Jornal dos Bairros - 19 Agosto 2022

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 19 de agosto de 2022 | Ano XXIII | N° 1.060

X1 Arquitetos

Túnel Itajaí/ Navegantes: Será que desta vez sai do papel?

PÁGINA 5

Cidade mais linda e florida!

Porto de Itajaí: hoje encerra prazo de propostas para arrendamento provisório dos berços 1 e 2

Canteiros de Itajaí vão receber mais de 100 mil mudas de flores

Marcos Porto

Marcos Porto

PÁGINA 8

PÁGINA 4


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.060 - 12 de agosto de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

do Podemos de Balneário fechou com o candidato a governador do PP. O mesmo que tinha o apoio de Pavan, arquirrival de Fabrício de Oliveira!

Viva o Brasil

Esta salada mista e bem temperada é um recorte de como funciona a “dinâmica” política nacional e estadual. Ela é movida por interesses pontuais. Não existem inimigos nesta seara. Somente amigos de ocasião. Não há compromisso programático e ideológico. É uma colcha de interesses pessoais.

Salada política na orla de SC

A política é muito curiosa, pra não dizer outra coisa. Senão vejamos. O ex-governador Leonel Pavan (PSDB) foi à convenção de Esperidião Amin, do PP, na companhia do ex-deputado Gilmar Knaesel, ambos fechadíssimos com o projeto do atual senador progressista. Pavan contava que seria companheiro de chapa de Amin, disputando como vice. Mas perdeu para Dalírio Beber na disputa interna da federação PSDB-Cidadania. Pavan não teve dúvidas. Deu declarações duras e cheias de ressentimento na direção de Dalirio. Na sequência foi à Casa d’Agronômica na companhia de prefeitos tucanos e fechou com Moisés da Silva. Sem pestanejar. Leonel Pavan já teve força política. Foi prefeito três vezes, deputado, senador e governador. Hoje agrega alguma coisa, mas nada muito significativo, ficando restrito a alguma influência em Balneário Camboriú. Haverá desdobramentos no estratégico município turístico de Santa Catarina, onde o tucano perdeu para Fabrício Oliveira na reeleição do atual prefeito.

Adversário

Outra liderança que ainda tem alguma musculatura na cidade é o outro ex-prefeito de dois mandatos, Edson Piriquito, que saiu do MDB depois de muitos anos e se filiou justamente no Republicanos, partido do governador. As três lideranças não se misturam. Qualquer proximidade acaba virando vinagre, pois eles são como água, vinho e óleo. Vale lembrar que Fabrício Oliveira colocou-se como pré-candidato ao governo do Estado. Desistiu na undécima hora. O prefeito está filiado ao Podemos, partido que é aliado de Moisés da Silva. Só que até agora Fabrício não se manifestou na direção de Moisés. Considerando-se esse apoio de Pavan, a chance de o alcaide respaldar o atual inquilino da Casa d’Agronômica é muito próxima de zero.

A que vieram

Agora é a hora do convencimento, do discurso, da propaganda eleitoral. Nas redes sociais e no rádio e na TV, que começa na semana que vem.

O vereador Rubens Angioletti assumiu a Presidência da Câmara de Vereadores de Itajaí na tarde da última segunda-feira (15). Angioletti substituirá o vereador Marcelo Werner (PSC), que se afastará das atividades parlamentares por pelo menos 31 dias. “Daremos sequência aos trabalhos em harmonia com os demais vereadores, como já vinha sendo feito pelo Presidente Marcelo. Nossa forma de trabalhar com exclusividade ao povo segue ainda mais forte, agora como vereador e presidente do Legislativo. Estarei junto em tudo o que for bom à população. O que entender ser ruim, alertarei e agirei para preservar os cofres públicos”, afirmou Angioletti.

Exposição midiática

Gean é o que mais tem tempo nos meios eletrônicos e o senador Jorginho Mello, candidato do PL, o que tem menos espaço no horário eleitoral entre os cinco candidatos que se apresentam com viabilidade eleitoral nesta campanha.

Tripé

Os outros três, Amin, Moisés e Décio têm tempos parecidos, mais próximos da cota de Gean do que Jorginho do tempo de que dispõe o trio.

