Jornal dos Bairros - 01 Julho 2022

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 01 de julho de 2022 | Ano XXIII | N° 1.053

Festa do Peixe vai distribuir 10 toneladas de pescado neste sábado O evento acontece das 11h às 16h30 no espaço externo do Centreventos. Além da gastronomia, haverá atrações musicais e recreação infantil.

PÁGINA 5

Fábio Inthurn, da Lotisa, recebe Troféu Empresário do Ano da Associação Empresarial de Itajaí

PÁGINA 4

Requerimento para CPI sobre aborto, assinado por 21 parlamentares, é apresentado no Legistivo catarinense

PÁGINA 8


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.053 - 01 de julho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Conexão

Antídio avalia disputar convenção do MDB

O ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, avalia o quadro pré-eleitoral depois do brusco e inacreditável movimento de Moisés da Silva, que o comunicou que não o quer como vice em sua chapa à reeleição. O fato é que o empresário está retomando seu contato com as bases do partido depois de ter retornado à condição de pré-candidato ao governo. O primeiro roteiro será já nesta sexta-feira em Chapecó. O jaraguaense participará do lançamento das pré-candidaturas a deputado de Cleiton Fossá e Leandro Sorgatto. A velha guarda do MDB, exceções feitas a Eduardo Moreira e Paulo Afonso Vieira, está fechada com o pré-candidato. Estamos falando de nomes como Renato Vianna, Neuto de Conto e Ronaldo Benedet. Este último, aliás, sempre foi muito ligado a Eduardo Moreira. Dois dos três deputados federais do partido também fecharam com Antídio Lunelli. São eles Carlos Chiodini e Rogério Peninha Mendonça. Considerado-se que o outro deputado federal da legenda, Celso Maldaner, voltou da conversa com Moisés da Silva todo risonho, sendo que logo depois Antídio Lunelli ouviu o não do governador, ficou a sensação de que Maldaner mudou de lado. Teria se acertado com o chefe do Executivo estadual? A conferir os próximos movimentos e se Maldaner passará a estar em sintonia com a balada de deputados estaduais e prefeitos do MDB. Tudo indica que sim.

Bispos e torres

Edinho Bez, o presidente interino do MDB Barriga-Verde, recebeu a visita de Moisés da Silva na terça-feira, na sede do partido, e nesta quinta vai a Jaraguá do Sul avistar-se com Antídio Lunelli.

Ajuste fino

Restam poucas dúvidas de que Bez já está atuando na sintonia de Celso Maldaner. Ele só ascendeu ao comando partidário neste momento importante com a licença do titular, o próprio Maldaner.

Amin pelo Estado

Tripé

Isso quer dizer, ainda, que sobraram três nomes para a indicação ao Senado. Celso Maldaner, Rogério Peninha Mendonça e Paulo Afonso Vieira. Aqui, abrimos um parêntese. Se o ex-governador mantiver o nome até o fim e for para a convenção será para perder novamente. Fecha parêntese.

Amizade

A visita do governador a Edinho Bez foi para alguém que é da mesma base política, Tubarão, e para um amigo. Os dois têm relação de amizade. Apesar de esvaziada, foi uma foto que sinalizou que Moisés disse não a Antídio Lunelli e que continua querendo o MDB na sua chapa.

Muitos gestos

Por fim, importante pontuar, também, que Antídio Lunelli renunciou ao mandato, teria ainda dois anos e nove meses se continuasse à frente da Prefeitura de Jaraguá do Sul, para buscar a indicação do MDB ao governo. Alistou-se nas prévias e foi aclamado pré-candidato. E praticou o gesto para pacificar o MDB, aceitando ser vice do governador.

Outros aspectos importantes neste xadrez emedebista. Com Celso Maldaner concorrendo ao Senado, fica liberada a região Oeste para a candidatura a federal de Valdir Cobalchini, hoje o líder da bancada do MDB na Alesc.

Xeque

Num mesmo lance, evita-se o lançamento do nome da ex-prefeita de Maravilha, Rosi Maldaner, que vem a ser esposa de Celso, a deputada estadual. Recuo que favorecerá o projeto reeleitoral do ex-presidente da Assembleia, Mauro de Nadal.

