Jornal dos Bairros - 03 Junho 2022.

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 3 de junho de 2022 | Ano XXIII | N° 1.049

Itajaí divulga programação pelo aniversário de 162 anos

ALFA BILE SANTANA

Eventos culturais e atividades festivas ocorrerão até o dia 02 de julho. PÁGINA 5

Educação Socioemocional de Itajaí passa por transformações em 2022

PÁGINA 4

Festa do Divino Espírito Santo encerra neste final de semana na Paróquia do Santíssimo Sacramento em Itajaí!

PÁGINA 8


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.049 - 3 de junho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

MDB em frangalhos

Não ajunta, mas espalha

O MDB de SC encontra-se irremediavelmente rachado. De um lado, o presidente Celso Maldaner e o pré-candidato Antídio Lunelli. Os dois contam com o apoio da esmagadora maioria das lideranças municipais do Manda Brasa. No outro canto do ringue, a esmagadora maioria dos deputados estaduais e dos prefeitos que desejam apoiar a recandidatura de Moisés da Silva. O governador acenou com as outras duas posições majoritárias ao MDB em caso de aliança eleitoral. A conferir se esta proposta se sustentará até a definição dos candidatos e alianças lá em agosto. Moisés ofertou as vagas de vice e ao Senado aos emedebistas. A convenção do MDB, que é soberana, está marcada para 5 de agosto. Se Antídio Lunelli mantiver o nome até lá, vai ter que disputar com o grupo que deseja rifá-lo para fechar com o chefe do Executivo Barriga-Verde.

Resultado: o governador de plantão não ajudou o correligionário. Pelo contrário, atrapalhou e isso contribuiu muito para a derrota de 2018, quando, pela primeira vez o MDB não chegou ao segundo turno em Santa Catarina.

O maior partido do Estado vai perder protagonismo, independentemente do resultado. Até porque deveremos acompanhar uma eleição muito pulverizada, com vários nomes de centro e de direita. A conferir quantos postulantes vão, de fato, resistir até a campanha. Seguramente Mosiés da Silva estará no jogo. Filiou-se ao Republicanos. Outro nome consolidado é o do senador Jorginho Mello, do PL, partido onde está abrigado Jair Bolsonaro. Gean Loureiro também não tem volta. É União Brasil e PSD.

Fratura exposta

Ocorre que as disputas internas viraram fratura exposta. Senão, vejamos. Celso Maldaner marcou para 11 de junho, em Curitibanos, o lançamento da candidatura de Antídio Lunelli ao governo.

Atropelamento

A seu turno, o estafe mosaico do partido, liderado pelo presidente da Alesc, Moacir Sopelsa, chamou reunião de oito dos 15 membros da Executiva, esta semana. O octógono optou por uma autoconvocação do diretório estadual. A data é 9 de junho. Dois dias antes, portanto, do evento previsto para Curitibanos.

Reação

Com um detalhe: deliberou-se que nenhum outro evento partidário poderia ser realizado. Evidentemente que Celso Maldaner não vai aceitar isso até porque percebeu nessa decisão algo que o grupo adversário previu, que poderia ser a antecipação do lançamento de Antídio Lunelli para uma data anterior ao dia 9 de junho.

Judicialização

Trocando em miúdos: esse enfrentamento aberto tem tudo para acabar nas barras da Justiça. Independentemente de decisões judiciais, essa queda-de-braço já têm um perdedor: o MDB. O partido chegará à eleição em frangalhos, enfraquecido. A exemplo do ocorreu há quatro anos. Os emedebistas não aprenderem as lições daquele fatídico 2018, quando Eduardo Moreira assumiu o Centro Administrativo com a renúncia de Raimundo Colombo. O lageano concorreu ao Senado. Moreira desejava disputar a reeleição, mas perderia na convenção para Mauro Mariani.