Voto a voto

A eleição ao Senado é uma grande incógnita. Há 11 candidatos para uma única vaga. Quem aparece com maior potencial, com melhores perspectivas são Dário Berger pela frente canhota. Se analisarmos o contexto partidário, Celso Maldaner, o nome do MDB, está no jogo assim como o ex-governador e ex-senador Raimundo Colombo, de olho no voto de centro-direita.

Movimento

Ainda mais que Pavan se antecipou e fechou com o chefe do Executivo estadual. Agora Pavan e Piriquito, pelo menos em tese, estão do mesmo lado. Mas certamente é uma convergência pontual, para esta eleição.

Troco

Pra temperar ainda mais essa salada enquanto Moisés da Silva recebia os tucanos no palácio residencial, Fabrício Oliveira curiosamente, na mesma segunda-feira à noite, jantou com Esperidião Amin na companhia de vereadores do Podemos.

Nome novo

O “azarão”, que corre por fora e pode surpreender o trio citado na outra nota, vem com o apoio fundamental Jair Bolsonaro. É o empresário Jorge Seif, que terá também um segundo eleitor de peso: Luciano Hang. O dono da Havan e o próprio presidente da República são os dois maiores influenciadores digitais deste país.

Vereadoras

Martelo batido

As informações de bastidores indicam que o grupo

Rubens Angioletti assume a Presidência da Câmara

Duas vereadoras de Itajaí disputam vaga para o Senado. Hilda Deola, pelo PDT e Cristiane Stuart pelo PSC.

Itajaí terá campanha em favor do voto útil para a cidade A cidade de Itajaí é um dos grandes pólos econômicos de Santa Catarina, desenvolvimento que contribui também para o cenário nacional. Dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística registram mais de 226 mil habitantes no município. Deste total, segundo informações do portal do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, 163.901 são também eleitores. Mas embora Itajaí tenha um volume considerável de votos, seja a 34ª maior economia do Brasil e o segundo maior PIB- Produto Interno Bruto do Estado, essa representatividade não se manifesta no Congresso Nacional, tampouco na Assembleia Legislativa. Atualmente a cidade conta com apenas dois representantes na ALESC e nenhum deputado federal na Câmara dos Deputados. Inconformados com este cenário, a CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí e o Sindilojas Itajaí tiveram a iniciativa de convidar outras entidades locais para encabeçar uma campanha em prol da conscientização do eleitorado. O objetivo é chamar a atenção para a importância de valorizar e apoiar candidatos locais e, deste modo, conquistar mais representatividade para os interesses da cidade. Bento Ferrari concorda que o município sempre recebeu pouca atenção dos parlamentares. “Não é de hoje que os candidatos contam com os votos locais para se eleger. No entanto, no pós-eleição, a cidade é esquecida e recebe pouco retorno diante de toda a riqueza que produz e arrecada para o Estado”, observa o presidente do Sindilojas Itajaí. O grupo de organizadores, atualmente, estuda um slogan para marcar a campanha. A ideia é usar uma chamada potente e que gere conexão com a comunidade. Em breve, serão construídas as peças de divulgação. O projeto deve ganhar espaço nas ruas e nos meios de comunicação da cidade a partir do dia 15 de setembro.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.060 - 19 de agosto de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Equipamentos operacionais permanecerão no Porto de Itajaí Garantia foi dada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, durante reunião em Brasília

