Page 1


Editorial

Revista Casamentos Tradição, estilo e bom gosto

A

Editora Bittencourt publica a quarta edição da Revista “Casamentos”, com matérias especiais sobre este assunto. Produzida pela primeira vez em 2010, o anuário conta com diversas matérias sobre o tema, como preparativos para o grande dia, assessoria cerimonial, casamentos temáticos, escolha do bufê, escolha das alianças e muitos outros. Em comum, as edições têm o objetivo de oferecer dicas de como se organizar para o grande dia, publicando também uma lista de fornecedores de todos os setores ligados ao casamento. Esta publicação circula para um público estimado em mais de 20 mil pessoas, das faixas etárias A e B. A Revista Especial Casamentos continua mantendo seu padrão de qualidade, tão elogiado nas primeiras edições. A edição 2014 traz os preparativos mês – a – mês para que as noivas saibam quais os meses mais apropriados para realizar cada

 EXPEDIENTE

atividade da organização do grande evento, que será especial para noivos e convidados. Por isso a necessidade do planejamento. Para os noivos que gostam de fazer comemorações de um jeito diferente, a Revista Casamentos traz algumas sugestões de casamentos temáticos, que possuem temas específicos e se tornam bastante surpreendentes quando bem organizados. Nesse momento especial, as noivas acabam sofrendo um pouco de ansiedade, afinal é um sonho que se tornará realidade. Para aliviar as tensões, profissionais dão dicas de alimentos que tranquilizam e melhoram o sono e combatem a ansiedade. São muitos os assuntos que são tratados nesta edição, de forma clara e objetiva, a fim de esclarecer dúvidas e facilitar a trajetória de organização e planejamento do tão sonhado casamento. A Revista Casamentos, edição 2014, presenteia seus leitores com uma publicação moderna, bonita e cheia de conteúdo para quem está planejando o seu grande dia.

Diretor Geral: Carlos Bittencourt carlos@bteditora.com.br

A Revista Casamentos – Ano IV - Nº 4 - é produzida e comercializada com exclusividade Diagramação: Solange Pereira Alves pela empresa Editora Bittencourt. solange@bteditora.com.br Publicada anualmente e distribuída aos associados do Itamirim Clube de Campo, Marketing: Sônia Bittencourt 47 8405.9681 Expositores e Visitantes da Mostra Sposare 2014, Rosemar de Souza 47 3348.3040 além de empresas do ramo em todo o estado de Santa Catarina.

Contato: Rua Jorge Matos, 15, Centro, Itajaí | Santa Catarina | 47 3344.8600 | 3348.3040

REVISTA CASAMENTOS

Jornalista responsável: Renara Almeida – DRT SC04030 JP jornalismo@bteditora.com.br Capa: Thaisa Cristina Cunha Gonsaga e Leonardo Fayad, casal fotografado pelo Studio 1 – Edson Beline

6

A Editora Bittencourt não se responsabiliza pelo crédito ou autorização das fotos internas que ilustram as matérias ou anúncios desta edição, que foram fornecidas pelas empresas que participam como anunciantes da Revista Casamentos – Ano IV. Além das fotos fornecidas pelas empresas para ilustração das matérias ou dos seus anúncios, tivemos a colaboração dos fotógrafos que estão anunciando nesta edição.

www.revistacasamento.com.br


ÍNDICE Mayckon Santos

12

18

34 Buffet: Tempo e paciência são fundamentais para uma boa escolha

Vai casar?

Chef Gilmar

Sede social do Itamirim

... PERFEITA PARA VIVER UM GRANDE SONHO

90

50

44

Humm que gostoso! EDSON BELINE

Escolhendo o buquê! EDSON BELINE

EDSON BELINE

134

Dicas para escolher o bolo perfeito

94 Conforto e elegância: tendências de sapatos para noivas em 2015

O vestido da noiva 7

REVISTA CASAMENTOS


... PERFEITA Sede PARA VIVER Social do UM GRANDE Itamirim... SONHO!

U

ma das maiores decisões para os noivos é escolher o lugar ideal para a comemoração do casamento. Existem muitas opções e por isso pode ser uma das decisões mais difíceis. O espaço escolhido para a festa do casório é um fator primordial para garantir um casamento deslumbrante, sofisticado ou moderno e despojado, de acordo com o perfil do casal e do estilo de vida deles.

REVISTA CASAMENTOS

A Sede Social do Itamirim Clube de Campo é um espaço ideal para a realização de grandes eventos e frequentemente é palco de formaturas, aniversários, bailes e principalmente, casamentos. A procura pelo aluguel do espaço é muito grande, e por isso precisa ser reservado com pelo menos um ano de antecedência. O local pode ser alugado tanto para sócios como para não sócios, tendo valores diferenciados para os associados. Os interessados em realizar sua festa de casamento na sede social do Itamirim Clube de Campo devem entrar em contato com o setor de reservas na Secretaria do clube e verificar se a data de interesse está disponível.

12


:: Estrutura  4 aparelhos de TV de plasma  Ambiente climatizado  Capacidade de 115 mesas para 700 convidados sentados  Dois banheiros femininos e dois masculinos  Palco espaçoso com banheiro exclusivo

 Porta com sensor  Lustre fabricado especialmente para o local  Paredes com cascata de água em partes do salão  Dois globos situados acima da pista de dança O associado poderá obter mais informações diretamente na secretaria do clube através do telefone (47) 3341.9200

Mayckon Santos

13

REVISTA CASAMENTOS


REVISTA CASAMENTOS

16


C

Vai casar?

onhecer a pessoa certa e se casar é o sonho de muitas mulheres. Você conheceu o amor da sua vida e ele te pediu em casamento? Agora que você está noiva, precisa começar a planejar os preparativos para o grande dia. Organizar um casamento não é uma tarefa simples e nem fácil, mas você vai aprender a planejar com anteceSabemos que o dia do casamento é, com certeza, um dos mais esperados e por isso querem que seja muito especial. Para que não se esqueçam de REVISTA CASAMENTOS

18

dência e evitar muita dor de cabeça. O ideal é que comece a preparação com 1 ano de antecedência e que tenha o auxílio de uma agenda, onde você possa anotar e guardar tudo o que for relacionado ao casamento. Sobre o planejamento é importante primeiramente definir o orçamento e quanto estão dispostos a pagar. nada, apresentamos uma lista de tarefas bem completa e, para que tudo saia como desejam, deverão seguir alguns passos:


 Antes de qualquer coisa, decidam que tipo de casamento querem celebrar (religioso ou civil) e o estilo que o vai marcar.  Determinem o dia e hora do casamento de acordo com a disponibilidade do registro civil ou igreja.  Façam um orçamento inicial próprio e das ajudas com que possam contar.  Procurem informação sobre as datas de feiras de noivos realizadas na cidade de vocês. É uma grande ajuda.  Marquem reuniões para visitar possíveis lugares de celebração e peçam orçamentos.  Comecem a elaborar a possível lista de convidados.

:: Entre um e cinco meses antes:  Definam o regime legal que vai amparar a vossa união.  Comecem a preparar os papéis necessários para a cerimônia, civil ou religiosa.  Noivos: comecem à procura do terno.  Noivas e noivos: escolham os seus acessórios de acordo com o vestido/terno escolhido.  Escolham os convites de casamento.  Noivas: façam provas do vestido.  Abram a lista do casamento.  Escolham o vestuário das damas de honra  A três meses da data, peçam a certidão de nascimento e/ou de batismo (esta última apenas no caso da cerimônia ser religiosa)  Decidam o destino da lua de mel, reservem a viagem e preparem o passaporte.  Escolham as alianças e façam as encomendas.  Contratem o carro dos noivos.  Três meses antes enviem os convites.  Contratem os serviços de floricultura e música.  Escolham as lembranças para os convidados.

:: Entre um ano e seis meses antes: Noivas  Comecem a ver o vestido.  Reservem o lugar da recepção.  Comecem a definir o menu.  Comecem a ver as alianças.  Comuniquem a união de vocês nas respectivas empresas.  Comecem a pensar no destino da lua de mel.  Vão definindo a lista de convidados.  Escolham os padrinhos e testemunhas do casamento.  Procurem floristas.  Peçam orçamentos para a lista de casamento.  Comecem a pensar na música da cerimônia e da recepção.

:: Na reta final apenas vão ficar os últimos detalhes:  Noivas: encomendem o bouquet, façam as últimas provas do vestido e peçam provas de maquiagem e cabeleireiro.  Preparem o protocolo da cerimônia.  Definam a disposição dos convidados nas mesas da recepção.  Noivas: reservem hora no cabeleireiro para o dia do casamento.  A duas semanas, façam a contagem final dos convidados.  Vão buscar as alianças.  Últimas provas do menu e vinhos.  A uma semana, revejam o número final de convidados e a disposição das mesas no restaurante ou salão.  Noivas: última prova do vestido com os acessórios, penteadas e maquiadas.  Verifiquem que têm tudo o que necessitam para a viagem de lua de mel e preparem as malas.

São muitos os detalhes que fazem toda a diferença e o segredo de como organizar um casamento é se planejar com antecedência para evitar desgastes desnecessários. No grande dia, curta o momento e deixe a ansiedade de lado. Aproveite a festa, os convidados e seja feliz.

19

REVISTA CASAMENTOS


A data especial E

scolher a data perfeita para o dia do casamento parece uma tarefa fácil, mas não é bem assim. É preciso pensar em todas as possibilidades como dias especiais, feriados, deslocamento dos convidados, entre outros fatores.

Você faz questão que seja num sábado? Gosta do clima bucólico do domingo? Ou prefere a sexta-feira? O sábado tem a vantagem da disponibilidade dos convidados ser maior. Mas a sexta e o domingo têm certa vantagem financeira (alguns salões são mais baratos) e a festa costuma durar menos. Algumas pessoas acham romântico, por exemplo, se casar no Dia dos Namorados, ou na mesma data em que o casal comemora o início de namoro, o primeiro beijo, quando se conheceram… Ou a data de aniversário de uns dos dois, ou do pai, da mãe e por aí vai.

Feriados Não se esqueça de dar uma olhada na tabela de feriados nacionais e também municipais. E cuidado! Não adianta só bater o olho no dia que você escolheu e ver se é feriado ou não. Veja também os feriados próximos. Isso pode interferir muito na sua escolha. Nos feriados que caem nas quintas-feiras, você pode se esquecer dele ao escolher o sábado. Alguns convidados podem aproveitar os feriados prolongados para fazer uma viagem em família.

E os meses do ano? Algumas pessoas têm verdadeira adoração por maio (mês das noivas e das mães). Uma ideia é ir eliminando os meses que não te agradam. Lembre-se também do clima de cada um deles. Alguns meses são mais frios, mais chuvosos, mais abafados. Se você pretende se casar – ou fazer uma recepção – ao ar livre, isso é um REVISTA CASAMENTOS

20

fator essencial para ser analisado.

Vai se casar na Igreja Católica? Algumas Igrejas têm enormes filas para agendar as datas e muitas vezes você não vai conseguir aquela data que gostaria. Procure se informar. Cada uma tem suas especificidades: algumas não celebram casamentos aos domingos, outras não celebram em determinados horários. Se isso é uma prioridade, investigue as possibilidades na sua Igreja.

Guarde esta data Ao contrário de muitos modismos que surgem e desaparecem com a mesma rapidez, a fórmula do save the date (solicitar um lembrete na agenda para a data programada para a festa) é boa alternativa para todos – noivos e convidados. É um capricho, um cuidado a mais. Recomendado, principalmente, para quem se casa fora da cidade de residência ou durante feriados prolongados. O Save the Date, no entanto, não substitui o convite de casamento. O save the date pode ser uma espécie de “esquenta”, de contagem regressiva. Ajuda a envolver os convidados nos preparativos. A noiva que se prepara com muita antecedência fica aliviada de saber que já fez uma comunicação oficial sobre a data; quem não se programou tanto ou enfrenta atrasos com a logística da entrega de convites, ganha tempo.

Com que antecedência enviar o pré-convite? No limite, convites de casamento devem chegar às mãos dos convidados um mês antes da festa (ou dois, para os convidados que moram distante). Com base nessa data, a recomendação mais comum é que o save the date seja enviado entre 3 e 5 meses antes da festa. •


REVISTA CASAMENTOS

22


23

REVISTA CASAMENTOS


Convites:ideias e tendências Sabia que os convites de casamento devem ser entregues no máximo quatro meses antes?

D

epois de ter planejado a data, o local, o estilo e a formalidade do grande dia, deve começar a pensar em entregar os convites aos familiares e amigos. Os convites devem refletir o estilo do casamento e, claro, o gosto e a personalidade do casal. É por esta

razão que, por vezes, essa escolha se torna difícil. É necessário escolher o tipo de letra, papel, cores e design dos convites. Existem inúmeras opções de convites para todo o tipo de cerimônia, seja formal, informal, elegante ou divertida.

