Jornal dos Bairros - 24 Junho 2022.

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 24 de junho de 2022 | Ano XXIII | N° 1.052

Construção de fragatas da Marinha em Itajaí deve iniciar ainda neste ano

O Programa Fragatas Classe Tamandaré é o mais moderno e inovador projeto naval já desenvolvido no Brasil.

Presidente Jair Bolsonaro estará presente Marcha para Jesus em Balneário Camboriú DIVULGAÇÃO/INTERNET

PÁGINA 2

Está confirmado pelo Palácio do Planalto a participação do presidente Jair Bolsonaro na Marcha para Jesus, que acontece neste sábado, a partir das 9 horas, em Balneário Camboriú, com concentração na praça Almirante Tamandaré. O Conselho de Pastores do Estado, que organiza o evento, informou que haverá uma caminhada pela orla da praia de Balneário Camboriú e muitas pessoas devem acompanhar o evento pelo mar, com barcos ou jet ski.

PÁGINA 5

Santa Catarina bate novo recorde no comércio exterior em maio Conforme apurou o Observatório FIESC, pelo segundo mês consecutivo, as exportações catarinenses superaram a marca de US$ 1 bilhão, o que representa o maior valor na série histórica para o mês. PÁGINA 5


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.052 - 24 de junho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

DIVULGAÇÃO/INTERNET

Carisma

Antídio Lunelli também terá um papel fundamental no contexto partidário. Ele era pré-candidato e abriu mão para viabilizar a composição. As bases do MDB, majoritariamente, queriam a candidatura própria. Antídio constatou isso em mais de um ano percorrendo o estado.

Humildade

Presidente Jair Bolsonaro estará presente Marcha para Jesus em Balneário Camboriú

Está confirmado pelo Palácio do Planalto a participação do presidente Jair Bolsonaro na Marcha para Jesus, que acontece neste sábado, a partir das 9 horas, em Balneário Camboriú, com concentração na praça Almirante Tamandaré. O Conselho de Pastores do Estado, que organiza o evento, informou que haverá uma caminhada pela orla da praia de Balneário Camboriú e muitas pessoas devem acompanhar o evento pelo mar, com barcos ou jet ski.

Reta final

Faltando pouco menos de um mês para a abertura da temporada (20 de julho a 5 de agosto) de convenções homologatórias dos partidos com vistas ao pleito deste ano, o quadro sucessório estadual começa a ganhar contornos de definição. O MDB, maior sigla do Estado, já estabeleceu o seu caminho. Estará com Moisés da Silva. O governador ganha um apoio estratégico. Não apenas de uma sigla robusta, mas também de um nome que agrega na composição da chapa. Normalmente, o vice subtrai votos do titular. É sempre escolhido por motivo de composição aqui, falta perfil ali, geralmente acumula desgastes, enfim, é sempre um dilema. Diferentemente, contudo, da maior parte dos casos, Antídio Lunelli soma valor em várias frentes. Primeira delas: interlocução empresarial com as entidades e federações. Além de ser vitorioso na vida privada, o jaraguaense foi o primeiro prefeito da história da cidade a conquistar a reeleição. Obteve sucesso nas duas searas: pública e privada.

Experiência e planejamento

Segundo ponto. Lunelli deve ter participação na elaboração do plano de governo no sentido de estabelecer um sistema de governança no eventual segundo mandato do atual chefe do Executivo.

Ele, no entanto, também teve a capacidade e a sensibilidade de constatar que se levasse às últimas consequência a sua candidatura racharia ao meio o seu partido. Daí a saída consensual. Antídio praticou o gesto. A maioria dos prefeitos e deputados queriam justamente a aliança do MDB com o governador.

Convencimento

Para que a capilaridade do MDB, do velho Manda Brasa de guerra, possa se reverter em votos à chapa Moisés-Antídio, o empresário terá que voltar às bases para este convencimento. O emedebista vai se dedicar a isso nas próximas semanas.

Vai ou não vai

Caso contrário, sem as bases motivadas e engajadas, será um apoio capenga. Vejamos o exemplo do PSD. O CNJP, o partido, fechou com Gean Loureiro, mas os prefeitos estão a cada dia declarando apoio ao governador.

Progressistas

O mesmo vale para o PP. Prefeitos e deputados estarão com Moisés enquanto Esperidião Amin atua para ser novamente candidato. Ou o senador estaria apenas valorizando o passe para ali na frente compor com Jorginho Mello? A conferir.