O

Município de Itajaí, por meio da Superintendência do Porto, esclarece que todos os equipamentos necessários para o bom andamento dos trabalhos no Porto de Itajaí permanecerão no terminal durante o período de arrendamento transitório da área operacional dos berços 1 e 2, enquanto o Ministério da Infraestrutura não finaliza o processo de desestatização. A garantia foi dada pelo próprio Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, durante reunião com o prefeito Volnei Morastoni e o superintendente do terminal Fábio da Veiga, em Brasília. Essa semana, a administração municipal foi surpreendida por uma manifestação da APM Terminals, informando que “sem que haja a devida indenização, não autorizará a utilização dos equipamentos por qualquer outra empresa ou entidade pública”. Essa indenização, porém, é garantida pelo Governo Federal, está prevista no edital de licitação da desestatização, e será feita pela empresa vencedora do leilão. O Ministério dos Transpores, junto à ANTAQ, inclusive já atualizou o valor de compra dos equipamentos, que era de R$ 44 milhões e hoje passa de R$ 62 milhões, que serão destinados à APM Terminals. O edital prevê prazo de 45 dias, a partir do início dos serviços pelo novo concessionário, para que seja realizado o pagamento. “Tivemos todo o cuidado de receber essa garantia da União antes de lançarmos o processo seletivo simplificado para o arrendamento transitório. O edital é uma obrigação nossa depois da APM informar oficialmente não ter interesse em manter as operações nas mesmas condições do atual contrato, inclusive econômicas e financeiras, durante a fase transitória que inicia em janeiro. O porto não pode sofrer nenhum tipo de descontinuidade dos serviços e temos esse compromisso do Governo Federal com relação à permanência de todos os equipamentos operacionais”, explica Fábio da Veiga. A garantia de permanência dos equipamentos no Porto de Itajaí durante o período transitório ocorreu no dia 25 de julho, na sede do Ministério da Infraestrutura, em Brasília, quando uma comitiva do Município de Itajaí, liderada pelo prefeito Volnei Morastoni e pelo superintendente do Porto Fábio da Veiga, se reuniu com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Mario Povia.

Prorrogação da Autoridade Portuária Municipal O Município de Itajaí e a Superintendência do Porto protocolaram, no final do mês passado, ofício ao Ministério da Infraestrutura/Secretaria Nacional de Portos e

Marcos Porto

Transportes Aquaviários concordando com a proposta da União de prorrogação do convênio de delegação por até dois anos. A administração municipal enfatizou sua contrariedade a uma cláusula resolutiva presente no documento, para tentar garantir o prazo de delegação pelos próximos dois anos, sem possibilidade de encerrá-lo antes. A medida era importante para impedir problemas socioeconômicos que a insegurança logística pode causar, mas o Governo Federal decidiu manter a cláusula e a administração municipal aceitou a renovação da Autoridade Portuária Pública Municipal para evitar prejuízos maiores ao Porto de Itajaí.

Propostas até sexta-feira Com todas essas questões já superadas, termina hoje (19) o prazo para recebimento das propostas das empresas interessadas em participar do processo seletivo simplificado para o arrendamento transitório da área operacional nos berços 1 e 2, enquanto o Ministério da Infraestrutura não finaliza a desestatização do Porto de Itajaí. O prazo foi prorrogado em uma semana porque o edital precisou ser republicado no Diário Oficial da União. O lançamento do edital era uma obrigação legal do

Município de Itajaí para a manutenção e o bom andamento da atividade portuária na cidade. O fato ocorreu após a APM Terminals, atual arrendatária e com contrato válido até dezembro deste ano, informar oficialmente não ter interesse em manter as operações “nas mesmas condições do atual contrato” durante a fase transitória que inicia em janeiro de 2023. A medida tomada pela Superintendência do Porto de Itajaí está alicerçada nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, interesse público, probidade administrativa, igualdade, transparência, eficácia, vinculação ao edital, julgamento objetivo, segurança jurídica, razoabilidade, competitividade, proporcionalidade, celeridade, economicidade e desenvolvimento sustentável, assim como nas disposições da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Decreto-Lei nº 4.657/1942), além de orientações emanadas da ANTAQ e SNPTA. De igual modo, a proba gestão adotada pela Superintendência do Porto de Itajaí, ao exercer funções de fiscalização, incentivo e planejamento, busca uma concorrência justa com condições de gerar impactos positivos e bem-estar na cidade e seus habitantes, defendendo sempre o erário público.


4

Ano XXIII - edição 1.060 - 12 de agosto de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Vem aí o 1º Painel Imobiliário do NIMOB Núcleo Setorial Imobiliário da ACII promove evento em comemoração ao Dia do Corretor de Imóveis