Estilo postal São ideias para quem deseja enviar todos os convites pelo correio. Acredite, os seus convidados vão gostar de receber o seu convite em forma de postal. Seja original e escolha um design a condizer.

Personalizado com impressão digital Se deseja um convite personalizado, porque não incorporar a sua impressão digital… afinal, o que pode ser mais pessoal do que isso?

Personalizado com fotografias dos noivos A fotografia dos noivos dá sempre um toque especial a um convite de casamento. Escolha uma imagem que tenha algo de diferente. Pode até fazer uma sessão para conseguir a fotografia ideal. Surpreenda os seus familiares e amigos, eles vão adorar!

REVISTA CASAMENTOS

28


Em origami Criar os convites em origami é um excelente truque para surpreender os convidados sem gastar muito dinheiro. Se tem um orçamento mais apertado, pode ser a solução ideal! Experimente, o resultado final vai ser uma agradável surpresa.

Convite criativo Os casais divertidos e descontraídos, que gostam de serem lembrados pela diferença, devem ter um convite de casamento que condiz com as suas personalidades. São várias as opções para um convite criativo, basta procurar aquele que verdadeiramente os identifica.

Convite elegante Se já decidiu que vai ter um casamento clássico, os convites devem acompanhar a cerimônia, com um design igualmente elegante e sofisticado.

Convite bem-humorado São conhecidos como um casal bem-humurado? Então aproveite para exibir essa característica nos convites para o grande dia.

Convite ecológico Se são um casal com “uma vida verde”, preocupados com a natureza e com os animais, o dia da união não deve ser uma exceção. Faça os seus convites em papel reciclado, a natureza agradece!

Convite vintage Um casamento vintage pode ser uma cerimônia cheia de glamour. O mesmo se passa com os respectivos convites. Ao adotar esta temática para o grande dia, opte por um design e por uma caligrafia vintage – os convidados vão adorar.

29

REVISTA CASAMENTOS


Buffet Tempo e paciência são fundamentais para uma boa escolha

A

escolha do buffet para casamento é uma das mais importantes que você terá de fazer. Afinal, o sucesso da festa depende da qualidade dos comes e bebes e do serviço oferecido. Você vai precisar de bastante paciência para pesquisar, comparar e então selecionar o Buffet que oferecer o melhor custo benefício, de acordo com suas necessidades. O ideal

REVISTA CASAMENTOS

34

é começar a busca pelo menos seis meses antes do grande dia. Para contratar o serviço, os noivos precisam saber exatamente o que ele oferece, tendo em vista a estrutura, os serviços dos profissionais e o cardápio. O primeiro detalhe fundamental é definir o tipo de buffet. Os mais usados em casamentos são coquetel, self service e jantar formal.


O coquetel...

... é a opção mais simples, prática e pode ser também a mais barata. Geralmente são servidos canapés e salgadinhos pequenos que os convidados podem degustar em pé mesmo, isso dispensa mesas e talheres. Apesar da simplicidade na maneira de servir, o charme do coquetel fica por conta da criatividade da apresentação dos canapés e salgadinhos, seja na preparação ou nos recipientes.

Os canapés podem ser muito requintados, apesar da simplicidade em serví-los.

O self-service...

... funciona como nos restaurantes desse tipo: os convidados se dirigem a uma mesa onde ficam todos os pratos do menu e podem se servir sozinhos. Uma das vantagens do buffet self-service é o fato de os convidados escolherem o que querem e o quanto querem comer. Além de reduzir o número de garçons a serem contratados para a recepção, o que diminui os gastos.

A vantagem do selfservice é o fato de os convidados escolherem o que querem comer e em que quantidade. Além de reduzir a necessidade de garçons.

O jantar formal...

O jantar formal geralmente consiste na sequência de salada, prato principal e sobremesa, sevidos pelo garçom.

... geralmente é composto por entrada, prato principal e sobremesa. Para usar esse tipo de buffet na recepção do casamento é necessário que todos os convidados tenham seu lugar garantido em uma mesa, o que exige um número maior de garçons para servir a todos.

Bolo com Champagne

Comemoração elegante, servida geralmente em casamentos pela manhã e à tarde. Quem deseja uma reunião um pouco mais longa ou para casamentos à noite o ideal é servir algum acompanhamento como: salgadinhos ou alguns canapês sofisticados e bebidas variadas: uísque, vinhos e não-alcoólicas, antes do bolo e do champagne. O convite dirá: “Após a cerimônia, os noivos receberão para um brinde no salão da igreja”. Se a igreja não tiver salão, o local do brinde deve ser próximo. Por ser um tipo de recepção essencialmente à base de açúcar, recomenda-se que sejam preparados, à parte, doces e bolo diet.

O champagne é servido a todos os convidados quando os noivos cortam o bolo e brindam com os pais ou logo em seguida.

35

REVISTA CASAMENTOS


Buffet Horário

Outro fator que pode influenciar na contratação do buffet de casamento é o horário do evento. Se for na parte da manhã, os noivos podem oferecer um grande café da manhã ou um almoço aos convidados. Escolhido o tipo de buffet, o casal pode começar a fazer cotações nas empresas que oferecem o serviço. Algumas oferecem menus pré-definidos, mas os noivos não precisam se prender a eles e podem solicitar um orçamento de acordo com suas próprias opções. O casal também pode participar de uma degustação no buffet para decidir quais itens do menu agradam mais.

Tamanho da festa

É preciso definir o que você quer antes de começar a pesquisar. Cuidado para não ficar encantada demais com as opções oferecidas. Um bom Buffet é aquele que entende as suas necessidades e o estilo da sua festa – e trabalha de forma adequada. Se a sua festa é pequena, apenas para os convidados mais íntimos, faz mais sentido contratar um bufê em que cada um possa se servir do que um jantar formal com vários garçons.

Organização

Veja se a empresa é organizada no trato com você e seu noivo. Quão prontamente eles te atendem? Se os profissionais demonstram ser organizados e pontuais com um cliente em potencial, há grandes chances de também o serem na sua festa.

Referências

A propaganda boca a boca é a melhor de todas. Pergunte a amigos já casados se gostaram do Buffet que contrataram e, se sim, por quê. Pode ser que a escolha feita por eles também sirva para você e seu noivo. Caso esteja considerando contratar um bufê novo, cujos serviços seus conhecidos não conhecem, peça fotos de outros casamentos realizados pela empresa. Pergunte também se eles podem fornecer o contato de antigos clientes, para que vocês possam conversar.

Não dispense as degustações

Mesmo que vocês fechem com um menu prédefinido, degustar o que será servido é crucial. Alguns pratos podem ter uma cara ótima, mas não serem tão gostosos assim. Lembre-se que seus convidados têm de ser agradados duplamente: pela visão e pelo paladar. REVISTA CASAMENTOS

38


Buffet

15 dicas

para a degustação do menu do seu casamento Já sabemos que não é fácil escolher o Buffet do seu casamento, o mercado tem diferentes opções em preços, serviços e apresentações. Este é um detalhe importante, pois faz parte de um dos itens essenciais para uma festa de casamento perfeita, que são: boa comida, boa música, bebida gelada, ambiente agradável e organização. Depois de solicitar orçamentos para, no mínimo, 3 buffets de casamento, você deve marcar as degustações. Lembre-se escolha 3 fornecedores que estejam dentro do seu orçamento!

:: Apontamos 15 dicas perfeitas de tudo que se deve prestar atenção em uma degustação do menu para seu casamento:

8. Tipo de material usado: louça, talheres, copos, etc. 9. Verifique se o buffet atende o convidado até o final.

1. Entender quem é o público e oferecer o cardápio perfeito para a ocasião e estilo dos convidados. 2. Ter o cardápio de acordo com o layout da festa. Por exemplo: se temos uma configuração sem mesas, não se pode servir alimentos que necessitem de muito corte.

10. Se o lanchinho da madrugada está no cardápio. 11. Qual o tempo de duração do coquetel (o ideal são 60-90 minutos no máximo). 12. E quando a sobremesa é servida, o ideal é 1 hora depois de jantar.

3. Ter um pouco de tudo para atender a todos, inclusive pessoas com restrições de alimentos como carne, lactose e glúten. 4. Verificar se o Buffet oferece um cardápio eclético, flexível, e se está disposto a personalizar o cardápio. 5. Flexibilidade nos sabores, atender tanto o que os noivos gostam e também a grande maioria. 6. A apresentação na degustação deve ser igual ao do evento para não ter surpresas. Pedir para ver as louças e material que será usado no dia.

13. Tire fotos e faça anotações durante a degustação com o Buffet para depois lembrar do que foi apresentado e a sensação que tiveram com cada prato. 14. Vá acompanhada do seu noivo ou alguém da família, segundas opiniões são importantes na hora das decisões. 15. Tente provar um pouco de cada prato, mas lembre-se todo cuidado é pouco para não engordar nas degustações de casamento.

:: Lembre-se também de questionar e colocar no contrato: 7. Quantos garçons por pessoa

REVISTA CASAMENTOS

Pesquise buffets para casamento e descubra qual é o seu ideal!

40


REVISTA CASAMENTOS

42


Dicas para escolher o

bolo perfeito

O

bolo de casamento é quase tão importante quanto o vestido da noiva. Precisa ser bonito, gostoso, combinar com o estilo do casal e ainda caber no orçamento da festa. Por isso, precisa ser bem escolhido. Mas para ter um bolo de casamento perfeito, a noiva deve prestar atenção em alguns detalhes, entre eles a decoração, o tamanho, o recheio, o local onde o doce será colocado. Se você já tem o bolo em mente, é só procurar uma fada madrinha para materializar este sonho. Senão, a dica é procurar fotos de bolo de casamento para usar como referência na construção do seu. A partir daí, é só personalizar da maneira que desejar. REVISTA CASAMENTOS

44


::Recheio para bolo de casamento

:: Decoração do bolo

de casamento

A regra de que menos é sempre mais é bastante válida na escolha do recheio do bolo de casamento. Misturar vários sabores pode deixar o doce enjoado. Além disso, não se esqueça de que seus convidados têm gostos diferentes e pode ser que suas preferências não agradem. Escolha um sabor clássico e suave. Os mais tradicionais e que costumam agradar a maioria dos convidados são chocolate, creme de baunilha, nozes, coco e bem casado. Quando servido com sorvete, o bolo de casamento se transforma em uma sobremesa deliciosa, aproveite a dica.

Uma dica importante é combinar o bolo com o estilo da festa. Portanto, não invente demais e tome cuidado com a mistura de cores. Usar um bolo moderno em uma festa de casamento com decoração clássica pode não ser uma boa opção, mas nada impede que você use sua criatividade como quiser. A decoração do bolo de casamento precisa ser delicada. Flores de tamanhos variados, laços e bolinhas são alguns exemplos bastante usados, mas há opções para todos os gostos. Os tradicionais noivinhos no topo do bolo nunca saem de moda e podem ser personalizados, deixando a festa com a cara dos noivos.

REVISTA CASAMENTOS

46


:: Acerte na quantidade

Para não correr o risco de ficar em uma saia justa daquelas, considere 100 gramas por convidado se o bolo for o único doce a ser servido pelo buffet. Como nem todos comem o bolo, calcular a quantidade para cerca de 30% dos convidados é suficiente. Se a festa tiver docinhos e quanto maior a quantidade e a variedade de deles, menos bolo deve ser encomendado. Leve em conta também que nos casamentos pela manhã com comemoração no almoço, a tendência é que mais pessoas provem o bolo. Já nos casamentos à noite, o bolo pode ser menor. Mais seguro, bolo cenográfico pode evitar problemas de última hora Lindos e falsos, geralmente com recheio de isopor e enfeitados com fitas e laços nada

comestíveis, os bolos cenográficos são cada vez mais procurados pelos noivos preocupados em oferecer o melhor e mais bonito para seus convidados. Enquanto o bolo real fica guardado e bem protegido na copa do bufê, o cenográfico faz as honras da casa, mantendo-se impecável o tempo todo. Além disso, evita que curiosos mexam nos detalhes ou derrubem a sobremesa mais esperada. Esse tipo de bolo é perfeito para casamentos que serão realizados em longas distâncias ou em lugares muito quentes, onde o doce pode sofrer com a alta temperatura. E pode ainda ser uma ótima opção quando o lugar da festa não possui infraestrutura nem recursos suficientes para a finalização do bolo comestível.

Conheça o produto que você está comprando: Não se esqueça de provar o bolo que está encomendando para saber se o sabor combina com o restante do buffet.