União Brasil na mira

Pule de 10

Ensaiando

saltando o bolso dos contribuintes para bancar as farras eleitorais dos políticos tupiniquins. Deveria ser a regra, mas evidentemente que neste país os mesmos políticos e partidos que fazem belos discursos tão preocupados com as finanças da população irão torrar quase R$ 6 bilhões daqui até o final do ano. Viva o Brasil!

Sem falar de Esperidião Amin, cujo futuro eleitoral ainda não está definido. Há, ainda, Odair Tramontin, do Novo, que tudo indica também estará com o nome nas urnas. Caso Antídio também dispute, teremos uma pulverização de nomes, o que transformaria em desalentadoras as perspectivas eleitorais do MDB, quase desastrosas.

Prefeito de Bombinhas, Paulinho, ex-DEM, e hoje no Podemos, atua nos bastidores no sentido de desmontar o União Brasil em Santa Catarina.

Prefeitos

Explica-se. O partido, que contabilizava sete prefeitos filiados ao DEM, minguou nos últimos dias. Hoje conta apenas com dois prefeitos, o atual mandatário de Fraiburgo, Wilson Ribeiro Cardoso Júnior, e o vice-prefeito de Caçador, Alencar Mendes, que assumiu a cadeira de Saulo Sperotto, que renunciou para disputar uma cadeira na Alesc.

Debandada

Cinco prefeitos saíram da União Brasil e quatro se desfiliaram da sigla partidária para declarar apoio ao projeto político de Carlos Moisés. Paulinho é marido da deputada Paulinha, que saiu do PDT e também abrigou-se no Podemos. A dupla atua em sintonia com o governador Moisés da Silva.

Porto Belo terá eleições suplementares para prefeito e vice neste domingo (5)

Desunião

Esse cenário abre a possibilidade para as esquerdas chegarem ao segundo turno. A canhotada, contudo, também enfrenta dificuldades históricas para solidificar a propalada unidade de oito ou nove partidos. Mesmo avaliando-se que esta pode ser a grande chance da esquerda chegar, finalmente, ao round decisivo em Santa Catarina.

Os números

Ao fim e ao cabo, podemos estar caminhando para um quando de seis ou sete candidaturas a governador com relativa representatividade.

Novo

O presidente do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, entregou, esta semana, ofício à Secretária Geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Christine Peter, devolvendo aos cofres públicos R$ 87,7 milhões relativos ao Fundo Eleitoral de 2022. Participaram do encontro, o pré-candidato à Presidência da República, Felipe d’Avila, e deputados do partido. Com a comunicação ao TSE, caberá ao tribunal fazer a devolução dos recursos para os cofres do Tesouro Nacional. O prazo para que os partidos abrissem mão desta excrescência, deste assalto ao bolso do cidadão, terminou na quarta-feira.

Loas

Digna de aplauso e louvor a atitude do partido, o único, aliás, que optou pela decência em não seguir as-

Os eleitores e as eleitoras do municípiode Porto Belo Presidente Castello Branco voltarão às urnas neste domingo (5) para eleger o novo prefeito e vice-prefeito. A votação ocorrerá das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Em Porto Belo no sábado (4), haverá o sorteio da urna que será utilizada na auditoria de funcionamento da urna eletrônica sob condições normais de uso. O sorteio ocorrerá por meio de audiência pública a ser realizada na Escola de Educação Básica Tiradentes, às 9 horas. Mais um mecanismo de fiscalização e transparência será adotado na eleição suplementar de Porto Belo pelo TRE-SC, em parceria com a OAB-SC, em caráter experimental. Trata-se de um aplicativo para celular que fará a leitura dos QR codes que constam ao final de cada Boletim de Urna impresso nas seções eleitorais.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.049 - 3 de junho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Movimentação portuária recorde aumenta demanda por galpões logísticos na região

A

Em 2021, houve acréscimo de 50% na procura por galpões logísticos, se comparado ao ano anterior. Projeção é que este ano o setor cresça mais 35%, afirma especialista.

