Jornal dos Bairros - 28 Outubro 2022

Page 1

DOS Feito para todas as classes

Itajaí, 28 de outubro de 2022 | Ano XXIII | N° 1.070

Domingo:

O voto mais importante desde a redemocratização do país! Vote para ter um país livre!

PÁGINA 2

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra mais de 1,6 milhão de toneladas movimentadas em setembro

PÁGINA 3

Bolsonaro e Jorginho Mello permanecem na dianteira neste segundo turno Ambas as candidaturas registram mais de 30 pontos percentuais de vantagem sobre seus opositores, Lula (PT) e Décio LIma (PT), respectivamente PÁGINA 5


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.070 - 28 de outubro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Escandaloso

Lisura das eleições pode ter sido jogada no lixo

O TSE está igual a rato em guampa. Verdadeiramente numa encruzilhada, encurralado. Vejam só. A sociedade já vem acompanhando uma conduta capciosa, imparcial, nada isenta da corte, numa convivência promíscua com uma das candidaturas. Não precisamos nem citar que Alexandre de Moraes da esquerda já abriu vários inquéritos contra o presidente Jair Bolsonaro. O mesmo magistrado acima de qualquer suspeita que não faz questão alguma de esconder sua má vontade em relação à candidatura do chefe da nação. Muito antes pelo contrário. Assim como Luiz Roberto Barroso, Edson Fachin, Ricardo Lewandowsky e tantos outros. Esqueçamos, ainda, que Alexandre, o pequeno, foi secretário de Segurança Pública de Geraldo Alckmin, ex-tucano que se filou ao PSB para ser vice do descondenado, a quem atribuiu, não faz muito tempo, uma nova candidatura presidencial porque Lula estaria querendo “voltar à cena do crime.” Não lembremos, também, que este “brilhante” magistrado foi ministro da Justiça de Michel Temer, intimamente ligado a Alckmin. E se não bastasse tudo isso, há o atendimento privilegiado à campanha vermelha em detrimento das demandas da campanha de Bolsonaro, que resultaram num dia todo de propaganda, na semana derradeira, somente em favor de Lula da Silva.

Em menos de 24 horas foi entregue um relatório minucioso sobre este escândalo sem precedentes. Ato contínuo, demitiram o “estagiário”, ou seja, o bagrinho que alertou a corte de que havia problemas.

Berreiro

Obviamente que o servidor exonerado foi à Polícia Federal e abriu o bico. Informou que já vinha alertando sobre esta fraude radiofônica sem precedentes desde 2018!

Pôncio Moraes

O TSE silenciou por algumas horas e depois o incomparável Alexandre de Moraes veio a público dizer que ao tribunal não cabe fiscalizar a veiculação dos programas. Que isso seria obrigação das campanhas. Escárnio tem hora.

Passou recibo

O TSE é um elefante branco, um paquiderme, com servidores regiamente bem pagos, e não tem a responsabilidade sobre isso? Então por que o ministro pediu a comprovação das acusações? E porque demitiu o último lá da ponta, o servidor que era o responsável pela transferência das inserções? Ou seja, tem coisa muito estranha no ar.

Processo contaminado

Temos aí a legitimidade e a legalidade desse processo eleitoral colocadas sob suspeição. O pleito pode estar seriamente maculado porque esses assuntos são gravíssimos, gravíssimos.

Nunca antes

E agora as 154 mil inserções, segundo auditorias contratadas pela campanha do PL, que não foram veiculadas em rádios de todo o país, especialmente no Nordeste. Coincidentemente, foi nos nove estados da região que o petista abriu grande vantagem sobre Bolsonaro, o que teria lhe assegurado a diferença favorável no primeiro turno.

Criminoso é quem denuncia

Quando apresentou sua representação, a defesa do presidente pediu providências do TSE. Incontinente, Alexandre de Moraes despachou que queria provas acerca do relatório, sob pena de Bolsonaro e sua equipe terem incorrido em crime eleitoral. Moraes ameaçou inclusive abrir um inquérito contra o presidente!