REVISTA CASAMENTOS

48


49

REVISTA CASAMENTOS


Humm que gostoso! Não há quem não resista a um bom doce, não é mesmo? Principalmente quando se trata de uma farta mesa de doces em uma festa de casamento.

N

ão dá pra negar que a hora de degustar é a mais esperada pelos convidados, pois essas delícias proporcionam grande prazer só de olhar. Não

é verdade? Lembre-se que o ideal é apostar em uma mesa de doce com uma diversidade, estilos e formatos diferentes a fim de satisfazer todos os tipos de paladares. Para você não errar na escolha, é importante conhecer as empresas especialistas em doces e fazer algumas degustações para que sua escolha seja facilitada. Pensando nesses detalhes, trazemos algumas sugestões de doces para casamento, que vão dar água na boca aos seus convidados.

A seguir deliciosas sugestões de dar água na boca! REVISTA CASAMENTOS

50


Humm que gostoso!

Macarons O macaron é um tipo de doce presente em muitos casamentos. Para quem já experimentou com certeza aprovou, pois este é um doce delicioso e crocante que possui o formato de uma bolachinha, sendo recheado por dentro com um creme super apetitoso. Dá um certo desejo só de olhar! Os macarons são feitos de várias cores e sabores como chocolate, limão, avelã, baunilha, pistache, castanha, frutas vermelhas como o morango entre outros. Para apresentar cores vibrantes, os macarons são coloridos artificialmente, dependendo do sabor. Originalmente, na receita desse doce se usa amêndoas, açúcar e claras de ovos e o recheio costuma ser um creme muito semelhante ao ganache. O macaron se destaca na mesa de doces, por ser uma opção diferente do tradicional, ainda mais por apresentar em sua textura cores alegres que deixam a mesa com uma característica diferente e bonita. Além de integrar a mesa de doces, o macaron também pode fazer parte do bolo, ou até mesmo ser utilizado como lembrancinha de casamento aos convidados. Em relação a quantidade para este tipo de doces e para outros, o recomendável é calcular 5 ou 6 doces para cada convidado. Para um casamento com 100 convidados, o ideal é você encomendar 500 unidades de doces. Afinal é melhor sobrar que faltar!

Doces de marshmallows Para ousar ainda, que tal acrescentar docinhos de marshmallows em sua mesa de doces para casamento? Essas guloseimas são uma opção econômica em substituição aos docinhos mais tradicionais, deixando sua mesa mais criativa e gostosa. De consistência macia, esse doce é encontrado em diferentes formatos e cores, podendo ser distribuídos em vasos, taças, ou até mesmo espetados em palitos para se assemelhar a um arranjo de flores. A decoração da sua mesa vai ficar ainda mais rica!

REVISTA CASAMENTOS

52

Cupcakes Outro doce que faz muito sucesso e um dos queridinhos nos casamentos é o apetitoso cupcake. Diversas são suas texturas, sabores e coberturas, podendo ser artesanalmente decorados, isso depende do gosto dos noivos. Para você que prefere o mais tradicional, o cupcake de chocolate vai fazer sucesso em sua festa. Não há nada melhor que um saboroso doce de chocolate! Para o casal que tem o gosto mais sofisticado, a dica é personalizar seus cupcakes para terem um aspecto ainda mais bonito e moderno. A opção é aderir a cobertura de pasta americana, ganache ou buttercream, pois essa escolha permite uma decoração repleta de detalhes. Lembrando que as forminhas dos cupcakes também podem ter um toque especial de personalização.

Docinhos de frutas A opção com frutas não pode faltar em sua mesa de doces, pois não tem nada irresistível do que uma mistura de doces com frutas tropicais. Os doces de casamento com a combinação de coco, morango, maracujá, limão, cereja, uva, pêssego e até banana são apostas certeiras, pois também estão na preferência da maioria dos convidados. Ninguém resiste a essas tentações! Tortinha de frutas vermelhas, trufas, suflês gelados, bem como pudins e pavês de frutas são ótimas opções que agradarão em cheio o paladar de todos da sua festa. Humm!


Humm que gostoso!

Bem casados

Doces gelados

Para muitos casamentos o bem casado é um docinho indispensável, pois é um dos doces mais tradicionais que agrada o gosto popular. Com o passar do tempo, o docinho vem ganhando outras formas, cores e sabores, sendo mais uma opção para deixar sua mesa farta e linda. O bem casado consiste em um mini bolinho feito de massa bem macia, e o recheio geralmente costuma ser de doce de leite. Ah que delícia! A utilização dos bem casados são variadas: no bolo, na complementação da mesa de doces ou até mesmo como manda a tradição, oferecidos aos convidados como lembrancinha de casamento.

Atire a primeira pedra quem resiste a tentações como estas: sorvetes, pavês, suflês, mousses ou gelatinas. Garanto que não dá para resistir a essas gostosuras! Falando em doces de casamento, essas podem ser boas alternativas para sua festa ficar ainda mais gostosa, principalmente se o seu casamento for durante o verão. Falar em sorvete já dá até um gostinho de quero mais, não é mesmo? Bom, assim como este, outros gelados como pavê, suflês, mousses e gelatinas estão no gosto popular. Você pode optar por um leque de sabores como chocolate, creme, caramelo, baunilha ou apostar no sabor de frutas da estação como morango, abacaxi, limão, damasco, graviola, framboesa entre tantos outros. Seu menu de degustação ficará bem mais saboroso e com certeza seus convidados vão apreciar estas delícias com muita satisfação.

Camafeu de nozes O camafeu de nozes é um tipo de docinho fino e sofisticado. Você que quer ousar e deixar sua mesa bem moderna que tal apostar nesses docinhos? O camafeu é feito a base de nozes, leite condensado, açúcar e ovos. Pode ser colocado tanto em forminhas como em mini copinhos para que todos da sua festa possam saborear de todas as formas.

Mini naked cake Se você busca diferentes inspirações de doces para decorar sua mesa, aposte na nova tendência de mini bolos naked cake traduzido como “bolo pelado”. Como o próprio nome diz o bolinho não apresenta cobertura e é decorado apenas com recheio e frutas. Dá uma sensação irresistível só de olhar esses deleitáveis docinhos!

Brownies

O brownie é um tradicional bolinho com calda de chocolate originário dos Estados Unidos. Na sua massa pode ser inclusos nozes, amêndoas, castanhas ou outro cereal de sua preferência. O docinho repercurtiu tanto que ganhou adeptos aqui no Brasil, principalmente quando se trata de fazer parte da mesa de doces em casamentos. A dica é optar por fazer uma mesa com uma linda decoração de brownies de diferentes sabores. É de dar água na boca! 53

REVISTA CASAMENTOS


Humm que gostoso!

Cheesecake Esses famosos doces de queijo dão o que falar quando se trata em festas de casamento. O cheesecake é uma tendência americana que tornou-se popular no gosto dos brasileiros. Portanto essa é uma boa aposta para a comilança de seus convidados de casamento! Todos vão adorar essa delíciosa sobremesa.

Brigadeiro Assim como em festas infantis e aniversários, o brigadeiro também tem um lugar muito especial na mesa de doces para casamentos. Não é a toa que esses docinhos deliciosos além de cativar o paladar da maioria, são os mais cobiçados durante toda a festa. Nas festas de casamento os brigadeiros costumam ser diferentes daqueles típicos redondinhos enrolados e cobertos em granulado. Portanto não é somente a aparência dos brigadeiros que são diferentes em casamento, mas também o sabor. Porém, ainda há aqueles casais de noivos mais tradicionais que são adoradores dos mais típicos e não descartam a receita do brigadeiro original em sua mesa de doces. Os brigadeiros gourmets são uma nova tendência no mercado para quem busca requinte em seus doces para casamento. Podem apresentar diferentes coberturas e sabores como: avelã, banana, abacaxi, limão, morango entre outros. Lembrando que ainda existe a opção de brigadeiros em potinhos decorados, mas fica a critério dos noivos. Sem dúvida, a decoração da sua mesa de doces pode ficar ainda mais bonita com essas adoradas guloseimas!

Pirulitos de chocolate Os pirulitos de chocolate também são peças fundamentais na mesa de doces para casamento, eles fazem sucesso e os seus convidados vão adorar voltar aos tempos de criança. Podem ser de diversos formatos como bigode, boca, coração entre outros, deixando sua festa bem divertida. Que tal apostar nessa sugestão irresistível e apetitosa?

Pão de mel

Bombom de castanha

O famoso pão de mel está presente em várias ocasiões, por ser um docinho simples e saboroso caiu no gosto popular. Nos casamentos não é diferente, o pão de mel costuma ser utilizado de várias formas, seja na decoração da mesa de doce ou pode ser oferecido como lembrancinha aos convidados. Um verdadeiro colírio para os olhos, não é ? Esse docinho originário da europa, é produzido a base de mel, farinha de trigo, chocolate, manteiga e ovos. Depois de finalizados, geralmente são banhados em chocolate. Humm que gostoso!

Outro tipo de bombom que faz sucesso em casamentos é o bombom de castanha. Não tem coisa mais gostosa que sentir uma crocância na boca? Para muitos noivos essa opção não pode faltar no menu de comes e bebes. Sem dúvida, uma verdadeira tentação para os bons paladares da festa!

REVISTA CASAMENTOS

54


Sim, eu vou casar! E agora?

A

partir do momento em que vocês decidem casar-se aparece uma dúvida atrás da outra, não é mesmo? Muito bem, primeiramente vocês precisam definir o orçamento disponível para o casamento e o número de convidados. Feito isso, inicie um planejamento, são muitos detalhes a definir, muitos fornecedores a serem contratados, e a escolha certa desses profissionais é que vai garantir o sucesso do seu casamento. É fundamental que vocês tenham conhecimento na área de organização de eventos, tempo suficiente para pesquisar os melhores fornecedores, bem como, os melhores preços e produtos oferecidos. Para facilitar e agilizar o seu trabalho, contrate um profissional especializado em organização de eventos: O cerimonialista; é este profissional que lhe prestará a assessoria, indicando os melhores fornecedores e lhe acompanhando desde o início até o final da festa. E agora vamos lá? Eu montei um check-list detalhado, assim ficará mais rápido e fácil de trabalhar. 01) Local da Recepção • Definam o local onde será a recepção do seu casamento, verifiquem se o local já dispõem de serviço de Buffet, ou também se há possibilidade de contratarem outro. • É liberado levar as bebidas, ou é cobrado uma rolha? • Vejam também se possui estacionamento adequado, suficiente para o número de convidados do seu casamento. • Perguntem se o salão dispõe de mobiliário que poderá ser usado para o casamento? Mesas, cadeiras, sofás, lustres etc... 02) Decoração • Pesquise imagens na internet do que vocês mais gostam, arquivem e apresentem à empresa decoradora qual é o perfil do casamento que vocês pretendem fazer. • Definido o número de convidados após as confirmações de presença, duas a três mesas a mais deverão ser montadas para garantir que convidados inesperados apareçam e fiquem sem lugar para sentar! • Para o buque da noiva, escolha flores nobres e que não façam parte do restante da decoração. • Toalhas, ou jogos americanos ou ainda caminhos de mesa: Vocês poderão colocar no seu casamento as três opções, ou apenas toalhas. Mesas de demolição e mesas espelhadas ficam lindas também, acompanhadas por souplats. • Sousplats: Eles complementam a mesa, dão um toque todo especial a decoração. Existem diversas opções no mercado: inox; dourado, rattan, e de madeira revestido com tecido. • Passar a quantidade de doces para a empresa decoradora, pois os aparatos deverão ser suficientes. • Mesa dos noivos: passar o número de pessoas que sentarão nesta mesa. Adoro mesas estilo banquete com os noivos e a família. Ideal que as mesas de convidados sejam acima de 08 lugares. • Definir a cor do tapete da cerimônia, cuidado com as cores vibrantes, pois elas cansam. • Cadeiras para convidados, definir o modelo: Dior, Tiffany, ou Ferro. As cadeiras dos noivos poderão ser diferentes das cadeiras dos demais convidados. • Agendar uma data próxima ao casamento, com a empresa decoradora, para definir todos os detalhes da decoração. • Definam todo o mobiliário que será usado no seu casamento. Quais os sofás para os lounges, tapetes, lustres, mesas de espelho, demolição, provençal ou tradicional com toalhas. REVISTA CASAMENTOS

