Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 8 de outubro de 2021 | Ano XXIII | N° 1.014

Marco Zero de Itajaí é reurbanizado para valorizar patrimônio histórico, turístico e cultural

PÁGINA 5

Itajaí apresenta estudo que comprova benefícios da manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal PÁGINA 3

Feira de Artesanato de Dia das Crianças tem edição ampliada nesta semana PÁGINA 8


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.014 - 8 de outubro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Rafael Horn e Cláudia Prudêncio Foto: Renato Gama

O Brasil e a terceira via

Enquanto a polarização entre direita e esquerda neste país só faz se acirrar, no meio disso tudo existe o vácuo. Não surgiu um nome para ocupar o espaço do que se convencionou chamar de terceira via, que seria o caminho para o país sair desta encruzilhada. Tanto é verdade que Lula da Silva, o ex-presidiário que ainda deveria estar cumprindo pena, percorreu estados do Nordeste fazendo alertas a lideranças do PT. O ex-mito tem dito aos correligionários que a eleição não está ganha, ao contrário do que muitos esquerdopatas já acreditam piamente. Desta vez, Lula da Silva está falando a verdade. Ele sabe disso porque por muito pouco não foi para a degola em 2005, quando estourou o escândalo do mensalão após as revelações bombásticas de Roberto Jefferson.

Lavaram as mãos

Líderes da oposição à época, tendo inclusive um catarinense entre as cabeças pensantes que tinham influência no Congresso, acharam que o melhor caminho seria deixar o ex-presidiário seguir no mandato, sangrando em praça pública até a eleição de 2006.

Perfil

A consulta apurou algumas características que a advocacia mais valoriza numa liderança: empatia, acolhimento, capacidade de ouvir, desvinculação partidária, vivência de pequeno escritório, conhecimento dos desafios da jovem advocacia, defesa firme dos honorários e das prerrogativas profissionais e valorização da transparência. A candidatura é da advogada Claudia Prudêncio, atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC). Também foi referendado o nome do atual presidente da Seccional catarinense, Rafael Horn, como integrante da chapa que disputará as eleições da OAB Nacional, em janeiro de 2022.

Eleições Aprasc

A disputa pelo comando da Associação dos Praças do Estado de Santa Catarina, Aprasc, iniciou nesta quarta-feira e a atual diretoria, liderada pelo subtenente da reserva da Polícia Militar, João Carlos Pawlick, concorrerá à reeleição apresentando uma série de realizações e lutas pela categoria.

Avanços

História

Erro histórico e que custou caríssimo ao país. Lula da Silva não só reelegeu como fez a sucessora, a inepta Dilma Rouseff para mais dois mandatos!

Potência

Jair Bolsonaro tem a força da máquina. Se a economia começar dar sinais de melhora, ele pode sim se reeleger.

Nós x eles

Para isso, aposta na polarização. Exatamente como o petista. Os dois querem esse Fla x Flu eleitoral.

Alvo

E o Ciro Gomes, com seu estilo caudilhesco? Não será a terceira via. Ele vai é detonar Lula da Silva na campanha, almejando tomar seu lugar no segundo turno contra o presidente. Ciro Gomes, um tradicional político de esquerda, vejam só, já é a grande pedra no sapato do ex-presidiário.

Calendário

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, corre contra o tempo. Enquanto os cardeais do MDB defendem a protelação ou até mesmo a não realização das prévais, Antídio sabe que corre sérios riscos de ficar no pincel se seu nome não for definido até o fim deste mês. Isso porque é o prazo fatal para que ele possa se filiar a um outro partido visando a disputar as eleições de 2022. O Podemos seria uma opção, mas há problemas, como a resistência do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.

Nunca outra gestão fez tanto. Conseguiu promover a extinção da escala 24×48 do bombeiro militar; batalhou pela tão esperada reposição inflacionária da categoria, agora em tramitação na Alesc, depois de quase uma década de espera e avança em um plano de carreira que dê dignidade aos praças, sem concurso interno.