A CENSURA DEMITE O STF E SUA POLÍCIA ELEITORAL O Su­premo Tri­bu­nal Fede­ral e a sua polí­cia elei­ to­ral, o TSE, des­tru­í­ram por com­pleto a hones­ti­dade da elei­ção pre­si­den­cial a ser deci­dida no dia 30 de outu­bro; estão favo­re­cendo, agora de forma aberta, um dos can­di­da­tos, o ex-pre­si­dente Lula. Para isso, vio­la­ram as leis bra­si­lei­ras, expro­pri­a­ram o horá­rio de pro­pa­ganda elei­to­ral para entre­gar ao seu esco­lhido o tempo que cabe legal­mente ao adver­sá­rio e, pior do que tudo, deram a si pró­prios pode­res de cen­sor que são abso­lu­ta­mente proi­bi­dos pela Cons­ti­tui­ção Fede­ral – a eles ou a qual­quer auto­ri­dade do Bra­sil. É o ata­que mais rui­noso à demo­cra­cia que o País já sofreu desde a pro­cla­ma­ção do AI-5, em 1968. Mais: a cen­sura que impu­se­ram à imprensa, e a todos os 215 milhões de cida­dãos bra­si­lei­ros, não tem pre­ce­den­tes, nem nos pio­res momen­tos da dita­dura, em maté­ria de bru­ta­li­dade, arro­gân­cia e estu­pi­dez. O TSE, sem o mínimo fiapo de lei que lhe per­mita fazer isso, saiu de suas fun­ções legais como fis­cal das regras do horá­rio elei­to­ral e pas­sou a man­dar em tudo – agora dá ordens, 24 horas por dia e a res­peito de qual­quer assunto, à imprensa, aos jor­na­lis­tas e, no fim das con­tas, a qual­quer bra­si­leiro que queira abrir a boca para dizer alguma coisa con­tra Lula, nas redes soci­ais ou onde for. É proi­bido dizer, por exem­plo, que ele foi con­de­nado pela Jus­tiça por cor­rup­ção pas­siva e lava­gem de dinheiro – ou que nunca foi absol­vido de nada. Pior ainda, os minis­tros cri­a­ram a cen­sura pré­via – uma vio­la­ção ras­teira do prin­cí­pio segundo o qual só se pode punir um erro depois que ele foi come­tido. O resul­tado é que se che­gou neste fim de cam­pa­nha à segu­inte demên­cia: os jor­na­lis­tas estão proi­bi­dos de dizer o que ainda não dis­se­ram. É isso mesmo: “até o dia 31 de outu­bro”, há pro­fis­si­o­nais e órgãos de imprensa que não podem escre­ver ou falar. O TSE não está punindo uma “notí­cia falsa”, ou algum crime de calú­nia, de difa­ma­ção ou de injú­ria; ao supri­ mir pre­vi­a­mente o direito de pala­vra, está punindo deli­tos que não foram pra­ti­ca­dos. Em que lugar da Cons­ti­tui­ção se per­mite uma coisa des­sas? A dupla STF-TSE não está ferindo direi­tos de jor­ na­lis­tas ou veí­cu­los; está eli­mi­nando o direito que a popu­la­ção tem de ser infor­mada. Nem se importa, aliás, em escon­der isso. Uma minis­tra decla­rou em voto aberto que qual­quer cen­sura é “inad­mis­sí­vel” – mas que, em cará­ter “excep­ci­o­nal”, ela estava se negando a cum­prir a lei. “Excep­ci­o­nal?” O que pode haver de excep­ci­o­nal, ou de peri­goso, numa elei­ção demo­crá­tica que, segundo os pró­prios STF e TSE, tem sis­te­mas de vota­ção e de apu­ra­ção per­fei­tos – a pos­si­ bi­li­dade de que o adver­sá­rio ganhe? É isso que estão dizendo. • J.R. Guzzo - Estadão 23 out. 2022

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.070 - 28 de outubro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra mais de 1,6 milhão de toneladas movimentadas em setembro