Banho de realidade

O MDB foi pragmático. O partido já convocou uma rodada pra a próxima segunda-feira, quando deve definir o candidato ao Senado.

Quádrupla

Só que os emedebistas podem raciocinar, também, numa frente mais ampla. Será que não seria o caso do partido abrir mão da vaga ao Senado para fortalecer o projeto? Há graduados dentro do MDB e do governo já raciocinando nessa direção. Este gesto atrairia o PSDB à aliança. Os tucanos trariam, ainda, o Cidadania à composição. O governador é do Republicanos. Seriam quatro partidos nesta frente se conseguirem abrir espaço ao tucanato.

Bote

Raimundo e Moisés

Raimundo Colombo para o Senado e Moisés da Silva para o governo. Embora o atual e o ex-governador estejam em frentes antagônicas para a disputa eleitoral, é assim que o prefeito de Lages, Antônio Ceron, vai trabalhar o pedido de votos. Pessedista e ligado a Colombo, Ceron declarou que deseja mais quatro anos de administração do governador. A fala de Ceron ocorreu durante um ato de liberação de mais de R$ 200 milhões para os municípios da região, na noite de sexta-feira, 17. Aliás, muitos prefeitos já declararam apoio ao Governador Moisés, mesmo os de partididos com candidatos próprios.

Oxigenar Seif

A vinda do presidente Jair Bolsonaro a Balneário Camboriú, neste sábado (25), cumpre um objetivo político para além de sua própria candidatura nacional. A passagem do presidente pela cidade tem como pano de fundo dar uma alavancada no nome do empresário Jorge Seif Junior, o seu pupilo catarinense.

Menos Brasil, mais SC

Foi Bolsonaro quem avalizou e praticamente exigiu a presença de Seif como candidato ao Senado pelo PL, partido pilotado pelo senador Jorginho Mello, nome bem posicionado hoje na disputa para o governo. Ocorre que o movimento fechou uma vaga estratégica para que Jorginho possa atrair aliados. E o nome de Seif ainda não “pegou” em Santa Catarina. Também por uma certa falta de cacoete do pré-candidato, que tem circulado por São Paulo, Brasília e por aí vai, e anda pouco pelo Estado que pretende representar no Congresso Nacional.

Jogo de xadrez pré-eleitoral

Depois da definição do MDB, que fechou com Moisés da Silva indicando Antídio Lunelli de vice, faltando, ainda, definir quem vai concorrer ao Senado (isso se os emedebistas não abrirem mão do Senado em favor do PSDB para ampliar a coligação), também seguem as movimentações em outras frentes políticas. Moisés é do Republicanos, conta com o Avante e o MDB. Se atraírem os tucanos, o Cidadania acompanha. Seriam cinco partidos. Já o senador Esperidião Amin, do PP, está praticamente fechado com o PTB e pretende atrair mais duas agremiações. Justamente os federados PSDB e Cidadania. Aí teríamos um quarteto nesta frente. É um risco que pode levar o MDB a raciocinar que a melhor estratégia seja isolar o arquirrival em Santa Catarina, Esperidião Amin. A conferir se isso será suficiente para sensibilizar a turma do Manda Brasa a abrir espaço para o tucanato, liberando o Senado para a chegada do PSDB.

Sem espaço na majoritária do governador, o PSDB e o Cidadania fatalmente acabarão nos braços de Esperidião Amin, além do PTB. Aí também poderíamos ter quatro siglas alinhadas.

OLIVEIRA E DAMKE COMERCIO VAREJISTA LTDA 30.120.342/000106, ie 25.864.224-6 comunica o extravio do ecf-IF EPSNO TM-T900F 01.01.00 EP121810000000020128,OLIVEIRA E DAMKE COMERCIO VAREJISTA LTDA 30.120.342/0002-97 IE 25.876.779-0 EPSON TM-T900F 01.01.00 EP121810000000018003 E EPSON TM-T900F 01.01.00 EP121810000000018067 REGISTRADO BO N-00601.2022.0015598

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.052 - 24 de junho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Mais uma carga milionária de veículos da BMW desembarca no Porto de Itajaí Foram recebidos 737 automóveis, incluindo modelos BMW e um Mustang