demanda por galpões logísticos fechou 2021 com crescimento de 50%. Segundo o especialista em mercado imobiliário Douglas Curi, além do crescimento do e-commerce, o recorde na movimentação portuária brasileira também alavancou os negócios deste setor. Ano passado o Brasil transportou 1,21 bilhão de toneladas, o que representa um incremento de 4,8% em relação a 2020, segundo dados do Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). “Os números positivos do setor portuário têm refletido no aumento da demanda por galpões logísticos e atraído novos investidores, inclusive oriundos da bolsa de valores. Para 2022, a projeção é termos um aumento de mais 35% na procura por este tipo de ativo.”, explica o especialista em mercado imobiliário Douglas Curi. Segundo Curi, os galpões logísticos tem maior rentabildiade que os imóveis residências e representam uma transação mais segura, já que os contratos costumam ser de no mínimo 10 anos. “Enquanto a rentabilidade do aluguel dos imóveis residenciais fica em torno de 0,4% ao mês, os galpões logísticos chegam a render de 0,7% a 1,2%. Outra vantagem que tem atraído investidores é que

os galpões logísticos tem excelente liquidez e podem ser utilizados como moeda de troca em outras negociações”, detalha o especialista. Os galpões logísticos em condomínios fechados, apesar de terem o metro quadrado bem acima que os imóveis localizados em vias públicas, são os mais procurados por conta da segurança. Imóveis deste perfil em condomínio fechado costumam ser encontrado por R$ 4 a R$ 5 mil o metro quadrado, já imóveis em vias públicas custam em torno de R$ 2 mil o metro quadrado. A localização estratégica é outro ponto importante na tomada de decisões quando o assunto são galpões logísticos, principalmente por conta do menor tempo de transporte e menor custo com combustível. Por conta disso, Douglas observou que a demanda é maior em regiões próximas a portos. “Em Santa Catarina, por exemplo, onde a alíquota de importação é a menor do país, as regiões próximas aos portos de Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul são as mais procuradas par a instalação de galpões logísticos”, avalia. Atualmente, apenas sob a assessoria da Sort Investimentos, empresa especializada no mercado imobiliário, existem mais de R$ 400 milhões em galpões alugados, com taxa de ocupação de 98,4%.

Advogado itajaiense se classifica para mais uma etapa da vaga de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-12) Na semana passada, Dr. Jaime da Veiga Júnior, CEO do escritório Jaime da Veiga Advocacia e Assessoria Empresarial, foi classificado para a segunda etapa do Quinto Constitucional, onde concorre à uma vaga de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12). Ao todo, 16 candidatos participaram da sabatina, onde estiveram presentes 54 conselheiros estaduais da OAB. Na próxima etapa, todos os advogados catarinenses escolherão, através de votação direta (incluindo por meio eletrônico) a lista sêxtupla do Quinto Constitucional. Para quem não sabe, os critérios do Quinto Constitucional são os seguintes: 10 anos de exercício da profissão, notório saber jurídico e reputação ilibada. Casado e pai de duas meninas, Dr. Jaime é Bacharel em Direito, desde 1996, formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali); além de técnico em Transações Imobiliárias, pela Secretária da Educação e do Desporto (1996); especialista em Direito Processual Civil, pela Universidade Regional de Blumenau (FURB-SC), desde 2005; pós-graduado pela Magistratura do Trabalho – Amatra (2013); pós-graduado em Direito do Trabalho e Previdência Social – Católica SC (2020) e Mestre em Gestão de Políticas Públicas, pela Univali. Ao longo de sua carreira, Dr. Jaime participou ainda como juiz leigo, na Comarca de Navegantes (SC), em 2006; membro do Conselho da Subseção da OAB Itajaí (SC), de 1998 a 2012; além de membro do Tribunal de Ética (TED) da seccional OAB/SC, em 2012.


