Jornal dos Bairros - 17 Junho 2022

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 17 de junho de 2022 | Ano XXIII | N° 1.051

Galileo Galilei trabalha para restabelecer profundidade do canal de acesso ao Complexo Portuário

PÁGINA 8

Por causa das últimas chuvas, o canal de acesso ficou prejudicado e navios de maior tonelagem já encontravam dificuldades para entrar nos terminais portuários. A draga, que tem capacidade maior do que a que faz a dragagem permanente de manutenção, está operando por sucção para manter o canal em 14 metros, seguro para os grandes navios operarem.

Câmara comemora 162 anos de Itajaí com entrega de homenagens

Itajaí garante R$ 85 milhões para The Ocean Race, novo complexo do Hospital Marieta e trevo da Antônio Heil

Davi Spuldaro/CVI.

PÁGINA 4

PÁGINA 5


2

Ano XXIII - edição 1.051 - 17 de junho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Amin é candidato

Esperidião Amin é candidatíssimo ao governo do Estado. O que se imaginava que seria apenas uma jogada de cena, algo pra valorizar o passe do seu PP, transformou-se num projeto real. Vale lembrar que não teremos coligação nas eleições proporcionais deste ano. Candidatura própria na majoritária ao governo ajuda na eleição para deputados, sejam estaduais ou federais. O PP fez apenas uma cadeira entre as dezesseis federais há quatro anos, com Angela Amin, e três das 40 vagas estaduais: Altair Silva, João Amin e Zé Milton. Lançar um cabeça de chapa evidentemente que ajuda a turbinar as eleições proporcionais. Isso leva as perspectivas do PP, desde que Esperidião Amin tenha boa performance, de eleger dois federais e até cinco estaduais. Será a quinta disputa a governador do Progressista. Ele disputou em 1982, quando tinha 35 anos e houve a retomada das eleições diretas nos estados. Amin derrotou Jaison Barreto. Em 1998, ele bateu Paulo Afonso Vieira, elegendo-se pela segunda vez.

Espaço

O ex-governador pode fechar com o PSDB em Santa Catarina. Garante a vaga de vice aos tucanos e encaixa o PTB ao Senado com Kennedy Nunes. Por que Amin e não mais Carlos Moisés, com quem os tucanos estavam quase noivando? Porque o atual governador ofereceu as duas vagas na majoritária ao MDB.

Esmola

Ou seja, para o PSDB ter espaço majoritário na coligação com o governador vai depender da boa vontade do MDB. Ocorre, ainda, que o chefe do Executivo até hoje não tem a garantia do Manda Brasa.

Sucessão de equívocos

Toda a estratégia do Executivo está equivocada. O próprio PP sinalizou que poderia fechar com Moisés até os idos de março. Três meses depois, o governador não só perdeu o PP como também está perdendo o PSDB, que ainda pode trazer o Cidadania para o colo do Progressista.

que tem alguma força no estado, mas não está entre os grandes, e o minúsculo Avante.

Quarteto

Já Amin pode ir para a disputa com o seu PP, segundo maior partido de Santa Catarina, o PSDB, o PTB e o Cidadania. A conferir!

Quinteto bolsonarista?

Santa Catarina, todos sabem, é um estado essencialmente bolsonarista. Foi a vitória proporcional mais significativa do atual presidente em 2018. Já temos aí pré-candidatos colocados em sintonia com o atual inquilino do Planalto. Esperidião Amin deve dividir com Jorginho Mello o eleitorado bolsonarista. Os dois que se elegeram senadores em 2018, no mesmo ano em que Bolsonaro chegou à Presidência. A ligação de Amin com o capitão é muito mais antiga do que a de Jorginho. O ex-governador e o chefe do Executivo federal foram colegas na Câmara. Jorginho também lá estava, mas não tinha grande aproximação com o então deputado federal pelo Rio de Janeiro. Só que o presidente está filiado ao PL, o partido de Mello. Haverá transferência de votos, sem dúvidas. Não na mesma proporção de 2018, que guindou o absolutamente desconhecido Moisés da Silva ao cargo mais importante do estado, mas ainda terá força significativa em Santa Catarina. Apesar do fato de o governador ter se distanciado de Bolsonaro, o que lhe concede e pecha de traidor entre o eleitorado mais fiel ao presidente, ele também deverá beliscar sufrágios entre o eleitorado conservador pelo recall de 2018.

