Jornal dos Bairros - 09 Setembro 2022

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 9 de setembro de 2022 | Ano XXIII | N° 1.063

34ª Marejada terá novidades na programação MARCOS PORTO

O tradicional evento retorna ao calendário da cidade de 6 a 23 de outubro, no Centreventos. PÁGINA 5

Município de Itajaí abre licitação para implantação do novo modelo de estacionamento rotativo

Balcão de Empregos de Itajaí realiza mutirão de vagas nesta sexta-feira

MARCOS PORTO

PÁGINA 3

PÁGINA 8 4


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.063 - 9 de setembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Corruptos

O próprio José Sarney, que assumiu com a morte de Tancredo Neves, tocou uma das gestões mais corruptas da história (só suplantada pela era PT). Compôs, contudo, com o Parlamento e se manteve no poder.

Rito

Itamar Franco, que assumiu no lugar de Collor, também atuou com os congressistas, a exemplo de FHC e todos os seus sucessores.

prio Hang para compor a chapa. A imagem, além da força política, é singular sob o aspecto dos apoios e dificuldades partidárias neste ano.

Com Seif

A presença dos dois prefeitos, de Brusque e de Balneário Camboriú, é emblemática. Ari Vequi é emedebista histórico e apoia Jorge Seif, do PL. O MDB tem candidato ao Senado, Celso Maldaner, que compõe a chapa de Moisés da Silva.

Melancolia

A voz rouca das ruas

A frase acima, cunhada pelo saudoso Ulysses Guimarães, nunca foi tão atual. A nação quase parou na quarta-feira, 7 de setembro. O tamanho das mobilizações Brasil afora foi algo histórico. Jamais visto antes na história deste país. No Rio de Janeiro, cerca de 1 milhão de pessoas em Copacabana. Na Avenida Paulista, num dia chuvoso na terra da garoa, perto de 1 milhão de manifestantes. Em Brasília, cerca de 1,5 milhão de brasileiros. Na Capital dos catarinenses, não foi diferente. Milhares de pessoas nas ruas. Todos ordeiros, pacíficos, em família e vestidos com as cores da pátria. Engana-se ou usa de má-fé quem tenta dizer que a maioria dos presentes foi para acompanhar os desfiles do bicentenário da Independência. Nada disso. O atual inquilino do Palácio do Planalto resgatou um símbolo nacional, a bandeira verde e amarela. Por décadas, ela foi esquecida, relegada, assim como o hino nacional foi tirado das escolas e a doutrinação de esquerda, antipatriótica, muitas vezes degradante e derrotista, se alastrou. O objetivo é claro: tirar nossa identidade, nossa ligação com a pátria, com os valores fundamentais. Que estão de volta!

Exemplo

Nos EUA temos o maior e melhor exemplo do civismo, do patriotismo, dos símbolos e do orgulho nacional. Com a força da indústria cinematográfica, passamos a ver por aqui mais bandeiras yankees do que a nossa, a brasileira, da nossa terra.

Terra arrasada

A doutrinação arrasou o civismo nacional. Bolsonaro resgatou isso, o que é um dos tantos motivos que lhe fazem ser odiado à morte pela esquerda radical. O presidente trouxe com ele esse segmento enorme da população brasileira que vê isso como fundamental para o país.

Obsessão pelo poder

Vamos relembrar no final da década de 1970, o tal Foro de São Paulo, que visava a conquista do poder, o aparelhamento da máquina estatal. E conseguiu. Isso ocorreu efetivamente a partir da eleição de Lula da Silva em 2003, sua reeleição, a eleição de sua pupila Dilma Rousseff e a reeleição dela.

Degola

Segundo mandato que não foi terminado pela inepta petista. Forçaram a barra, mas ela fez o que já havia feito Fernando Collor de Mello. Quis administrar sem o Congresso. Isolou-se e deu-se mal.

A realidade triste e melancólica deste país é que qualquer governo que não ceda ao Congresso está fadado à degola.

