Jornal dos Bairros - 03 março 2023

Page 1

Feito para todas as classes Itajaí, 03 de MARÇO de 2023 | Ano XXIV | N° 1.085 DOS PÁGINA 4 PÁGINA 5 PÁGINA 3 NÃO TEREMOS TAINHA! Sucesso a participação de Itajaí da Intermodal South America 2023 O Porto é nosso! Portaria tira toda a cota da frota industrial da pesca da tainha em 2023 Em reunião nesta quinta-feira (02), em Brasília, o Ministério dos Portos e Aeroportos garantiu prorrogação do convênio com o Município por mais 35 anos

Bambu e flecha

Enganam-se redondamente aqueles que pensavam que a Operação Mensageiro, do Gaeco e Polícia Civil do Estado, iria se esgotar em poucas semanas. Ela foi deflagrada em dezembro, na primeira quinzena de 2022 Já estamos entrando em março. Há prefeito preso há quase três meses. Outros, como Joares Ponticelli e seu vice, Caio Tokarski, estão há quase um mês encarcerados. Estamos falando de cidades de importância política e administrativa, como Lages (o prefeito Antônio Ceron está cumprindo prisão domiciliar com uso de tornozeleira) e Tubarão.

As investigações agora conduzem a outras vertentes. Não é apenas na área de saneamento, focando na coleta e destinação do lixo em contratos superfaturados e fraudulentos. Pode alcançar iluminação pública e outras áreas de atuação da municipalidade.

Nos próximos dias teremos a prisão de novos prefeitos. O assunto está sendo levado às últimas consequências. O que é um alento considerando-se que no contexto nacional, o combate à corrupção foi abatido pela Organização.

Calibre

No contexto local, esse promete ser o maior escândalo da história. Podendo, ainda, alcançar outras esferas de poder, que não só as administrações municipais. Talvez por isso faça todo sentido a iniciativa do deputado Sargento Lima, do PL, que pede uma CPI na Alesc para investigar o caso.

Limpa geral

Parece que será feita uma lim peza grande em Santa Catari na. Pontue-se que o trabalho vem sendo muito bem conduzido pelo Gaeco e também na figura da desembargadora Cinthia Schaefer, a relatora da Mensageira no TJSC. Ela vem se havendo com sabedoria, equilíbrio e bom senso.

Nos autos

A Operação está se desenrolando sem estardalhaços midiáticos, sem toda aquela parafernália que caracterizou a Lava Jato, que, apesar dos equívocos, fez muito bem ao país.

Prisco Paraíso

Na Mensageiro, tudo ocorre da maneira mais recatada, correta, sem exposições desnecessárias.

Não se vê ninguém falando fora dos autos, nem no Judiciário, nem no Ministério Público nem na Polícia Civil.

Língua nos dentes

As delações estão contribuindo para que possamos avançar cada vez mais na responsabilização de práticas de corrupção, que precisam ser coibidas.

Nada disso

Alguns advogados de delatores quiseram até impedir que a imprensa fosse proibida de divulgar informações que estão sob segredo de Justiça, especialmente os vazamentos de informações. Valendo-se disso, os causídicos quiserem censurar toda e qualquer divulgação acerca da Mensageiro.

Censura

Tentaram, inclusive, punir um colega, Anderson Silva, da NSC, que divulgou detalhes das investigações.

Na medida

A única concessão feita pela desembargadora Cínthia Schaefer foi não permitir a divulgação dos nomes dos delatores, algo que pode colocar em risco a vida deles e até mesmo o futuro da operação. Haveria ameaças até a familiares dos envolvidos. Ela também determinou que a identificação dos delatores seja retirada de matérias já publicadas na imprensa.

Bom senso

Novamente, agiu muito bem a magistrada. O que a parte produtiva da sociedade, que é quem paga a conta, deseja é menos corrupção, menos burocracia e mais eficiência do poder público.

Justiça

Algo que não se quer neste momento é que o trabalho dos investigadores seja obstruído. Operações como a Mensageiro são necessárias e fundamentais para quem realmente deseja que haja mais justiça social neste país.

Edital de convocação de Assembleia Geral para eleição e posse da nova diretoria, conselho fiscal e representante da categoria atleta da Associação Comunidade do Atletismo – ACA

O presidente da Associação Comunidade do Atletismo –ACA, Jorge Luis Bernardes da Graça, no uso das suas atribuições que lhe confere o Estatuto da entidade, convoca a todos os associados, para a Assembleia Geral a se realizar no próximo dia 25/03/2023, às 20h, na Rua Leonel Pereira, nº 484, Bairro Dom Bosco, Itajaí/SC, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia: 1- Eleição e posse da nova Diretoria, conselho fiscal e representante da categoria atleta. A primeira chamada será realizada no horário marcado e iniciará se houver o quórum de dois terços dos associados. A segunda chamada se dará quinze minutos após com qualquer número de presentes.