4

Ano XXIII - edição 1.049 - 3 de junho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Educação Socioemocional de Itajaí passa por transformações em 2022 "Inteligência Emocional nas Vendas" é tema de palestra na ACII o valor da Inteligência Emocional Pessoal e Social, da Automotivação e da Conexão, e aliamos esse conhecimento aos nossos sentidos – ver, ouvir, falar, sentir – a venda acontece organicamente”, explica. Além da ACII, FACISC e o Programa Empreender são parceiros desta iniciativa. Anderson Damasio é Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Imobiliário, Ambiental e Gestão de Pessoas. É Master Coach e Master Practitioner em PNL e Hipnose Ericksoniana.

Adolescentes de 12 a 17 anos poderão tomar dose de reforço contra Covid-19 a partir desta sexta-feira (03) A imunização ocorrerá nas 30 unidades de saúde do município A partir desta sexta-feira (03), o Município de Itajaí inicia a aplicação da dose de reforço contra Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos. A vacinação ocorrerá nas 30 unidades de saúde da cidade. A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após o recebimento da segunda dose. No momento da imunização deve ser apresentado o cartão de vacina e um documento de identificação. A Secretaria de Saúde de Itajaí segue orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde para aplicação da vacina contra Covid-19. Os órgãos permitiram a aplicação da dose de reforço para adolescentes na Nota Técnica nº 35/2022. A dose de de reforço estará disponível nas 30 unidades do Município, com o horário de atendimento de cada uma: CRESCEM, Bambuzal, Brilhante, Canhanduba, Centro-Vila, Cidade Nova I, Cidade Nova II, Cordeiros, Costa Cavalcante, Espinheiros, Fazenda I, Imaruí, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Murta, Nossa Senhora

das Graças (UNIVALI), Parque do Agricultor, Portal II, Praia Brava, Promorar II, Rio Bonito, Salseiros, Santa Regina, São Francisco de Assis, São João I, São Judas, São Pedro, São Vicente e Votorantim. Clique aqui e consulte os telefones e endereços. Além da quarta dose, o Município segue disponibilizando a primeira dose da vacina contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e adultos com 18 anos ou mais. Também estão disponíveis nas unidades a segunda e terceira doses da vacina para quem está no prazo, além da quarta dose para idosos com 70 anos ou mais.

Luciana Leão

A noite de quarta-feira (01/06) foi de autoconhecimento para convidados e nucleados do Núcleo Setorial Imobiliário (NIMOB). A Associação Empresarial de Itajaí (ACII) recebeu o palestrante Anderson Damásio que falou sobre o tema “Inteligência emocional nas Vendas” e reforçou a automotivação como elemento fundamental para destravar a mente. Para Damásio, “todos somos vendedores, independente da profissão que exercemos, então quando entendemos

Programa Gênios Educacional vai substituir a Escola da Inteligência em 95% das unidades

A Educação Socioemocional de Itajaí passa por transformações neste ano. O programa Gênios Educacional chega para substituir a Escola da Inteligência com livros mais modernos e inclusivos, com temáticas como libras, deficiências físicas, além de abordar sobre redes sociais, comunicação assertiva e intolerância. Novos personagens também estão entre as novidades. A mudança será gradual e, neste momento, ocorrerá em 95% das unidades escolares da Rede Municipal. “Assim como tudo na vida passa por transformações, o Gênios Educacional vem para corresponder melhor às demandas e às temáticas atuais da nossa sociedade. O desenvolvimento de competências propostas nos livros da coleção Somos Gênios Socioemocional, da Gênios Educacional, é referenciado pelas diretrizes oficiais da educação brasileira e por centros de pesquisa internacionais, com ampla experiência na implementação de programas que desenvolvem as competências socioemocionais”, informou a coordenadora da Educação Socioemocional de Itajaí, Kátia Teixeira. Em 83 unidades de ensino da Rede Municipal, o conhecido professor Corujão, da Escola da Inteligência, já deu lugar à Mila – uma águia harpia sábia, amável, generosa e também professora. É o caso do Centro de Educação Infantil (CEI) Padre Jacob, do bairro São Vicente, que apresentou a nova personagem que continuará o trabalho da educação socioemocional com os estudantes. Na última semana, o centro educacional preparou um momento especial para entrega dos novos livros do Gênios Educacional para as famílias dos alunos. “A gente ama esse trabalho desenvolvido pelo Município. É bastante interativo, envolve toda família. Minha filha adora e a gente também”, disse a Grazielly de Negreiros Santos, mãe da aluna Maria Fernanda, de 4 anos. A nova proposta também foi apresentada na tarde de terça-feira (31), nos gabinetes do vice-prefeito e do prefeito de Itajaí, que receberam um livro da família. O professor Corujão e a Mila foram acompanhados de uma das professoras aplicadoras do programa, Marciele Marques, além da estudante do 6º ano da Escola Básica Maria Dutra Gomes, Ana Clara Pereira, e de sua mãe, Marla Bastos Pereira. “Em 2019, me recordo bem, o programa abordou a questão da perda e veio bem a calhar, pois tínhamos acabado de passar por um luto: a perda da minha irmã, tia da Ana Clara. O trabalho da educação socioemocional foi fun-