Caras-de-pau

Agora, querer acusar Bolsonaro de se apropriar da bandeira e do sete de setembro é de uma leviandade, de uma falta de senso, de uma falta de ideias assustadora. Jair Bolsonaro resgatou a bandeira e o civismo. O resto é choro derrotista.

Apoio a Jorginho

Durante o grande evento de lançamento da campanha do vice-prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto, nesta quinta, a expectativa girava em torno do anúncio do prefeito Fabrício Oliveira (Podemos), de apoio à campanha do senador Jorginho Mello ao governo.

Fora dessa

Fabrício Oliveira é filiado ao Podemos, partido que é aliado de primeira hora do governador do Estado. Mesmo assim, por dificuldades internas e articulações mal sucedidas, a dupla de mandatários de dois municípios estratégicos não está com o postulante ao Senado do MDB.

Experiência

Já Raimundo Colombo tem apostado na força do nome e na experiência política de quatro décadas. Vem percorrendo o estado e se apresentando como a alternativa mais viável para o momento. Durante a semana, destaque para sua presença no café dos candidatos majoritários no Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina.

No páreo

Carlos Humberto é candidato a deputado estadual e fortalece seu projeto, já robusto, com o respaldo do alcaide. Existe forte articulação, liderada pelo próprio vice, para que Oliveira assine ficha no PL.

SEST SENAT Torna pública a abertura de processo seletivo para contratação de Auxiliar Administrativo (vaga EXCLUSIVA PARA PCD – código 1485/2022) para atuar em Itajaí/SC. Comunicado de Abertura de Processo Seletivo – Nº 1485/2022. Para mais informações, acesse o endereço eletrônico: www.sestsenat.org.br/trabalhe-conosco,durante o período de inscrições, que será de 11/09 a 25/09/2022. O processo seletivo terá as seguintes etapas: avaliação documental, avaliação de conhecimentos específicos e entrevista.

Colombo e Seif favoritos

Os dois favoritos para a disputa da única vaga ao Senado nestas eleições, o ex-governador Raimundo Colombo e o empresário Jorge Seif, o candidato de Jair Bolsonaro, têm intensificado suas campanhas nesta reta final. Fato marcante neste contexto ocorreu durante a semana quando do lançamento da tradicional Fenarreco, em Brusque. A foto “oficial” da parte política do evento registrou as presenças do prefeito de Brusque, emedebista de quatro costados, Ari Vequi, o empresário Luciano Hang, o prefeito de Balneário Camboriú, ainda no Podemos, Fabrício Oliveira, além do primeiro suplente de Seif, o também empresário Hermes Klann, indicado e avalizado pelo pró-

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.063 - 9 de setembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí terá feira especializada no setor do Transporte de Cargas e Combustíveis de Santa Catarina

A

cidade de Itajaí, no litoral norte catarinense, foi escolhida para receber a TRANS CARGO EXPO 2023 e a primeira edição da GAS OIL EXPO de Santa Catarina. O evento será realizado nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, no Centro de Eventos de Itajaí (Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira). Terá cerca de 100 empresas expositoras nos dois segmentos. As feiras TRANS CARGO EXPO – Feira de Equipamentos e Serviços para Transporte de Cargas, Modal e Logística de Santa Catarina e GAS OIL EXPO – Feira de Equipamentos, Produtos e Serviços para Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência de Santa Catarina são simultâneas. Elas promoverão negócios entre dois importantes setores da economia catarinense: transporte de cargas e combustíveis. A expectativa é grande. O CEO da THGEXPO, empresa organizadora da TRANS CARGO EXPO 2023 e GAS OIL EXPO 2023 Santa Catarina, Roberto Piccoli, comenta sobre a escolha da cidade para sediar as