Rei e peões

Trocando em miúdos: é toda uma equação proporcional que enseja esse desfecho na majoritária. Em seu novo ciclo de roteiros por Santa Catarina, Antídio vai deixar isso tudo muito claro aos correligionários. Importante lembrar que o emedebista lá da ponta, das famosas e não menos importantes bases, quer candidatura própria este ano.

Padrinho

Estes fatos levam cabeças coroadas do Manda Brasa a raciocinar que a saída salomônica e com alguma honra para Antídio seria ele indicar, ungir, abençoar um novo nome para vice de Moisés. Alguém do Norte e próximo a ele. Seriam, portanto, duas opções: Carlos Chiodini e o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler. A conferir os desdobramentos!

Enquanto isso, o senador Esperidião Amin segue reuniões com as executivas do PP das cidades mais populosas do Estado. Segunda-feira esteve em Itajaí, acompanhado de pré-candidatos a deputados estadual e federal e o presidente da sigla estadual, Silvio Dreveck. Em Itajaí foi recebido por grande número de partidários. Ele disse a todos que é pré-candidato ao governo do Estado, apesar de muitos prefeitos do partido já terem manifestado apoio a Carlos Moisés. Apesar de sinalizar essa posição, Esperidião Amin tem conversado muito com o senador Jorginho Melo (PL). Não se descarta a hipótese dos dois partidos se coligarem para a eleição majoritária, trazendo junto o PSDB.

Esquerda, volver

Depois de uma longa temporada, de cerca de dois anos, o articulista voltou a se encontrar, ocasionalmente, em um bistrô da Capital, com Gelson Merisio. O ex-deputado foi o adversário de Moisés da Silva no segundo turno de 2018. Ele chegou à frente do Bombeiro da reserva no primeiro turno daquele pleito. No segundo, foi atropelado pela onda Bolsonaro. Merisio só não conseguiu a proeza de Geraldo Alckmin. Em 2006, quando o ex-tucano e agora neossocialista Alckmin enfrentou Lula da Silva, ele auferiu menos votos no segundo round do que no primeiro. Deu marcha à ré, um “feito” histórico do agora vice do ex-presidiário. Gelson Merisio conseguiu fazer 10 mil votos a mais no round decisivo do pleito estadual de 2018. O colunista também se encontrou recentemente com um velho amigo que fez precisa definição. Merisio integra a “nova esquerda”. Para explicar o recente cavalo de pau dado por ele, que saiu do PSD, passou como um foguete pelo PSDB e foi parar no canhotíssimo Solidariedade, que faz parte da frente esquerdista em Santa Catarina, Merisio deu dados interessantes. Vale lembrar que até então, Merisio nunca havia passado por partido ou militância de identificação esquerdista.

Contingente

Segundo o ex-deputado, do primeiro para o segundo turno das eleições de 2018, cerca de 400 mil eleitores migraram do 55 para o 17 de Moisés da Silva. É contingente significativo. Qual teria sido a motivação de todo esse eleitorado para virar o voto no turno final da campanha? Teria sido o fato de Merisio ter declarado voto em Jair Bolsonaro ainda no round a razão dessa realidade?

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.053 - 01 de julho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Veja as dez cidades que mais geraram empregos em Santa Catarina até maio

A

geração de empregos está em alta em Santa Catarina em 2022. Entre janeiro e maio, foram criadas quase 75 mil vagas com carteira assinada no estado. Dos 295 municípios catarinenses, 246 estão com saldo positivo no mercado de trabalho formal, o que representa 84% do total. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo o governador Carlos Moisés, o resultado confirma o momento de crescimento econômico acelerado vivenciado pelo estado com a melhora do cenário epidemiológico no enfrentamento da pandemia de Covid-19. “Estamos confiantes de que estes números seguirão muito bons no segundo semestre. O Governo do