O

Porto de Itajaí recebeu na quarta-feira (22) a quarta atracação de navio com veículos importados em 2022. O navio de cargas (Roll On Roll Off ) trouxe a bordo 737 veículos de diversos modelos BMW e um Mustang. O peso total dos automóveis é de 1.477.292 quilos. Somente neste ano, o Porto de Itajaí recebeu 2.363 veículos importados por meio de

navios de carga. O navio California Highway veio do Porto de Cartagena, na Colômbia, e possui bandeira do Panamá. Após deixar os veículos, a embarcação segue seu trajeto marítimo com destino ao Porto de Paranaguá (PR), onde concluirá suas escalas. A última atracação com esse sistema foi realizada no dia 25 de maio, com o navio Florida Highway. As

duas embarcações executam o mesmo sistema Roll On Roll Off, que consiste na retirada dos veículos por meio de uma rampa elevatória. “É com muito orgulho e satisfação que o Porto de Itajaí adere a este tipo de sistema. Hoje já somos referência nacional neste tipo de operação e considera-se também o desempenho logístico necessário para algo des-

te porte. Essa operação colabora para intensificar a economia regional, estadual e nacional. Como não se pode deixar de considerar, essa operação se dá com a ajuda de todo um trabalho em equipe, desenvolvido com capacitação, atenção e comprometimento”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. Durante a descida dos carros até o pátio, a opera-

ção pode levar até cinco horas, de acordo com a quantidade de veículos a serem retirados da embarcação. “Diretamente da área pública, os veículos da montadora saem cuidadosamente e são conduzidos por agentes da área portuária. Trata-se de uma união que faz a força do Porto de Itajaí, com extrema eficiência operacional. Pretendemos continuar recebendo mais

veículos utilizando deste tipo de operação”, explica o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga. Após o desembarque, os veículos são deslocados para os pátios da ValePort, e do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), onde passam por vistoria. Após vistoriados, os automóveis são embarcados em caminhões-cegonha e destinados para outras cidades e estados do país.


4

Ano XXIII - edição 1.052 - 24 de junho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Complexo Portuário de Itajaí movimenta mais de 1,3 milhão de toneladas em maio

Depois de dois anos, Associação Empresarial de Itajaí promove 31ª edição do Troféu Empresário do Ano

Marcos Porto

Aos poucos a retomada dos eventos torna-se possível e a 31ª edição do Troféu Empresário do Ano, promovida pela Associação Empresarial de Itajaí (ACII), não poderia ficar de fora. A solenidade acontece na sexta-feira (24/06) a partir das 20h, na Sociedade Guarani, onde a classe empresarial associada, convidados e familiares conhecerão o Empresário do Ano e os destaques nas categorias Prestação de Serviços, Comércio, Indústria, Gestão, Jovem Empresário, Mulher Empresária e Terceiro Setor. As empresas e empresários coroados são eleitos por votação na ACII. Na oportunidade, também ocorre importante reconhecimento da ACII às empresas e parceiros que completam aniversário de fundação, a partir dos 25 anos. Ao todo, serão reverenciadas 24 organizações e o homenageado com mais anos de atividades será a Sociedade Guarani, que completou 125 anos em março deste ano. Consagrado como um dos principais eventos empresariais de Santa Catarina, o Troféu Empresário do Ano teve sua última edição no ano de 2019. A solenidade marca também a passagem do aniversário de 93 anos da ACII, celebrado em 28 de maio. “Estou extremamente feliz com a retomada do Troféu Empresário do Ano que já se consagrou como evento tradicional e importante para nossa cidade. É ali naquela noite que nos reunimos para celebrar a força do empreendedorismo e do associativismo, reconhecendo homenageados que representam a classe empresarial que gera emprego e contribui para o desenvolvimento econômico da nossa cidade e da região”, declara a Presidente da ACII, Gabriela Kelm.

Já o total de cargas (a granel, em contêiner ou contêineres vazios) foi de mais de 1,4 milhão toneladas entre exportação e importação

O Complexo Portuário de Itajaí registrou durante o mês de maio 126.306 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), com a marca de 1.385.808 toneladas de cargas movimentadas em contêineres. A movimentação total de cargas (a granel, em contêiner ou contêineres vazios) do Complexo Portuário foi de 1.489.301 toneladas, entre exportação e importação. “Provavelmente, teremos números ainda mais expressivos para este semestre que se inicia, evidenciando a necessidade do Porto de Itajaí permanecer competitivo no mercado, por meio dos índices diários, no qual representam constantemente sua capacidade de ges-

tão pública e municipal”, afirma o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga. Ao todo, durante o mês de maio, o Complexo Portuário registrou ainda 78 atracações de navios. Somente no Porto de Itajaí (berços públicos e APM Terminals/área arrendada) foram movimentados 29.372 TEU’s e 335.137 toneladas de cargas em contêineres Ainda no mês de maio, o Complexo Portuário atingiu a marca de 900 giros na área da nova Bacia de Evolução. A 900ª manobra foi registrada com um navio de bandeira do Panamá, que possui 285 metros de comprimento e 40 metros de largura.