Reprodução / Pixabay

feiras. “Consideramos vários fatores para a realização dos eventos em Itajaí e um deles de maior importância foi a logística que Itajaí oferece no receptivo das cargas portuárias e transporte rodoviário. O município gera forte interesse de fornecedores de equipamentos, importadores, distribuidoras de produtos e serviços para todas estas operações locais. Nós da TRANS CARGO EXPO e GAS OIL EXPO reunimos tudo isso em um só espaço, no Centro de Eventos Itajaí”. O organizador acrescenta ainda a relevância da economia do Estado de Santa Catarina, outro ponto forte que foi importante para a escolha de trazer o evento para SC. “Itajaí é hoje o maior polo logístico da região Sul e um dos mais importantes do Brasil, além de compor um grande centro operacional do transporte de cargas rodoviárias em Santa Catarina. Sem dúvida, Itajaí oferece todas as condições para a realização de um grande evento”, observa Piccoli. A programação contará com a pre-

sença de convidados, profissionais palestrantes no Congresso do Transporte de

Cargas, Combustíveis e Serviços de Santa Catarina.

Balcão de Empregos de Itajaí realiza mutirão de vagas nesta sexta-feira Ao todo, serão ofertadas 63 vagas para diversas áreas

MARCOS PORTO

Nesta sexta-feira (09), o Balcão de Empregos do Município de Itajaí realiza um mutirão com mais de 60 vagas para quem busca oportunidade no mercado de trabalho. A ação ocorre das 13h30 às 17h30 no Balcão de Empregos, localizado na Rua Manoel Vieira Garção, nº120, bairro Centro. Entre as vagas disponíveis, o mutirão ofertará oportunidades para operador de empilhadeira, conferente, auxiliar operacional, analista de comércio exterior, analista de marketing, auxiliar financeiro, assistente comercial, motorista com habilitação C, D ou E, auxiliar de marketing

e torneiro mecânico. O cadastro e encaminhamento será feito no local da ação. O Balcão de Empregos é uma iniciativa do Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que busca inserir os cidadãos no mercado de trabalho, além de auxiliar empresas na busca de profissionais. Nesta semana, o serviço oferece 1.141 oportunidades em diversas áreas. As vagas podem ser consultadas pelo aplicativo Conecta.í e pelo site empregos.itajai.sc. gov.br. Também é possível solicitar encaminhamento para vaga via WhatsApp (47) 3246-1190.

Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros.

O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSapp para 47 - 9 8405.8777. O Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.


4

Ano XXIII - edição 1.063 - 9 de setembro de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


5

Ano XXIII - edição 1.063 - 9 de setembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

34ª Marejada terá 18 dias de muita festa e gastronomia

N

a próxima segunda-feira, dia 12, a Secretaria de Turismo de Itajaí apresentará em coletiva à imprensa os detalhes da maior festa do pescado do Brasil, a 34ª Marejada, que terá em 2022, 18 dias de programação com muita música, gastronomia e diversão. O tradicional evento retorna ao calendário da cidade de 6 a 23 de outubro, no Centreventos. Consolidada como uma festa familiar e inclusiva, a 34ª Marejada manterá os pilares da sustentabilidade e acessibilidade que garantiram o sucesso das últimas três edições. Copos ecológicos, distribuição de água gratuita, embalagens recicláveis e gerenciamento de resíduos são algumas das ações que fizeram do evento o primeiro do Brasil a eliminar o plástico de sua operação e conquistar o prêmio nacional de Melhores Práticas de Sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente. Em 2022, haverá ainda o 2º Fórum Kids de Sustentabilidade, destinado a sensibilizar as crianças sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Na última edição, em 2019, o Município evitou o uso de 209.584 copos plásticos e de 43.750 garrafas plásticas, além de distribuir gratuitamente 21.875 litros de água aos visitantes. Outra estratégia de sucesso que será mantida é o Plano de Acessibilidade da Marejada, realizado em parceria como Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí (Comadefi). Atra-