Silêncio constrangedor

Segue obscura a saída do delegado Akira Sato do comando da Polícia Civil de Santa Catarina, cargo onde ele ficou por apenas duas semanas. Inexplicável o silêncio do governo desde sexta-feira. É extremamente comprometedor. Urge que se explique porque o policial entregou o cargo de forma tão abrupta. A única exceção, por parte do Centro Administrativo, foi o secretário Jorge Tasca. Pra variar. Segundo ele, não procedem as especulações de bastidores que ligaram o desembarque de Akira Sato à tentativa de abafar investigações contra corrupção. Importante manifestação de Tasca, que é um homem honrado e compromissado. Houve pressão para blindar investigações contra corrupção na SC Par, conforme as especulações de bastidores dão conta? Apesar da posição do titular da Administração, Moisés da Silva, que é o chefe do delegado-geral, não se pronunciou. Nem o próprio Akira Sato. Ou seja, permanecem esta e tantas outras incógnitas. Perguntas sem respostas. Até pela celeridade com que se encontrou o substituto, delegado Marcos Ghizzoni, que é de Tubarão, mesma base de Moisés da Silva. Só que o policial é umbilicalmente ligado ao deputado Julio Garcia, hoje aliado do governador do estado.

Porta-vozes

De qualquer forma, está faltando posicionamento claro do governo do Estado. Plantar uma ou outra nota na imprensa não responde às tantas indagações neste caso. E muito menos encerra a crise já instalada na Polícia Civil em relação ao governo.

Estopim da crise

Outro ingrediente neste quadro: o clima na Polícia Civil de Santa Catarina não é bom desde a Reforma da Previdência estadual. A categoria sentiu-se muito prejudicada. O ambiente ficou tão carregado que levou à queda do ex-chefe da Polícia Civil, Paulo Koerich, que não soube conduzir a contento o processo interno.

Contraponto

Eleições OAB

O “Movimento OAB Com Sua Cara” apresentou na quarta-feira (6) o nome da advogada que vai representar o movimento nas eleições de novembro da Seccional catarinense. O nome foi escolhido após consulta realizada nos últimos dias a advogados e advogadas de todo o Estado.

A empresa Ceon Tecnologia distribuiu nota à imprensa, refutando qualquer envolvimento com irregularidades nos contratos com o governo de Santa Catarina. “Nossa empresa é atuante no mercado de soluções tecnológicas em inteligência desde o ano de 2006, sempre pautando sua atuação em pioneirismo tecnológico, com suas atividades contábeis, fiscais e contratuais devidamente legais e sob os mais rigorosos pilares de rigidez moral e profissionalismo.”

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.014 - 8 de outubro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí apresenta estudo que comprova benefícios da manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal Dados embasam contraproposta que será enviada ao Governo Federal Thiago Caminada

A

terceira reunião de trabalho do Fórum de Defesa pela Manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal apresentou estudo comprovando as vantagens do atual modelo de gestão no Porto de Itajaí. O documento levanta informações de caráter técnico, operacional, jurídico e administrativo em contraposição ao modelo de desestatização proposto pelo Governo Federal. No encontro dessa semana, autoridades, legisladores da Frente Parlamentar Catarinense, representantes de entidades, sindicatos e portos de Itajaí e de todo o Brasil debateram os dados com os professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), responsáveis pelo estudo. O documento defende a autonomia do Porto de Itajaí e a manutenção da Autoridade Portuária Pública para todo o Complexo Portuário. Na defesa está o modelo utilizado em 90% dos portos em todo o mundo como na Europa, Ásia e Estados Unidos, que corresponde ao poder público à autoridade portuária como um instrumento de soberania nacional. “A autoridade portuária pública atende aos interesses de todos que se beneficiam e formam o complexo portuário. O papel do poder público é atuar no bem comum em meio aos interesses conflitantes”, afirma o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. “Itajaí vive um momento excepcional e a resolução desse impasse com o Governo Federal é de extrema urgência. Em nossa argumentação em favor da autoridade pública, nos baseamos em dados. No entanto, ainda aguardamos as informações sobre a desestatização do Governo Federal, que não nos foram apresentados de forma técnica”, argumenta o coordenador da Equipe Técnica, o professor Osvaldo Agripino de Castro Júnior. Os técnicos da universidade rebatem a utilização do modelo australiano apresentado pela União, em razão das várias críticas já levantadas por especialistas e parlamentares na Austrália. O estudo apresentado hoje reforça que o Com-