No vácuo

Sem a menor cerimônia, Gean Loureiro aproveitou o evento em Chapecó, no fim de semana passado e organizado pelo prefeito João Rodrigues, para tentar colar a imagem à do presidente da República. Evidentemente que Bolsonaro não vai negar apoio politico em ano eleitoral.

Pivô

Se Bivar não reclamar, fica tudo bem na aliança UB-PSD. Ocorre, no entanto, que essa profusão de candidaturas começa a pulverizar os apoios bolsonaristas no estado: Jorginho Mello, Esperidião Amin, Moisés e agora Gean Loureiro. E ainda podemos ter Antídio Lunelli, pré-candidato do MDB ao governo, que tem ligações mais antigas também com o chefe da nação. Podem ser então cinco candidatos ligados ou tentando se ligar a Jair Bolsonaro na campanha.

Esquerda dividida

Na esquerda, haverá no máximo duas candidaturas com alguma relevância. Dificilmente os partidos canhotos estarão todos juntos, conforme se propalou nos últimos meses. Décio Lima pelo PT já convidou Gelson Merisio (SDD) para vice. Escancarou as diferenças com o PSB de Cláudio Vignatti e Dário Berger.

PSDB com MDB

Quarteto

Além dos dois senadores e de Moisés correndo por fora entre os bolsonaristas, agora aparece o União Brasil, de Gean Loureiro, apoiado pelo PSD. Os pessedistas não terão candidato a presidente da República, mas o UB tem. Embora seja um projeto proforma do presidente do partido, Luciano Bivar, para facilitar algumas equações estaduais, essa é uma realidade que deixa Gean um pouco desconfortável no palanque.

Os bastidores de momento apontam para uma possibilidade de chapa com Dário na cabeça e o PDT ajudando a compor de vice ou ao Senado. Vai depender do cenário nacional agora que a candidatura de Ciro Gomes foi posta contra a parede com o anúncio de que o senador Tasso Jereissati poderá será o candidato a vice da emedebista Simone Tebet. Ciro e Tasso dividem os votos no Ceará. O tucano foi o padrinho político do pedetista no estado.

Esquerda, volver

Siglas

Sem contar que Bivar está fechando apoios ao PT de Lula da Silva em estados-chave como São Paulo e Minas Gerais. Bivar era o presidente do PSL, partido de minúsculo se tornou gigantesco em 2018 pela onda conservadora.

Trocando em miúdos: Moisés hoje tem o pequeno Republicanos, cuja liderança não está satisfeita com ele, o Podemos,

Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros. O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSapp para 47 - 9 8405.8777. O Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.051 - 17 de junho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