vés dele, o evento proporciona autonomia e segurança para que os deficientes possam acessar todas as áreas do evento. Audiodescrição, banheiros acessíveis, equipe de Libras, balcão de acessibilidade, mesa tátil e estacionamento são algumas ferramentas implantadas e que fazem da Marejada a única festa de outubro de Santa Catarina com acessibilidade plena. Música e boa gastronomia A Marejada 2022 terá mais de 100 apresentações regionais e atrações musicais para agradar a todos os públicos. Além disso, a festa contará com parque de diversões, bicicletário, exposição de artesanato e a presença dos mascotes Marejão e Marejoa, que encanta adultos e crianças. A gastronomia também receberá atenção especial: serão 10 restaurantes com pratos exclusivos e disponíveis em cardápios no QR Code, além da Tasca Portuguesa com a culinária típica de Portugal, chope Germânia e as cervejarias artesanais itajaienses. Sardinha na brasa, bolinhos de bacalhau, camarão e pratos sem frutos do mar estarão entre as delícias da 34º edição da festa. O evento terá ainda concurso para selecionar o prato mais saboroso entre os restaurantes. A 34ª Marejada ocorrerá de 06 a 23 de outubro de 2022. Nos dias de semana, a festa funcionará das 18h às 24h, e nos fins de semana das 10h às 24h. No último dia, o evento encerra às 20h. A entrada é gratuita.

Itajaí abre inscrições para apresentações de dança na Marejada de 2022 Grupos e artistas interessados poderão se inscrever a partir de segunda-feira (12) A Secretaria Municipal de Turismo e Eventos abre nesta segunda-feira (12) as inscrições para contratação temporária de apresentações de dança para Marejada de 2022. Os grupos e artistas interessados poderão se inscrever através de formulário eletrônico (clique aqui) até as 18h do dia 23 de setembro. O edital completo e a docu-

mentação necessária podem ser conferidos no final desta página. A relação dos projetos contemplados será publicada no Diário Oficial do Município até o dia 26 de setembro. Os selecionados deverão se apresentar conforme a categoria em que estiverem inscritos. As datas e locais serão definidos pela Secretaria de Turismo e Eventos.


6

Ano XXIII - edição 1.063 - 9 de setembro de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.063 - 9 de setembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Neide Uriarte

neidefestas@matrix.com.br (47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Cantinho da Saudade: Genésio Nolli Filho

Faleceu no dia 04 de setembro o amigo Genésio Nolli Filho. Que ele tenha uma passagem de muita luz e serenidade, ao encontro do Pai Celestial. Uma pessoa muito alegre, que tinha o dom da oratória e sempre amigo de todos. Vai deixar muitas saudades para a família, amigos e conhecidos. Ele foi velado no Crematório Vaticano, onde ocorreu a Cerimônia de Despedida e Cremação.

Cantinho da Saudade: Alquino Albino

Nossos sinceros sentimentos de profundo pesar, aos familiares do Sr. Alquino Albino - “Sr. Quido”. Ele faleceu no dia no dia 06 de setembro. Deixou uma família bem numerosa e unida. Foi um dos pioneiros de pastelaria em Itajaí.

Aniversário da Sra. Lori Auth

Um grande e afetuoso abraço à ilustre aniversariante do dia 06 de setembro: Sra. Lori Auth. Parabéns! Feliz Aniversário! Que Deus lhe abençoe e proteja sempre!

Encontro da Família Vech

Foi realizado no último sábado, dia 03 de setembro o Primeiro Encontro da Família Vechi, na residência dos amigos Lenir Vechi da Silva e Humberto da Silva, na Praia Grande. Um momento de muitas lembranças, emoções, alegria e confraternização.

Aniversário da Sra. Dorvalina Potter

No dia 02 de setembro a Sra. Dorvalina Potter comemorou 90 anos. A família esteve reunida para homenageá-la. Que Nossa Senhora Aparecida derrame Bençãos sobre a sua vida! Abraços com carinho dos amigos do “Jornal dos Bairros”.