58

03) Buffet • Definir o menu • Passar o número de convidados confirmados para a pessoa responsável do Buffet. • Verificar se o buffet dispõe de louças: réchauds, taças, talheres, guardanapos de tecido de boa qualidade. • Definir as bebidas que serão servidas, e a forma que serão servidas. Idela que sejam servidas à francesa. • Se o serviço for a americana (buffet), deverá ter uma mesa montada para cada 100 convidados ou buffet espelhado, que passa a servir o dobro de pessoas, desta forma evitaremos filas. • Contratar garçons suficientes e um bom maitre: 01 garçom para cada 20 a 25 convidados. Se o serviço for a inglesa, o ideal seria 01 garçom a cada 05 convidados. • Lanche na Madrugada: Canja, Pão de Queijo, Mini Hambúrguer, Mini Pizza e/ou café da manhã. 03) Bebidas • Espumante: 01 para cada 02 pessoas; Whisky: 01 para cada 10 pessoas; Cerveja: 1 litro por pessoa; Vinho: 01 para cada 08 pessoas, Energético: 2 por pessoa. Essa quantidade vai depender muito em cada casamento. • Refrigerantes, águas e cervejas, vocês poderão pegar em consignação. • Licores: São colocados na mesa do café, juntamente com o Samovar e biscoitinhos, copinhos de chocolate para servir os licores, ou somente cálices. 04) Doces Finos • Os doces fazem parte da decoração da festa, todos aguardam ansiosamente para que possam prová-los, sendo assim, caprichem na escolha do melhor profissional e não do mais barato. • A quantidade de doces ideal por pessoa fica entre 08 a 10 doces, diferente de uma festa de aniversário que a duração da festa é muito menor. A mesa de doces precisa estar bonita e repleta até o final. • As forminhas fazem toda a diferença: Flores em tecido ou papel, ou até mesmo as caixinhas nas cores da decoração. 05) Bolo • Altura do bolo deverá ser de acordo com a altura (pé direito) do local da sua festa. • A quantidade de bolo poderá ser menor que o nº de convidados, levando em conta se haverá sobremesa após o jantar e doces finos. • Vocês deverão agendar prova das massas (branca, de chocolate, com nozes ou castanha, de baunilha etc...) assim como os recheios também. 06) Bem Casados • Uma lembrança tradicional e adorada por todos. • Quantidade: 1 unidade por pessoa + 20% de reserva • Vocês poderão escolher as embalagens em diversos modelos, cores e valores. • Agendem uma prova com a profissional, vocês precisam provar e aprovar antes de contratar. 07) Foto e Filmagem • Definam quem será o fotógrafo e a empresa que vai filmar o casamento de vocês. Essa é uma das tarefas mais importantes. Ao escolher as duas empresas, observem detalhes fundamentais: Se ambos os profissionais


trabalham em equipe, é fundamental que haja sincronia entre eles. • No casamento, é importante ter sempre 2 ou mais fotógrafos e videomakers. Quanto mais câmeras tiverem, maior será a captura de imagens. • No dia do ensaio fotográfico, conversem com ambas as empresas, foto e filmagem, quais os trajes que vocês deverão levar, acredito que quanto maior for a dedicação de vocês, melhor ficará o resultado final. • O lugar ideal para o ensaio é o que mais tem haver com vocês, seja praia, campo, serra, ou até mesmo algum fora do país. • Contratem a empresa que faz o melhor trabalho, que possuem os melhores equipamentos, que estão há anos no mercado e que sempre fizeram o melhor por seus clientes. A empresa que investe constantemente nos melhores equipamentos com certeza fará o melhor no casamento de vocês! 08) Iluminação Cênica • A iluminação cênica está cada vez mais em evidência; complementando a decoração, deixando o ambiente muito mais requintado. • É fundamental que seja feito um projeto de iluminação por uma empresa especializada. Não contratem empresas sem experiência. Os pontos de iluminação colocados de maneira incorreta poderão comprometer a qualidade das imagens do seu casamento. Infelizmente isso já aconteceu, e não foi contratada uma empresa especializada. • Por questões de segurança, todos os equipamentos a serem instalados no seu casamento deverão estar em perfeitas condições de uso, não permita que esta empresa contratada coloque em risco a vida dos seus convidados e de todos que estiverem lá. Equipamentos danificados, enferrujados, e de má qualidade podem causar curto circuito, principalmente se forem instalados em local ao ar livre e em contato com uma possível chuva. Todo cuidado é pouco. Invista em qualidade. 09) Banda e Dj • Bons profissionais farão com que a sua festa estenda-se por muitas horas e com a pista de dança sempre cheia. • Solicitem o repertório que a Banda e/ou Dj possuem e se agradam vocês, lembrando que os convidados também precisam curtir, a festa é para todos. • Pesquisem antes de contratá-los, tire informações com outros casais, amigos e principalmente a sua cerimonial. • Muita atenção ao contratarem, a obrigação desses profissionais é animar uma festa oferecendo som da melhor qualidade, lembrando que a atenção deverá estar voltada aos noivos. • Tratando-se de um casamento, eu penso que seja fundamental que estejam bem trajados, de preferência de terno ou camisa de manga longa, calça social e gravata. Muito mais elegante não é mesmo?

20) Convites | Menu | Tags | Save the date • Os convites deverão ser entregues com 2 meses de antecedência, caso alguns convidados morem muito longe, envie o convite por correio ainda mais cedo. Os modelos clássicos são sempre os mais requisitados. •Menu é muito importante, assim os convidados já saberão o que pedir ao garçom, ideal colocar 2 por mesa. • Tags para bem casados e para as lembranças dos padrinhos. • Enviem todo esse material a sua cerimonial para ela analisar antes mesmo de serem impressos. 21) Lembrança aos Pais dos Noivos • Existem várias opções para presenteá-los como forma de agradecê-los ou homenageá-los: flores ou uma linda cesta com produtos importados. Eles ficarão muito emocionados e agradecidos. 22) Lembrança aos Padrinhos • Entregar a lembrança no dia do casamento, no momento das fotos. • Vocês poderão presenteá-los com uma caixa com doces finos, ou uma caixa de madeira mais elaborada, acompanhada por uma mini espumante e doces finos. O importante é agradecer carinhosamente cada casal de padrinhos. 23) Decoração de Lavabo • Toalhas bordadas, saches perfumados e bordados, aromatizadores de ambiente, dão um toque todo especial ao lavabo. 24) Celebrante: Padre, Diácono, Pastor, outros... • A escolha do celebrante vai depender do local onde será celebrada a cerimônia do casamento. Entre em contato o quanto antes, agende uma visita, e mais próximo do casamento, será preciso definir detalhes da cerimônia. 25) Carro da Noiva e Motorista • Providencie com antecedência qual o carro que a levará para a igreja, e quem será motorista. • Solicite orçamento com empresas especializadas em locação de carros de luxo e carros de época, o motorista esteja trajado de acordo com a ocasião. 26) Vestido da Noiva e Acessórios: • Agora esse assunto é exclusivo as noivas. Procure um bom estilista para lhe fazer o vestido. Escolha os sapatos e acessórios de acordo após definir o vestido. Além de o vestido ser lindo, ele tem que ficar perfeito no seu corpo. • Não abra mão do vestido dos seus sonhos, lembre-se que você será o centro das atenções.

16) Gerador • Alguns locais já dispõem de gerador, caso o local da festa não tenha, contrate, é fundamental não correr riscos. Durante toda a festa, deverá haver um assistente de plantão responsável pelo equipamento.

17) Pista de Dança Plotada • Geralmente as medidas da plotagem da pista de dança são 4x4 ou 5x5, escolham a arte e a empresa contratada ficará responsável por aplicar o adesivo no chão no dia do evento e retirá-lo ao término do mesmo. • Desconfie dos orçamentos muito abaixo do valor de mercado, algumas empresas oferecem o menor preço e sem nenhuma qualidade, o adesivo não poderá descolar do chão e muito menos despedaçar-se, isso causaria um aspecto horrível na sua festa.

27) Dia da Noiva: • Você pode optar por um serviço completo no salão de beleza, para fazer o cabelo, a maquiagem, as unhas e massagem; ou optar por uma personal makeup que vá até a sua casa ou hotel. • Faça prova do cabelo e da maquiagem com antecedência para definir os acessórios para se tranquilizar que escolheu a melhor opção. • Certifique-se que a maquiagem é a prova d’água, antialérgica e de boa qualidade.

18) Grupo Vocal • A música da cerimônia traz ainda mais emoção, principalmente tratando-se de bons profissionais. Solicitem orçamentos a esses profissionais, ouçam o repertório, e sempre peçam a sugestão da sua cerimonial.

Ufa, são tantos detalhes não é mesmo? Porém fundamentais para que o dia do casamento seja especial. Ah, faltou um item super importante: Qual a importância de uma cerimonial? Coordenar todos os itens acima, permitindo que tudo corra maravilhosamente bem até o final da festa. E agora acabou? Agora seja feliz e curta ao máximo essa nova fase da vida de vocês. Espero ter ajudado a entender um pouquinho como organizar um casamento.

19) Lista de Presentes • Coloquem a lista de presentes em lojas que vendam pelo site, facilita a compra e a entrega.

Grande beijo Dayse Rosa 59

REVISTA CASAMENTOS


5 paletas de cores para decorar seu casamento em 2015 Foi e continuará nas tendências para casamentos em 2015: A decoração de casamento colorida! E vai continuar nas paradas de sucesso por anos e anos.

I

nspiração é o que não falta e por conta disso as noivas atuais têm muito mais coragem para arriscar em cores que antes eram improváveis de se combinar. Seja dourado ou roxo, o fato é que as cores estão cada vez mais evidentes, deixando o

ambiente do casamento muito mais alegre e cheio de personalidade. Selecionamos 5 paletas de cores preferidas das noivas atuais, quem sabe uma delas seja justamente o que você estava procurando?

Azul Tiffany Além de ser uma cor elegante, o azul tiffany também é uma cor alegre e muito romântica. Perfeita para qualquer ocasião, ou seja, casamentos diurnos, noturnos, espaços abertos ou fechados.

Laranja, amarelo e vermelho O laranja, o amarelo e o vermelho são cores quentes e perfeitas para o verão. Quem pensa em fazer uma festa ao ar livre pode apostar nessa paleta, principalmente se o cardápio for uma feijoada ou comidinhas de boteco no casamento. Por que não propor uma experiência gastronômica incrível aos seus convidados: conheça o que está em alta para o menu do seu casamento! Uma das vantagem dessa combinação é que podemos usar flores do campo e gérberas para compor a decoração. Além de ficar lindo, ponto para o seu bolso, pois essas flores costumam ter um ótimo custo benefício.

REVISTA CASAMENTOS

64


65

REVISTA CASAMENTOS


Roxo com amarelo

O amarelo é uma das cores mais democráticas que existe. Combina com preto, com marrom, com azul, etc. Uma das combinações mais recentes que dão o que falar é o amarelo com roxo ou lilás. O equilíbrio é tão perfeito que dispensa comentários.

Rosa com azul Para quem quer dar um toque delicado e super romântico, unindo essas duas cores, pode apostar na combinação. Além de ficar colorido, a união dessas cores pode garantir um ambiente cheio de simbologia. O rosa significa romantismo, ternura, ingenuidade, já o azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia. Tudo que a gente deseja para nosso casamento, não?

Dourado e rosa

O dourado já foi considerado uma cor “ultrapassada” nos anos 2000. Hoje ele já conseguiu recuperar a sua majestade, principalmente se tiver como aliado o rosa. A combinação dourado com rosa é forte e expressa tradição e sofisticação. Para quem faz questão de fazer um casamento pomposo, essas cores são ótimas alternativas, principalmente para casamentos noturnos.

Combinar estilos diferentes, com bom gosto e criatividade sempre dá um resultado surpreendente!