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

Estado trabalha em parceria com a iniciativa privada, sempre buscando atrair novos investimentos. Esse é um trabalho que tem dado resultado”, diz o governador. Veja abaixo as dez cidades que geraram mais empregos em Santa Catarina até maio: Blumenau – 6.116 Florianópolis – 5.329 Joinville – 4.870 Itajaí – 4.629 Chapecó – 3.299 São José – 3.151 Itapema – 3.120 Criciúma – 2.678 Jaraguá do Sul – 1.939 Tubarão – 1.296

O Presidente da AMFRI e Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, esteve reunido com o Diretor de Operações Sul na Arteris, Antônio César Ribas, e o Coordenador de Projetos na Arteris Litoral Sul, Marcelo Possamai, na sede da AMFRI, para obter informações referente a programação para investimentos na BR-101, de Balneário Piçarras até Bombinhas, visando solucionar os problemas operacionais de travessia nesse trecho que engloba a região da AMFRI. Os representantes da Arteris apresentaram alguns estudos para solucionar o problema do congestionamento, como a implantação de vias laterais contínuas nos sentidos norte e sul, incluindo construção de pontes, entre os km 108 até o km 124; ampliação de capacidade do trevo com a BR-470/SC (Blumenau-Navegantes), com implantação do segundo viaduto e vias laterais contínuas na BR-101/SC e as terceiras faixas sobre acostamento entre os km 111 ao km 125 Norte e Sul. O Presidente da AMFRI e Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, agradeceu a presença dos representantes da Arteris e em especial, do assessor especial do Gabine-

te de Itajaí, Auri Pavoni, que promoveu o encontro e contribuiu tecnicamente com a reunião. “A ideia é solucionar os congestionamentos crônicos da nossa rodovia, evitar acidentes que são provocados pelo trânsito intenso e consequentemente salvar muitas vidas. Com a apresentação dos estudos técnicos e econômicos da Arteris, foi possível observar que com a implantação das melhorias, os benefícios sociais serão muito superiores aos investimentos a serem realizados. Nós levaremos essa demanda para a Assembleia dos Prefeitos no mês de julho e a AMFRI assumirá o protagonismo da pauta, em ações coordenadas com DNIT, DEINFRA e Prefeituras, para que o quanto antes possamos ter melhorias na nossa rodovia”, finaliza. Ainda participaram da reunião o Secretário Executivo da AMFRI, Ademar Henrique Borges, o Diretor Financeiro CIM-AMFRI, Jaylon Jander Cordeiro da Silva, o Vereador do município de Penha, Everaldo Dal Pozzo, o Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP), Everaldo Lourival Francisco, e a Secretária de Governo de Penha, Camila Luchtenberg.

Foto: Lyandra Machado/AMFRI

Programação para investimentos na BR-101 é pauta na reunião entre representantes da AMFRI e da Arteris Litoral Sul

Município de Itajaí lança novo Portal de Serviços A Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec) lançou o novo Portal de Serviços do Município de Itajaí. A plataforma disponibiliza ao cidadão um sistema unificado dos principais serviços disponibilizados pela prefeitura. O objetivo da ferramenta é facilitar o acesso à informação, auxiliar a população na busca pelos serviços públicos, bem como tornar ainda mais transparentes os processos administrativos, estreitando os laços entre

a administração pública e os cidadãos. O Portal de Serviços substituirá o antigo Portal do Cidadão e chega para facilitar o acesso da população com uso de login e senha. Com isso, o usuário poderá personalizar seu painel com os sistemas favoritos e mais utilizados, tornando as buscas e futuras demandas mais acessíveis. O novo portal também está integrado com o login do site gov. br, do Governo Federal.

“A criação do Portal de Serviços tem por objetivo facilitar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pelo Município através da internet, de forma dinâmica, ágil e intuitiva, adequando-se às novas tecnologias e sendo responsivo para acesso em todos os dispositivos móveis. Com a integração com o gov.br, o Portal de Serviços conta com um dispositivo de login único, que poderá oferecer ainda mais serviços e com muito

mais segurança”, destaca o secretário da Tecnologia de Itajaí, Murilo Sodré. O Portal de Serviços conta ainda com a disponibilização das cartas dos principais serviços oferecidos pelo Município aos itajaienses. Cada secretaria municipal descreve nas cartas os serviços que oferece, bem como o local e horário de atendimento. A iniciativa também está alinhada com a legislação vigente.