plexo Portuário de Itajaí é o segundo maior movimentador de cargas conteinerizadas do Brasil, responsável por 70% da corrente de comércio de Santa Catarina e cerca de 5% do Brasil, movimentando aproximadamente US$ 16 bilhões ao ano. A movimentação de riquezas também se transformou nos últimos 23 anos em R$ 120 bilhões em arrecadação de impostos federais. “Somos um pequeno grande porto que alcança resultados positivos para Santa Catarina e o Brasil. Nosso modelo de sucesso é comprovado em todos os índices e os investimentos são diretos em nosso complexo portuário”, pontua o prefeito Morastoni. Segundo os dados levantados pelos especialistas, a Autoridade Portuária é responsável pelo maior montante de investimentos nos últimos 23 anos. Enquanto a Superintendência do Porto de Itajaí desembolsou R$ 530 milhões, o Governo Federal aportou R$ 430 milhões em recursos federais e outros R$ 5 milhões da iniciativa privada foram investidos no Complexo Portuário de Itajaí.

Audiência Pública Federal A deputada federal Angela Amin, presidente da Frente Parlamentar Catarinense, confirmou na reunião o pedido do senador Esperidião Amin para uma Audiência Pública na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal para reunir técnicos e autoridades para debaterem o tema. Próxima reunião e aprimoramento do modelo Na reunião do Fórum de Defesa pela Manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal, o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, agradeceu a união de diversos setores em favor da causa e marcou a nova reunião de trabalho para o dia 15 de outubro. O superintendente destacou os esforços da autarquia no corte dos custos e na política dos Planos de Demissão Voluntária (PDV) para redução da folha e iniciar os aprimoramentos do modelo público.


4

Ano XXIII - edição 1.014 - 8 de outubro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Nume convida a população a conhecer o Programa Polícia Civil Por Elas O Núcleo da Mulher Empresária (Nume), da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), convida a população a conhecer o Programa Polícia Civil Por Elas, da Delegacia Regional de Polícia e da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, a Mulher e ao Idoso (DPCAMI/PCSC) de Itajaí. Por meio do Projeto Videoaulas, a iniciativa visa a prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, com a divulgação de vídeos disponibilizados à Rede Municipal de Ensino e acessíveis à população no link: http://pcporelas.pc.sc.gov.br/projetos.php?id=1. Trata-se de uma série de cinco videoaulas que abordam o tema da violência contra a mulher. O projeto conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no desenvolvimento de estratégias conjuntas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

REFIS/COVID 2021: Contribuintes podem quitar dívidas com até 90% de desconto em multa e juros Objetivo do programa é facilitar condições para que a população afetada pela pandemia possa regularizar pendências com o Município

O

PUBLICAÇÕES LEGAIS DE EDITAIS

Município de Itajaí deu início ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis/Covid 2021) com benefícios para quem optar pela quitação dos débitos. Os contribuintes terão até 90% de desconto em multa e juros mediante o pagamento à vista. Em caso de parcelamento, as reduções serão gradativas conforme o número de parcelas. O objetivo do programa é oportunizar à população que foi mais afetada pela pandemia de Covid-19 a regularização de suas dívidas com o Município de forma facilitada. Todos os impostos municipais poderão ser refinanciados: IPTU, ISS, alvarás, multas de todos os órgãos, outorga onerosa (solo criado), ITBI, taxa de cemitério, Bem Morar e demais taxas e impostos da Prefeitura. Pessoas físicas e jurídicas com débitos devem procurar um dos três locais de atendimento: Praça do Cidadão, no térreo da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, sem fechar para o almoço; Centro de Atendimento ao Contribuinte (Procuradoria Fiscal), localizado na avenida Joca Brandão, nº 655 – anexo ao Fórum Universitário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, sem fechar para o almoço ou o Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc), localizado na rua Uruguai, nº 222 - anexo ao Fórum da Comarca de Itajaí, atendimento virtual ou presencial com agendamento de horário através do telefone: (47) 98805-3601 (whatsApp). Os atendimentos iniciam nesta terça-feira (05) e encerram em dezembro, quando não será mais possível parcelar as dívidas com desconto. Quem tem dívida ativa com o município não consegue emitir Certidão Negativa de Débitos (CND), o que prejudica, por exemplo, a execução de inventários e impede a participação em licitações. Se a dívida tiver ido para protesto, o nome do contribuinte fica negativado e, para regularização, deverá ainda arcar com as custas do cartório. Outra instância é a execução judicial. Quando a dívida é levada