8

Ano XXIII - edição 1.063 - 9 de setembro de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Município de Itajaí abre licitação para implantação do novo modelo de estacionamento rotativo Projeto ampliará para quase 5.000 vagas regulamentadas em duas etapas

O

Município de Itajaí abriu o processo licitatório para implantação do novo modelo do estacionamento rotativo na cidade. As propostas das empresas interessadas deverão ser abertas no dia 13 deste mês. O projeto ampliará para 4.807 as vagas de estacionamento regulamentadas em duas etapas e garantirá um serviço moderno e eficaz para a comunidade. O edital contempla a locação do sistema de informatização do estacionamento rotativo e equipamentos de fiscalização com veículos e talonários eletrônicos. Também está prevista a implantação da sinalização e demais equipamentos de operação e suporte ao serviço. Durante a primeira etapa serão implantadas mais de 2.300 vagas relativas à zona azul com previsão de início das operações após 90 dias da assinatura do contrato. Já a segunda etapa vai contemplar os bairros com mais de 2.400 vagas de menor duração destinada à zona verde, que tem previsão de início das operações em até 120 dias a partir da contratação. “Com intuito de oferecer um serviço de estacionamento rotativo moderno, eficiente e eficaz, um grande esforço integrado foi realizado para finalizar esse processo e contemplar toda cidade, tanto a região central como os bairros. O sistema de apoio contará com modernos equipa-

mentos de fiscalização para que os agentes possam oferecer um serviço qualificado à comunidade. Em breve, conforme os prazos legais, devemos iniciar a fase de instalação e operação”, ressalta o secretário de Governo de Itajaí, Jean Sestrem. O novo modelo vai possibilitar a destinação dos recursos do estacionamento rotativo para a Secretaria Municipal de Segurança Pública, responsável pela fiscalização do serviço. Dessa forma, os valores cobrados serão revertidos em melhorias nas estruturas de trânsito e equipamentos de segurança do cidadão. O serviço de regulamentação do estacionamento rotativo estará disponível em aplicativos de smartphone, em máquinas de pagamento, similares às de cartão de crédito, nos estabelecimentos comerciais e em 50 parquímetros. O novo modelo também deverá aceitar cartão recarregável, cartões de crédito e débito, moedas e Pix. A retomada do estacionamento rotativo no Município de Itajaí atende às demandas da comunidade e dos lojistas no Centro e bairros. A proposta ainda acompanha a revolução na mobilidade urbana com as mudanças no trânsito de Itajaí e o movimento das grandes cidades em regulamentar as vagas em atenção ao crescimento populacional e do número de carros.

Hospital Marieta realiza procedimento inédito de ablação térmica com radiofrequência em paciente renal com tumor inoperável

O Hospital Marieta realizou, no último sábado (3/9), um procedimento inédito na instituição e raro no país, minimamente invasivo e altamente eficaz na cura de um câncer. A radioablação é um procedimento muito menos invasivo que uma cirurgia tradicional, em que o médico se orienta por imagem. “Usamos a tomografia computadorizada e a ultrassonagrafia juntas, via percutânea, para chegarmos até a lesão, e ao introduzirmos a agulha no tumor, começamos a ter uma condução térmica em uma temperatura adequada para promover a morte celular, das células doentes, tentando poupar o máximo de tecido viável, para que haja a cura sem perda de função renal”, explica o Dr. Wagner Peitl Miller, médico especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, com atuação em radiointervenção do Hospital Marieta.

O procedimento é raro. Em dois anos, apenas 10 foram realizados em todo o estado e é muito importante para pacientes com comorbidades ou idade avançada, pois os médicos conseguem tratar o tumor, sem as complicações de uma cirurgia convencional. O procedimento em um tumor no rim é inédito no Hospital Marieta e também na região do Vale do Itajaí. “É um procedimento menos invasivo, normalmente, fazemos em um dia, e no outro o paciente já ganha alta, a recuperação clínica é muito mais rápida que um procedimento tradicional”, diz Miller. Neste caso, o paciente tem 80 anos e já havia sido submetido a procedimento cirúrgico sem sucesso na retirada do tumor. Agora, com a radioablação foi possível oferecer o tratamento em uma lesão intratável por outros métodos.