4

Ano XXIII - edição 1.053 - 01 de julho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Fábio Inthurn, da Lotisa, recebe Troféu Empresário do Ano da Associação Empresarial de Itajaí Empreendedores e empresas também foram reconhecidas nas categorias do setor e por aniversário de fundação

A Fábio Inthurn, Empresário do Ano

Categoria Gestão_Dr. Humberto d’ Ávila_Presidente da Unimed Litoral_ Sandro Tadeu Noveletto representante

Indústria Riomar Cordas_Odécio Bodenmüller Gerente de Produção

pós dois anos de pausa, a Associação Empresarial de Itajaí (ACII) retomou em grande estilo a 31ª edição do Troféu Empresário do Ano. A solenidade aconteceu na sexta-feira (24/06) e lotou a Sociedade Guarani, uma das empresas homenageadas pela passagem dos 125 anos de fundação. A comemoração reuniu a classe empresarial, familiares e demais convidados, e contou com a presença do Presidente da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, do ex-Secretário Nacional da Aquicultura e Pesca - representando o senador Jorginho Melo, Jorge Seif Junior, do Vereador Thiago Morastini - representando a Câmara de Vereadores de Itajaí, vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré - representando o Prefeito Volnei Morastoni, do Deputado Coronel Mocelin - representando a ALESC, do Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Moris Cleber Kohl - representando o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, entre outras autoridades. O ponto alto da festa foi a homenagem ao itajaiense, Fábio Inthurn, 41 anos, fundador e CEO da Lotisa Empreendimentos e, agora, Empresário do Ano. “Sou muito grato à ACII, em especial à Presidente Gabriela Kelm, por esse reconhecimento. Quando a Gabriela me ligou achei até que era por outra categoria, fiquei surpreso, emocionado e me sinto muito honrado em estar entre tantos nomes já reconhecidos. Traz também a responsabilidade de se manter uma das referências junto ao mercado imobiliário de Itajaí e região”, discursou. Consagrado como um dos principais eventos empresariais de Santa Catarina, o Troféu Empresário do Ano teve sua última edição no ano de 2019, devido a pandemia. “Essa noite é para todos nós um momento de consagração e reconhecimento. Estou extremamente feliz e orgulhosa de estar aqui nesta noite celebrando a força do empreendedorismo

e do associativismo, reconhecendo homenageados que representam a classe empresarial que gera emprego e contribui para o desenvolvimento econômico da nossa cidade e da região”, declarou a Presidente da ACII, Gabriela Kelm. O Troféu Empresário do Ano também marcou a passagem do aniversário de 93 anos da ACII, celebrado em 28 de maio. Todas as empresas e empresários coroados são eleitos por votação na ACII. O evento teve como patrocinadores: Brasfrigo, Credifoz, Klabin, Open Trade, Patrimonial Segurança e YouBox Comunicação, aos quais a ACII agradece o apoio. Com o objetivo de reconhecer e valorizar empresários que se destacaram em diferentes setores da atividade econômica local, a 31ª edição do Troféu Empresário do Ano também reconheceu empresas e empresários destaques nas categorias: Comércio: Hortifruti Direto do Campo Gestão: Dr. Humberto d’ Ávila, Presidente da Unimed Litoral. Indústria: Riomar Cordas. Jovem Empresário: Ronaldo Sedrez, da Sedrez Engenharia & Construções. Mulher Empresária: Kelly Gerbiany Martarello, Sócia Fundadora da Martarello Advogados & Associados. Prestação de Serviços: Farmácia Correa. Terceiro Setor: Associação Náutica de Itajaí (ANI). Na oportunidade, também foram reconhecidas as empresas que completam aniversário de fundação, a partir dos 25 anos. 25 anos: Marcelo Lanches, Sigmafone, Patiño Odontologia, Uniodonto, Floricultura Juliana, Bendito Transportes, Syndex Comércio Exterior, Pedroni Logística Ltda. e Martinelli Advogados. 35 anos: Ótica Soberana, Clarifil Rheis e Frigemar. 45 anos: Aikawi Contabilidade, Orsegups, ACP Contabilidade e Vigomar. 55 anos: D. Muller Distribuidora, Escritório Contábil Jesdimar, Fischer Incorporações e NGI Sul (Ferry Boat). 65 anos: Steigleder Têxtil. 89 anos: Comissária Nelson Heusi. 125 anos: Sociedade Guarani.