O caminho até aqui! Porto de Itajaí completou 27 anos de municipalização

O

Porto de Itajaí completou, na quinta-feira (16), 27 anos de municipalização. Sob gestão da Autoridade portuária pública e municipal, o terminal contabiliza inúmeros avanços e impulsiona o desenvolvimento econômico e social da região por meio de investimentos em diversas áreas. Entre 1995 a 2020, por exemplo, houve um crescimento de 598% na movimentação de contêineres e de 391% na movimentação em tonelagem. Com a descentralização da administração dos portos em 1990, a Superintendência do Porto de Itajaí passou a atuar como Autoridade Portuária Pública e Municipal em 16 de junho de 1995. O convênio vigorou até 31 de dezembro de 1997, quando a União delegou a gestão diretamente ao Município de Itajaí. A vigência iniciou em 1º de janeiro de 1998 com prazo de 25 anos. Atualmente, 26 mil contêineres são movimentados por mês no Complexo Portuário de Itajaí, que é considerado o segundo maior do Brasil e detém 5% da balança comercial do país. Em 2020, o Porto de Itajaí ficou em primeiro lugar na movimentação de congelados no Brasil (dados da FIESC) e atualmente se destaca nas operações de veículos com sistema Roll On Roll Off. “Durante estes 27 anos, o Porto de Itajaí passou por grandes mudanças significativas em todos os setores e segmentos que incorporam a Autoridade Portuária. Desde que a administração e exploração do Porto de Itajaí foram delegadas ao município, tornou-se notória a agilidade no andamento dos projetos investidos, além de que todas as obrigações atribuídas à Autoridade Portuária foram realizadas, destacando a reestruturação administrativa, mantimento e reposição de equipamentos portuários, conservação dos bens patrimoniais, entre outros. Certamente, a municipalização do nosso Porto contribuiu para inúmeros fatores positivos, como incentivo à economia local e regional, a fiscalização da segurança da navegação e a gestão de problemas de tráfego na cidade”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. Com um número expressivo de avanços, conquistas e investimentos aplicados de forma eficiente, o prefeito reforça a necessidade de garantir a permanência de uma Gestão Portuária Pública e Municipal. “A construção de uma relação tão sincera e transparente, como é a relação Porto-Cidade, é motivo de orgulho para nós itajaienses, que lutamos juntos desde o início pela permanência do nosso tão querido Porto”, complementa. Porto de Itajaí acumula resultados positivos Desde o início de suas atividades, o Porto de Itajaí apresenta números relevantes e expressivos em relação as suas operações e movimentações de cargas, custos portuários e volume de operações, sendo um porto de carga geral. Em 1992, superou pela primeira vez a marca

de um milhão de toneladas embarcadas e desembarcadas no cais comercial. Em 2004, foi registrada a movimentação de 5.713.943 toneladas e iniciou-se um período de crescimento contínuo. Nos anos seguintes, instalaram-se novos terminais dentro do Porto Organizado, os quais influenciaram significativamente o aumento e número de operações e, consequentemente, agregaram estatísticas positivas ao Complexo Portuário do Itajaí. Em 2021, o Porto de Itajaí bateu recorde histórico na movimentação com a marca de 1,6 milhão de contêineres (16% de crescimento) e mais de 18 milhões de toneladas movimentadas (aumento de 21%). No ano passado, houve ainda mais de 1 mil navios atracados. A nova Bacia de Evolução foi outro avanço importante que recebeu R$ 40 milhões de investimento municipal para conclusão da primeira etapa e garantia da competitividade do complexo. A Superintendência já está em tratativas junto ao Ministério da Infraestrutura para viabilizar e licitar a segunda etapa da obra, orçada em R$ 220 milhões. Quando for concluída, a Bacia de Evolução vai permitir que a cidade receba navios de 336 a 400 metros de comprimento. No decorrer deste período de municipalização, o Porto de Itajaí impulsionou o desenvolvimento econômico e social, através de investimentos estruturais, contratação de funcionários, projetos e ações internas e externas. Em 2020, por exemplo, Itajaí arrecadou para os cofres federais mais de R$ 170 bilhões. O montante possibilitou a expansão, com recursos próprios, da manutenção dos serviços de dragagem do canal portuário. O plano de expansão do Porto de Itajaí, que já iniciou as demolições de imóveis desapropriados na região portuária, contempla mais de 12 mil metros quadrados de área, com capacidade de armazenamento de até 1.700 TEUs (contêineres de 20 pés). O planejamento pretende aumentar a capacidade estática de 14.000 TEUs para 30.000 TEUS’s, assim como no aprimoramento das tomadas Reefer. A área portuária ocupa um espaço atual de 180 mil m² e, com a expansão, ocupará 308 mil m². “São muitos os destaques que envolvem a evolução do Porto de Itajaí, mas posso afirmar que o aumento expressivo nas movimentações registradas neste período de municipalização foi possível através do comprometimento da Autoridade Portuária de Itajaí, juntamente com a dedicação dos servidores. O amplo desenvolvimento operacional demonstrou a capacidade de uma gestão pública e municipal, tornando-se exemplo para os demais portos brasileiros. Acredito no enorme potencial da atividade portuária de Itajaí e na sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do nosso município, sendo comprovado diariamente no decorrer destes 27 anos”, acrescenta o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