Itajaí, 03 de março de 2023

Jorge Luis Bernardes da Graça Presidente

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br

47 - 9 8405.8777

Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br

Departamento Comercial: (47) 3344.8600

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras

Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33

Telefone: (47) 3344.8600

Site: www.jornaldosbairros.tv

Deputado catarinense protocola pedido de informação para que ministro explique voos da FAB para motivos pessoais

Jorge Goetten (PL) protoco lou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, um requerimento de informações para que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, preste esclarecimentos sobre o suposto uso de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir a um leilão de cavalos em São Paulo. A viagem acontece no final de janeiro. A denúncia de que o ministro teria utilizado o avião para este fim foi feita pelo jornal Folha de São Paulo. Segundo a publicação, a agenda foi justificada como “urgente”. Além disso, a autoridade teria recebido o pagamento de 4 diárias e meia durante a viagem (de quinta-feira a sábado), mas os compromissos oficiais somaram apenas 2 horas e 30 minutos. “Fui eleito com a missão de fazer uma oposição responsável e fiscalizadora. Não posso me omitir. Se logo no início do governo deixarmos esse tipo de situação acontecer, imagina até final. Não vou passar pano”, ressalta Goetten. Após aprovado pela Câmara, o pedido deve ser respondido no prazo de 30 dias, sob pena de enquadramento do ministro em crime de responsabilidade.

Deputado Carlos Humberto protocola PL que obriga estabelecimentos veterinários a denunciarem maus-tratos

Na terça-feira (28), o de putado Estadual, Carlos Humberto (PL), protocolou um Projeto de Lei que obriga os responsáveis por estabelecimentos de atendimento veterinário, que constatarem indícios de maus-tratos aos animais atendidos, a comunicarem às autoridades. A proposta é uma forma de despertar a atenção de todos para que casos de violência animal não fiquem impunes. “Essa foi uma lei que já foi aprovada no Estado de São Paulo e que pode, sem problema algum, ser aplicada no nosso Estado também. O ato de fazer uma denúncia é fundamental para que as autoridades façam o que é justo com quem maltrata esses seres indefesos”, comentou o deputado. Os responsáveis, que constatarem indícios de graves lesões nos animais como prática de crueldade e grave desnutrição, deverão imediatamente comunicar às autoridades competentes como: a Polícia Civil de Santa Catarina ou a Delegacia Virtual de Proteção Animal. A lei, caso aprovada, servirá tanto para animais domésticos, como para os silvestres e exóticos.

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090

Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV 2 Ano XXIV - edição 1.085 - 03 de MARÇO de 2023
O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

FEAPI disponibiliza 300 vagas em cursos profissionalizantes e de idiomas

Período de inscrições começa na próxima segunda-feira (06)

Porto de Itajaí terá autoridade portuária pública municipal e federal

Em reunião nesta quinta-feira (02), em Brasília, o Ministério dos Portos e Aeroportos garantiu prorrogação do convênio com o Município por mais 35 anos

A Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI) publicou o edital de vagas dos cursos oferecidos de forma gratuita neste primeiro semestre. São nove cursos diferentes de iniciação profissional e idiomas, com 300 vagas no total.

As inscrições devem ser feitas de forma presencial na sede da FEAPI, localizada na Rua Camboriú, no bairro Fazenda, entre os dias 6 e 16 de março. Podem se inscrever pessoas acima de 16 anos e os demais requisitos e documentos necessários para participação estão disponíveis no edital ao final da página ou neste link. A matrícula é feita por ordem de chegada. As aulas devem começar no dia 20 de março, no período vespertino ou noturno.

Os cursos profissionalizantes disponíveis são: Costura (nível básico e avançado), desenvolvimento web, informática nível básico, auxiliar de cabeleireiro, logística aplicada ao Comércio Exterior e Conferente. Em idiomas a FEAPI oferece aulas de Inglês e Espanhol nível Básico.

As aulas serão ministradas na sede da Feapi, no C.E Cordeiros, C.E. Pedro Rizzi e E.B. Aníbal César, dependendo do curso escolhido. O aluno pode se matricular em apenas um curso. A relação de alunos matriculados será publicada no site Feapi e no Jornal do Muncípio, no dia 17 de março, a partir das 14h. Qualquer dúvida pode ser tirada no WhatsApp da FEAPI (47) 3390-4000.