Comércio Hortifruti Direto do Campo Terceiro Setor Associação Náutica de Itajaí (ANI)

Prestação de Serviços Farmácia Correa

Mulher Empresária_Kelly Gerbiany Martarello

Jovem Empresário_Ronaldo Sedrez, da Sedrez Engenharia & Construções.


Ano XXIII - edição 1.053 - 01 de julho de 2022

5

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Festa do Peixe vai distribuir 10 toneladas de pescado neste sábado (02) Evento gratuito encerra as comemorações dos 162 anos de Itajaí

A

manhã (02) acontece a Festa do Peixe de Itajaí. Ao todo, 10 toneladas de peixe serão distribuídas gratuitamente à população, entre tainha, anchova, sardinha, palombeta, corvina e outros pescados. O evento acontece das 11h às 16h30 no espaço externo do Centreventos. Além da gastronomia, haverá atrações musicais e recreação infantil. A festa terá 37 tendas de entidades e secretarias do município, que distribuirão os pescados em diferentes modos de preparo. Os peixes foram doados por indústrias e amadores de Itajaí e região. A expectativa é que entre 20 e 30 mil pessoas participem do evento neste ano. “A Festa do Peixe tem o DNA de Itajaí, traz de volta toda a origem da cidade, que vem do rio, do mar e especialmente da pesca. É um prazer ajudarmos a realizar essa festa que em uma importância muito grande, pois conecta as pessoas com a cidade e com o pescado”, destaca o secretário municipal de Turismo e Eventos, Evandro Neiva.

Programação musical

Atrações musicais vão entreter o público da festa durante todo sábado. Às 11h, o grupo Axé de Bar inicia a programação. Já às 13h, o Grupo Sem Abuso comandará o palco, com pagode e samba. Às 15h, a dupla Téo & Edu segue até o final do evento, às 16h30. Além disso, as crianças terão um espaço kids especial e gratuito, com recreação, pintura, escorregador, pula-pula, piscina de bolinhas, pista de patinação infantil, entre outras atividades de entretenimento. A última edição da Festa do Peixe aconteceu em 2019 e reuniu mais de 30 mil pessoas. Na ocasião, 26 barracas serviram cerca de 10 toneladas de pescado.

Polo pesqueiro do Brasil

A Festa do Peixe faz parte da Semana do Pescador, instituída oficialmente no calendário do Município, e encerra as comemorações do aniversário de 162 anos

Fotos: Marcos Porto/PMI

de Itajaí. A festa é promovida pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Turismo e Eventos, em parceria com o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca). Com aproximadamente 500 embarcações de pesca industrial, cerca de 40 indústrias de pescado congelado e a maior enlatadora de pescados da América Latina, Itajaí é o maior porto pesqueiro do Brasil e é referência em tecnologia, inovação e qualidade na pesca. O setor também representa o segundo PIB da cidade. “A Festa do Peixe é uma forma do Município homenagear os pescadores e o setor pesqueiro, tão importante para a economia de nossa cidade. É um evento único no país, que distribuirá gratuitamente à população 10 toneladas de pescados. Quero agradecer a todas as empresas e entidades que contribuíram para realização da festa”, ressalta o diretor executivo de Pesca da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Silveira.


6

Ano XXIII - edição 1.053 - 01 de julho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.053 - 01 de julho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Festa Junina da Turma da Hidroginástica

ACI homenageia empresários de Itajaí

Na noite da última quarta-feira, dia 29 de junho, as Turmas de Hidroginástica do Itamirim Clube de Campo, dos períodos matutino e noturno, reuniram-se para confraternizarem, numa animada Festa Junina. As professoras Andréa e Ruth estão de parabéns pela festa linda, realizada na Barraca: Ilha Fundos!