História

Relatos históricos indicam que as atividades no Porto de Itajaí iniciaram em 1905, quando ocorreram os primeiros estudos para a sua criação, realizados pela Comissão de Melhoramentos de Portos e Rios. Em 1914, a primeira obra foi realizada, composta de 700 metros no Molhe Sul, seguida mais tarde de melhorias no Molhe Norte. Em 1938, foi construído o primeiro trecho de cais com 233 metros de comprimento e estrutura de concreto armado, juntamente com a primeira instalação de armazém. Após as décadas de 1920 e 1930, o complexo se adequou aos perímetros urbanos da cidade. O segundo trecho foi construído na década de 1950 com mais 270 metros disponibilizados às operações, além do primeiro armazém frigorífico voltado às atividades pesqueiras. Em 1966, foi instalada a Junta Administrativa do Porto de Itajaí, subordinada ao Departamento Nacional de Portos e vias Navegáveis. A partir de 1975, o complexo foi considerado um Porto Organizado. Com a criação da Portobrás, o gerenciamento do terminal itajaiense passou a ser exercido pela Administração do Porto de Itajaí, diretamente vinculada ao estado. Esta iniciativa foi extinta em 1990 e, em 1995, inicia a municipalização da gestão do Porto de Itajaí.

CONSTRUÇÃO DO PORTO - 1950


4

Ano XXIII - edição 1.051 - 17 de junho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Câmara comemora 162 anos de Itajaí com entrega de homenagens Evento concedeu títulos honoríficos a pessoas com relevante contribuição para a cidade. Fotos: Davi Spuldaro/CVI.

A

Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na terça-feira (14) a sessão solene em comemoração aos 162 anos de Itajaí. Na ocasião, a Câmara entregou títulos a 16 personalidades que, por meio de seu trabalho e ativismo, contribuem para o desenvolvimento da cidade em diferentes áreas, como a educação, saúde e política, entre outras. Os vereadores indicaram homenageados de acordo com os títulos honoríficos oferecidos pelo Legislativo Municipal. O Prêmio de Educação Professora Onadir da Silva Tedéo foi entregue às professoras Angelita Aparecida Vieira (indicada pelo vereador Vanderley Dalmolin – MDB) e à Cosette de Noronha Canziani (vereador Bruno da Saúde – MDB). O Prêmio de Mídia Radialista Irene Boemer foi entregue ao jornalista Álvaro Castro (Fábio Negão – PL) e ao comunicador José Carlos Francelino (vereador Osmar Teixeira – SD). Na área da Saúde, recebeu o Prêmio Dr. Silvino Eing o servidor público da vigilância epidemiológica Lucio Pereira Vieira (vereador Otto L. Quintino Jr.- Republicanos). Já o prêmio de Cidadão e Cidadã Itajaiense, destinado a pessoas não nascidas em Itajaí, foi entregue ao jornalista Jânio Flávio de Oliveira (vereador Marcelo Werner – PSC); ao empresário Jose Joventino dos Santos (vereador Dedé – União Brasil); ao ex-vereador Osvaldo Gern (vereador Paulinho Amândio – PDT); ao advogado Rodrigo Fernandes (vereador Beto Cunha – PSDB); ao reitor da Univali Valdir Cechinel Filho (vereador Rubens Angioletti); ao governador de Santa Catarina Carlos Moisés da Silva (vereador Thiago Morastoni – MDB) e à professora Verônica Roncelli (vereadora Christiane Stuart – PSC). Já o prêmio de Cidadã e Cida-