Telecentro Limoeiro é reinaugurado para a comunidade Objetivo do serviço é promover a inclusão social e digital Na manhã da quarta-feira (22), o Telecentro Limoeiro foi reinaugurado pelo Município de Itajaí. O espaço público tem como objetivo proporcionar acesso facilitado à tecnologia, com 11 computadores destinados à população e internet gratuita. Inicialmente, o local funcionará as terças e quintas-feiras, das 13h às 17h, com acompanhamento de um monitor. O objetivo da reinauguração é promover a inclusão digital e social da comunidade do Limoeiro, através do acesso à tecnologia para adultos e crianças. No Telecentro, será disponibilizada estrutura adequada para permitir que toda a população tenha acesso de qualidade a computadores com internet. Não existe restrição de idade para o uso do local. “É uma oportunidade para todos, de cursos gratuitos que teremos por aqui, e ainda de disponibilizar acesso à internet para toda comunidade do Limoeiro”, destaca Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí. O Telecentro estava desativado desde

2017 e, após pedidos da comunidade, foi reinaugurado. A estrutura conta com 11 computadores, sendo um para o instrutor

e 10 para a comunidade. No próximo semestre, será divulgada a agenda de cursos e treinamentos em parceria com a Funda-

ção de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi), que organizará um edital para a seleção de instrutores. “A reinauguração do Telecentro visa reduzir a exclusão social e criar oportunidades aos cidadãos, uma vez que o uso da tecnologia faz com que as pessoas tenham seu potencial de crescimento expandido e é fundamental para oportunizar. É isso o que buscamos para os munícipes itajaienses”, ressalta Murilo Sodré, secretário municipal de Tecnologia. O Telecentro fica na Rua Edmundo Leopoldo Merizio, nº 3810, em frente à Unidade de Saúde do Limoeiro.


5

Ano XXIII - edição 1.052 - 24 de junho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Construção de fragatas da Marinha em Itajaí deve iniciar ainda neste ano Divulgação Marinha do Brasil

Foi apresentada a seção de uma das praças de máquinas do futuro navio para validação

Marcos Porto

U

ma importante etapa no processo de construção das Fragatas Classe Tamandaré em Itajaí ocorreu na terça-feira (21). A Marinha do Brasil e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis, responsável pela construção de quatro navios de guerra na cidade, apresentaram a seção de uma das praças de máquinas da futura fragata. O modelo apresentado (mockup) reproduz em dimensões reais parte da estrutura do navio e poderá ser utilizado para testes. O próximo passo é dar início à fabricação das fragatas, prevista para começar em setembro deste ano. O Programa Fragatas Classe Tamandaré é o mais moderno e inovador projeto naval já desenvolvido no Brasil. Iniciado em 2017, prevê a fabricação de quatro navios de alta complexida-

de tecnológica em Itajaí. O contrato de construção das fragatas foi assinado em 5 de março de 2020, entre a EMGEPRON, empresa estatal independente vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando da Marinha, e a SPE Águas Azuis (composta pela thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa e Segurança e Atech). Os investimentos giram em torno de R$ 9,1 bilhões e a previsão é entregar as embarcações a partir de 2025. “Esta apresentação representa um importante passo para o início da fabricação de quatro navios de guerra da Marinha em Itajaí. Um projeto que trará significativos investimentos para a cidade, além da geração de milhares empregos diretos e indiretos, transferência de tecnologia e atração de novas empresas. Será um novo período de pros-

peridade para o Município, que realizará investimentos para qualificar ainda mais a infraestrutura da cidade”, afirma o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. Navios de alta complexidade tecnológica As Fragatas Classe Tamandaré serão escoltas versáteis e modernas com alta capacidade de combate, vigilância e reação. São capazes de proteger uma grande área marítima pertencente ao Brasil. Suas características possibilitarão o incremento nas operações de busca e salvamento, além de permitir o monitoramento e combate de ações de poluição, pirataria, pesca ilegal, entre outras ameaças. A construção dos navios faz parte da modernização da Força Naval e renovação da esquadra brasileira. As fragatas que serão fabricadas