damental para a gente naquele período e é até hoje”, comentou Marla Bastos Pereira. “No Rio Grande do Sul, eu já trabalhava com a questão socioemocional com meus alunos, no entanto, não tínhamos nenhum suporte para promover o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Quando cheguei a Itajaí, me deparei com todo esse programa, que é desenvolvido com uma estrutura de livros e personagens. Foi só alegria. Acredito que se o aluno não estiver bem emocionalmente, ele não vai aprender”, complementou a professora Marciele. Competências Socioemocionais x BNCC As competências socioemocionais são preconizadas desde 2019 pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Itajaí é referência no assunto, porque já aplica o programa na Rede Municipal desde 2017. A implantação nas unidades de ensino traz importantes benefícios para toda a comunidade escolar. Entre eles destacam-se: a diminuição de casos de violência nas escolas, a redução do número de licenças médicas dos professores e a diminuição do bullying no contexto escolar e familiar. “Eu sempre enfatizo que a educação socioemocional é um grande feito na nossa cidade, um dos projetos que mais tivemos retorno, porque saber que você pode salvar a vida de uma criança, transformar uma família, faz tudo isso valer a pena”, enfatizou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. Formação para profissionais da área e encontros com as famílias De 16 a 20 de maio, cerca de 700 profissionais da educação participaram de uma formação com consultores da Inteligência Educacional de Goiânia (GO) e do professor e mestre em história, Rodrigo Bueno, do Rio de Janeiro (RJ). Rodrigo é formador de professores com importantes contribuições para as relações humanas através da educação e possui treinamento pelo CNVC (Center for NonViolent Communication). O professor palestrou sobre “O Oposto da Vida não é a Morte, mas sim o Desencanto”, promovendo uma série de reflexões com os servidores da área. Após as palestras, os consultores da Inteligência Educacional fizeram a aplicação do conhecimento nos territórios em que os professores trabalham, com vivências bastante significativas para o dia a dia nas salas de aula, envolvendo também as famílias.


5

Ano XXIII - edição 1.049 - 3 de junho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí divulga programação pelo aniversário de 162 anos Eventos culturais e atividades festivas ocorrerão até o dia 02 de julho

I

niciaram na quinta-feira (02) os eventos e atividades comemorativas pelos 162 anos de emancipação de Itajaí. O aniversário da cidade é no dia 15 de junho, mas a programação promovida pelo Município se estenderá até 02 de julho. As atrações contemplam pessoas de todas as idades e ocorrerão em diversos pontos da cidade. Haverá o tradicional bolo de aniversário em cinco localidades, exibição de um documentário sobre a história de Itajaí, campeonatos e ações esportivas, lançamentos e inaugurações. Também integra as comemorações o Concerto de Aniversário, que ocorrerá na Praça da Igreja Matriz nos dias 17 e 18 de junho, com or-

questra e corais locais, além da Noite dos Candelabros na Igreja Imaculada Conceição e de outros concertos comemorativos no Teatro Municipal. O Largo do Mercado Público será um dos pontos de destaque na programação de aniversário com atrações musicais para toda família. O local terá o trânsito interrompido entre os dias 11 e 19 para montagem da infraestrutura para sediar o Festival de Bandas Itajaí 162 anos e o Palco Mostra Cultural. No espaço acontecerá ainda o 1º Festival da Canção Cidade de Itajaí e a Mostra de Bandas Históricas. A programação encerra no dia 02 de julho com a Festa do Peixe, no Centreventos.