OMunicípio de Itajaí garantiu uma importante conquista para o Porto nesta quinta-feira (02). Em reunião em Brasília (DF), o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, confirmou à comitiva de representantes da cidade a manutenção da autoridade portuária pública por mais 35 anos, além de agilidade no leilão do terminal. A novidade é que, além do Município, o Governo Federal também terá uma participação no novo modelo de gestão, permitindo o aporte de investimentos para desenvolvimento do complexo portuário.

“O Porto de Itajaí continuará sendo público, com gerenciamento em conjunto da Prefeitura e Governo Federal. A Prefeitura estará no comando por mais 35 anos e agora vamos encontrar uma fórmula para fazer isso e os navios voltarem a chegar até Itajaí, gerando trabalho e renda, como sempre foi”, garantiu o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

A decisão foi tomada em reunião com o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga. Também participaram do encontro deputados, senadores e outras autoridades municipais.

“Nesta importante reunião definimos os encaminhamentos para resolvermos essa situação do Porto de Itajaí e fomos muito bem recebidos. Um grupo de trabalho vai formular uma proposta para desencadear todo processo restante do arrendamento do nosso Porto, devendo man-

ter a autoridade portuária pública municipal e uma parceria com o próprio Governo Federal, que poderá ajudar o Porto em investimentos e tratativas junto ao mercado”, destacou o prefeito Volnei Morastoni.

A partir do encontro, o grupo de trabalho formado por representantes do Município, Porto e sociedade civil organizada vai elaborar um documento para embasar o novo edital do leilão de concessão do terminal, já adaptado ao modelo de gestão proposto. A proposta deverá ser enviada em 30 dias.

“A confirmação da autoridade portuária pública era um pleito antigo do Município, que destrava várias questões portuárias e no próximo mês teremos a decisão definitiva sobre o leilão. Foi uma grande reunião e um dia importante”, comemorou o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

O deputado federal Carlos Chiodini, que organizou a reunião entre o Município e o Ministério dos Portos e Aeroportos, também destacou a produtividade da reunião em prol do Porto de Itajaí. “O Governo Federal se mostrou disposto a encontrar uma saída que envolva o Município de Itajaí como o capitão do desenvolvimento portuário da região. Então, nos próximos dias, será criada essa proposta para que o Porto volte a ter grande movimentação, grande vida e o seu papel de protagonismo”, enfatizou o deputado.

Equipe GUYOT Environnement desiste da terceira etapa da The Ocean Race

A tripulação teve problemas na embarcação e retorna a Cidade do Cabo

A equipe GUYOT Environnement - Team Europe (FRA/ ALE) desistiu da terceira etapa da The Ocean Race na quarta-feira (01). Durante a manhã, membros da tripulação ouviram barulhos consecutivos e, após inspeção na parte inferior da embarcação, descobriram uma falha no casco e optaram por retornar a Cidade do Cabo, na África do Sul. O time começou bem a etapa e estava na segunda colocação quando ocorreu o problema. “Dada a atual posição da embarcação e a distância até Itajaí, é mais seguro para a equipe e pela integridade do barco que retornemos a Cidade do Cabo”, completou Thomas Cardrin, diretor técnico da GUYOT.

A equipe técnica aguardará que o barco chegue para fazer uma inspeção mais detalhada e escolher um plano de

ação para os reparos. Ainda não há definição se o time virá para Itajaí. Mais cedo, na terça-feira (28) à noite, o barco do Team Malizia (ALE) apresentou uma falha no mecanismo de bloqueio e uma vela caiu na água. A tripulação teve que trabalhar rapidamente para cortá-la e evitar maiores danos. Nesta quinta (02), a equipe precisará fazer um difícil reparo no mastro de 28 metros. “É claro que este é um forte revés para nós, mas ainda temos que continuar. Os raios do sol estão brilhando através das nuvens como se quisessem nos mostrar que talvez haja mais do que apenas ganhar ou não ganhar”, disse o capitão Boris Herrmann. Por enquanto, o Team Holcim - PRB (SUI) lidera a etapa até Itajaí, seguido dos barcos 11th Hour Racing Team (EUA), Malizia e Biotherm (FRA).

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV 3 Ano XXIV - edição 1.085 - 03 de MARÇO de 2023
Charles Drapeau _ GUYOT environnement Marcos
Porto

Núcleo de Cooperativas (Ncoop) da ACII Itajaí promove Arrastão do Bem

Portaria tira toda a cota da frota industrial da pesca da tainha em 2023

O mutirão de limpeza no Molhe do Atalaia, acontecerá no sábado, dia 04 de abril, com concentração na praia, a partir das 8h30.