dão Benemérito, para nascidos em Itajaí, foi entregue ao pastor Domingos Rostirola Jr. (vereador Adriano Klawa); à ativista dos direitos da população negra Maria da Conceição Pereira (vereadora Anna Carolina – PSDB); ao maestro e jornalista Romeo Nogueira Dos Santos (vereador Maurílio Moraes – PP) e ao músico e professor Arnou de Melo (vereadora Hilda Deola – PDT). Rodrigo Fernandes falou em nome de todos os homenageados e destacou a relevância de cada um para o município. Já o prefeito Volnei Morastoni, falou da evolução de Itajaí como uma cidade de referência em toda região, com destaque nacional em atividades como as portuárias e náuticas, que movimentam a economia. O vereador e vice-presidente da Câmara, Rubens Angioletti, parabenizou a população e alertou para a necessidade dos cuidados com o meio ambiente, em especial com o Rio Itajaí-Açu, essencial para toda população e o futuro da cidade. O governador Carlos Moisés falou da preocupação do Estado com a transparência e a efetividade da gestão, assim como das parcerias do Governo Estadual com Itajaí e região, como os investimentos anunciados recentemente no Hospital Marieta, Univali e na realização da regata Ocean Race. Já o presidente da Casa, vereador Marcelo Werner (PSC) enalteceu o povo itajaiense de todos os bairros e localidades, os homenageados e a contribuição para o desenvolvimento da cidade. Além dos vereadores e autoridades já citadas, o evento contou com a presença do juiz diretor do Foro da Comarca de Itajaí, Stephan Klaus Radloff. A noite também teve apresentação do Coral da Câmara, formado por servidores, vereadores e membros da Comunidade, sob a regência do maestro Paulo Roberto Domingos.


5

Ano XXIII - edição 1.051 - 17 de junho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí garante R$ 85 milhões para The Ocean Race, novo complexo do Hospital Marieta e trevo da Antônio Heil

O

Município de Itajaí garantiu importantes repasses para ações de turismo, saúde e infraestrutura. O Governo de Santa Catarina garantiu um repasse de R$ 85 milhões para a etapa da regata The Ocean Race na cidade, equipar o novo complexo do Hospital Marieta Konder Bornhausen e dar início à obra do novo trevo entre as rodovias Antonio Heil e BR-101. O governador Carlos Moisés também assinou convênio com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para implantação de um Ambulatório de Alto Risco Obstétrico no Campus Itajaí. A parada da The Ocean Race em Itajaí recebeu aporte de R$ 7 milhões do Governo Estadual. Única cidade da América Latina a sediar a maior regata do planeta, o Município receberá os velejadores pela quarta vez consecutiva após a perna mais longa da história da competição. A corrida parte de Alicante, na Espanha, em janeiro de 2023 e os competidores chegarão à cidade catarinense em abril

do mesmo ano. “Como nas três edições anteriores essa parceria com o Governo Estadual é fundamental para garantirmos esse evento na nossa cidade e em Santa Catarina. A The Ocean Race é muito importante não somente para Itajaí, pois traz recursos para toda a região da Amfri e para o nosso Estado”, avaliou secretário municipal de Turismo e Eventos, Evandro Neiva. A última edição da The Ocean Race teve mais de R$ 83 milhões de impacto econômico em Santa Catarina – 28% a mais do que a parada de 2015. Ao todo, 75% desse montante ficou em Itajaí e região. O Governo Estadual, por exemplo, arrecadou mais de R$ 5 milhões em impostos. “É um investimento que traz benefícios a curto e longo prazo, consagrando internacionalmente o Município de Itajaí e o Estado de Santa Catarina como referência no esporte e no turismo náutico”,

Marcos Porto

destacou o prefeito Volnei Morastoni. Nesta edição da The Ocean Race, o percurso da Cidade do Cabo (África do Sul) até Itajaí entrará para a história como recorde de travessia de uma só etapa da viagem à volta do globo: serão 12.750 milhas náuticas (23,6 mil km), uma maratona de um mês. Outra novidade é que pela primeira vez a corrida vai começar e terminar no Mediterrâneo.