Confira a programação completa:  08/06 (quarta-feira) 16h - Baile de escolha da Mais Bela Idosa e do Mais Belo Idoso – Sociedade Fazenda  09/06 (quinta-feira) 17h - Início do Santa Catarina BeerFest – Centreventos de Itajaí 19h - Noite de lançamentos: novo site FGML, Planos Museológicos e livro 1818 – Museu Histórico de Itajaí  11/06 (sábado) 9h - 1ª Mostra de Colecionismo da Associação de Colecionadores de Itajaí e região – Casa da Cultura Dide Brandão 12h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Banda Ninguém Sabe – Largo do Mercado Público 14h - Casamento Coletivo – Sociedade Fazenda 16h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Banda Oros Boros – Largo do Mercado Público 19h - Palco Mostra Cultural: Rancho Folclórico Eduxi, Núcleo Itajaí de Ballet e Danças, Grupo Tríade, Cia de Dança Eduxi, Grupo Ubuntu Arte nos Bairros, Grupo Boi de Mamão Cidade Nova – Largo do Mercado Público 20h - Festival de Bandas Itajaí – Bárbara Damásio – Largo do Mercado Público

 12/06 (domingo) 18h - Palco Mostra Cultural: Rancho Folclórico Eduxi, Núcleo Itajaí de Ballet e Danças, Grupo Tríade, Cia de Dança Eduxi, Grupo Ubuntu Arte nos Bairros, Grupo Hibikidaiko, Grupo Boi de Mamão Cidade Nova – Largo do Mercado Público 19h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Paulo Gekas e Amigos – Largo do Mercado Público 21h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – TerrAvista – Largo do Mercado Público  13/06 (segunda-feira) 14h30 - Inauguração novo espaço Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS) – Rua Uruguai, nº 277, Centro (em frente ao Fórum) 19h - Abertura do 5º Festival Literário de Itajaí (FLI) – Palestra com Elisa Lucinda – Auditório do Centreventos de Itajaí 20h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Suh e os Wagners – Largo do Mercado Público  14/06 (terça-feira) 14h - Campeonato de Bocha Paralímpica – Praça Arno Bauer 17h - Festival da Canção Cidade de Itajaí (Ensino Fundamental II) – Largo do Mercado Público

19h - Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Itajaí 20h -Mostra de Bandas Históricas – Sui Generis – Largo do Mercado Público 22h -Mostra de Bandas Históricas – Banda S/A – Largo do Mercado Público  15/06 (quarta-feira) 8h - Corrida e Caminhada Itajaí Ativo – Avenida Cel. Marcos Konder 8h - Regata Clássica de Remo – Associação Náutica de Itajaí (Beira-rio) 10h30 - Festival de Bandas Itajaí 162 anos - Louise Lucena Quarteto | Palco Mostra Cultural - Grupo Tríade – Largo do Mercado Público 12h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos - Bárbara Damásio | Palco Mostra Cultural - Grupo Hibikidaiko – Largo do Mercado Público 17h - Festival da Canção Cidade de Itajaí (Ensino Médio) – Largo do Mercado Público 20h - Mostra de Bandas Históricas – Flerte – Largo do Mercado Público 22h - Mostra de Bandas Históricas – GT 80 – Largo do Mercado Público  16/06 (quinta-feira) 17h - Festival da Canção Cidade de Itajaí (Categoria Livre) – Largo do Mercado Público 20h - Mostra de Bandas Históricas – Quarta Redenção – Largo do Mercado Público 22h - Mostra de Bandas Históricas – Incandescente – Largo do Mercado Público  17/06 (sexta-feira) 20h - Concerto de Aniversário Itajaí 162 anos – Praça da Igreja Matriz 21h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Headcutters – Largo do Mercado Público  18/06 (sábado) 11h - Feira de Livros do 5º FLI 12h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Natália Pereira – Largo do Mercado 15h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Giana Cervi – Largo do Mercado Público 18h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Mari Monteiro Quarteto – Largo do Mercado Público 20h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Hot Rats – Largo do Mercado Público 20h - Concerto de Aniversário Itajaí 162 anos – Praça da Igreja Matriz  19/06 (domingo) 17h - Bolo de aniversário na Itaipava – Cambaqui – Memória Pexêra 18h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Tarrafa