Linda a festa promovida pela Associação Empresarial de Itajaí, na última sexta-feira, dia 24, na Sociedade Guarani, quando empresários do município foram homenageados em várias categorias de setor e por aniversário de fundação. Fábio Inthurn, 41 anos, fundador e CEO da Lotisa Empreendimentos foi homenageado como Empresário do Ano, a maior honraria do evento. Casado com a Bárbara, pai do Bruno e do Lucas, Fábio Inthurn é natural de Itajaí, criado no bairro Cordeiros, onde passou grande parte de sua vida. Formado em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Em 2005 fundou a Lotisa Empreendimentos, atualmente a maior construtora de Itajaí e figura entre as 100 maiores construtoras do país no Ranking Intec – que classifica e ranqueia empresas do segmento no Brasil. Desde então, vem se notabilizando por modernizar o setor com projetos arrojados e inovadores.

Veja os outros homenageados: Comércio: Hortifruti Direto do Campo. Gestão: Dr. Humberto d’ Ávila, Presidente da Unimed Litoral. Indústria: Riomar Cordas. Jovem Empresário: Ronaldo Sedrez, da Sedrez Engenharia & Construções. Mulher Empresária: Kelly Gerbiany Martarello, Sócia Fundadora da Martarello Advogados &Associados. Prestação de Serviços: Farmácia Correa, do sr Aldo Corrêa. Terceiro Setor: Associação Náutica de Itajaí (ANI).

Manu Pinheiro completa 15 anos

A linda e meiga menina moça Manu Pinheiro completou 15 anos, no dia 25 de junho. Ao invés de festa, a Manu preferiu viajar. Ela e seus pais Chris Pinheiro e China passaram o final de semana em Curitiba. Eu acompanho a Manu, desde quando estava na barriga da sua mãe. Sempre registrei seus aniversários. Não poderia deixar de lhe homenagear, nesta data tão especial, que é o seu aniversário de 15 anos. Um grande abraço, extensivo aos seus pais, Chris e China e seu irmão Patrick, sem esquecer do seu gato de estimação,Olaf. Com muito carinho, da amiga Tia Neide.

Aniversário de Susi Bellini

Aniversário de Marisa Ruppenthal Assini Parabéns à querida amiga Marisa Ruppenthal Assini, que comemorou aniversário, no dia 17 de junho. Com muito amor e alegria, desejo mais um ano de vida repleto de paz e felicidade para você!

Susi Bellini aniversariou no dia 29 de junho. Ela comemorou com a família e amigos, no último sábado, dia 25 de junho, no Recanto do Vô Ari, sítio do seu irmão Ari Bellini. A sugestão da Susi, para os convidados lhe presentearem, foi a doação de fraldas geriátricas, produtos de higiene, materiais de limpeza e outros materiais, que foram doadas para o Asilo Dom Bosco. Na segunda-feira, Susi Bellini foi pessoalmente no “Asilo Dom Bosco”, para entregar as doações. A Diretoria da entidade, todos os idosos e funcionários agradecem à Susi Bellini, por tão nobre gesto. Na foto ela está acompanhada dos filhos Diogo, Rafael e Gabriel.

Aniversário da Dona Carmem Brasil

No dia 25 de junho, a amada Dona Carmem Brasil completou 87 anos de vida. Ela comemorou tão importante data, junto dos seus filhos Sandra, Iran, Renato e Giovani Brasil. Estiveram presentes também nora, netos e bisnetos. Parabéns! Feliz Aniversário! Que Deus lhe abençoe e proteja sempre!

Nascimento de: Christopher Emanuel Carvalho Cardoso

Nasceu em Joinville, no dia 15 de junho, o lindo menino Christopher Emanuel Carvalho Cardoso. Ele é filho do casal Yasmin Dyandorim Carvalho Cardoso e Denilson M. Cardoso. Quem está toda orgulhosa e feliz é a irmã do Christopher, Jasmim Hadassa Carvalho Cardoso. Ela foi promovida à irmã mais velha! Que Deus abençoe e proteja sempre esta linda família!