Este é o segundo Arrastão do Bem que o núcleo realiza, a ação social e ambiental tem como objetivo fazer a limpeza da Praia do Atalaia e do Molhe. Os resíduos recolhidos serão encaminhados para a cooperativa Cooperfoz, que fará a destinação correta, para empresas que fazem a reciclagem dos produtos.

Todo o material necessário para o recolhimento dos resíduos como, luvas e sacolas plásticas, será fornecido pelo Ncoop. Não é necessário fazer inscrição prévia, pois toda a ajuda será bem-vinda.

Cooperativas participantes do núcleo e que estarão no Arrastão do Bem: Cootravale, Credifoz, Cresol, Sicred, Sicoob, Viacred, Uniodonto e Eco Litoral. Todas elas terão de 3 a 5 colaboradores auxiliando na iniciativa.

Venha participar da limpeza!

Junte-se a esse movimento, vamos deixar apenas boas lembranças na praia.

Apesar de ter sido responsável pela captura de somente pouco mais de 10% do total de tainha (mugil liza) capturada no Brasil em 2022, a frota industrial não poderá pescar a espécie em 2023. A decisão está prevista em uma Portaria conjunta entre MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas).

Ano passado a cota total estabelecida foi de 1.430 toneladas distribuídas entre as modalidades de cerco/traineira (480t) e emalhe anilhado artesanal (950t). Vale destacar que cada embarcação industrial tem uma cota individual de, no máximo, 50 toneladas. Em 2022 apenas sete embarcações de cerco/traineira operaram na safra e capturaram juntas 319 toneladas de tainha.

Neste mesmo ano, a pesca artesanal de outras modalidades - que não são controladas pelo sistema de cotas, como arrasto de praia e emalhe de superfícietiveram uma captura estimada em 4,5 mil toneladas.

A justificativa para a redução de 68% da cota total de captura da tainha neste ano foi a utilização de dados autodeclaratórios da pesca que ocorre dentro da Lagoa dos Patos (berçário da tainha) no Rio Grande do Sul. Em outros anos, a média dessa pescaria era de 828 toneladas. Surpreendentemente, foi informado um volume muito superior em 2022, de 4.500 toneladas capturadas. Esse suposto aumento do que teria sido pescado sem controle resultou na proibição da frota industrial e redução da cota para emalhe anilhado (artesanal). Apesar de tamanha discrepância da média histórica, o volume da pesca artesanal gaúcha autodeclarada de 2022 acabou inserido no cálculo, sem uma avaliação criteriosa.

O SINDIPI lamenta que a decisão conjunta entre MPA e MMA não tenha sido debatida com o Setor, como ocorreu em outras safras. E que, mesmo reduzindo o esforço ano a ano e contribuindo ativamente para a sustentabilidade da pescaria, a frota industrial tenha tido o seu direito de pesca limado sumariamente.

UAPA promove feira para adoção responsável de animais

Ação será no domingo (05) na sede da unidade

Neste domingo (05), a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) realiza mais uma edição da Feira de Adoção Responsável de Animais. O horário de atendimento é das 13h às 17h, na sede da unidade, localizada na rua Manuel Bernardes, s/nº, bairro Itaipava, em Itajaí. “A maioria dos cães, gatos e cavalos chegam na UAPA desnutridos, doentes, em muitos casos em situação de risco de vida. Nós oferecemos cuidados veterinários, medicação, alimentação adequada, banho, medicamentos, vacinas e castração. Quando eles estão recuperados, buscamos tutores para adoção responsável”, destaca Andréia Paula Reich, diretora de Defesa e Promoção dos Direitos dos Animais.

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV 4 Ano XXIV - edição 1.085 - 03 de MARÇO de 2023
O corpo técnico técnico e jurídico do SINDIPI já está mobilizado e trabalhando nesta situação

Sucesso a participação do Município de Itajaí da Intermodal South America 2023

Evento deste ano surpreendeu pelo número de visitantes, com mais de 500 expositores, reunindo profissionais de serviços e produtos das áreas de logística e comércio exterior

OMunicípio de Itajaí pela primeira vez participou com um estande próprio da Intermodal 2023.

O evento, que é o maior da América Latina em transporte de cargas, logística, intralogística e comércio exterior, terminou ontem em São Paulo (SP).