D

urante o mês de setembro, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou uma movimentação de 1.633.785 toneladas, 87 atracações (escalas), com 135.818 TEU’s (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), totalizando a movimentação anual para 733 escalas com 13.090.815 toneladas entre o período de janeiro a setembro de 2022 (últimos nove meses) No segmento de cargas contêinerizadas, nos recintos APMT e Cais Público, o relatório de estatísticas de setembro registrou 23 atracações, uma movimentação de 27.065 TEU’s (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), com 336.219 toneladas, somando a movimentação anual para 272.346 TEU’s com 3.275.494 toneladas, e 206 atracações. “Mesmo sendo um porto de pequeno porte, o Porto de Itajaí, consegue se encaixar dentro do cenário nacional com muita propriedade. A nível de mercado global, Itajaí tem se destacado nas ofertas de atracações, de movimentação de cargas. Eu não tenho dúvidas de que 2023 será um ano vitorioso para o nosso município. Logo já iniciaremos também a temporada dos transatlânticos, onde nos tornamos uma referência turística neste segmento, proporcionando fonte de renda para a nossa cidade, pois no somatório geral entre operações de cargas diversificadas e recebimento de navios de passageiros turísticos, tudo agrega”, afirmou o Prefeito de Itajaí em Exercício, Marcelo Sodré. Nos demais TUPs, a PORTONAVE (Terminal Portuário de Navegantes), registrou durante o mês de setembro 57 atracações com a movimentação de 83.033 TEU’s e 1.197.746 toneladas de movimentação de contêineres cheios.

“Os números comprovam que o modelo de gestão aplicado, continua dando certo e neste ritmo pode avançar muito mais, devido ao potencial e a agilidade do Complexo Portuário. O desenvolvimento e aprimoramento portuário é constante, demonstrando que nós temos um potencial ainda maior. Destaco ainda como um marco histórico, o registro de mil (1000), manobras de giro na área da nova Bacia de Evolução, ocorrido em setembro, e sem dúvidas, é mais uma prova de que estamos exercendo um trabalho competente e organizado por meio de todos os setores que englobam a Autarquia Municipal. A Autoridade Portuária de Itajaí permanece realizando um trabalho imprescindível para o desenvolvimento nas suas operações, objetivando também o desenvolvimento econômico”, informa o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga Ocorreu ainda no mês de setembro, a 7ª atracação de navio com cargas Roll On Roll. A embarcação “CALIFORNIA HIGHWAY”, atracou no cais público (berço 03) do Porto de Itajaí, trazendo a bordo 688 veículos importados, sendo 129 modelos da montadora alemã BMW e 559 modelos da montadora General Motors do Brasil (GM).

Iris Furlanetto – Agente de Autoridade Portuária (COSEG/SPI).

Em setembro ocorreu o marco histórico da milésima (1.000ª) manobra na área da nova Bacia de Evolução

O Porto de Itajaí, em sua área pública, recebeu ainda a 7ª operação anual de embarque com carga de celulose, realizada no berço 04 do Porto de Itajaí (cais público), por meio do navio GREAT QIN, com bandeira do Panamá. A embarcação teve origem de Punta Pereyra (Uruguai), com destino ao desatracar, ao porto de Livorno, na Itália. De acordo com a Coordenadoria de Operações e Inteligência da Fiscalização da Superintendência do Porto de Itajaí, a operação movimentou cerca de 23.800 toneladas de Bobinas de fardos de Celulose.

Draga holandesa trabalha para deixar o canal do complexo portuário de Itajaí e Navegantes em 14,5 metros