O Núcleo Setorial Imobiliário da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) vai celebrar o Dia do Corretor de Imóveis com muita informação, capacitação, networking e, claro, uma super confraternização. O 1° Painel Imobiliário do NIMOB acontecerá na próxima quinta-feira (25/08), a partir das 16 horas na Quinta Borba em Itajaí e contará com a seguinte programação: 16h: Check-in 16h30: Painel Imobiliário - O futuro do mercado imobiliário de Itajaí, com: Fernando Amorim Willrich, Presidente do CRECI/SC Rodrigo Lamim, Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Prefeitura de Itajaí Evandro Neiva, Secretário de Turismo da Prefeitura de Itajaí Fabio Inthurn, Empresário do Ano ACII 2022 Ronaldo Sedrez, Jovem Empresário ACII 2022 17h: Pitch dos Patrocinadores 18h: Palestra - Negociação Estratégica, com Bruno Alves e Thiago Barboza. Na sequência inicia a confraternização para muito networking e comemoração do Dia do Corretor de Imóveis. O Dia do Corretor de imóveis, é comemorado em 27 de agosto para marcar a conquista da regulamentação da profissão, em 1962, quando também foi criado o Conselho Federal e os Conselhos Regionais (CRECI’s). “O corretor de imóveis é aquela pessoa que ajuda famílias e investidores a realizarem o sonho da casa própria ou de um negócio bem fechado. Com o crescimento e expansão imobiliária de Itajaí, precisamos somar forças para unir os corretores de imóveis da cidade, proporcionando capacitação, networking e apoiando nas mais diversas demandas. Essa é a missão do Núcleo Setorial Imobiliário (Nimob) da ACII e é com esse objetivo que estamos trabalhando”, declara o Presidente do Núcleo, Wagner Souza Rodrigues. Para participar do 1° Painel Imobiliário, basta acessar o site: https://www. sympla.com.br/evento/painel-imobiliario-do-nimob/1676676 e preencher o

formulário de inscrição. Corretores não associados pagam taxa de R$ 50,00. Currículo dos palestrantes: Bruno Alves é Especialista em Business Strategy pela University of Virginia (EUA), Leansix Sigma Green Belt, MBA em Gerenciamento de Projetos, Graduado em Ciências Contábeis, especialista em Consultoria Empresarial. Mais de 22 anos de atuação na área Comercial, consultor de novos Projetos na área, atuou como gestor financeiro, comercial e de marketing em grandes empresas do ramo financeiro, do mercado imobiliário e construção civil. Liderou equipes comerciais nos últimos 15 anos e se especializou em projetos de treinamento e desenvolvimento de gestão estratégica e da área comercial. Nos últimos 10 anos vem atuando com Treinamentos e Consultorias realizadas com sucesso em empresas de diferentes setores. Tiago Barboza é Diretor Comercial na Ágora Entertraining e no Edupulses, tendo atuado na área de vendas e gestor de equipes no setor varejista. É consultor em projetos de Liderança, Desenvolvimento de Equipes de Alta performance, Experiences & Business Games e Programa de Qualidade de Vida. É especialista em Dinâmicas dos Grupos pela SBDG, tem pós-graduação em Assistência e Promoção da Saúde pela Fundação Unimed e MBA Executivo em Saúde pela FGV, com graduação na área da saúde. Formação em Personal Professional Coaching, Coaching Profissional Executivo pela Abracem, Coaching Internacional pelo Instituto Persona, em formação pela Análise Transacional (AT 202) e qualificação como Analista DISC pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Possui artigos publicados em revista científica nacional e internacional. Já atuou como Coordenador de Medicina Preventiva na Unimed Litoral, Coordenador de Programas Sócio Educativos (Escola Aberta) de Educação em Saúde (Itajaí Ativo). Também atua como docente da Graduação e Pós-Graduação em diversas instituições de ensino. Já desenvolveu trabalhos com equipes em várias empresas de diversos ramos, como: Unimed, BMW, LEAR, Portobello, Grupo Almeida Júnior, Andritz, dentre outras.

