuguesas, e ser o parceiro de negócios essencial para os compradores internacionais dos produtos e serviços “From Portugal”. Apresentação e divulgação da plataforma em feiras nacionais e internacionais, conferências, seminários e outros eventos.

EQUIPA – O trabalho em equipa é fundamental O trabalho em equipa e a cooperação são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, pelo que apostamos fortemente nas pessoas, na sua criatividade e capacidade de inovação, e promovemos um ambiente profissional, motivador, de confiança e de transparência. A nossa equipa é formada por um CEO, que é também shareholder e Project Manager, dois Shareholders, uma Executive Secretary, um Business Account Manager, uma International Business Development Manager, dois IT’s, um Financial Consultant e, até ao momento, doze District Sales Representatives, sendo que se encontra ainda a decorrer o processo de recrutamento para os distritos em falta.

DIREITOS RESERVADOS


Página | 5

PARCERIAS Neste momento foram negociadas várias parcerias estratégicas com empresas que vão apoiar os nossos Clientes no que respeita a seguros, serviços logísticos e de transporte, inspeção e certificação, consultadoria, serviços jurídicos, serviços de tradução, etc. e das quais exigimos um elevado grau de qualidade e confiabilidade. Estamos igualmente a desenvolver parcerias institucionais junto de Câmaras de Comércio, Embaixadas, Associações, AICEP, etc. Atualmente somos associados ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓

da ACEPI-Associação da Economia Digital, da CCIP-Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, da CCLBL-Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa, da AERLIS-Associação Empresarial da Região de Lisboa, inscritos na ECommerce Europe como cross-border Webshop, e inscritos no AICEP.

Actualmente os nossos parceiros estratégicos são: ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓

a MDS Group (grupo SONAE), a Pinto Basto Gest, a DHL Worldwide Express, a Bureau Veritas, a BIVAC Ibérica, a AICP-Associação de Industriais do Conselho de Pombal, a AEIM-Associação dos Exportadores e Importadores de Macau, (China) a YGA (Macau) International Information Technology CO. LTD, (China) a Zhuhai Hengqin Bringbuys Network Technology CO. LTD, (China) a ANCIPA-Associação Nacional de Comerciantes e Industriais de Produtos Alimentares, a 2LL Consultants Lda. (Angola) a TurnAround Consulting, a Crossingwords, a NextIdea, a sociedade de advogados Espanha Associados. aTAGUS internacional (Brasil) a MatchPlace (UK) NSK Consultants (Arábia Saudita) e a SIMAB

DIREITOS RESERVADOS


Página | 6

WEB SUMMIT – Uma oportunidade única WEB SUMMIT LISBOA 2016 (STARTUP ALPHA) Candidatámo-nos ao Programa ALPHA do Web Summit 2016 e fomos seleccionados pela organização irlandesa depois de terem validado o nosso projecto, para participar na maior conferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo a nível mundial. Decidimos que este seria o evento ideal para apresentar o nosso projeto à escala global, uma vez que seria uma oportunidade única que nos iria proporcionar o acesso direto a mentores, investidores, novos parceiros e media internacional. Com direito a um stand de exposição na área de e-Commerce das startups ALPHA num dos dias do evento, esta mega conferência que decorreu em Lisboa, entre 07 e 10 de Novembro de 2016, possibilitou que o nosso projecto tivesse uma grande visibilidade a nível nacional e internacional, e contribuiu para o aumento da nossa rede de networking. Neste summit estiveram presentes cerca de 79.000 pessoas, 7.000 CEO’s, 15.000 empresas, 1490 startups, 135 START, 270 BETA, 1,080 ALPHA, onde participaram 677 oradores, em 21 palcos e 166 países representados, 2.000 media internacionais, entre eles o Financial Times, Inc, Mashable, Vogue, Venture Beat, Fast Company, Business Insider, the Washington Post, CNN, Fox, CNBC, BBC, Bloomberg, the New York Times, the Wall Street Journal, the Guardian, Le Monde, Fortune e a Forbes, 1319 investidores de tecnologia, entre eles Bessemer Venture Partners, Founders Fund, Techstars, Balderton Capital, Partech Ventures, Accel, Index Ventures, Atomico, e a Microsoft. No total dos quatro dias, efectuámos mais de 150 contactos de negócios, sendo mais de 90% de empresas estrangeiras, fomos entrevistados pela SIC, pelo Jornal de Negócios, Jornal do Empreendedor e vários media internacionais. Foram-nos propostas várias parcerias de replicação da plataforma para outros países, nomeadamente África do Sul, Angola, Filipinas, México e Paquistão, as quais se encontram em fase de análise. O nosso mentor foi Mike Perlis, CEO da FORBES e estivemos no palco no minuto zero com as Startups portuguesas, Paddy Cosgrave, Founder & CEO do Web Summit, António Costa, Primeiro-Ministro do governo Português, Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e, João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria.