REVISTA CASAMENTOS

66


O seu casamento em boas mãos! A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA CERIMONIAL E DO CERIMONIALISTA

M

uitas noivas ainda não se deram conta do que é o trabalho de assessoria e de cerimonial e qual a importância dos dois serviços no casamento. Trata-se de um papel indispensável para o bom andamento da organização e o perfeito funcionamento da festa em si. Quanto mais organizado for, mais os noivos conseguem aproveitar e curtir esse momento tão especial. É importante saber diferenciar o assessor do cerimonialista: embora muitos profissionais hoje assumam os dois papéis, vale entender o que envolve cada um. A assessoria entra desde o momento do começo da organização do casamento. Além de ajudar os noivos a fazer as melhores escolhas, o assessor conta com parcerias importantes que podem garantir uma queda significativa no orçamento final da festa. É ele quem estará ao lado do casal para negociar preços, ajudar na escolha do layout da festa, das cores, do cardápio. No dia do evento entra o papel do cerimonialista. É ele quem vai preparar um cronograma contendo

REVISTA CASAMENTOS

68

todos os detalhes da cerimônia e da festa, detalhes esses que foram previamente decididos em reunião com os noivos. É de extrema importância que haja afinidade entre o profissional e o casal, afinal, é ali que ficarão definidos como devem acontecer os momentos especiais durante o casamento. Além de cuidar do andamento do evento, o cerimonialista recepciona os convidados organiza padrinhos, daminhas, pajens, pais, explica como devem funcionar as entradas, coloca flores de lapela, distribui adereços, lembrancinhas, ajuda a noiva na jogada do buquê, anima a valsa, auxilia com imprevistos, cuida para que a maquiagem da noiva esteja impecável durante todo o tempo. Ou seja, é o anjo da guarda do casal e garante que eles aproveitem o máximo da festa sabendo que tudo está acontecendo perfeitamente. Cada casamento é inesquecível, cada casamento é único, cada casamento tem o seu toque especial e, para que seja perfeito, cada casamento precisa de total atenção e planejamento. •


Casamentos temáticos

deixam a festa mais divertida

O

casamento temático é ideal para os noivos que querem um casamento divertido, onde tanto o casal como os convidados estão em um ambiente diferente e original. Podem organizar um casamento onde todos os convidados tenham que ir mascarados, do que quiserem ou de algo específico; fazer um casamento referente a um país, de modo que a decoração e o vestuário tenham que estar de acordo com esse país ou dedicado à cor preferida dos noivos. Também podem escolher um casamento campestre, principalmente se o orçamento é reduzido – neste podem ter um menu à base de churrasco.

Filmes Neste tipo de casamento temático, os noivos vão ao casamento vestidos com o seu personagem favorito. Há quem se inspire no filme Star Wars, em que até os padrinhos e madrinhas de casamento escolhem um personagem para entrar no clima.

REVISTA CASAMENTOS

Circense

´ Etnicos

O tema circense também está em alta no ramo de casamentos. Uma lona de circo é armado em um terreno aberto e a decoração lembra os elementos do circo, como palco, trapézio e arquibancadas. Uma pipoqueira vintage também contribui com o visual artístico.

Alguns casais apreciam outras etnias, como a grega, a indiana e até mesmo a japonesas. Toda a decoração e até mesmo a cerimônia é voltada ao tema escolhido, o que requer bastante pesquisa e serviços que estejam dispostos a atender os requisitos da festa e cerimônia.

70

Festa Junina O traje clássico de casamento é trocado pela roupa típica de festa junina, com remendos e detalhes chamativos. As comidas típicas como paçoca, o pé de moleque, o bolo de fubá e outros itens fazem parte do menu. O agito fica por conta da música caipira.


Noivas:

como cuidar da alimentação e evitar a ansiedade para o tão sonhado dia

N

ão existe motivação mais concreta para perder peso do que ter que entrar em um vestido de noiva. Só quem está prestes a subir no altar sabe a maratona que é preciso encarar para entrar em um vestido branco rodado e ficar linda (e magra!) em todos os ângulos das fotos. Para curtir cada minuto dos preparativos para o grande dia e moldar seu corpo sem estresse, a nutricionista Alana Riboli dá algumas dicas para driblar a ansiedade. Alana explica que alguns alimentos são tidos como vilões e não devem aparecer na mesa de qualquer pessoa, mas principalmente as noivas. “São a maioria dos alimentos que contém muita gordura, como frituras, carnes gordas (costela, cupim, picanha, bacon, torresmo, etc), comida congelada, lanches, massas, queijos amarelos, molhos com muito queijo ou nata, entre outros alimentos”, completa.

REVISTA CASAMENTOS

72


Alimentos para combater a ansiedade Ainda segundo a nutricionista Alana Riboli existem alguns alimentos capazes de ajudar a aliviar as tensões. Leites e iogurtes, preferencialmente desnatados ou semi, carboidratos ricos em fibras como aveia, linhaça, chia, amaranto, quinoa, granola, feijão, ervilha, lentilha, arroz integral, além de frutas cítricas como laranja, tangerina, limão, abacaxi. Banana, abacate, castanhas, nozes e amêndoas, também ajudam. “Alguns alimentos devem ser evitados, como queijos amarelos, cafeína (café, cacau, chá mate, chá preto, chá verde), bebidas alcoólicas, alimentos industrializados, adoçantes que contenham aspartame, carnes em excesso, açúcar e outros carboidratos simples como pão branco, arroz branco, biscoitos de farinha branca, excesso de sal (sódio) e cuidado com suplementos termogênicos”, alerta a profissional.

Açúcares também são os vilões das noivas Mesmo com os nervos à flor da pele as noivas precisam se controlar e evitar alimentos que contém muito açúcar como doces, sobremesas, chocolates, bolos, biscoitos recheados e amanteigados, balas, chicletes, sucos industrializados (prefira os naturais ou polpa). “As bebidas alcóolicas também devem ser consumidas com cuidado, pois muitas contêm açúcar e carboidratos simples e o álcool age no organismo como se fosse gordura, contendo as mesmas calorias”, acrescenta a nutricionista. Uma alimentação balanceada deve incluir frutas, verduras, alimentos integrais (arroz, pães, aveia, linhaça, chia, quinoa), iogurtes

73

desnatados, queijos brancos, carnes magras como peixe, frango sem pele, patinho, coxão mole e miolo de alcatra. Também podem ser acrescentadas ao cardápio castanhas, nozes, amêndoas, azeite de oliva e abacate. “Estes possuem gorduras boas que auxiliam na redução da gordura, porém não devem ser consumidas em grande quantidade, pois são bastante calóricas” aconselha Alana. Além disso, a mastigação é uma parte muito importante no processo de emagrecimento, quanto mais, melhor, pois estimula as incretinas, hormônios que sinalizam para o nosso cérebro que estamos saciados, assim, você tende a comer menos comparando-se com quem mastiga pouco.

No grande dia De acordo com Alana, o ideal é evitar alimentos muito gordurosos e com muito açúcar, além de feijão e excesso de alimentos com muita fibra, pois podem dar algum desconforto gastrointestinal. Prefira carnes brancas como peixe e frango, legumes, verduras, frutas, sucos naturais e castanhas, nozes, amêndoas. Beba bastante líquidos, água, chás calmantes como hibiscos, camomila ou melissa.

REVISTA CASAMENTOS


presentes? Como preparar a lista de

A

lista de presentes de casamento é uma facilidade para os noivos, que podem selecionar o que mais lhe agradam ganhar e, para os convidados, que não precisam quebrar a cabeça pensando no que dar e contam com a comodidade de comprar pela internet. Saiba algumas dicas de como preparar a sua lista. A lista de presente de casamento deve conter itens com os preços mais variados possíveis, do mais barato, para quem não pretende ou não pode gastar muito com a lembrança, até o mais caro também, pensando nos padrinhos, parentes ou amigos mais próximos que queiram dar um presente melhor. A partir de quanto e até quanto devem ser os preços da minha lista? Não há uma regra, mas dá pra encontrar presentes bem bacanas por R$ 50. Já o preço máximo pode ser relativo ao preço de artigos para casa de maior valor, como geladeira, TV ou um sofá, por exemplo. Se na sua cidade há uma loja de artigos para casa super bacana, deixe sua lista de presentes lá, claro. Mas não se esqueça de fazer uma lista de presentes de casamento online, para os convidados que moram fora poderem comprar pela internet. Pensando nos noivos que já têm casa montada ou que realmente precisam de uma graninha para começar a vida nova, alguns sites de casamento oferecem um serviço bem bacana, onde os presentes comprados online são revertidos em cotas para os noivos. •

REVISTA CASAMENTOS

76


EDSON BELINE

Vamos dançar? DJ ou Banda na festa do casamento. Qual escolher?

O

desejo dos noivos é organizar um casamento perfeito; desde o local da festa de casamento, desde a escolha do vestido ao cardápio da cerimônia, todas as escolhas precisam ser feitas de forma impecáveis. O mesmo equivale para as músicas da recepção do casamento, colocando em dúvida aos noivos à escolha entre um DJ ou uma banda. A música é a alma da recepção de um casamento, por isso surgem tantas dúvidas em relação de qual optar. Qual é o mais adequado para a festa? Contratar um DJ ou uma banda? Existem algumas dicas para ajudar tanto as noivas quanto os noivos a se decidir, pois ambos possuem muitas vantagens e peculiaridades, claro.

DJ’s: Os noivos podem dar a sorte de ter algum conhecido que trabalha com músicas e se disponha a tocar na festa. Se for um amigo ou pessoa próxima dos noivos poderá até mesmo presenteá-los com a sua apresentação no casamento. Os DJ’s também oferecem uma cartela musical bem ampla já que possuem uma variedade enorme de CD’s e podem mudar de estilo musical em questão de segundos, indo da música eletrônica, romântica até as mais clássicas. Inclusive os convidados poderão interaREVISTA CASAMENTOS

84

gir com o DJ da festa pedindo músicas, assim como as noivas também poderão escolher músicas de acordo com o seu estilo musical.

Banda: Um som ao vivo de uma banda é muito prazeroso, ainda mais se a banda for formada por profissionais e o som for de qualidade, com certeza a festa de casamento será sucesso total. Assim, como o DJ a banda também poderá interagir com os noivos, dedicando músicas para os noivos, por exemplo. A apresentação de uma banda ao vivo contribui também para deixar o ambiente da festa de casamento mais animado e com muito mais energia, até quem está acostumado a ficar sentado vai querer se levantar e curtir o som ao vivo da banda lá no meio do palco. No caso das noivas e dos noivos optarem pela presença da banda e do DJ no casamento, melhor, pois podem alternar as músicas. Por exemplo, a banda poderá tocar durante os momentos específicos como o corte do bolo, a chegada dos convidados no local da festa ou mesmo durante os pratos da recepção, enquanto o DJ fica encarregado de tocar na hora de festa, ou vice-versa. Independente da sua escolha, o ideal é deixar claro tanto para a banda quanto para o DJ as preferências musicais.


EDSON BELINE

O setlist perfeito para animar a recepção do casamento

EDSON BELINE

A hora do casamento em que todos – convidados e noivos – oficialmente descontraem-se, com certeza é aquela em que todos vão para a pista de dança. E não há como discutir que os ritmos e músicas da moda sempre roubam a cena e fazem mais sucesso que a tradicional valsa dos noivos. Porém quando o assunto é música para animar a festa do casamento o que é melhor? Qual o setlist perfeito para uma recepção de casamento? É melhor apostar por vários ritmos ou manter toda a noite com apenas um estilo musical? O setlist perfeito, sem dúvida é aquele que agrada a todos os tipos de convidados, sem perder a cara dos noivos. E pode ter desde o sertanejo até o rock.

EDSON BELINE EDSON BELINE EDSON BELINE

85

REVISTA CASAMENTOS


EDSON BELINE

EDSON BELINE

Valsa dos noivos:

vienense ou tango? Conheça alguns estilos que os casais podem escolher para dar um show aos convidados.

A

primeira dança do casal é certamente um dos momentos mais marcantes de uma festa de casamento, e também o ponto alto da celebração da união dos noivos. Da tradicional valsa a uma dança original e criativa, passando pela coreografia daquele filme famoso, são várias as opções que os noivos podem escolher para inovar e surpreender seus convidados, tornando ainda mais especial e único este momento. Segundo a professora de dança Letícia Holetz Bretzke, os estilos mais recomendados para casais tradicionais são o Estilo Erudito ou a Valsa Vienesa. “Para os mais modernos, a dica é optar pelo foxtrot, que é uma valsa mais moderna”, orienta.

REVISTA CASAMENTOS

88

Mas também há os casais que preferem criar coreografias animadas, com movimentos agitados, para alegrar os convidados. Nesse caso os casais podem escolher estilos mais ousados como forró, samba, zouk ou até mesmo o tango. Antes de sair dançando pelo salão, é importante destinar um tempo para o ensaio. “Dois meses em média, com uma ou duas aulas por semana, com duração de uma hora, são suficientes para aprender passos básicos, mas quanto maior a antecedência melhor. Dependendo da habilidade do casal e da música escolhida, o número de aulas aumenta”, ressalta a professora. Caberá aos noivos escolherem o compasso mais agradável e divertido. Afinal eles vão dar um show para os convidados.


EDSON BELINE

REVISTA CASAMENTOS

90


buquê

Escolhendo o

A

cessório indispensável nas cerimônias de casamento, dos mais simples aos mais sofisticados e muito cobiçado pelas solteiras os buquês (ou bouquet) dá um toque especial ao visual da noiva. Os arranjos são elaborados das mais diferentes formas, tipos e cores de maneira que combinem com o vestido da noiva e seu gosto pessoal. O

buquê pode ser colorido, sóbrio, natural, artificial ou apenas com uma variedade de flor. Para escolher o buquê de noiva ideal não existem regras, mas sim detalhes que fazem toda a diferença, como o horário da cerimônia, tipo físico, tom da pele, cor dos cabelos e olhos, estilo, cor, volume do vestido, personalidade da noiva e época do ano.