Elétrica – Largo do Mercado Público 20h - Festival de Bandas Itajaí 162 anos – Daniel Montero Trio – Largo do Mercado Público  21/06 (terça-feira) 9h - Inauguração da Praça e do Museu do Porto 18h - Bolo de aniversário no Cidade Nova – Banda Campeiraço 20h - Concerto de Aniversário de 15 anos do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues – Teatro Municipal de Itajaí  22/06 (quarta-feira) 9h30 - 80 anos do Herbário  23/06 (quinta-feira) 18h - Bolo de aniversário no Portal/Santa Regina – Victor Praun e banda 20h30 - Concerto de Música Sacra e Inauguração do novo órgão da Igreja do Santíssimo Sacramento – Igreja do Santíssimo Sacramento Início da Festa de São João – Paróquia São João Batista  24/06 (sexta-feira) 17h - Bolo de aniversário no Rio Bonito – Guess Rocks Quarteto  25/06 (sábado) 17h - Bolo de aniversário na Beira Rio/ Fazenda – Red Back – Anos 80 23h - Queima da fogueira - Festa de São João – Paróquia São João Batista  26/06 (domingo) 8h - 3º Passeio Ciclístico Rural – saída do Parque do Agricultor  29/06 (quarta-feira) 10h - Inauguração das novas instalações da Unidade Básica de Saúde Salseiros – Rua Giusepina Cogo Casine, bairro Salseiros 15h - Concerto da Banda Filarmônica – Teatro Municipal de Itajaí 20h - Noite dos Candelabros – Igreja Imaculada Conceição  30/06 (quinta-feira) 20h - Noite dos Candelabros – Igreja Imaculada Conceição 20h - Concerto da Banda Filarmônica – Teatro Municipal de Itajaí  02/07 Festa do Peixe – Centreventos de Itajaí


6

Ano XXIII - edição 1.049 - 3 de junho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.049 - 3 de junho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Neste inverno, aqueça seu coração!

Rainha e Princesas da próxima Festa do Colono serão escolhidas neste sábado

Neste sábado (04), serão escolhidas a Rainha e as Princesas da 37ª Festa Nacional do Colono de Itajaí. O evento ocorrerá no salão do Parque do Agricultor, a partir das 20h. Ao todo, 18 candidatas representam as 18 comunidades rurais de Itajaí no concurso. Após o desfile das candidatas e escolha da realeza, haverá um baile festivo com a Banda S/A. A entrada no evento é restrita aos familiares das candidatas, líderes rurais e autoridades.A escolha da Rainha e das Princesas da Festa do Colono é o primeiro grande evento que antecede a festa, marcada para os dias 21 a 24 de julho, no Parque do Agricultor. As escolhidas serão responsáveis pela divulgação da programação ao longo dos próximos meses.

Não tem satisfação maior na vida da gente do que ser solidário. O ato de doar, não só ajuda as pessoas que precisam, mas principalmente aquece o nosso coração. Ainda mais neste início de inverno, onde as temperaturas estão muito baixas, milhares de famílias precisam desesperadamente de roupas de inverno, sejam elas pessoais ou para se cobrirem nas noites geladas. Veja o que você tem em casa e que está lá naquele cantinho, esquecido, e doe. Em nosso município não faltam locais que recebem doação para famílias carentes. Se não souber, entre em contato com o Jornal dos Bairros através do WhatSap - 984058777 - que temos contato com famílias que precisam muito de sua ajuda!