WEB SUMMIT LISBOA 2017 (STARTUP BETA) Depois de termos estado no Web Summit Lisboa em 2016 como Startup ALPHA “Your company is in the pre-investment stage, or has under $1 million in funding”, em fevereiro de 2017 fomos selecionados pela organização irlandesa para o programa Startup BETA, “Your company has launched successfully and is often a Web Summit alumnus”, no Web Summit Lisboa, que decorreu entre 6 a 9 de Novembro de 2017.

DIREITOS RESERVADOS


Página | 7

WEB SUMMIT 2016 - Fotos

Palco no minuto zero com as Startups portuguesas. Na foto: Ricardo Wallis, Founder & CEO da BUYIN.PT SA, Paddy Cosgrave, Founder & CEO do Web Summit, António Costa, Primeiro-Ministro do governo Português, Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Nas fotos: Ricardo Wallis, Founder & CEO da BUYIN.PT SA e a sua equipa. Ricardo Wallis com o seu mentor, Mike Perlis, CEO da FORBES.

DIREITOS RESERVADOS


Página | 8

PRIMEIRA VIAGEM DE INTERNACIONALIZAÇÃO À ASIA Em Março 2017 partimos de Lisboa com duas reuniões marcadas com entidades de apoio ao comércio, a AICEP Macau e o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM). O produto das reuniões foram vários encontros com empresas potenciais compradoras, associações, entidades do governo e os media. No espaço de duas semanas, foi um total de 9 reuniões e 3 entrevistas para os media locais. Em Abril foi assinado o protocolo de colaboração com a AEIM-Associação de Exportadores e Importadores de Macau. No dia 19 de Junho, durante o Fórum Empresarial das Oportunidades de Negócios entre Portugal, China e R.A.E de Macau, foram assinados dois outros protocolos, um com a empresa chinesa de Macau que gere a plataforma, do governo chinês, de produtos dos PALOPs, e outro com uma empresa chinesa que tem uma App B2C de produtos importados para venda na China Continental. Com estas duas parcerias a BuyinPortugal.pt vai ajudar as empresas exportadoras portuguesas a comercializar os seus produtos e serviços na China continental, em Macau e nos PALOPs. Vão-se assinar protocolos com outras entidades e organizações chinesas, com a finalidade de colaboração para a divulgação da plataforma junto das empresas associadas em Macau e na China. A viagem a Macau teve resultados extraordinários que se espera replicar em futuras viagens da empresa. Entre missões empresariais e feiras internacionais, a BuyinPortugal.pt pretende aumentar o número de compradores na plataforma e a perceção de que os produtos e serviços “From Portugal” equivalem a qualidade, transparência e inovação.

Foto 1 Mafalda Neves, International Business Development, com Manuel Pires, Presidente da Teledifusão de Macau. Foto 2 Assinatura de protocolo, Cherry Wong (YGA Macau), Ricardo Wallis e Mafalda Neves (BUYIN.PT S.A.)

Na volta a Portugal, estivemos no Dubai e Abu Dhabi para obter mais contactos.

PRIMEIRA VIAGEM AO MÉDIO ORIENTE Em Abril de 2018 viajamos para Riad a convite dos nossos parceiros sauditas e tivemos várias reuniões com a Saudi Chamber of Commerce e com a Saudi Exports Development Authority.

DIREITOS RESERVADOS


Página | 9

LIVRO "A Internacionalização da Economia Portuguesa - Casos de Sucesso Empresarial" Em Setembro 2017 a BuyinPortugal foi considerada um dos Case Study do livro "A Internacionalização da Economia Portuguesa - Casos de Sucesso Empresarial". Do departamento de Economia do ISCTE-IUL (Maria João Tomás (Coordenação) Nuno Crespo (Coordenação), com a colaboração de especialistas de outras áreas, de diversas escolas de negócios e universidades, e quadros superiores de empresas. Prefácio de Rui Leão Martinho, bastonário da Ordem dos Economistas.

.

.