:: Dicas para acertar na escolha O buquê deve estar de acordo com a época do ano em que a cerimônia for utilizada. Opte por escolher flores da temporada, pois são encontradas com mais facilidade e são mais em conta. No verão, monte buquês em que os tons de verde apareçam bastante. Isso ajuda a dar uma refrescada na imagem. Já nas cerimônias de inverno, as flores devem ser mais compactas. Mulheres baixas devem optar por tipos de buquês de casamento com flores menores e ramos redondos com formas estilizadas. As mulheres altas devem escolher as flores maiores em ramos grandes e longos.

:: Cores A cor do buquê deve conversar com os tons usados na maquiagem e o batom da noiva. Para as mulheres morenas, as cores que mais favorecem seu tom de pele são as vivas. Para as loiras, as cores como branco e nude ficam ótimas. Já as ruivas podem apostar em cores fortes com tons puxados para o alaranjado. O modelo de buquê também pode estar de acordo com a personalidade da noiva. As noivas mais conservadoras devem escolher buquês mais delicados em forma de cascata, com amarrações em fitas claras e poucas flores na cor branca. Para as noivas mais descoladas, os buquês com cores chamativas, como o vermelho, rosa, roxo, amarelo ou em composições de flores com diferentes tons são uma ótima escolha. O horário da cerimônia também deve ser levado em conta. Na parte da manhã ou à tarde, os buquês devem ser menores, com formato arredondado ou em cascata e as flores sofisticadas e de cores em tons leves e claros. Na parte da noite, buquês com composições mais exuberantes de flores grandes, nobres e com cores fortes em arranjos tipo cascata, mas com composições mais exóticas dos modelos arredondados são uma boa combinação.

91

REVISTA CASAMENTOS


EDSON BELINE

O véu ideal:

conheça alguns modelos e tamanhos

O

véu é um dos principais acessórios que complementam o traje da noiva. Além da delicadeza, ele também traz um ar misterioso para toda a produção. Pode parecer besteira, mas para que o modelo combine com o restante da produção, é preciso saber como escolher o véu de noiva ideal conforme o modelo do vestido, formato do rosto e até mesmo de acordo com o horário da cerimônia.

:: O tradicional véu longo ou catedral É um véu mais formal, normalmente para casamentos na igreja, à noite e em lugares fechados. Os véus podem ter de 2 a 5 metros, mas pode incomodar a noiva se for muito comprido.

:: Véu médio ou ponta de dedo Apesar de ser o preferido pelas noivas, o véu longo não é a única opção. Há também o véu de tamanho médio, conhecido como ponta do dedo. Tem esse nome porque seu comprimento deve ser justamente a ponta dos dedos da noiva e é indicado para praticamente todos os tipos de vestido. Só não combina com vestidos curtos.

REVISTA CASAMENTOS

92


:: Véu Cotovelo É um véu de noiva de longo a curto, que deve alcançar o cotovelo da noiva ou coincidir com a cintura. Ele pode ser usado vários tipos de vestido, mas não fica bem com vestidos curtos, acima do tornozelo.

:: Véu Ombro Este é o véu de noiva curto, em que o cumprimento vai até os ombros. Fica bem com modelos de vestido tomara que caia e vestidos de noiva curtos. Véus curtos deixam o visual mais leve, menos sério e muito charmoso. São indicados para casamentos informais, como os que acontecem durante o dia. Combina com cerimônias ao ar livre como em jardins, campo ou chácaras.

93

REVISTA CASAMENTOS


EDSON BELINE

Conforto e elegância: tendências de sapatos para noivas em 2015

REVISTA CASAMENTOS

94


Pump shoes É outra tendência que continua com tudo em 2015, tanto para noivas, quanto para convidadas. A base dianteira desse modelo de sapato dá mais apoio na hora de caminhar e ainda proporciona uns centímetros a mais às noivas mais baixinhas. É quase um clássico, como o scarpin, mas mais ousado. Pode ser branco, colorido, com aplicações etc. Tudo é possível, desde que combine com o vestido e os acessórios.

Scarpins Continuam com tudo, mas podem ganhar novos “adereços”, como tornozeleiras delicadas, para dar mais sustentação e, consequentemente, comodidade à noiva. Os modelos de scarpins podem ser mais clássicos ou mais ousados, inclusive com brilho e cores.

A

ssim como o vestido de casamento segue determinados padrões de moda, o modelo do sapato, elemento fundamental no look do dia D, pode variar de uma temporada para outra sem nunca deixar de lado o estilo da noiva. Para ajudar as mais indecisas, listamos o que não sairá dos pés das noivinhas antenadas no próximo ano, com sugestões de sapatos bonitos, elegantes e confortáveis para o grande dia. Confira!

Coloridos

Os modelos coloridos já não são exclusividade das noivas ousadas. Cada vez mais os sapatos com cores fortes ou até estampados vêm ganhando espaço nos casamentos atuais, até nos pés das mais tradicionais. São perfeitos para aquelas que queiram quebrar o branco total. É possível escolher tanto tonalidades mais claras até cores mais ousadas, como o vermelho e o amarelo. Entre os coloridos, os sapatos estampados conquistam cada vez mais espaço entre as noivas, mas com eles é preciso ter mais cuidado para que o look não fique muito carregado. Você pode combinar o calçado com o buquê e até mesmo com a decoração, porém sem exagerar.

Sempre é bom lembrar que o sapato precisa ser confortável. É quase impossível que caia como uma pluma e que você não sofra um pouquinho depois de horas e horas de festa, mas sim é possível encontrar um modelo bonito, elegante, do seu estilo e que não machuque muito. Basta saber escolher o seu sapato ideal! 95

Sandálias Modelos mais abertos que os pump shoes e os scarpins, por exemplo, são ideiais para casamentos no verão ou ainda, dependendo da quantidade de brilho e do tamanho do salto, diurnas e mais descontraíadas. É uma boa escolha para as noivas que optem por feminilidade. Como muitas vezes as sandálias são mais “cruéis” que outros calçados, você pode apostar em saltos mais baixos, medianos, para curtir a festa sem sofrimentos.

Sem salto As noivas que têm aversão a saltos ou que escolheram casar na praia, podem usar modelos baixinhos ou, em alguns casos, planos. Se esse for seu caso, pense bem se o sapato é apropriado para o local da cerimônia e se combina com o estilo do vestido. Não vale investir em um look luxuoso, com brilho e bordados, sem seguir a mesma tendência na hora de comprar o sapato.

REVISTA CASAMENTOS


EDSON BELINE

Customizado As aplicações também são uma boa pedida para quem vai casar em 2015. Dão mais personalidade à peça, que fica com cara de única. Pode ser de renda, flores, laços etc. Como em modelos já citados, é só fazer um jogo com o vestido, buquê e ter bom senso na hora de escolher.

Menos é mais Para as noivas que apostam e preferem modelos mais clássicos ou que se sentem inseguras na hora de ousar, melhor investir no branco clássico atemporal. Será um acerto e você não se sentirá desconfortável na hora de pisar na igreja por não seguir seu estilo e gosto.

REVISTA CASAMENTOS

96


EDSON BELINE

Fotografia e filmagem para registrar os melhores momentos

U

m casamento perfeito precisa ter tudo registrado em vídeo e em fotos. Ver as fotos do seu casamento é emocionante, não importa quantas vezes você veja. Assistir a filmagem é reviver tudo de novo, portanto ambas devem ser impecáveis, feitas por um profissional da área e com a melhor qualidade possível. Tendo em vista a importância desse detalhe, saiba como escolher a filmagem do casamento! Para evitar problemas, os noivos precisam pesquisar a fundo os melhores fotógrafos ou agências que prestam o serviço de fotografia e filmagem. Ter referências ajuda muito, mas o ideal é que, além de pesquisarem por indicações, o casal também veja fotografias e assista a filmagens que o profissional fez em casamentos anteriores. É importante que tanto o fotógrafo quanto a equipe de filmagem sejam totalmente preparados para registrar um evento como um casamento. Isso evita que a gravação saia tremida, com cortes errados ou que as fotos fiquem mal focadas ou com uma

REVISTA CASAMENTOS

100

qualidade simples demais. Pergunte sobre o equipamento que eles usam. Outro detalhe é deixar bem claro todos os momentos que os noivos desejam retratar, como detalhes do buquê, do sapato da noiva, do bufê, se vai querer fotos de todos os convidados em poses comuns ou se vai optar por fotos artísticas e espontâneas. É muito comum que o fotógrafo e os profissionais de filmagem marquem dois casamentos para o mesmo dia, o que os obriga a pedir um horário para finalizar seus serviços. Tente ao máximo escolher pessoas que não tenham outro compromisso e estabeleça a saída das mesmas após um acontecimento da festa, por exemplo: após a valsa dos noivos, após o corte do bolo, etc. Antes de fechar o contrato, acerte todos os detalhes referentes ao preço de cada fotografia e o prazo de entrega dos materiais. Indique também quais momentos do casamento você quer que seja registrado, imprescindivelmente. •


Ensaio boudoir:

presente especial para o noivo

I

ntimidade é a palavra capaz de definir esse momento especial de uma mulher ao revelar em fotos de seus encantos antes do casamento. Sim, e porque não fantasiar? O Boudoir remete aos antigos quartos de vestir do século XIV na França, que ganha uma nova roupagem para os dias de hoje. Explorar a sensualidade feminina com um olhar mais romântico e brincando com a ousadia, mas sem revelar os segredos de uma mulher. O boudoir é uma produção ousada e sensual dedicada para as mulheres que desejam registrar esse momento tão im-

REVISTA CASAMENTOS

102

portante em suas vidas. O ensaio que geralmente é feito numa suíte bem decorada e com acessórios femininos, também pode ser um ensaio externo com clima de ilha deserta ou lugar abandonado. Pode ser feito por qualquer mulher, de qualquer idade. Não é apenas um ensaio sensual, é uma autodescoberta. Este tipo de ensaio pode ser feito para dar de presente de casamento ao esposo, mas há outras razões: aniversário de casamento, presente de casamento, aniversário do marido, Dia dos Namorados, após cirurgia ou perda de peso. •


EDSON BELINE

Tendências 2015: a sua maquiagem de noiva bela, natural e com o seu estilo!

As tendências para casamento em 2015 têm uma palavra- chave: personalização! E de uma certa maneira, ela também se aplica no tema make para noivas em 2015.

Leveza e naturalidade sempre! A beleza da noiva vem ficando mais leve e natural. E em 2015 veremos ainda mais esta tendência. As noivas estão usando mais decotes e transparências e usando penteados mais soltos, pedindo assim, uma maquiagem com mais leveza para equilibrar. Ao menos que a noiva queira estar bastante exuberante, neste caso, a referência é outra.

Olhos Twiggy repaginado Mas leveza não quer dizer “cara lavada”. A pele sim é leve, muito bem feita e com o viço de pele saudável. Os olhos podem ser uma versão Twiggy repaginada, ou seja, foco total nos cílios e côncavo levemente marcado. Na pálpebra as sombras são claras, suaves, com pouco ou sem brilho.

Esfumado todo marrom O esfumado todo marrom, saindo um pouco do estilo degradè, também é uma aposta. O iluminado fica apenas para o canto interno dos olhos, deixando um visual sofisticado e atemporal. REVISTA CASAMENTOS

104


Blush natural, batom à escolha da noiva! O blush deve ser o mais natural possível como um tom bege levemente rosado. Já o batom varia muito com o estilo pessoal da noiva. Quer ousadia? Que tal um rosa Dior?Tons de vinho, vermelho aberto, pêssego e nuances de rosa caem bem para as makes sugeridas. Sempre a noiva deve lembrar que a falta de cor no lábio empalidece, e na fotografia isso fica ainda mais visível. Portanto: não esqueça dos seus lábios!

Cores nos olhos Os olhos das noivas devem brilhar! O delineador que pode ser gatinho ou não, também continua dando um up no olhar das noivas, mas sem exageros.

Batom vermelho Também a maquaigem com os olhos menos carregados e boca mais forte está em alta. E o batom vermelho tem agradado à muitas noivas e pode dar mais modernidade e estilo ao seu look!

L

embre-se que quanto mais natural a maquiagem da noiva, mais impecável a pele deve estar. Por isso, consultas freqüentes ao dermatologista e muita proteção devem ser seguidos a risca. E se quiser ser uma noiva exuberante, um mix de das tendências resulta em uma maquiagem super marcante e ainda assim, incrível! E nunca deve se esquecer que: tendências são ideias! A noiva deve sempre seguir o seu estilo pessoal, e aí sim agregar uma tendência ou outra ao seu look.