8

Ano XXIII - edição 1.053 - 01 de julho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Requerimento para CPI sobre aborto, assinado por 21 parlamentares, é apresentado no Legistivo catarinense O pedido de abertura foi encaminhado para análise da Procuradoria Jurídica da Alesc O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Moacir Sopelsa (MDB), comunicou ao Plenário, no fim da tarde de terça-feira (28), sobre a apresentação do requerimento para a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o aborto ao qual uma menina de 11 anos, que teria sido vítima de abuso sexual, foi submetida, na semana passada, em Florianópolis. O requerimento é assinado pela deputada Ana Campagnolo (PL) e subscrito por outros 21 parlamentares. Conforme o Regimento Interno da Alesc, são necessárias 14 assinaturas para a apresentação do pedido de instalação de uma CPI. Conforme Sopelsa, o pedido será encaminhado para análise da Procuradoria Jurídica da Alesc. “Com base na manifestação da procuradoria, a Presidência da Assembleia decidirá se acata ou não o requerimento para a instalação da CPI”, informou o presidente. O caso veio a público por meio de reportagem veiculada neste mês pelo The

Intercept Brasil e o Portal Catarinas. Uma menina de 11 anos, moradora de Tijucas, teria sido vítima de estupro e engravidado. O Hospital Universitário de Florianópolis se recusou a realizar o aborto, que é permitido por lei em casos de abuso sexual. A Justiça de Tijucas não autorizou a interrupção da gravidez e encaminhou a menina para um abrigo. Após a divulgação do caso, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou a realização do procedimento, o que ocorreu na semana passada. No documento, os parlamentares escrevem que as situações que envolvem o caso “merecem ser melhor esclarecidas, dentre elas, além da riqueza de informações trazidas na reportagem de um processo judicial que tramita em segredo de justiça; se o aborto foi realizado legalmente ou se houve cometimento de crime, se a conduta médica praticada foi tecnicamente correta e legítima; se o procedimento foi realizado ilegalmente sob a falsa comunicação de crime, dentre outros.”

Campagnolo foi além e acusou uma integrante do Ministério Público Federal (MPF), as advogadas da menina de 11 anos, o portal Intercept e a Bancada Femi-

nina da Alesc de atuarem como um lobby pró-aborto. “Estamos pedindo o afastamento da procuradora federal que interveio nos autos”, noticiou a parlamentar.

Município de Itajaí reforça cuidados contra doenças respiratórias no inverno Unidades de saúde devem ser procuradas em casos leves, já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) atendem casos moderados e graves Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, reforça os cuidados com doenças respiratórias. Além da Covid-19, a transmissão da gripe influenza e de resfriados é mais comum nessa época do ano. A população deve ficar atenta aos sintomas, intensificar as medidas preventivas e buscar atendimento sempre que necessário. Em caso de sintomas gripais leves, como tosse, coriza, febre moderada, dor no corpo e cansaço, os cidadãos devem buscar as unidades básicas de saúde localizadas nos bairros. Os chamados postinhos contam com atendimento médico, agendamento de testagem em laboratórios conveniados e fornecimento de medicação. Caso apresente sintomas moderados a graves, como febre alta e dificuldade para respirar, o morador deve buscar uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, no bairro Cordeiros ou junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), no São Vicente. “Pedimos que a população fique atenta a essas orientações para evitar sobrecarregar as UPAs do município. Casos leves podem receber atendimento e tratamento mais rápido nas unidades de saúde”, orienta a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

UPA Cordeiros passará a coletar testes de Covid-19 A partir da próxima segunda-feira (04), a UPA do Cordeiros também passará a coletar testes de Covid-19. A organização das salas de coleta e o treinamento dos servidores já começaram. O horário de atendimento será das 7h às 19h, inclusive nos finais de semana. A Secretaria de Saúde de Itajaí orienta ainda que a população siga com as me-

didas de prevenção às doenças respiratórias: lavar frequentemente as mãos ou usar de álcool em gel para higienização, manter os ambientes arejados e o esquema vacinal contra Covid-19 e a influenza em dia, bem como reforçar o uso de máscara e manter o isolamento social se tiver sintomas gripais. Em caso de sintomas, procure atendimento médico para receber o tratamento adequado.

Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros.

O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSapp para 47 - 9 8405.8777. O Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.