Luciano Sens

Na segunda-feira, 24, a draga holandesa do tipo Hopper, Lelystad, recebeu a visita de diretores da Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania de Portos de Itajaí, e prefeitura de Itajaí, para uma visita técnica, objetivando como são feitos os serviços gerais de manutenção no Canal de Acesso do Complexo Portuário. Sua função é a manutenção ou reestabelecimento da profundidade dos canais interno e externo e da Bacia de Evolução, definidos em 14 metros e em 14,5 metros. Participaram da visita técnica, o Prefeito do município em Exercício, Marcelo Sodré, diretores da Superintendência do Porto de Itajaí, Ronaldo Camargo Souza, Diretor Geral de Administração e Finanças, Jucelino dos Santos Sora, Diretor de Engenharia, Bruna Calloni, Coordenadora de Gestão de Obras e Projetos, e o Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata, Eduardo Rodrigues Lima. “Foi possível visualizar a tecnologia que é implementada para receber os navios e manter o calado. Coisa que nós em solo firme do município não sabemos ou entendemos que é preciso. Se não tiver capacidade suficientemente adequada de calado não temos um porto movimentado e trazendo os dividendos para a cidade”, comenta o prefeito de Itajaí em Exercício, Marcelo Sodré. Com um sistema de sucção “hopper”, a Lelystad realiza a dragagem, transporte e descarga com equipamentos que aspiram resíduos do solo, armazenando-os em uma cisterna. Após isso, guarda os sedimentos até o local

de descarte (bota-fora), afastado da costa. “Esse trabalho continuo de dragagem, sobretudo de manutenção do calado, é para viabilizar que navios entrem de maneira segura junto ao canal possibilitando o desenvolvimento da nossa economia. Temos uma característica especifica por conta da margem do Rio-Itajaí-Açu, por isso a dragagem acontece de forma constante, em dois sistemas. Um de injeção de água, e outro da draga hopper que suga o material e manda para a cisterna, para ação do bota-fora, no quadrante sul e quadrante norte”, diz o Diretor-Geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora. Durante ação de dragagem, a Lelystad consegue retirar 10.000 metros cúbicos de sedimentos no fundo do Rio Itajaí-Açu – utilizando-se de tubos a bordo. “Estamos fazendo intensamente o circuito de dragagem completo, até o campo de despejo (bota-fora), acompanhados da comitiva do Porto de Itajaí e da Prefeitura de Itajaí para se familiarizarem com essa operação fundamental. A manutenção das profundidades navegáveis no interior do porto e no canal externo é feita até alcançar a profundidade natural suficiente. Durante esta operação fizemos a parte da dragagem dentro do canal interno, recolhemos o tubo de dragagem e navegamos na velocidade máxima até a área de despejo. Agora estamos retornando para realizarmos mias um ciclo”, comenta um dos diretores da empresa Van Oord, Antônio Seabra.


4

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Ano XXIII - edição 1.070 - 28 de outubro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Município de Itajaí vai possibilitar ressarcimento do saldo dos cartões da Marejada

Novos Núcleos são abertos na ACII no mês de outubro

Consumidores que não conseguiram resgatar valores terão até 11 de novembro para fazer a solicitação

Marcos Porto

P

rofissionais ligados à saúde e bem-estar e comerciantes da rua Hercílio Luz, no Centro de Itajaí, agora podem contar com o auxílio de núcleos próprios voltados às demandas desses dois segmentos. A sensibilização da abertura do Núcleo da Saúde e Bem-Estar aconteceu no dia 20 de outubro. Os profissionais da área se reuniram na Sede da ACII para conhecer a associação e dialogar sobre a abertura do novo núcleo. No dia 31 de outubro, às 19h30, há nova reunião do núcleo na ACII e será iniciado o planejamento das ações de 2022/2023. Já no dia 24 de outubro foi realizada a sensibilização para a criação do Núcleo dos Comerciantes da rua Hercílio Luz. Mais do que unir os comerciantes dessa rua tão importante para Itajaí, o núcleo tem o objetivo de ser a voz desses empresários nas questões que envolvem os eventos, promoções e benfeitorias na localidade. Uma das ações que será discutida e acompanhada de perto pelo novo Núcleo trata sobre a revitalização da Hercílio Luz. A reunião para o planejamento de ações para 2022/2023 acontecerá no dia 01 de novembro, às 19h, na sede da ACII.