105

REVISTA CASAMENTOS


A escolha da

aliança A

s alianças de casamento são usadas pelos noivos após uma cerimônia de casamento, seja no religioso ou no civil. As trocas das alianças são feitas no momento final na cerimônia, onde os noivos colocam a aliança no

dedo da mão esquerda de cada um, simbolizando uma união matrimonial. Assim, como todos os demais itens do casamento a aliança também merece cuidados especiais, pois precisam ser confortáveis, bonitas e duráveis.

:: Estilos de alianças de casamento Existem vários estilos de alianças, variando desde os modelos mais clássicos até os mais modernos. Para os casais tradicionais, as alianças de ouro amarelo polido são as mais indicadas, podendo ser de 14, 18 ou 24 quilates. Quanto maior for o número de quilates da sua aliança, mais dourada ela será. Já para os casais modernos, pode-se optar pelas alianças com modelos menos arredondados ou ainda as alianças quadradas. REVISTA CASAMENTOS

108


• Dentre os mais variados tipos de alianças as mais comuns são as alianças cravejadas com pedras, brilhantes e diamantes. Os estilos variam conforme o formato das alianças de casamento escolhidas, algumas podem ser menos ou mais arredondas ou quadradas, com estilos anatômicos, industrializados e até mesmo alianças de casamentos confeccionadas artesanalmente.

• As alianças anatômicas são muito confortáveis, devido o fundo interno ser abaulado, ou seja, o fundo da aliança é arredondado internamente, fazendo com que a jóia não aperte ou incomode os dedos. Se você está à procura de conforto, as alianças de casamento anatômicas são excelentes sugestões.

• As alianças que passam pelo processo de industrialização não podem ser modificadas com facilidade, diferente das alianças confeccionadas artesanalmente, que além de terem um acabamento diferenciado, são confeccionadas especialmente a partir do gosto do casal, permitindo que os noivos escolham detalhes e formas do jeito que preferir. Além disso, é uma forma de ter uma aliança exclusiva e única.

• Para os noivos que desejam uma aliança especial e exclusiva podem optar pelas alianças de casamento personalizadas. Nesse caso os noivos poderão escrever seus nomes, data do casamento, declarações de amor ou um trecho de uma música dentro da aliança ou fora dela, podendo ser visível para todos. 109

L

embre-se que no dia de provar as alianças de casamento, procure reservar a prova para os dias em que a temperatura do corpo esteja normal, pois os dedos pela manhã ou após a prática de atividades físicas tendem a ficar mais inchados. Na hora de comprar as alianças de casamento considere o estilo de vida do casal, se você ou sua noiva tem um estilo de vida mais esportivo, prefira as alianças de casamento mais finas e arredondadas, para evitar machucados e marcas nos dedos. Quem trabalha muito com as mãos deve evitar as alianças com pedras e procurar alianças mais lisas e espessas. • REVISTA CASAMENTOS


O grande que é o máximo:

maxi colar para noivas

Um belo colar seja ele grande e chamativo ou mais discreto faz toda a diferença no visual de uma noiva. Se o modelo do vestido deixa o colo a mostra um lindo colar vai “cair como uma luva” e complementará o look. O acessório grande e chamativo sem dúvida nenhuma fará a noiva brilhar na sua entrada triunfal na igreja e depois na festa. As opções dos colares são diversas: Com pérolas e fita, strass, cetim e paetês, bolas, espelhado, enfim muitas possibilidades para dar as noivas o charme e a elegância necessária para este grande momento. Para não ficar um visual exagerado, mantenha o resto de suas jóias simples e discretas. Estes colares combinam melhor com vestidos de noiva sem muito brilho, pois assim o colar poderá realçar o visual e dar aquele toque especial ao visual da noiva.

Os brincos grandes para noivas Por muitos anos, a “regra” ditava que as noivas usassem acessórios delicados e discretos. Isso vem mudando e, assim como os outros componentes do look, os brincos estão, cada vez mais, adequando-se ao estilo de quem os usa. Para compor o visual em que o vestido é mais simples, clean e de cortes mais modernos e retos, brincos grandes e extravagantes tornam-se o grande destaque e podem deixar a noiva ainda mais charmosa. Quanto ao cabelo, o bacana é que fica legal de qualquer jeito: Solto, preso e semi preso. Separamos alguns exemplos para não ficar nenhuma dúvida de que a moda dos brincos grandes veio para ficar, desde que, usada com bom senso, sem carregar em mais nenhuma parte do visual. REVISTA CASAMENTOS

112


Lembrancinhas de casamento

Bolinhos e cupcakes

Esse tipo de lembrancinha é bastante charmoso. Os noivos podem encomendar etiquetas personalizadas com os nomes do casal, além de alguma mensagem ou poema.

lindas, úteis e modernas

Balinhas e doces

Um tipo de lembrancinha bastante apreciada, embalagens bonitinhas (latinhas de alumínio, potes de vidro, caixinhas de papel) com balinhas dentro. Pode ser balinha de menta, jujubas ou um mix de diferentes tipos. As balinhas também podem ser de acordo com as cores da decoração.

A

lembrancinha de casamento é uma forma de agradecer aos seus convidados por dividir um momento tão especial com os casais. E se antes ela era sinônimo só de imãs de geladeira, havaianas e amêndoas doces, agora conta também com a criatividade dos noivos, que buscam lembrancinhas que tenham utilidade. Uma dica de lembrancinhas de casamento são espelhinhos com os nomes dos noivos ou alguma frase bonita, uma declaração. Outras opções são lip balms, batons hidratantes, com os nomes dos noivos. Claro que essas opções são mais para as convidadas. Mas os casais podem optar por itens unissex, como abridores de garrafa, temperos, mel e coisas do tipo.

REVISTA CASAMENTOS

Kits

Você pode comprar fósforos personalizados e dar velas de presente, na forma de Kit romantismo para os convidados.

Para o verão

Para quem vai casar no verão, nada mais simples e gostoso que bons leques que combinem com as cores da celebração. Garrafinhas de água distribuídas na saída da festa também são opções. E ajudam os convidados se refrescar e a minimizar a ressaca do dia seguinte.

114


Lingerie

hiper-feminina para as noivas

T

odas as noivas querem o mesmo para o seu grande dia: uma lingerie bonita, sexy, confortável e prática, que não marque no vestido. Será que existe alguma que tenha todos os requisitos e ainda por cima seja específica para noivas? Claro que sim! A lingerie é a sua companheira pele com pele e você tem que ter cuidado no momento de escolher a que vai te acompanhar durante o casamento. A lingerie nupcial tem a função de dar forma, reaçar e modelar o corpo, fazendo com que o seu vestido de noiva se ajuste à cada curva e te faça sentir a mulher mais poderosa! As tendências para 2015 apontam o clássico branco, como “a” cor. A nova temporada também inclui versões super sexys para a sua noite de núpcias e lua de mel. O conjunto de lingerie para noiva deve se adaptar ao formato e ao decote do vestido e pode ajudar a esconder imperfeições que não queremos mostrar. Se você quer fugir do tradicional, pode escolher o nude ou outra cor pálida, que não apareça no vestido. As cores mais ousadas entram na lua de mel com combinações hiper-femininas de tule e seda, com laços e fendas, sutiãs com decotes ousados, alcinhas ultra finas, e cinta liga quase invisível! A cinta-liga é discreta e a melhor companheira do vestido. Você também pode optar por bodys, sutiãs push-up, com corte coração ou tomara que caia para suavizar mais o caimento. Uma das peças de lingerie nupcial que mais vai dar o que falar em 2015 é o corpete de renda com um tecido que marca bem a cintura e modela a silhueta! O tradicional conjunto de calcinha e sutiã não saem de moda. São confortáveis e fáceis de manusear, especialmente com vestidos pomposos ou com uma estrutura mais complexa, dando mais liberdade de movimento à noiva. O chá de lingerie é uma ideia deliciosa, permite que as amigas se juntem e dividam um momento exclusivamente de meninas. Além disso, a festa serve para a noiva aumentar o seu guarda-roupa íntimo, com vários modelos sensuais. •

REVISTA CASAMENTOS

116


EDSON BELINE

Trajes para daminhas e pajens

REVISTA CASAMENTOS

120


FRANKIE COSTA

FRANKIE COSTA

É

difícil não se encantar com a entrada de daminhas e pajens na cerimônia de casamento. Além de levar as alianças ao altar, as daminhas e pajens podem jogar pétalas de flores no tapete, segurar o buquê da noiva durante a cerimônia e ainda proporcionam lindas fotos. No entanto, durante a organização do evento, algumas dúvidas sobre a presença deles podem surgir. Qual criança escolher? E se não tiver pequenos na família? Qual é a idade mais adequada? Quem

banca as despesas com aluguel ou compra do traje? Confira as principais questões que surgem ao escolher essa duplinha que rende momentos tão especiais ao casamento. A maioria dos noivos escolhe sobrinhas, priminhas, afilhadas, irmã ou irmão caçulas ou até as próprias filhas. O importante é ter um vínculo forte e afinidade com a criança. Isso também é bom para o pequeno não estranhar a situação e dar marcha à ré em frente aos convidados.

121

REVISTA CASAMENTOS


Traje adequado

cima.

Independente do gosto pessoal de cada um, uma coisa é certa: mini-noiva não cai bem em ocasião alguma. Qualquer que seja o modelo do vestido, ele precisa ter cara de criança. Na hora de escolher o traje dos pequenos, é preciso priorizar o conforto das crianças. Tecidos sem qualidade e que pinicam tiram o humor de qualquer um, imagine o de uma criança. Priorize os tecidos e forros 100% de algodão. E preocupe-se em adaptar a roupa à estação do ano. No verão, é comum usar tecidos leves como algodão, piquê, cambraia e cetim. No inverno, o veludo cai muito bem e, se pecisar, aposte em um cardigã por

REVISTA CASAMENTOS

122

No caso das meninas, os preferidos são os de estilo princesa, com saia rodada e saiote por baixo. Já as maiorzinhas, acima de 11 anos, viram a cara por achar muito infantil. Para elas, a saia deve ser mais reta, no estilo godê. A faixa pode combinar com o estilo da cor da decoração ou com um detalhe, como a renda, do vestido da noiva. No entanto, isso não é uma regra. Já os pajens têm a opção de usar terninho, meio fraque, dinner ou até smoking. Os sapatos, normalmente de verniz preto, também podem ser substituídos por tênis, que dão um toque mais descontraído ao look. •


ADRIANO MOURA

6

dicas para escolher o vestido das madrinhas

A

lém de ser uma honra ser madrinha de casamento, e participar de um momento tão especial, é a certeza de que vai dividir os olhares com a noiva no altar da igreja. Coloridas ou em tons padronizados as madrinhas se destacam do restante dos convidados e entram para a história do casal, já que vão estar registradas em fotos e vídeo. Além da presença especial no grande dia, o que desanima muitas madrinhas é que se gasta um valor, em alguns casos, muito alto para se usar o vestido uma única vez e, em seguida, esquecê-lo abandonado no armário. A própria noiva e as madrinhas encontram verdadeiros dilemas na hora de escolher modelo, cor e outros atributos do vestido. Por isso, seguem algumas dicas para as novas e as madrinhas cheguem a um consenso sobre o tão esperado vestido:

REVISTA CASAMENTOS

124

1- Pesquisa: É importante que a noiva busque referências de fotos e vídeos que estejam de acordo com o que você procura para o grande dia. Pergunte para as amigas casadas como foi realizar esta decisão. Pergunte para as amigas que já passaram por esse processo como foi esta escolha; 2- Decoracão: A noiva também pode coordenar as cores do vestido com algum detalhe da decoração e conversar com a decoradora sobre como trabalhar este esquema de cores nas flores e tecidos. 3 - Cor e modelo: A noiva e as madrinhas podem escolher uma cor e modelo que combina com todos os tipos de pele e corpo. Também é possível buscar um estilo que as madrinhas possam usar novamente, em outra ocasião.


ADRIANO MOURA

4 - Tecido: A época em que o casamento acontecerá é um importante detalhe na hora de escolher o tecido do vestido e ter o melhor conforto. Por exemplo, tente evitar cetim ou veludo no verão, imagine o incomodo e o calor que a madrinha vai passar. Além disso, se você está planejando uma recepção ou casamento ao ar livre, escolha um tecido que seja adequado tanto para dias mais quentes ou frios. 5 - Orçamento das madrinhas: As madrinhas geralmente tem que pagar por seus próprios vestidos e arcar uma série de custos, como sapato, bolsa, maquiagem, cabelereiro, manicure, etc. Por isso a noiva deve evitar determinar uma loja específica onde a madrinha vai comprar o traje. 6 - Contando com ajuda: Não seja a maníaca do controle, tentando fazer tudo por conta própria. Escolha uma das madrinhas, ou a assessora do casamento, para ajudar a organizar e orientar a compra/escolha dos vestidos. •

REVISTA CASAMENTOS

126


ADRIANO MOURA

Noivo:

REVISTA CASAMENTOS

qual traje usar no casamento?