Canteiros de Itajaí vão receber mais de 100 mil mudas de flores O Município de Itajaí segue com a revitalização dos canteiros da cidade. Ao todo, cerca de 100 mil mudas de flores serão plantadas, entre as espécies impatiens, cravinas, vincas e mini dálias. Os trabalhos, realizados pela Secretaria de Obras, seguem por todo o município, com o objetivo de embelezar os espaços públicos. A Avenida Adolfo Konder receberá cerca de 500 caixas com 30 mudas cada, totalizando 15.000 plantas novas no canteiro. Já a Contorno Sul recebe 470 caixas de plantas, somando 14.100 mudas. Outros espaços, como a Praça Genésio Miranda Lins, o Teatro Municipal e a Beira Rio, também serão contemplados com a revitalização. Problemas como escassez de água, doenças nas plantas, parasitas, obras e a ação do homem tornam a revitalização necessária. Para isso, a secretaria realiza a

reposição das plantas e utiliza outras espécies antes do preparo do solo para receber as impatiens por mais um ano. “Itajaí é referência no paisagismo e cuidado dos canteiros e praças. Representantes de várias cidades nos visitam para conhecer de perto nosso trabalho. Temos como objetivo sempre manter o ambiente mais bonito e harmonioso para todos” ressalta, o secretário municipal de Obras, Rogério Rocha.

Dia D de vacinação será realizado neste sábado (20) em Itajaí A ação destinada a crianças e adolescentes ocorre em 23 unidades de básicas de saúde das 8h às 17h O Município de Itajaí, através da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (20), o Dia D de vacinação. A ação faz parte das Campanhas de Multivacinação, destinada a crianças menores de 15 anos, e contra a Poliomielite, para crianças menores de 5 anos. A imunização vai das 8h às 17h e ocorre em 23 unidades básicas de saúde. A multivacinação tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e contribuir com a erradicação de doenças que podem ser prevenidas. Estarão disponíveis doses das vacinas BCG, Hepatite, Febre Amarela, Tríplice Viral, HPV, entre outras.

Já a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite tem como objetivo erradicar a doença e atingir 95% do público-alvo. Ela será feita de forma oral, desde que a criança tenha recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. No momento da aplicação,os pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação, o cartão do SUS e um documento de identificação com CPF da criança. Os imunizantes estarão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: Bambuzal, Brilhante, Canhanduba, Cidade Nova 1, Cidade Nova 2, Costa Cavalcante, Crescem, Centro-Vila, Fazenda, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Murta, Nossa Senhora das Graças, Parque do Agricultor, Portal II, Rio Bonito, Santa Regina, São Judas, São Pedro, São Vicente, São Francisco de Assis e Votorantim.


5

Ano XXIII - edição 1.060 - 19 de agosto de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Amfri apresenta imagens do projeto conceitual do Túnel Imerso entre Itajaí e Navegantes

E

-- Fotos Crédito: X1 Arquitetos

m Assembleia Geral Extraordinária realizada no início desta semana os Prefeitos da região da AMFRI avaliaram o Projeto Conceitual do Túnel Imerso entre Itajaí e Navegantes. O Túnel Imerso faz parte do PROMOBIS, projeto pioneiro no Brasil, pela proposta do consórcio da Amfri, composto por três grandes iniciativas que podem mudar o futuro da região para melhor: um Sistema de Transporte Coletivo Regional - que vai integrar e interligar os 11 municípios da AMFRI com veículos elétricos e reurbanização de vias, o Túnel Imerso entre Itajaí e Navegantes e a Mobilidade Ativa na Orla Central de Balneário Camboriú. “Esse projeto vai transformar a vida dos moradores da região da AMFRI, melhorando a qualidade de vida das pessoas, as conectando com a interligação do transporte coletivo e com o Túnel, potencializando o turismo de uma forma sustentável e gerando emprego e renda. Essas imagens nos trazem muita alegria e satisfação por estarmos participando de um momento histórico para toda a nossa região e para o Brasil, além de mostrar que estamos no caminho certo quando o assunto é integração, mobilidade e sustentabilidade”, declarou o Presidente da AMFRI e do CIM-AMFRI Aquiles da Costa. A missão técnica segue até hoje, sexta-feira (19/08), na AMFRI e Univali, com uma programação que contemplou des-