O Município de Itajaí e a organização da 34ª Marejada estão disponibilizando o ressarcimento de eventuais saldos nos cartões Marecard. Os consumidores que não conseguiram resgatar os valores durante o evento terão até o dia 11 de novembro para fazer a solicitação junto à sede da empresa responsável pela operação do caixa, a Sete Produções e Eventos. Para realizar o pedido de ressarcimento, o visitante deve comparecer presencialmente na sede da empresa responsável, localizada na Rua Ver. Abílio Otávio do

Canto nº 109, bairro Ressacada, e apresentar o cartão do evento. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Em caso de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí pelo telefone (47) 3348-1080. Caso haja dificuldade no ressarcimento, também é possível apresentar denúncia no Procon de Itajaí por meio do e-mail fiscal.procon@itajai.sc. gov.br ou telefone/Whatsapp (47) 988557811.

Confira o funcionamento dos serviços municipais durante o ponto facultativo do Dia do Servidor Público Núcleo Comerciantes da rua Hercílio Luz

Atividades terão alterações nesta sexta-feira (28)

Núcleo Saúde e Bem-Estar

Os serviços públicos municipais e dos prestadores de serviço do Município de Itajaí serão alterados nesta sexta-feira (28) por conta do ponto facultativo do Dia do Servidor Público. As atividades essenciais serão mantidas através de plantão, enquanto os atendimentos nos órgãos da administração direta, autarquias e fundações públicas do poder executivo retornam na segunda-feira (31). O atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) do bairro Cordeiros e do Centro Integrado de Saúde (CIS), no São Vicente, estará disponível durante todo o ponto facultativo. Já o atendimento nas unidades de saúde, centros especializados, farmácia municipal e órgãos administrativos da Secretaria

de Saúde retorna na segunda (31). Na rede municipal de ensino, apenas as turmas cujas professoras fizeram greve terão aula. As famílias serão informadas durante a semana se a criança será atendida através de bilhetes. A Secretaria de Obras funciona parcialmente, com atendimento pelo número de telefone (47) 3348-0303 e serviço das empresas terceirizadas. Já a coleta seletiva e o transporte coletivo funcionam normalmente. O Semasa atende em sistema de plantão 24h pelos canais 0800 645 0195, 115, 3344-9000 e WhatsApp (47) 99261-3492 para emergências, como vazamentos de água e esgoto em vias públicas, ou falta d’água em imóveis.


5

Ano XXIII - edição 1.070 - 28 de outubro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Limpeza de sepulturas deverá ser feita até terça-feira (01) nos cemitérios municipais Duas caixas d’água com 5 mil litros e torneiras estarão disponíveis para a manutenção ras para auxiliar na manutenção dos túmulos. Prevenção ao Aedes aegypti O Município de Itajaí orienta ainda sobre as medidas de prevenção à proliferação do mosquito transmissor da dengue nos cemitérios. A orientação é evitar objetos que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti, como pratinhos e invólucros de plástico. Durante a terça-feira (01), os agentes de combate a endemias da cidade realizarão uma ação de conscientização e orientação nos dois cemitérios.

Já na sexta-feira (04), haverá um mutirão de limpeza com recolhimento de materiais que possam acumular água. Ambas as ações são promovidas pelo Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde de Itajaí. Horário das Missas de Finados 2022: Cemitério da Fazenda: Terça-feira (01): 18h Quarta-feira (02): 8h, 10h30, 15h e 17h30 Cemitério do Espinheiros: Quarta-feira (02): 8h

Marcos Porto

O Município de Itajaí divulga o horário de funcionamento e limpeza dos cemitérios da cidade para o feriado de Finados, que ocorre na próxima quarta-feira (02). A manutenção das sepulturas deve ser feita até a terça-feira (01), durante a manhã ou tarde. Os portões dos cemitérios da Fazenda e do Espinheiros abrirão das 6h às 19h nesse período. No cemitério da Fazenda serão disponibilizadas duas caixas d’água com 5 mil litros de água, além de torneiras espalhadas por toda área para facilitar a limpeza. O cemitério do Espinheiros também conta com tornei-


6

Ano XXIII - edição 1.070 - 28 de outubro de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.070 - 28 de outubro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Aniversário de Maria Alice Anacleto Pereira

A linda princesa Maria Alice Anacleto Pereira fez aniversário, no dia 18 de outubro. Os seus pais, Ketlin Anacleto Pereira e Bruno Pereira prepararam uma maravilhosa festa, para comemorarem junto da família e amigos. Parabéns, Maria Alice! Feliz Aniversário! Que o Menino Jesus lhe abençoe e proteja sempre!