no Município possuem 107 metros de comprimento, 16 metros de largura máxima e 3.380 toneladas de deslocamento. Podem receber uma tripulação total de 130 militares e chegar a uma velocidade máxima de 25,5 nós (47,2 km/h), além de ter 5.000 milhas náuticas (9.260 km) de autonomia à velocidade de cruzeiro. O Programa Fragatas Classe Tamandaré vai gerar milhares de empregos de alta qualificação a partir da transferência de tecnologia e de taxas de conteúdo local acima de 30%, para o primeiro navio, e de 40% para as demais embarcações. Está prevista a contratação de cerca de 2 mil trabalhadores diretos, que receberão capacitação em projeto e construção de navios de guerra, além da geração de outros cerca de 6 mil empregos indiretos para a cidade.

Itajaí é a segunda cidade que mais gerou empregos em Santa Catarina Resultado do mês de abril demonstra fortalecimento da economia local Itajaí segue figurando entre as cidades que mais geram empregos em Santa Catarina. Desta vez o Município ficou em segundo lugar na lista dos que mais contrataram com carteira assinada no mês de abril deste ano, atrás apenas da capital Florianópolis. O resultado demonstra o fortalecimento da economia local, com atração de novas empresas e geração de oportunidades, principalmente nos setores do comércio e indústria, destaques nesse período. Conforme levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, Itajaí fechou abril com saldo positivo de 700 contratações, enquanto Florianópolis gerou 2.536 vagas. Itajaí também se manteve à frente de cidades mais populosas do estado, como São José e Blumenau. “O saldo positivo nas contratações é reflexo da retomada econômica e do fortalecimento de vários setores. Temos convicção de que

riú (266), Navegantes (216), Barra velha (105), Balneário Piçarras (30), Penha (30), Camboriú (5) e Luiz Alves (2). Porto Belo, Ilhota e Bombinhas tiveram o número de demissões maior que o de contratações.

esse crescimento vai se manter ao longo do ano e aumentar muito após outubro, impulsionado pelo comércio”, detalha o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Edson Bastos. As cidades que apresentaram maiores saldos positivos nas contratações em abril foram: Florianópolis (2.536 vagas);

Itajaí (700); Tubarão (480); São josé (467); Blumenau (463); Itapema (299); Criciúma (287) e Balneário Camboriú (266). Na região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri), Itajaí lidera o ranking de geração de empregos com saldo positivo. A cidade é seguida por Itapema (299), Balneário Cambo-

Mais de mil vagas disponíveis no Balcão de Empregos Nesta semana, o Município de Itajaí disponibiliza 1.063 oportunidades de trabalho no Balcão de Empregos. As vagas são para diversos cargos e formações profissionais, como atendente, analista contábil e eletricista. As oportunidades podem ser consultadas pelo aplicativo Conecta.í e pelo site empregos.itajai.sc. gov.br. O atendimento presencial pode ser feito na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Rua Antônio Caetano, nº 105, bairro Fazenda. Além disso, o WhatsApp (47) 3246-1190 está disponível para tirar dúvidas e fazer encaminhamentos.


6

Ano XXIII - edição 1.052 - 24 de junho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.052 - 24 de junho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

Curso de Bolos Artísticos Mavalério A renomada Chef Raquel Reis esteve ministrando um Curso de Bolos Artísticos, com temática do Dia dos Namorados, apresentando as opções de Chocolates Mavalério. O curso foi realizado na loja Gig Confeitaria.

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Aniversário de César Antônio Sperandio

O Engenheiro Agrônomo César Antônio Sperandio comemorou 70 anos, com um almoço especial, na Sede do Rotary Club Itajaí Porta do Vale. Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.

Aniversário do Dr. Júlio Reiser

Um abraço especial, ao ilustre aniversariante do dia 10 de junho, Dr. Júlio Reiser. Durante muitos anos ele exerceu a profissão de Dentista. Que Deus lhe abençoe e proteja sempre!

Festival de Dança Mery Rosa acontece no Teatro Municipal

Aniversário de Rômulo Fernandes

Parabenizamos o amigo Rômulo Fernandes, pela comemoração do seu aniversário, no dia 13 de junho. Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.

Aniversário de Rodrigo Vechi da Silva

O jovem empresário, Rodrigo Vechi da Silva, comemorou aniversário na última segunda-feira, dia 20 de junho. Desejamos para você toda a felicidade do mundo, que Deus te ilumine sempre, guie seus passos e dê muita força para que você possa lutar pelos seus objetivos hoje e sempre! Feliz Aniversário!