128


A

ssim como a roupa da noiva, a escolha também deve ser baseada em alguns pontos: estilo da festa (formal/ informal), horário (manhã/ tarde/ noite), o local (cidade/ praia/

campo), o tipo físico da pessoa e harmonia com a noiva (imagina a noiva super formal e o noivo super informal, não fica bonito, né?). Veja a seguir as opções e conheça um pouco mais sobre cada uma.

Fraque: O fraque é um típico traje de noivo e tem uma casaca comprida na parte de atrás, quase até a altura dos joelhos. Este tipo de vestimenta cai bem em homens altos e magros. Caso você não se enquadre neste tipo de corpo, mas queira usar este traje, uma boa dica é optar pelo meio fraque.

Meio fraque: O Meio Fraque tem uma casaca comprida na parte de atrás, e diferentemente do Fraque, tem o comprimento menor. Também consiste em calça cinza com riscas pretas, paletó preto, colete e gravata cinza com a camisa branca.

Casaco: Casaco preto cortado na frente, com lapelas em seda ou cetim, com longas e finas abas traseiras. Deve ser usada com calças pretas, camisa branca gomada com frente lisa, com colarinho alto e gomado, e com botões de punho.

ADRIANO MOURA

ADRIANO MOURA

129

REVISTA CASAMENTOS


Smoking: Segundo a convenção britânica, o smoking é um traje masculino semi-informal. Para usá-lo é preciso atender as exigências dos complementos: gravata borboleta, camisa branca, laço preto e casaco preto ou azul escuro. É uma boa opção de roupa para os noivos.

Terno: Clássico e sempre elegante, o terno é composto por calça, colete e paletó, enquanto o costume é composto apenas por calça e paletó. O colete é opcional, porém é uma boa sugestão para os noivos que preferem um visual mais formal. Tons neutros como azul marinho, cinza escuro ou chumbo são opções certeiras para quem está na dúvida. Corte e caimento impecáveis fazem toda a diferença, afinal o noivo também será o centro das atenções. Arremate com camisa branca e uma gravata discreta. A flor na lapela funciona como um charme a mais.

REVISTA CASAMENTOS

130


EDSON BELINE

O vestido da noiva REVISTA CASAMENTOS

134


A

cor branca do vestido de noiva só foi popularizada no século XVII, no casamento da rainha Vitória, da Inglaterra. Usando um modelo exclusivo em cetim branco com flores de laranjeira, ela lançou a moda que logo foi seguida pelas mulheres da nobreza européia, se espalhando pelo mundo e permanecendo até os dias atuais. Antes disso, especialmente na Idade Média, não havia cor específica para a cerimônia. Foi somente a partir da década de 20 que o branco passou a predominar e o vestido ganhou a conotação de pureza e romantismo

que conhecemos hoje. Os grandes desfiles de moda passaram a ter a apresentação do vestido de noiva como ponto alto, e até hoje um dos momentos mais esperados da festa de casamento é a chegada da noiva, quando todos conhecem o seu vestido. Considerado o item mais importante de um casamento, algumas mulheres sonham tanto com o vestido que antes mesmo de comprá-lo, já têm certeza do modelo com o qual entrarão na igreja. A noiva até pode buscar inspiração nas tendências da moda, mas é preciso escolher um modelo que combine com seu estilo e

EDSON BELINE

135

sua personalidade. O horário da cerimônia também influencia na escolha do modelo. Se o casamento for de dia, o vestido pode ser longuete, de cores claras e tecidos leves, evitando grandes bordados, brilhos ou armações, pois festas nesse horário pedem uma composição mais simples. Também é preciso lembrar a estação do ano em que vai acontecer a celebração. Se for inverno, pense bem ao escolher usar alcinha ou tomara que caia, por exemplo. O tipo físico da noiva também deve ser respeitado. É preciso prestar atenção aos detalhes para perceber que o vestido de noiva dos sonhos nem sempre será o mais indicado para seu tipo de corpo. Existem os modelos certos para alongar a silhueta, disfarçar o quadril, valorizar o busto e mostrar as curvas. Se a noiva for magra e baixa, pode escolher os modelos sem mangas e com cortes evasê (mais amplos na parte de baixo). Para as altas e magras, tanto os volumosos como os justos caem bem. Se a noiva é alta, mas está acima do peso, o truque são as barbatanas, tiras metálicas usadas para dar sustentação. Elas realçam o busto e ajudam a diminuir o tamanho da cintura. A noiva deve começar a pesquisar o vestido cerca de seis meses antes do casamento, e que deve ir acompanhada de alguém em quem confie para ajudar nessa decisão. Pense se você vai comprar, alugar ou fazer o primeiro aluguel. No primeiro aluguel, o vestido será feito do seu jeito, mas terá que ser devolvido à loja. Se a ideia é comprar, logicamente você não irá usá-lo de novo, mas pode guardá-lo como recordação. É essencial visitar várias lojas, provar vários vestidos, conversar muito com os estilistas e costureiros. É importante estar segura do lugar que você vai contratar. Na hora de experimentar o vestido, faça todos os testes: agache, levante os braços, sente-se, dance. É importante que a noiva esteja se sentindo confortável e que ele não limite seus movimentos, afinal, você merece se divertir no dia do seu casamento. REVISTA CASAMENTOS


Fotografia: Rox Studio


Deusa Noivas


FRANKIE COSTA


Vá ao

casamento de chapéu

O

chapéu é um um acessório super elegante na composição do visual da noiva e de suas convidadas. Para um casamento realizado durante o dia, usar um chapéus pode ser ultra glamouroso, mas é necessário ficar atenta a alguns detalhes na hora de decidir qual usar. Apesar de um casamento ser uma ótima oportunidade para usar esse charmoso adorno, o chapéu deve ser reservado para cerimônia realizada durante o dia e ao livre. Além disso, noivas ou convidadas mais baixas devem evitar chapéus com as abas grandes e as mais altas podem usar e abusar desse tipo. São muitos os modelos, para todos os gostos e estilos, tanto para as noivas como para as madrinhas e convidadas. É o acessório ideal para convidadas de um casamento ultra elegante. Para não errar, é importante que esteja em total harmonia com seu look. A Casquete é um chapéu super vintage, geralmente pequeno e usado de lado, preso por grampos. Serve tanto para as noivas como para as convidadas e dá um toque de glamour e máxima elegância ao seu visual! O chapéu estilo Capeline tem as abas maiores, e é ótimo para os dias de sol. Já o Canotier tem as abas curtas e superfície achatada. O Voilette é um véu que cobre o rosto e pode ser preso no chapéu. Dá um ar misterioso e elegante ao look. Para quem tem o rosto fino e traços delicados, a melhor opção é o Breton, com sua abas curtas e viradas para cima. • REVISTA CASAMENTOS

154


15

destinos para viajar na lua de mel

D

epois de tanta correria, chegou a hora do merecido descanso. A lua de mel é o momento de aproveitar o início dessa união, de preferência, em um belo lugar. É provável que na noite do casamento os noivos estejam exaustos com tantos preparativos e comemorações, por isso, o melhor é optar por passá-la em um hotel na própria cidade, deixando a viagem para o dia seguinte. Antes de definir o roteiro da viagem, o casal

deve pesquisar muito sobre os lugares que gostariam de visitar: seus atrativos, atividades, infra-estrutura, condições climáticas, costumes, etc. Ver folhetos e revistas, pesquisar na internet, conversar com amigos que já estiveram lá são boas opções para ficar bem informado. Na hora de escolher, o melhor é optar pelo destino que mais se adapta às possibilidades e ao gosto dos dois. Este é um momento para curtir a dois, portanto ambos devem aprovar o destino escolhido. Confira algumas sugestões:

Paris, França

Não há melhor destino para passar a lua de mel de maneira romântica e clássica do que em Paris. Principal destino de grande parte dos casais apaixonados, a cidade luz oferece uma série de roteiros exclusivos para os recém-casados.

Fernando de Noronha

Quer passar os primeiros momentos de casados em um lagar quente, exótico e rodeado de belas praias? Fernando de Noronha é a solução mais indicada para o casal. O arquipélago fornece uma série de atrativos aos visitantes, que podem passar os primeiros momentos em festa ou na mais profunda calmaria.

Nova York, Estados Unidos

Destinos e roteiros não faltam a quem escolher Nova York como local para passar a lua de mel. De passeios pelo Central Park, compras e festivais a céu aberto, a cidade fornece milhares de atrações ao casal. Uma boa dica são os passeios de helicóptero pela cidade ou andar pela 5ª Avenida juntinhos.

Grécia

De passeios históricos, passando por belas praias mediterrâneas e uma culinária toda particular, os casais que escolherem a Grécia como destino para a lua de mel não vão se decepcionar. Entre cidades como Atenas, Míkonos e Creta, são muitas as possibilidades ao visitante.

REVISTA CASAMENTOS

158


Caribe

Um dos destinos mais tradicionais para qualquer lua de mel, a região do Caribe fornece centenas de possibilidades quentes aos visitantes. De festas intermináveis ao mais doce relaxamento, os casais encontram um universo de possiblidades para aproveitar os primeiros momentos juntos.

Veneza, Itália

Para os que buscarem por momentos de puro romantismo e beleza, passar a lua de mel em Veneza, Itália é a escolha mais assertiva. Com passeios de gôndola e hotéis aconchegantes, a cidade esbanja sensações intimistas que devem confortar o casal.

Porto de Galinhas

Situada em Pernambuco, a cidade é um paraíso para os casais que buscam por belas praias, paisagens dotadas de beleza rara e águas límpidas. Além das praias, os jovens pombinhos podem se aventurar pelos manguezais ou pelas piscinas naturais que se formam por toda parte.

Ilhas Phi Phi, Tailândia

Um dos lugares mais belos do planeta, as ilhas Phi Phi na Tailândia servem como dica para os casais que buscam por tranquilidade e beleza em um só lugar. Além de já ter servido como plano de fundo para centenas de filmes, a região oferece uma gama variada de atrativos ao visitante, que deve se encantar com as belas praias da região.

Serra Gaúcha

Para os casais que querem apenas tranquilidade, conforto e boa comida, um passeio pela Serra Gaúcha, no sul do Brasil, pode trazer esta e outras possibilidades aos pombinhos. Abrangendo cidades como Gramado, Canela e Garibaldi, o destino é melhor indicado para quem acabou de casar no inverno.

Havaí, Estados Unidos

Um dos destinos mais procurados do mundo para quem pretende aproveitar a lua de mel, o arquipélago do Havaí fornece uma infinidade de atividades ora exóticas, ora tradicionais aos visitantes. Com um incrível itinerário de praias, o destino deve ficar eternizado na mente e no coração dos casais. REVISTA CASAMENTOS

160


Tanzânia, Africa

Com inúmeras possibilidades, o país é o mais indicado para casais que gostam de aventura. Com passeios pelo safari, escaladas, passeios de barco e belas praias, sobram alternativas ao casal que passear pela região.

Angra dos Reis

Se os pombinhos buscam por exclusividade, ótimo serviço e um variado cardápio de alternativas, passar a lua de mel em Angra dos Reis é uma escolha mais do que assertiva. Rodeado pela mata atlântica, o município esbanja belas paisagens e áreas onde o destaque é o silêncio e a tranquilidade.

Mont Saint-Michel, França

Rodeada por belas e históricas paisagens, Mont SaintMichel é uma ilhota rochosa no norte da França. Com um clima medieval, o lugarejo conta com ótima culinária e hospedagens aconchegantes. À noite, por conta das marés, a cidade fica cercada de água por todos os lados, gerando um clima intimista e romântico para qualquer casal.

Barcelona, Espanha

Se o casal busca por cultura, festas e diversão, passar a lua de mel em Barcelona é uma escolha mais do que indicada. Com diferentes atrativos - e uma vida noturna fortíssima - a cidade oferece desde uma ótima área de compras, boas hospedagens até um intenso contato com obras de arte expostas a céu aberto.

Roma, Itália

Com diversos roteiros e uma variedade de referências históricas, Roma é o destino certo para os casais que pretendem passar a lua de mel na Itália. De passeios pelas vias históricas - que incluem museus, o Coliseu e diversas fontes espalhadas pela cidade - o destaque fica por conta da culinária local, uma das mais adoradas do mundo. REVISTA CASAMENTOS

162


Revista Casamentos  

Revista Casamentos