Missa de Inauguração do novo órgão eletrônico da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

Bodas de Granito de Maria Helena e Juarez Macedo

O estimado casal Maria Helena e Juarez Macedo celebraram 48 Anos de Casamento - "Bodas de Granito", no dia 25 de maio. O granito é uma pedra resultante da mistura de vários elementos. No matrimônio, ela representa as misturas durante a vida dos casados e a força, beleza e resistência que o casal encontrou.

Aniversário de Ciro Renato Rebello

Durante a Santa Missa, realizada na manhã do último domingo, dia 29 de maio, foi inaugurado o novo órgão eletrônico da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, com o nosso Pároco, Pe. Éder Cláudio Celva, abençoando o novo Órgão. Participação especial do Coral Litúrgico da Igreja Matriz, que agora conta com um novo integrante: pianista Samuel Aubourg.

Jantar do Moto Grupo Cavaleiros do Litoral.

O Moto Grupo Cavaleiros do Litoral realizou um Jantar em homenagem ao "Dia da Mães", na casa dos integrantes Sandra Pink e Nelson, no dia 14 de maio.

O amigo Ciro Renato Rebello comemorou aniversário no dia 29 de maio. Parabéns! Feliz Aniversário! Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.

Aniversário de Rubens Angioletti O Vereador Rubens Angioletti comemorou idade nova, no dia 30 de maio. Que a felicidade seja constante em sua vida e a vitória uma certeza! Deus te abençoe! Feliz aniversário!

Aniversário do Dr. Eriberto Luchtemberg

O renomado Médico Cardiologista Dr. Eriberto Luchtemberg esteve de aniversário no dia 29 de maio. Felicidades para você, por este dia tão especial! Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.


8

Ano XXIII - edição 1.049 - 3 de junho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Festa do Divino Espírito Santo encerra neste final de semana na Paróquia do Santíssimo Sacramento em Itajaí! O Casal Imperador deste ano de 2022 é Edison e Berenice Picolli e família. Juntamente com o Pároco Pe. Eder Claudio Celva, convidam a todos para participação nas novenas e das festividades do Divino Espírito Santo, na Paróquia Santíssimo Sacramento. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:  SEXTA-FEIRA 03/06/2022: 19H30 SANTA MISSA. PADRINHOS: - PASTORAL DA ACOLHIDA - MATRIZ E VILA - PASTORAL DO DÍZIMO - PASTORAL FAMILIAR - PASTORAL DA SÁUDE - PASTORAL DA SOBREDADE - PASTORAL DO TURISMO RELIGIOSO - PASTORAL MISSIONÁRIA PASTORAL URBANA - PASTORAL VOCACIONAL - PIA UNIÃO DE SANTO ANTÔNIO - REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER - RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA - MATRIZ E VILA - TERÇO DOS HOMENS DE SÃO JOSÉ  SÁBADO 04/06/2022: 19 HORAS - CORTEJO DO DIVINO COM SAÍDA

DO MUSEU - HISTÓRICO DE ITAJAÍ, COM A PARTICIPAÇÃO DA BANDA DA ESCOLA BÁSICA ANÍBAL CESAR. 19H30 - SANTA MISSA - CELEBRANTE: PE. EDER CLAUDIO CELVA  DOMINGO 05/06/2022: 9 HORAS - CORTEJO DO DIVINO COM SAÍDA DO MUSEU HISTÓRICO DE ITAJAÍ, COM A PARTICIPAÇÃO DA BANDA DA ESCOLA BÁSICA ANÍBAL CESAR. 9H30 - SANTA MISSA COM COROAÇÃO DO CASAL IMPERADOR E ANÚNCIO DO CASAL IMPERADOR 2023. CELEBRANTE: PE. DAVID ANTÔNIO COELHO.