para juízo poderão ocorrer bloqueios de bens e de valores em conta corrente. O contribuinte também terá de arcar com as custas judiciais. “A pandemia trouxe dificuldades para muitas pessoas e empresas e o Refis/Covid é uma ótima oportunidade de possibilitar que regularizem débitos com o Município de forma facilitada, com até 90% de desconto em multa e juros. É bom para os cidadãos e também para a administração pública”, explica o secretário da Fazenda, Erico Laurentino.

Confira o calendário de pagamento do Refis 2021:  PAGAMENTO À VISTA De 05 de outubro a 16 de novembro de 2021: 90% de desconto em juros e multa De 17 de novembro a 30 de dezembro de 2021: 75% de desconto em juros e multa  PARCELAMENTO EM 12 VEZES Primeira parcela entre 05/10 a 16/11 de 2021: 70% de desconto em juros e multa Primeira parcela entre 17/11 a 30/12 de 2021: 55% de desconto em juros e multa  PARCELAMENTO EM 24 VEZES Primeira parcela entre 05/10 a 16/11 de 2021: 50% de desconto em juros e multa Primeira parcela entre 17/11 a 30/12 de 2021: 35% de desconto em juros e multa  PARCELAMENTO EM 60 VEZES 0% (zero por cento) de desconto  PARCELAMENTO EM 120 VEZES Especial para pessoas jurídicas em recuperação judicial ou em dificuldades financeiras: 0% (zero por cento) de desconto


5

Ano XXIII - edição 1.014 - 8 de outubro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Marcos Porto

Marco Zero de Itajaí é reurbanizado para valorizar patrimônio histórico, turístico e cultural

o Largo da Matriz e a rua Pedro Ferreira. “Pelo Marco Zero de nossa Itajaí muitas histórias iniciaram. O espaço lembra a importância de nosso patrimônio e a forte ligação com aspecto religioso e a chegada de diferentes denominações ao estado de Santa Catarina”, explica o prefeito Volnei Morastoni. “Passamos por um momento de dificuldades durante a pandemia, mas já superamos e muitas obras estão por vir”, completa Morastoni.

O projeto prevê a completa reurbanização urbanística da praça Vidal Ramos ao incluir os jardins Lauro Müller e Bruno Malburg. Assim como na reurbanização do Largo da Matriz, a obra pretende ainda valorizar o entorno e a Igreja Imaculada Conceição, conhecida como igrejinha velha, restaurada em 2018. A revitalização marca mais uma etapa na requalificação da área central de Itajaí. “A cidade vive um momento muito estratégico para a requalificação do Centro urbano. Os investimentos aproveitam o crescimento econômico para atrair novos negócios e novos moradores para a região”, avalia o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim. “Nossa preocupação é não deixar o Centro morrer como aconteceu em mui-

tas grandes cidades”, conclui Lamim. Com área aproximada de 5.500 metros quadrados, a praça Vidal Ramos receberá a total substituição do piso, implantação de novos canteiros e paisagismo, instalação de novos equipamentos públicos e novo sistema de iluminação para destacar os principais elementos arquitetônicos da praça. A execução dos trabalhos prevê ainda a ampliação da arborização para composição da paisagem e não irá retirar nenhuma árvore da praça e dos jardins. Os investimentos são de R$ 1,2 milhão em convênio com a Caixa Econômica Federal e um prazo de execução de seis meses. A requalificação quer fortalecer em Itajaí o roteiro turístico e religioso da região do Litoral Norte catarinense.