Novo trevo entre as rodovias Antonio Heil e BR-101 O governador Carlos Moisés também assinou a ordem de serviço, no valor de R$ 35 milhões, para construção do novo trevo de acesso às rodovias Antonio Heil e BR-101. O projeto será executado pelo Estado de Santa Catarina e complementará da duplicação da rodovia Antonio Heil. O Município de Itajaí assumiu a responsabilidade pela desapropriação para acelerar o início das obras. Com a implantação do trevo, Itajaí ganhará um impulso na mobilidade e favorecerá a reconhecida cadeia logística da cidade, em especial na sua ligação com a cidade de Brusque. O investimento vai eliminar os congestionamentos nas duas rodovias e na avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul). O prazo para execução dos trabalhos é de 18 meses.

Marcos Porto

Investimentos em saúde O governo repassou ainda um valor de R$ 40 milhões para o Hospital Marie-

ta Konder Bornhausen. O dinheiro será usado para instalação de equipamentos e mobiliário no novo Complexo Madre Teresa, que já recebeu investimentos de R$ 95 milhões. O complexo contará com Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Ambulatório, Banco de Leite, 241 leitos de internação, 20 leitos de UTI Adulto, 10 de UTI Neonatal, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), 12 salas cirúrgicas, sendo 3 obstétricas, Central de Materiais Esterilizados (CME) e Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon). A Univali e o Governo de Santa Catarina firmaram convênio para implantação de um Ambulatório de Alto Risco Obstétrico no Campus Itajaí. O acordo, no valor de R$ 3 milhões, garante atendimento às gestantes de alto risco, da região da Foz do Rio Itajaí, que necessitem de acompanhamento periódico devido a doenças prévias ou próprias da gestação. O local terá dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, uma sala de ultrassonografia e uma sala de cardiotocografia, além de equipe multidisciplinar. “Hoje, nós podemos estar aqui para anunciar importantes investimentos para a cidade de Itajaí. Essa é uma região rica e receptiva para os turistas do Brasil e do mundo. O Governo do Estado está presente aqui neste movimento municipalista, com ações para melhorar a vida das pessoas”, disse o governador Carlos Moisés.


6

Ano XXIII - edição 1.051 - 17 de junho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.051 - 17 de junho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Enlace Matrimonial de Gabriela e Leandro

Gabriela Potter e Leandro Domingos celebram o seu casamento neste sábado (18), em Itajaí. A celebração será na Capela Santo Antônio, no Bairro Espinheiros.

Amanda faz 15 anos

Aniversário de 162 anos de Itajaí

Parabéns à nossa linda cidade de Itajaí, pelos 162 anos de emancipação política! Uma cidade que acolhe não só os seus moradores, mas as pessoas que vêm de fora para visitá-la e acabam se apaixonando, vindo a fixar residência. Que Deus continue abençoando e protegendo todos os itajaienses!

A linda e meiga Amanda Gonçalves Zanon comemorou seus 15 anos, no dia 14 de junho, junto dos pais Andréa e Marcos e do irmão Gabriel. Na primavera de cada aniversário que comemoramos, existem datas que são bem mais especiais que outras. E você hoje está vivendo uma das mais bonitas e marcantes, os esperados e desejados 15 anos.

O tão esperado “Sim” de Ana Carolina e Caio

Os jovens Ana Carolina de Oliveira Martins e Caio Nogueira, no dia 15 de junho realizaram o sonho tão esperado: o casamento. A cerimônia religiosa e a recepção foram realizados no Centro de Eventos Portal das Pedras em Camboriú. Os noivos são filhos de Magali de Oliveira Martins e José Artur Martins e Kátia Cilene da Silva Nogueira e Marcelo Nogueira.