Dia do(a) Dentista

Agradecimento à Corrente de Orações

A família do jovem Leonardo Costa, através dos seus pais Lourdes e Taty, agradece à grande Corrente de Orações feita pela família e amigos, pelo restabelecimento da sua saúde. A primeira etapa do tratamento de Leucemia, foi realizada com sucesso, no Hospital da Unimed. Gratidão aos médicos, enfermeiros e funcionários, que lhe atenderam com tanto carinho e dedicação. Continuemos nossa Corrente de Orações, para que o Leonardo seja completamente curado.

No dia 25 de outubro foi celebrado o “Dia do(a) Dentista”. A nossa homenagem a todos os (as) Dentistas, através da grande profissional, Dra. Andréa Gonçalves Zanon, que atende em seu consultório na Rua Almirante Barroso, no centro de Itajaí. “Transformar sorrisos traz altos níveis de felicidade”.

Aniversário de Marlete da Silva Pinheiro Um grande abraço à querida amiga, Marlete da Silva Pinheiro, que comemorou aniversário, no dia 24 de outubro. Que Deus lhe abençoe e proteja sempre! Que Ele lhe conceda muito amor, paz, saúde, alegrias e prosperidade!

Homenagem a Ronan Adinael Pinheiro

No dia 21 de outubro, o Professor Ronan Adinael Pinheiro recebeu o Prêmio “Professor Nota 10”, através da Rede Municipal de Educação de Balneário Camboriú. O Professor Ronan Adinael Pinheiro trabalha com alunos do “CEJA”. A Solenidade de Premiação foi realizada na “Câmara Municipal de Vereadores de Balneário Camboriú”.

Embaixada do Flamengo em Itajaí

A Embaixada do Flamengo em Itajaí comemorou 10 anos de fundação. O seu fundador Jean Aragão não deixou a data passar em branco. Parabéns ao Jean e todos os componentes da Embaixada do Flamengo em Itajaí!


8

Ano XXIII - edição 1.070 - 28 de outubro de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Santa Catarina passa de 118 mil empregos gerados em 2022 Itajaí está em terceiro lugar no estado em saldo positivo de empregos!

D

e janeiro a setembro de 2022, Santa Catarina acumula um saldo positivo de 118.031 empregos formais. No período, foram 1.171.963 admissões e 1.053.932 desligamentos. No mês de setembro, cujos dados foram divulgados nesta quarta-feira, 26, o estado teve 123.503 contratações e 108.498 demissões, um balanço positivo de 15.005 postos de trabalho. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. Todos os grupos de atividade econômica contrataram mais do que demitiram no acumulado

do ano. O de serviços é o principal gerador de empregos em Santa Catarina, com 61.113 vagas criadas. Em seguida, aparece a indústria, com saldo positivo de 29.668. A construção teve 17.133 novos postos de trabalho e, proporcionalmente, foi o setor que mais cresceu no estado em 2022. O comércio gerou 9.991 oportunidades e a agropecuária, 126. Santa Catarina tem nove entre os 100 municípios brasileiros com saldo mais positivo no ano: Joinville (9.124), Florianópolis (8.293), Itajaí (7.972), Blumenau (7.883), São José (5.020), Chapecó (4.119), Brusque (4.076), Criciúma (4.011) e Itapema (3.832).

Maior nível de emprego já alcançado no Brasil Ao longo deste ano, Santa Catarina se habituou com as boas

notícias no mercado de trabalho. De acordo com a edição mais recente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad-C), do IBGE, Santa Catarina

O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSapp para 47 - 9 8405.8777. O Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.

tem o menor desemprego do Brasil (3,8%), a maior taxa de formalidade 88,3% e o maior nível de ocupação já alcançado por um estado brasileiro, com 65,8% da

população com 14 anos ou mais empregada. Os dados são referentes ao segundo trimestre deste ano. Em novembro, o IBGE divulgará a Pnad-C do terceiro trimestre.