Praça da Pipa é revitalizada Local recebeu novas calçadas e iluminação em LED A Praça José Valim dos Santos, no bairro Fazenda, recebeu obras de melhoria nas últimas semanas. O local ganhou nova iluminação em LED, através do projeto Itajaí mais Iluminada da Secretaria Municipal de Obras, que realiza as melhorias na iluminação pública de vias e praças na cidade. O espaço tam-

Thiago Caminada

Já começaram as obras de reurbanização do Marco Zero de Itajaí, a praça Vidal Ramos. A obra vai destacar o potencial turístico do berço da colonização e ocupação da cidade, além de valorizar o patrimônio histórico e cultural da região. O ato oficial, realizado na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, demarca mais uma transformação dos espaços de convivência realizada no conjunto de obras e reurbanizações no Centro de Itajaí, como

bém teve as calçadas revitalizadas para melhor acessibilidade. A praça localizada na rua Uruguai é conhecida por Praça da Pipa devido ao painel pintado por Walter Smykalla com crianças brincando de pipa sorridentes. Com a nova iluminação, o painel ficará mais visível aos visitantes durante à noite.


6

Ano XXIII - edição 1.014 - 8 de outubro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.014 - 8 de outubro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Aniversário e Batizado de Bernardo Sandri

Cantinho da Saudade: Dr. Honorato Manoel Simões da Costa

Faleceu no dia 04 de outubro o Dentista: Dr. Honorato Manoel Simões da Costa. Ele foi um dos Sócios Fundadores do “Itamirim Clube de Campo” e o seu Título Patrimonial era o número 01. Nossos sentimentos aos seus familiares.

No dia 28 de setembro o lindo menino Bernardo Sandri festejou seu primeiro aniversário e no domingo ele foi batizado na Igreja em Balneário Camboriú. Que ele cresça sempre com muita saúde, paz, amor e alegrias!

Aniversário de Valentina de Souza Ferreira

Beijinhos especiais para a linda e meiga Valentina de Souza Ferreira, que comemorou 8 anos de vida, no dia 06 de outubro. Parabéns, Valentina! Feliz Aniversário! Que o Menino Jesus lhe abençoe e proteja sempre!

Outubro Rosa na Panificadora Pão Nosso

No último sábado e domingo (2 e 3/10), a Panificadora Pão Nosso, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, realizou o Projeto Outubro Rosa com objetivo de informar, orientar e conscientizar seus colaboradores, clientes e comunidade em geral sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama e também levantar fundos para as ações da RFCC. Nossos agradecimentos a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização desse Evento. Parabéns Lioni Dias (Panificadora Pão Nosso) e voluntárias da RFCC pela organização e realização desse grandioso Projeto. “Fazer a diferença na vida de alguém… É exatamente isso que o trabalho voluntário proporciona a quem o realiza.”

Aniversário em dose dupla: Odette e Osmar O amado casal de amigos: Odette e Osmar Gomes comemorou aniversário, próximos um do outro. No dia 28 foi o Osmar -”Marzinho” e no dia 30 foi a Odette - “Detinha”. Parabéns! Que Deus os abençoe e proteja sempre!


8

Ano XXIII - edição 1.014 - 8 de outubro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Feira de Artesanato de Dia das Crianças tem edição ampliada nesta semana

Brinquedos interativos e artesanais e acessórios infantis são alguns dos produtos comercializados na tradicional Feira de Artesanato de Itajaí que podem ser uma opção de presente para o Dia das Crianças (12) e ainda contribuir com a economia criativa regional. Pensando nisto, os artesãos da

cidade ampliaram a edição da feirinha nesta semana. A iniciativa funcionará nos dias 08, 09 e 11 de outubro, das 8h às 17h, na Praça Arno Bauer, ao lado da Casa da Cultura Dide Brandão, no Centro de Itajaí. No domingo, a Feira de Artesanato ocorrerá no mesmo horário, na Praça Genésio Miranda Lins,

localizada na Beira-Rio, bairro Fazenda. Cerca de 30 artesões participam da Feira de Artesanato. Entre as peças comercializadas há amigurumis, bonecas de pano, peteca, fantoches, entre outras. Para o público em geral há ainda a linha de perfumaria, más-

caras, acessórios, pães artesanais, roupas sustentáveis, produtos em crochê, tricô, ponto cruz, patchwork, madeira, bordados e quadros. O evento envolve associados da Associação dos Artesãos, da Feira Culturada e do Centro de Economia Solidária de Itajaí (Cepesi).


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.