Construtora kMK agora em Perequê

Parabenizamos a Construtora KMK de Itapema, pelo lançamento de um empreendimento em Perequê! A qualidade e beleza das suas obras, encantam o público.

Aniversário de Casamento Um grande abraço à família da querida amiga Lenir França, que no dia 15 de junho completou 15 anos de união. É uma família linda e muito abençoada! Que Deus os proteja sempre!

Bazar da Associação Madre Teresa será feito dia 25 de junho

Sábado 25 de Junho, a Associação Madre Teresa, promoverá um Bazar de Produtos apreendidos e doados pela Receita Federal. Mas para participar, é necessário seguir algumas regras, impostas pela própria Receita Federal, para dar transparência aos produtos comercializados. Leia atentamente as informações sobre o evento: O bazar acontece no sábado, 25 de junho, das 8h às 18h. Local: Centreventos - Endereço: Avenida Ministro Victor Konder, 303 - Centro, Itajaí - SC -A venda das senhas acontecerá a partir da 00:01 de sábado 11/06, neste link: https://www.even3.com.br/bazaramt2022 -O valor da senha (por CPF) é R$ 10,00 , (Pagamento por cartão de crédito, Pix ou boleto). Acesse o link e compre sua senha a partir da 00:01 de Sábado, garanta sua entrada no nosso bazar! https://www.even3.com.br/bazaramt2022


8

Ano XXIII - edição 1.051 - 17 de junho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Chegou o momento de retornarmos com uma das agendas mais esperadas por todos! Finalmente, neste ano de 2022, realizaremos a 31ª edição do evento “Troféu Empresário do Ano” para reconhecer empresários da nossa cidade que se destacam pela forte atuação em prol do desenvolvimento econômico da nossa Itajaí. E, por homenagem ao Aniversário de fundação da ACII, que recentemente fez 93 anos, as empresas Associadas à entidade que completam anos de fundação a partir de 25 anos, em 2022, também serão homenageadas! Durante o evento, conheceremos o Empresário(a) do Ano e os Destaques nas Categorias: Mulher Empresária, Jovem Empresário(a), Gestor(a) do Ano, Empresa Destaque no Comércio, Empresa Destaque na Prestação de Serviço, Empresa Destaque na Indústria e Destaque no 3º Setor (ONG). Será uma noite de muita emoção, onde todos saberão quem foram os escolhidos pela comissão julgadora, composta por Diretores voluntários da ACII.  Quando: 24 de Junho de 2022. Onde: Sociedade Guarani. Horário: 20h. Traje: Esporte Chic. Show ao vivo da Banda GT80. Jantar - Chef Gilmar. Estacionamento gratuito anexo ao Clube. Há limite de vagas. Participe conosco! Será uma noite incrível, cheia de histórias e emoções! Todos estão convidados! Limite de 400

A dragagem emergencial está sendo realizada pela mesma embarcação que alargou a orla de Balneário

pessoas. Adesão da entrada: Recepção da ACII – até dia 17/06/2022. De Segunda à Sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Valor: R$ 95,00 Forma de pagamento: Pix ou Cartão de Débito/Crédito Contato: 3247-5500 ou administrativo@acii.com.br, com Nicoly Maestri

Confira programação comemorativa pelo aniversário de 162 anos Eventos culturais e atividades festivas ocorrerão até o dia 02 de julho :: 18/06 (sábado) 11h - Feira de Livros do 5º FLI 12h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Natália Pereira – Largo do Mercado 15h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Giana Cervi – Largo do Mercado Público 18h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Mari Monteiro Quarteto – Largo do Mercado Público 20h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Hot Rats – Largo do Mercado Público 20h - Concerto de Aniversário Itajaí 162 anos – Praça da Igreja Matriz :: 19/06 (domingo) 17h - Bolo de aniversário na Itaipava – Cambaqui – Memória Pexêra 18h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos Largo do Mercado Público 20h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Daniel Montero Trio – Largo do Mercado Público :: 21/06 (terça-feira) 9h - Inauguração da Praça e do Museu do Porto 18h - Bolo de aniversário no Cidade Nova – Banda Campeiraço 20h - Concerto de Aniversário de 15 anos do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues – Teatro Municipal de Itajaí