DIREITOS RESERVADOS


Página | 10

RESULTADOS SETEMBRO DE 2016 A NOVEMBRO DE 2017: • • • • • • • •

• • • • • • • •

• • • • • • • • • • •

Até ao momento várias empresas aderiram à plataforma, algumas das quais líderes de mercado em Portugal. Muito boa aceitação da plataforma pelas empresas portuguesas. Verificou-se um bom impacto do projecto nos media nacionais e algum impacto a nível internacional. O negócio foi validado pela organização irlandesa do Web Summit, bem como por vários fundos de investimento. Validação do projecto por alguns Embaixadores de Portugal e por Embaixadores de países estrangeiros em Portugal, assim como de várias associações bilaterais em Portugal. Parcerias internacionais em negociação com Angola, Paquistão, África do Sul, México e Filipinas, com plataformas de B2C na China, e com associações de comércio em diversos países, nomeadamente Brasil, México e Uzbequistão. Marca registada: “BUYINPORTUGAL.PT - From Portugal to The World”. De setembro a janeiro, apresentação em vários eventos, nomeadamente: Apresentação na CCIP Câmara de Comércio e Indústria em Lisboa, Café Temático no Portugal Exportador, apresentação em Santarém, apresentação no cerimónia anual da Pêra Rocha a convite da ANPR, participação em Viana do Castelo na mostra 100% Alto Minho, a convite da CEVAL, convidados para participar na aula aberta de Economia Global e Internacionalização de Empresas (EGIE) – Mestrado ISCTE, apresentação na NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, Açores, participação no Seminário de Empreendedorismo, Incentivos e Apoios às PMEs, a convite da CITEFORMA, participação no Web Summit 2016 com um stand na área E-commerce das Startup Alpha, apresentação em Pombal a convite da AICP-Associação de Industriais do Conselho de Pombal e apresentação em Lisboa no Hotel Real Palácio a convite da ANCIPA-Associação Nacional de Comerciantes e Industriais de Produtos Alimentares. Adesão a várias associações. Parcerias com diversos parceiros estratégicos em Portugal e no estrangeiro. Certificados pelo IAPMEI como PME. APP para Android no Google Store. Lançamento do e-Marketplace a nível internacional no dia 2 de Fevereiro de 2017. Candidatura para o programa internacionalização de PMEs Portugal 2020. No dia 27 de fevereiro fomos selecionados pela organização irlandesa para o programa Startup BETA, no Web Summit Lisboa 2017. Primeira viagem de internacionalização a Macau de 3 a 12 de março, para dar a conhecer o emarketplace junto dos organismos estatais de comércio, associações empresariais e principais empresas importadoras. Mafalda Neves deu uma entrevista ao jornal Tribuna de Macau , foi entrevistada pela rádio de Macau e pela TV de Macau num programa sobre produtos portugueses. Viagem ao Dubai e Abu Dhabi de 14 a 18 de março, para para dar a conhecer o e-marketplace. Assinatura de um protocolo de colaboração com a AEIM-Associação dos Exportadores e importadores de Macau. Assinatura de um protocolo de colaboração com uma empresa Chinesa com sede em Zuahai, China, que tem uma APPs de venda online B2C de produtos online que vende na China Continental. Assinatura de um protocolo com a empresa chinesa de Macau, China, que gere a plataforma online, do governo chinês, de produtos dos PALOPs. Em Setembro a BuyinPortugal foi considerada um dos Case Study do livro "A Internacionalização da Economia Portuguesa - Casos de Sucesso Empresarial". No final de Outubro lançamos a revista digital “E-Export Magazine Portugal”, com a colaboração de vários dos nossos parceiros, mas também com especialistas de referencia, e professores universitários. Rádio DZME das Filipinas entrevista CEO da BuyinPortugal. Nuno Crespo, vice-reitor do ISCTE, fala na BuyinPortugal numa entrevista na TSF. Entre o dia 6 e 9 de Novembro participamos como Startup BETA no Web Summit 2017, com direito a um stand na área e-commerce no dia 8. Pedro Quartin Graça, acionista da BUYIN.PT, S.A. é entrevistado durante o Web Summit 2017. No dia 21 de Novembro estivemos no “Encontro Económico e Comercial entre os empresários da China e de Portugal, no âmbito do Fórum China-Países de Língua Portuguesa.

DIREITOS RESERVADOS


Página | 11

• • • • •

Dia 22 de Novembro, João Santa Marta, da BuyinPortugal, participou na conferência “Internacionalização da Distribuição” a convite do jornal HIPERSUPER, na Universidade Católica de Lisboa. Dia 22 de Novembro a BuyinPortugal participou no evento “Portugal Exportador” 2017” com um stand na área das Startup, e um café temático com o tema “Plataforma de Encomendas para exportadores Portugueses”. Em Março foi feita uma parceria estratégica com a empresa britânica MatchPlace, com a finalidade de apoio ao serviço de pagamentos e operações cambiais. Em Abril foi feita a parceria estratégica com a empresa saudita NSK Consultants, para apoiar a entrada no mercado da Arábia Saudita e Países Árabes. Em Maio foi feita uma parceria estratégica com a SIMAB, para apoiar as empresas operadoras dos mercados abastecedores MARL, MARÉ, MARF e MARB na exportação e internacionalização.

Para ver fotos dos nossos eventos clique aqui, para ver notícias nos media sobre nós clique aqui, para ler notícias nossas clique aqui, e para ver vídeos nossos clique aqui. Muito obrigado!

DIREITOS RESERVADOS


Pรกgina | 12

Artigo e entrevista no Jornal de Negรณcios, Setembro de 2016

DIREITOS RESERVADOS


Página | 13

Artigo da nossa convidada Mary Rose Magsaysay, ex-secretária de Estado da Energia do governo Filipino, no Web Summit 2016 e no evento da cerimónia da Pêra Rocha no Cadaval.

DIREITOS RESERVADOS


Página | 14

Artigo no Jornal Tribuna de Macau 14 de Março 2017

Ricardo Wallis fala à SIC no ultimo dia do Web Summit 2016 (jornal das 9)

Entevista à TDM (Macau) Março de 2017

DIREITOS RESERVADOS

Artigo Jornal Correio dos Açores 7 de Dezembro 2016

No palco na inauguração do Web Summit 2016

Cafés temáticos da BuyinPortugal no Portugal Exportador 2016 e 2017


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.