Cantinho da Saudade: Sra. Elisete da Silva

Faleceu no dia 18 de junho a Sra. Elisete da Silva. Ela estava junto com familiares e amigos, passando o feriadão em Piratuba. Ela sofreu um infarto fulminante, enquanto descansava no quarto do hotel. Seu corpo foi trazido para Itajaí, durante a madrugada. Ele foi velado e sepultado no Cemitério Parque dos Crisântemos. Nossos sentimentos de profundo pesar, aos familiares e amigos.

Aniversário do Rotary Club Itajaí Norte

No dia 21 de junho, há exatos 31 anos, nascia o Rotary Club de Itajaí - Norte, com o ideal de Servir. O Clube atua na sociedade transformando a vida de pessoas e entidades parceiras através da promoção de eventos, palestras, intercâmbio de jovens e muito mais. Ao longo destes anos, muitos Companheiros passaram pelo Clube, porém alguns deles permanecem até hoje, como os Associados Fundadores: Alcides Westfal, Gerson Luiz Gern e Nivam Rodrigues da Silva. Um exassociado será condecorado como Associado Honorário, o Companheiro Ézio Bez Zanella. O atual presidente Cristiano B. Pereira lembra de todos os Companheiros que já atuaram e atuam no Clube, agradecendo o trabalho desenvolvido por todos em favor da comunidade.

O Teatro Municipal de Itajaí está sendo palco do Festival Dança Mery Rosa. O evento ocorre nesta sextafeira (24), às 19h e no sábado (25) e domingo (26) as apresentações iniciam às 18h. As entradas estão à venda no site Ingresso Nacional e na bilheteria do teatro ao custo de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Sob direção artística de Mery Rosa, o Festival surgiu em 1991 e busca desde o início o aperfeiçoamento técnico dos bailarinos e o desejo de mostrar ao público o que existe de novo na área. As apresentações contam com diversos bailarinos profissionais do Brasil e da Argentina. Nesta edição, o evento terá mais mil participantes entre bailarinos, coreógrafos e diretores dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo e da Argentina.


8

Ano XXIII - edição 1.052 - 24 de junho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

SC bate novo recorde no comércio exterior em maio: entenda o porquê Os embarques do estado superaram a marca de US$ 1 bilhão, o que representa o maior valor na série histórica para o mês

S

anta Catarina bateu um novo recorde no comércio exterior em maio. Conforme apurou o Observatório FIESC, pelo segundo mês consecutivo, as exportações catarinenses superaram a marca de US$ 1 bilhão, o que representa o maior valor na série histórica para o mês. As importações no período também foram recorde e alcançaram US$ 2,4 bilhões. No acumulado do ano, de janeiro a maio, as exportações catarinenses atingiram US$ 4,6 bilhões, um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2021. “O crescimento reflete uma maior inserção das empresas do estado no mercado internacional e um momento de alta na cotação de produtos que são relevantes na nossa pauta exportadora, como as carnes de aves, madeira e móveis, além dos motores elétricos”, avalia o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. O preço do quilo de ave exportado em 2022, que representou 15,9% dos embarques do ano, aumentou 23% de janeiro a maio na comparação com o mesmo período de 2021.

Já as vendas internacionais de madeira e móveis bateram recorde em volume e valores nos cinco meses do ano. A elevação global dos preços, resultado dos choques de cadeia provocados pela pandemia, é um dos motivos que explica os recordes em 2022, mas não o único. O aumento de produtos de sofisticação tecnológica no mercado global é outro aspecto importante que explica o recorde dos embarques catarinenses. “Nos primeiros cinco meses do ano, Santa Catarina aumentou os valores e volumes exportados em produtos de maior intensidade tecnológica, ao mesmo tempo que reduziu os setores não industriais”, diz a economista do Observatório FIESC, Mariana Correia Guedes. Há destaque para os motores elétricos, pigmentos e partes para máquinas e motores, com vendas tanto para países da Europa como da América do Norte. “O crescimento na presença em mercados mais exigentes, principalmente dos Estados Unidos, confirma a qualidade dos

produtos catarinenses”, avaliar Aguiar. Importante destacar que as vendas internacionais aumentaram para a maior parte dos seus principais par-

ceiros comerciais, com exceção da China, em decorrência da desaceleração econômica ocorrida nos últimos dois meses.