Draga Galileo Galilei já opera em Itajaí para manutenção do calado

:: 22/06 (quarta-feira) 9h30 - 80 anos do Herbário :: 23/06 (quinta-feira) 18h - Bolo de aniversário no Portal/Santa Regina – Victor Praun e banda 20h30 - Concerto de Música Sacra e Inauguração do novo órgão da Igreja do Santíssimo Sacramento – Igreja do Santíssimo Sacramento Início da Festa de São João – Paróquia São João Batista

A

draga Galileo Galilei já iniciou os trabalhos de manutenção do calado, no rio Itajaí-Açu. O serviço de dragagem foi solicitado devido às fortes chuvas no Complexo portuário de Itajaí e Navegantes, que interditaram o fluxo de embarcações de maior tonelagem. Juntamente à Galileo, outra draga, Water Injection, também opera para a manutenção do canal. Esta ação conjunta permite dar ao canal de acesso um maior aprofundamento do rio, e, consequentemente, permitir que embarcações de maior porte possam circular com tranquilidade, sem o risco de navios de maior peso encalharem durante esse processo. Em nota, o Porto de Itajaí informou que a draga do tipo hopper, com capacidade de cisterna de 18.000m³, está operando para reestabelecer a profundidade dos canais interno e externo para os 14 e os 14,5 metros. A Galileo Galilei trabalha por sucção, ou seja, extrai os resíduos por meio de uma cisterna e os encaminha para o alto-mar onde são ejetados. Esta atividade pretende reconstituir a

profundidade de 14m do calado nos berços de atracação do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Com isso, embarcações de maior porte podrão circular com toneladas contêinerizadas maiores, sem correr riscos. A draga realiza operações de rotina nos berços do Porto de Itajaí e Navegantes, e está sujeita ao contrato que a Autoridade Portuária mantém com a empresa Van Oord Seviços de Operações Marítimas Ltda., cuja profundidade do calado, dentro da numeração de 14 a 14,5m, faz parte de uma exigência contratual, que vigora até 25 de outubro de 2023. “É necessária manutenção contínua dos canais para a melhor navegação das embarcações de grande porte. Dessa vez, foi preciso a convocação da Galileo Galilei, draga de sucção, para a manutenção do calado. Os berços de atracação precisam estar com a profundidade maior para evitar qualquer tipo de risco que possa comprometer as embarcações. Por isso, o Porto de Itajaí segue com a dragagem dos berços para que tudo flua nas operações”, concluiu Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

Rua Giusepina Cogo Casine, bairro Salseiros 15h - Concerto da Banda Filarmônica – Teatro Municipal de Itajaí 20h - Noite dos Candelabros – Igreja Imaculada Conceição

20h - Noite dos Candelabros – Igreja Imaculada Conceição 20h - Concerto da Banda Filarmônica – Teatro Municipal de Itajaí

:: 24/06 (sexta-feira) 17h - Bolo de aniversário no Rio Bonito – Guess Rocks Quarteto :: 25/06 (sábado) 17h - Bolo de aniversário na Beira Rio/ Fazenda – Red Back – Anos 80 23h - Queima da fogueira - Festa de São João – Paróquia São João Batista :: 26/06 (domingo) 8h - 3º Passeio Ciclístico Rural – saída do Parque do Agricultor :: 29/06 (quarta-feira) 10h - Inauguração das novas instalações da Unidade Básica de Saúde Salseiros –

:: 30/06 (quinta-feira)

:: 02/07 Festa do Peixe – Centreventos de Itajaí