te terça-feira workshops temáticos para os envolvidos no projeto, reuniões focadas nas áreas social e ambiental, saídas de campo e alinhamentos para aprovação final do projeto e financiamento. Além do Banco Mundial/BIRD, estão presentes os representantes do Governo Federal, que atuam na Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, e na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia. Hoje, sexta-feira (19/08), a partir das 10h30, os resultados da missão serão apresentados para autoridades e imprensa na sede da Amfri. A missão técnica do Banco Mundial aqui na região faz parte da fase de estruturação do projeto de solicitação do financiamento, na qual devem ser atendidos critérios e documentações exigidos pelo Banco. A estimativa é que a fase de estruturação esteja concluída até dezembro deste ano e o contrato assinado até junho de 2023. Ao todo, poderão ser investidos US$ 120 milhões com recursos públicos, sendo US$ 90 milhões provenientes do Banco Mundial (BIRD) e US$ 30 milhões da contrapartida do financiamento, podendo ser amortizados em até 25 anos. Já os investimentos privados, considerando o Sistema de Transporte Coletivo/AMFRI e o Túnel Imerso, deverão ultrapassar a casa dos US$ 240 milhões.

Professora da Rede Municipal de Ensino de Itajaí recebe prêmio do Instituto Guga Kuerten Docente recebeu um dos seis prêmios destinados a organizações e pessoas de todo Estado A professora Patrícia Regina Wanderlinde Alves, da Escola Básica Judith Duarte de Oliveira, do bairro Itaipava recebeu um dos seis prêmios do Instituto Guga Kuerten (IGK) deste ano destinados a organizações e pessoas de Santa Catarina, que desenvolvem ou divulgam ações sociais envolvendo crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência. A cerimônia de premiação foi na manhã de quarta-feira (17), em Florianópolis. “Fiquei muito honrada e emocionada com esse reconhecimento. E essa conquista é resultado de muita dedicação e parceria. Nosso maior objetivo é tornar os nossos alunos empoderados e capazes de mudar a vida das outras pessoas que estão a sua volta, dando auxílio para aqueles que mais precisam”, comemorou a professora Patrícia Regina Wanderlinde Alves. Uma vez por ano, o Instituto Guga Kuerten promove o Prêmio IGK, que visa garantir visibilidade para pessoas e instituições catarinenses que, de alguma forma, contribuem com a inclusão social de crianças, adolescentes e pessoas com

deficiência. A professora Patrícia recebeu o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na Escola Básica Judith Duarte de Oliveira com os alunos dos 5º anos sobre o combate ao desperdício de alimentos. A iniciativa chegou a ser reconhecida pelo site da Organização das Nações Unidas em abril deste ano. “Projetos como o

da professora Patrícia são fundamentais para uma alimentação escolar sustentável. Segundo a coordenadora do projeto Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe (Programa de Cooperação Internacional entre Brasil e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura/-

-FAO), Najla Veloso, esse tipo de trabalho concilia o aprendizado dos estudantes com outras áreas do conhecimento, criando conexões entre as realidades locais e o e o dia a dia de cada um”, destacou um dos trechos da reportagem do site da ONU. Essa corrente do bem alcançou um patamar muito importante: o de colocar comida nas mesas das famílias menos favorecidas. A partir do projeto da escola surgiu uma campanha de arrecadação de alimentos. Até agora mais de 500 quilos já foram arrecadados e distribuídos para moradores do bairro Itaipava. Para a professora Patrícia, essa é só a primeira etapa de um projeto que será contínuo na unidade escolar. “A fome não é uma vez ao ano, por isso o nosso projeto não se dá por encerrado. Vamos dar continuidade nos próximos anos, com as novas turmas, até porque a fome não espera. São pequenos gestos que fazem toda diferença e eu fico muito feliz ao ver os meus alunos sensibilizados com essa causa e por terem entendido o sentido de tudo isso”, comemorou a docente.


6

Ano XXIII - edição 1.060 - 12 de agosto de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.060 - 19 de agosto de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Feijoada no Clube Atiradores foi um sucesso

No último sábado, dia 13 de agosto, o Clube Atiradores realizou a sua tradicional Feijoada, em homenagem ao Dia dos Pais. O presidente Álvaro Cesar Moreira - “Cézinha” e toda Diretoria estavam felizes e satisfeitos, com o grande sucesso deste evento, que já é tradição. O Buffet Dujuon foi responsável pelo maravilhoso buffet de feijão, caldinho, carnes, saladas, ovos, torresmo, etc.