“Somos a 4ª cidade que mais gera empregos no Brasil proporcionalmente, a 34ª maior economia e abrigamos um dos principais portos do país. Por tudo isso, decidimos estar fisicamente presentes na Intermodal, recebendo empresas e divulgando os benefícios de se investir em Itajaí”, explica o secretário Municipal de

Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni, que desde o primeiro dia do evento recebeu pessoalmente empresários interessados em investir no município.

A Intermodal South America 2023 contou com empresas representantes dos modais de transporte aéreo, ferroviário, rodoviário e aquaviário e, também, com os segmentos de tecnologia, soluções para o setor portuário e intralogística. Além da feira, o evento tem uma extensa programação paralela de palestras, painéis e congresso. “A totalidade dos empresários que recebemos em nosso estande conheceram nossa política de benefícios

fiscais, o crescimento constante do setor de serviços no Município e os investimentos em infraestrutura e segurança que têm atraído cada vez mais empresas” finaliza Thiago Morastoni. A Revista Portuária - Economia e Negócios, que faz parte do Grupo BT Editora, produziu uma revista especialmente para o Evento, como já faz há 26 anos, e o estande da prefeitura de Itajaí é um dos pontos de distribuição da publicação. As matérias da Revista Portuária, além de mostrarem os portos de Santa Catarina, dedicaram um espaço especial ao município de Itajaí e suas potencialidades econômicas.

Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV 5 Ano XXIV - edição 1.085 - 03 de MARÇO de 2023
O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSapp para 47 - 9 8405.8777. O Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.
WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV 6 Ano XXIV - edição 1.085 - 03 de MARÇO de 2023

Aniversário da Yohanna

Beijinhos especiais para a linda e mimosa menina Yohanna. Ela é sobrinha amada da amiga e jornalista Luana Lemke. A Yohanna é filha da irmã da Luana, Tati e do Nei. Ela tem os irmãos: Gabriel e Vini. O Vini inclusive esteve de aniversário no dia 25 de fevereiro.

Passeio no Iate “Vô Pirão”

Agradecemos ao estimado casal de amigos Suzete Macedo Bellini e Gelcir Bellini “Pirão”, que proporcionou para nosso grupo de amigos, um passeio maravilhoso no Iate “Vô Pirão”. O embarque foi de manhã, na Marina Itajaí de onde seguimos para as praias de Laranjeiras, Estaleirinho, Ilha de Porto Belo e atracamos no Caixadaço, onde aproveitamos para tomar banho, papear e curtir bons momentos de lazer. Retornamos do passeio, no final da tarde. Foi realmente um privilégio, passar este dia inesquecível, na companhia de amigas especiais.

Aniversário de Cleusa Magalhães

Inauguração do Ambulatório e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

O Governador Jorginho Mello e a Secretária Estadual de Saúde, Carmen Zanotto inauguraram na última segunda-feira, dia 28 de fevereiro, o Ambulatório e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Complexo Madre Teresa, pertencente ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Uma obra de suma importância para os pacientes que fazem tratamento oncológico.

A querida amiga Cleusa Magalhães, no dia 21 de janeiro comemorou em alto estilo os seus 60 anos. Além da família, estiveram presentes as suas amigas. Parabéns, Cleusa! Que você continue distribuindo esse sorriso contagiante, que faz muito bem a todos que a conhecem!

Nosso abraço repleto de admiração e carinho.

Aniversário da Sra.

Madalena Molleri

A Sra. Madalena Molleri comemorou aniversário no dia 28 de fevereiro. Ela é viúva do Sr. Francisco Molleri. A “Dona Nena” como é chamada carinhosamente, recebeu a homenagem das filhas, genros, netos e bisneto. Ela é reconhecidamente uma talentosa Bordadeira e seus trabalhos são maravilhosos e impecáveis! Nós do “Jornal dos Bairros” deixamos um abraço muito especial para a “Dona Nena”, pedindo a Deus que a abençoe e proteja sempre!

Aniversário de Théo Bastos Anversa

No dia 25 de fevereiro o lindo e alegre Théo Bastos Anversa comemorou seu sexto aniversário, ladeado pelos seus pais

Karla e Wagner Bittencourt Anversa e da sua irmã

Sophie. A comemoração foi realizada no Salão de Festas do Condomínio Porto Atlântico, que recebeu decoração especial, do jeitinho que o Théo queria e merecia.

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV 7 Ano XXIV - edição 1.085 - 03 de MARÇO de 2023 Neide Uriarte neidefestas@matrix.com.br Neide Pasold Uriarte (47)9977.2390
Ano XXIV - edição 1.085 - 03 de MARÇO de 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.