Aniversário de Márcio Antônio Rosa

Homenagem à Katiúscia da Graça Vicente

Foi inaugurado no dia 03 de agosto o Centro de Educação Infantil Katiúscia da Graça Vicente, no Bairro Campeche, Zona Rural de Itajaí. Uma justa e emocionante homenagem aos familiares da Educadora Katiúscia da Graça Vicente. Ela trabalhou durante 20 anos com Educação Infantil no município de Itajaí. Faleceu em abril de 2021, com 41 anos de vida, vítima do Covid 19. Em cada espaço do CEI tem um pouco da energia, do amor e da dedicação que a Katiúscia sempre teve com as crianças. No plano espiritual, ela deve estar muito feliz pela homenagem!

Parabenizamos o amigo Márcio Antônio Rosa, que comemorou aniversário no dia 15 de agosto, junto à sua namorada Suzana Vicente. Ele é um excelente cinegrafista e trabalha num programa especial de esportes. Que ele tenha sempre muito amor, paz, saúde, alegrias e prosperidade! Para continuar realizando seu lazer preferido, viajar de moto e participar de encontros de Clubes de Motociclismo.

Nossa homenagem aos amados amigos e leitores do Jornal dos Bairros, Sra. Miranda Zermiani Sandri e Sr. José Sandri, que completaram 97 anos, no dia 07 de agosto. Realmente eles são almas gêmeas, por nascerem no mesmo dia, mês e ano. Eles receberam o carinho dos filhos, noras, genros, netos e bisnetos. Um grande abraço e o desejo sincero, que Deus os abençoe e proteja sempre!

O evento acontece em parceria com a Volks Itajaí e o BRBuses e visa captar recursos para a instituição que atende mais de 850 crianças, adolescentes e jovens. O encontro será no dia 21 de agosto, das 9h às 17h, no pátio do Parque Dom Bosco. A programação contará com apresentações musicais, mercado de pulgas, venda de alimentos e bebidas e brinde para os 100 primeiros carros expostos. A entrada para visitantes será um quilo de alimento não perecível. Os carros antigos devem contribuir com R$ 20 e mais um quilo de alimento não perecível. Toda a renda será revertida para a instituição. Participe, prestigie e contribua com o Parque Dom Bosco.

Associação Madre Teresa completa 9 anos

Aniversário de Casamento Ana Maria Schmitt de Souza e Fernando de Souza

Um grande e afetuoso abraço aos queridos amigos Ana Maria Schmitt de Souza e Fernando de Souza, que no dia 17 de julho de 2022 comemoraram 51 anos de casados. Parabéns a este casal admirado por todos, pois formou uma linda família, com as filhas: Tharyn, Fernanda e Camila, genros e netos!

Aniversário de Miranda Zermiani Sandri e José Sandri

O 2º Encontro Beneficente de Carros Antigos do Parque Dom Bosco está chegando!!!

Cantinho da Saudade: Wladimir José Roslindo

Nossos sinceros sentimentos de profundo pesar, à esposa, filha, mãe e aos familiares e amigos de Wladimir José Roslindo, que faleceu no dia 12 de agosto. Wladimir estava como Diretor Adjunto do Colégio Aníbal Cesar. Ele também era membro atuante no Lions Clube Itajaí Sul. Ele estava internado 15 dias, no Hospital do Coração e não resistiu aos problemas pulmonares. Seu corpo foi velado e sepultado, no Cemitério Municipal de Itajaí.

Formada por um grupo de voluntários, a ONG sem fins lucrativos, fundada em agosto de 2013 - Associação Madre Teresa - está completando 9 anos! Nove anos de muito trabalho e amor pelo próximo, no qual desde o seu princípio, o objetivo da AMT sempre foi o de unir forças, para ajudar o Hospital Marieta. Na quarta-feira foi realizada na Casa de Acolhimento uma celebração em comemoração a esses nove anos de solidariedade e fundação da Associação Madre Teresa. Quem passou pela casa se deliciou com um lindo café da tarde elaborado especialmente para os voluntários da ONG, os familiares e pacientes que realizam tratamento na Unacon. Acolher ao próximo muitas vezes não é a tarefa mais difícil, mas requer empatia, se colocar no lugar do outro e se fazer presente quando mais necessário. E é isso que Associação Madre Teresa vêm fazendo com excelência, há quase uma década.


8

Ano XXIII - edição 1.060 - 12 de agosto de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV