__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 28 de maio de 2021 | Ano XXIII | N° 995

Cruzeiros: Itajaí se prepara para a temporada 21/22

ACII completa 92 anos de fundação Nesta sexta-feira, 28 de maio, a Associação Empresarial de Itajaí (ACII) comemora 92 anos de fundação. Uma história de grande sucesso, em busca do crescimento econômico de Itajaí, por meio do associativismo, do fortalecimento das empresas unidas, batalhando por melhores condições de atuação no mercado, na sociedade itajaiense PÁGINA 4

Marcos Porto

Itajaí deve embarcar mais de 20 mil passageiros. Página 3

Pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos podem agendar a vacina contra Covid-19 a partir desta sexta-feira em Itajaí PÁGINA 5


2

POLÍTICA

Ano XXIII - edição 995 - 28 de maio de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

COLUNA DO PRISCO

Jorginho força a barra

Toda essa frenética movimentação do senador Jorginho Mello, vencidos os processos de impeachment, de enquadrar Moisés da Silva na CPI da Covid para ouvir o governador sobre o escândalo dos respiradores, além de oportunismo puro, guarda um contrassenso gigantesco. Senão, vejamos. A tal CPI – que também não passa de um circo oposicionista como pretexto para sangrar Jair Bolsonaro – só pode investigar situações que envolvam recursos federais. A compra fraudulenta dos respiradores em Santa Catarina envolveu verba estadual. Significa que a competência para condução do inquérito e dos processos é do Ministério Público estadual e da Justiça estadual. Tanto no campo criminal quanto no da probidade, fica tudo restrito à seara estadual. O inquérito só subiu para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) por prerrogativa de foro de Moisés da Silva. Uma vez arquivada a investigação relativa ao chefe do Executivo estadual, todo o material retornou a Santa Catarina.

Anular tudo

Neste contexto, se ficar confirmada qualquer presença de recurso federal diante da obsessão de Jorginho Mello pela oitiva de Moisés, isso pode acabar acarretando a possibilidade de se anularem todas as investigações sobre o escândalo dos respiradores.

Festa da impunidade

Absolutamente tudo. Desde depoimentos, passando pelas provas colhidas, as buscas e apreensões, até as medidas cautelares já determinadas a suspeitos de envolvimento no escândalo.

Desgaste brutal

O que seria péssimo para Santa Catarina, suas instituições e para a busca dos culpados pelo desvio dos milhões em recursos públicos.

Eu quero

Todo esse risco é real somente pelo objetivo pessoal de uma liderança em desgastar o governador com vistas ao pleito estadual de 2022. Brincadeira tem hora, senhores!

Moisés ataca

Moisés da Silva escalou a tribuna do Twitter, para fazer um claro e direto contraponto ao senador Jorginho Mello, agora obcecado por convocar o governador de Santa Catarina para o circo da CPI da Covid na Câmara Alta.

Atestado de inocência

Moisés informa ao distinto público que todas informações, de todos os órgãos, sobre o caso dos respiradores, estão sendo encaminhadas ao presidente da CPI, senador Omar Aziz. Que, portanto, tomará ciência de que o chefe do Executivo estadual foi inocentado por todas as instituições, em todas as instâncias até aqui.

Factoide

Moisés também disparou na direção de Jorginho. “Acredito que a tentativa de criar um factoide por parte de um dos integrantes, que até agora pouco tem acrescentado aos trabalhos, não será suficiente para desvirtuar a Comissão de seu verdadeiro papel.”

Podemos

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu, aguarda a decisão do ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, sobre sua hipotética filiação ao partido, conforme compromisso que teria sido assumido caso ele decida participar da eleição de 2020.

Conversa mole

Aventou-se, contudo, nos últimos dias, a possibilidade de Moro disputar o Senado por Santa Catarina e pelo Podemos. O ex-magistrado é dono de um apartamento em Balneário Camboriú. Convenhamos. Brincadeira tem hora. Além do que já foi colocado aqui, não faz o menor sentido este tipo de conjectura.

Operação abafa

Ministro Joel Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou o retorno dos autos da Operação Alcatraz, e seus desdobramentos, para a corte superior. Na prática, a decisão tira a condução do processo das mãos da juíza Janaina Cassol Machado, da 1ª Vara Federal da Capital. Este mesmo ministro, no ano passado, subscreveu despacho semelhante, mandando a Alcatraz subir ao STJ. Foi no primeiro semestre de 2020. Curiosamente, no segundo semestre do ano passado, o magistrado devolveu tudo para a competência da Justiça Federal de Santa Catarina a pedido do MPF e da própria magistrada. O que possibilitou a Operação Hemorragia – em janeiro deste ano -, inclusive com a prisão do deputado Julio Garcia, presidente da Assembleia à época. Causa certa estranheza o fato de Paciornik pedir novamente para que o processo retornasse ao STJ. O ministro, certamente, deve ter o apoio de alguns de seus pares neste movimento brusco, digamos assim.

Calendário

Ao fim e ao cabo, o despacho do ministro do STJ está sendo interpretado como uma operação abafa. Um dos maiores beneficiados seria, naturalmente, o próprio Julio Garcia que, na última segunda-feira, retornou às atividades parlamentares na Assembleia Legislativa.

Paulinha sobre expulsão do PDT: “partido se entregou a negociações por cargos” A deputada Paulinha se manifestou ontem quinta, dia 27 de maio, em suas redes sociais a respeito da decisão da Direção Executiva Nacional do PDT, que resolveu por sua expulsão do partido. “Por 32 anos estive no PDT, partido do qual me orgulho em ter ajudado a construir a sua história, que sempre honrei com dignidade e respeito. Ao longo dos anos, entretanto, o partido vem perdendo a capacidade de se comunicar com as pessoas, entregando-se a negociações por cargos, trocando a defesa dos verdadeiros interesses da sociedade para manter projetos pessoais e privilégios imerecidos para poucos. Em nome da responsabilidade e da confiança a mim atribuída pelo povo catarinense não pude concordar com isso. Não era por menos que Leonel Brizola desejava “fechar o PDT” antes da sua morte. Faço parte de um time de mulheres brasileiras que não quer mais a intolerância, os conchavos, as “estratégias” para estar no poder. Sou apenas uma cidadã comum, que mesmo que seja punida pelas suas crenças decidiu lutar com todas as suas forças pelo seu estado, pelo seu país. E nada me desviará do meu caminho. Nada. Sigo firme, de consciência leve e em paz, porque sei que não pratiquei qualquer ato que justificasse tamanha perseguição. Agora, de coração aberto, buscarei outra agremiação que acolha a mim e aos amigos que me acompanharão, num ambiente onde a liberdade e a democracia realmente existam e sejam valores reais. Estou convencida de que radicalismos, extremismos, e a falta de respeito para com diferentes opiniões não fazem bem para o Brasil. Reitero com coragem a minha lealdade e o meu amor infindável por Santa Catarina. Minha história de amor e devoção à nossa gente não termina aqui. Ela está apenas começando! À minha família, minha equipe e aos inúmeros amigos que enviaram mensagens reconfortantes de otimismo e fé, minha eterna gratidão. Enquanto Deus me der vida e saúde, estarei com vocês, por vocês. E vamos à luta!”

Sérgio Moro

Moro seria nome para a disputa presidencial. Nem vamos falar aqui de pesquisas a esta altura do campeonato, porque, como quase sempre, a chance de equívocos, pra não falar outra coisa, é de onze em 10.

Nova Iorque

Ocorre que Moro hoje mora em Nova Iorque e é sócio-diretor de uma empresa multinacional. Em seu contrato, ficou estabelecido que ele não poderá ter qualquer vinculação política e eleitoral.

Cuidando da vida

Portanto, é um personagem fora da disputa real hoje polarizada entre um ex-presidiário e o atual presidente, com suas excentricidades e erros em abundância do ponto de vista político.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 995 - 28 de maio de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Os cruzeiros voltaram!

Itajaí se prepara para a temporada 21/22 Deve embarcar mais de 20 mil passageiros MSC e Costa serão as únicas companhias no mercado nacional em 2021/2022. Após mais de um ano sem operar em águas nacionais devido a pandemia de COVID-19, Costa e MSC planejam uma grande temporada brasileira em 2021/2022. Únicas com roteiros de cabotagem previstos para o país na próxima estação, as companhias pretendem operar seis navios por aqui, entre novembro e abril. Partindo de Santos, Rio de Janeiro, Itajaí, Salvador e Maceió, os navios tem

previstos itinerários para outros portos brasileiros, assim como os países vizinhos Argentina e Uruguai. Para o Secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, o setor de turismo de cruzeiros é muito importante para o município em termos econômicos. "Nós já temos fechado esta temporada 21/22 e 22/23, o que para nós é muito importante, em meio a toda a paralisação que tivemos de vários eventos turísticos. Estamos nos dedicando integralmente em promover uma ótima recepção nas paradas desta tempo-

DIVULGAÇÃO

rada", disse. Em Itajaí estão previstas 28 escalas na temporada, começando no dia 11 de de-

zembro de 2021 e terminando no dia 12 de abril de 2022. A previsão é de 23.300 pessoas embarquem no Porto de Itajaí.

RELAÇÃO DE NAVIOS - ITAJAÍ - TEMPORADA 2021/2022 MSC Sinfonia

Capacidade: 1.554 passageiros (em ocupação dupla) Ano de Construção: 2002 Tonelagem: 58.625 toneladas brutas Porto-base: Itajaí (SC) Roteiros: Prata com cruzeiros semanais para Argentina e Uruguai Primeiro Cruzeiro: 11 de Dezembro Período no Brasil: Dezembro a Março

DIVULGAÇÃO

Costa Favolosa

Capacidade: 3.000 passageiros (em ocupação dupla) Ano de Construção: 2011 Tonelagem: 141.500 toneladas brutas Porto-base: Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Itajaí (SC) Roteiros: Mini-cruzeiros para o Sudeste e Sul desde Santos / Prata partindo do Rio de Janeiro e Itajaí Primeiro Cruzeiro: 20 de Novembro Período no Brasil: Novembro a Abril


Ano XXIII - edição 995 - 28 de maio de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jonnes David

4

ACII completa 92 anos de fundação Nesta sexta-feira, 28 de maio, a Associação Empresarial de Itajaí (ACII) comemora 92 anos de fundação. Uma história de grande sucesso, em busca do crescimento econômico de Itajaí, por meio do associativismo, do fortalecimento das empresas unidas, batalhando por melhores condições de atuação no mercado, na sociedade itajaiense A Associação Empresarial de Itajaí é uma entidade de classe sem fins lucrativos, membro da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) que foi criada num período conturbado da história do Brasil, às vésperas da Revolução de 1930. No ano de 1929 nascia com o objetivo de ser um espaço para debates e busca de soluções para os problemas de Itajaí e região. A ACII nasceu por seus associados e é patrimônio do seu quadro associativo e da comunidade do município. A entidade teve participação ativa em diversos marcos da história de Itajaí. No primeiro ano de atividade, engajou-se na luta em favor do Portode Itajaí, reivindicou a construção do cais e a estrutura necessária para que o terminal fosse organizado oficialmente. Foi fundamental na reivindicação para a construção do novo prédio do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (HMMKB), estando diretamente engajada na construção do Complexo Madre Teresa. Teve participação direta na fundação da Associação Madre Teresa (AMT), que objetiva auxiliar nas demandas do hospital. A Associação pode ser considerada mola propulsora do crescimento econômico de Itajaí. Em meados da década de 1970, seu empenho maior esteve relacionado à implantação de novas empresas para enriquecer o mercado itajaiense. Nas décadas seguintes, foram muitas as bandeiras levantadas pela entidade para que a cidade e a região continuassem em franca expansão, como a duplicação para BR-470, Ferrovia da Integração, ampliação e melhorias para garantir competitividade ao Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açú, melhorias no Aeroporto de Navegantes, campanha pela redução do número de vereadores na Câmara de Vereadores de Itajaí e muito mais. A entidade também coparticipou da implantação do Posto da Polícia Federal para emissão de passaportes, no Itajaí Shopping. Foi força ativa para a fundação Credifoz. Empregou esforços para a criação do Visite Itajaí Convention & Visitors Bureau, que visa a promoção do turismo na região de Itajaí. É uma das entidades fundadoras do Observatório Social de Itajaí, que busca a melhoria da gestão pública. Em 2020, no momento da pandemia do coronavírus, mais uma vez, a ACII demonstrou sua capacidade de superação e vem encarando desafios, engajando-se em campanhas sociais para ajudar a Associação Madre Teresa, a Paróquia Dom Bosco, a ACII Solidária, que divulga o trabalho de empresas associadas gratuitamente nas redes sociais, realizou a Campanha de Arrecadação de Brinquedos e atualmente está com a Campanha do Agasalho. A cada dia uma nova superação, e a cada conquista se reafirma o compromisso da ACII em criar oportunidades para o crescimento do município, consolidando-se como uma entidade representativa que encontra soluções para a classe empresarial. “ACII, juntos somos mais fortes!”

Maio Amarelo

Hospital Marieta destaca que 80% dos atendimentos no Pronto Socorro estão relacionados a acidentes de trânsito Com 30 mil pessoas mortas em 2020 no Brasil por acidentes de trânsito, o Maio Amarelo reforça a importância da mobilização internacional para a conscientização sobre os riscos relacionados principalmente à imprudência nas estradas. Este é o mês em que todo o planeta trabalha para educar as pessoas sobre as responsabilidades enquanto motorista para evitar o aumento deste índice. O Hospital Marieta realiza milhares de atendimentos mensais e, por ser vocacionado na especialidade de Ortopedia e Traumatologia, concentra grande número de casos traumatológicos. Pelo menos, 80% de todos os casos registrados no Pronto Socorro estão relacionados a acidentes automobilísticos. Destes, 90% envolvendo motocicletas. “São casos que vão de uma leve escoriação a uma queda de moto, um trauma, um atropelamento leve, até acidentes graves com risco de morte inclusive. Alguns pacientes chegam em estado bem grave e são prontamente atendidos”, comenta o chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia, além de responsável pela residência médica em Ortopedia e Traumatologia, doutor Rodrigo Schueda Bier. Com experiência na área à frente do departamento no Hospital Marieta, ele revela as nuances do cenário de acordo com os períodos do ano. Os acidentes com carros ocorrem em maior número na temporada de Verão, quando cresce o número de visitantes. E há uma queda nos períodos de frio ou chuva. “Porém, existe uma contrarreação dos acidentes com moto, que nestes momentos de baixa temperatura ou chuvosos podem ocorrer com a pessoa sozinha”, ressalta. Quando o acidente ocorre por causa da alta velocidade, geralmente há ingestão de bebida alcóolica associada. No atendimento direto ao público, a equipe multidisciplinar consegue atender em todas as subespecialidades. “O Marieta é um hospital de alta complexidade e drena toda a região da BR-101 e das proximidades. Atendemos muitos pacientes com um serviço de excelência, com mais de 20 ortopedistas no quadro clínico, resolvendo muitos traumas”, destaca o doutor Rodrigo.

Apesar de já acostumada, a equipe sempre se comove com casos graves, principalmente relacionados a jovens que passam a ter sequelas permanentes após o acidente, a exemplo das amputações. Em muitos atendimentos, o paciente já chega com amputação traumática. “O que mais chama a atenção são as sequelas que ficam, o tempo que esse paciente permanece internado. E não é só a sequela física, tem a sequela emocional, a sequela laboral. Esse paciente fica fora do ambiente de trabalho por bastante tempo e traz um custo também para toda a população”. Como é a estrutura de Ortopedia e Traumatologia no Hospital Marieta O Marieta é um hospital terciário, então há toda a estrutura necessária para os atendimentos de traumas gerados por acidentes de trânsito. Desde a entrada no Pronto Socorro, passando pelas tomografias, exames em geral e internações. “A estrutura do Hospital nos fornece basicamente tudo o que a gente precisa para tratar este paciente na entrada, de um modo correto”, pondera o médico. No mês em que se celebra o Maio Amarelo, ele reforça que o primeiro passo para a prevenção é justamente a conscientização. Se puder evitar os acidentes evitáveis já é um passo importante. “Muitas vezes, a gente acaba atendendo pacientes que chegaram por imperícia. Ele não se cuidou como deveria e acabou chegando aqui, seja por estar alcoolizado ou por não seguir as leis de trânsito. Então, uma vez que a gente tente andar dentro da lei, a chance de acontecer um acidente realmente é menor”, pondera. Em 2021, o tema principal do Maio Amarelo reforça que “no trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. A mobilização durante todo o mês alertará, por exemplo, para a responsabilidade de atitudes como usar passarelas e faixas de pedestres, para o respeito dos condutores aos vulneráveis no trânsito, para o risco de usar celular ao volante e sobre a importância de usar o cinto de segurança. As ações serão principalmente em eventos on-line e redes sociais em razão da pandemia.


5

Ano XXIII - edição 995 - 28 de maio de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos podem agendar a vacina contra Covid-19 a partir desta sexta-feira

O

Município de Itajaí abre nesta sexta-feira (28) o agendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos. Serão disponibilizadas 1.500 doses por dia e o sistema on-line ficará ativo das 00h da sexta-feira até as 23h59 de domingo (30), ou até as doses se esgotarem. A vacinação destas pessoas será realizada nas próximas semanas.

Como agendar

Para realizar o agendamento on-line da vacina, é necessário preencher o cadastro no site agendamento-vacina.itajai. sc.gov.br. Após colocar o CPF e a senha, o usuário clica em agendar vacina e escolhe uma das 30 salas de vacinas disponíveis no município. Não é necessário chegar com antecedência, basta comparecer no

dia, local e horário agendado através do sistema e, apresentar o documento que comprove a comorbidade. No momento da aplicação da vacina contra Covid-19 será necessário comprovar a comorbidade do usuário através de prescrição, laudo ou relatório médico, exames ou receitas de medicações de uso contínuo (válidas por um ano). Os cidadãos que não possuem nenhum tipo de acesso à internet podem se dirigir às unidades de saúde mais próximas da sua residência para solicitar apoio para efetuar o agendamento. O Alô Saúde também estará disponível, das 8h às 18h, para auxiliar os pacientes que têm dúvida ou dificuldade para preencher o cadastro e fazer o agendamento da vacina. O atendimento ocorre pelo telefone 0800 642 5500.

Marcos Porto

O sistema on-line ficará disponível até as 23h59 de domingo (30)

Município de Itajaí intensifica abordagens para acolher pessoas em situação de rua nos dias de frio intenso

Confira quais as comorbidades consideradas para vacinação contra a Covid-19:

A ação é realizada diariamente com o objetivo de apresentar os serviços oferecidos pela Assistência Social

Marcos Porto

Conforme o Ministério da Saúde, para vacinação contra Covid-19 são consideradas as seguintes comorbidades: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndrome coronarianas; Valvopatias; Miocardites e Pericardiopatias; Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou condições similares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática.

Homens se cadastraram como gestantes para furar fila da vacinação São ao menos 200 casos suspeitos de fraudes sendo investigados em Divinópolis; indícios de irregularidades predominam no grupo de comorbidades Pelos menos 200 casos suspeitos de fraude na vacinação contra a covid-19 são investigados em Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas. As denúncias de fura-filas foram recebidas pela prefeitura da cidade e reportadas, nesta segunda-feira (24/5), ao Ministério Público (MP). Na lista de irregularidades, um caso chamou a atenção. Pelo menos 17 homens teriam se cadastrado como gestantes para tentar burlar a triagem e conseguir receber as doses. Antes que chegassem à etapa presencial, eles foram barrados a partir da identificação do sistema. Predomina como supostas fraudes a apresentação de atestados falsos de comorbidades para furar a fila e antecipar a vacinação. Dentre as doenças campeãs alegadas estão hipertensão e diabetes Mortos também querem se vacinar Outro absurdo dos furas-filas é a o cadastro com CPF de pessoas já falecidas, com idade dentro de grupos prioritários. A polícia também já investiga as pessoas que fizeram o cadastro.

Com as baixas na temperatura devido à frente fria dos últimos dias, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, intensificou as ações para acolher pessoas em situação de rua. O serviço da Abordagem Social realiza atendimentos diariamente por toda cidade com objetivo de oferecer apoio a esta população, principalmente nos dias de frio intenso. O serviço de proteção social está disponível 24h e quando a po-

pulação identificar algum caso de vulnerabilidade pode acionar a abordagem social pelo telefone de plantão (47) 99919-8961 que também é WhatsApp e recebe mensagem de texto. Neste momento as pessoas que necessitam de auxílio nos dias de frio intenso são encaminhadas para a Casa de Apoio Social, localizada na rua Vereador Claudino José Pacheco, 88, São João, e ao Centro Pop, localizado na rua Francisco Delvan, 67, Cidade Nova.

PUBLICAÇÕES LEGAIS DE EDITAIS


6

Ano XXIII - edição 995 - 28 de maio de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 995 - 28 de maio de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Avenidas do Centro de Itajaí recebem novo asfalto Abrahão João Francisco e XV de Novembro são contempladas com fresagem semana entre os cruzamentos das ruas Joca Brandão e Almirante Tamandaré. Já a avenida Abrahão João Francisco passa por modificações desde o início de maio com o corte dos canteiros e ampliação de pista. A primeira etapa da recuperação do asfalto contempla um quilômetro da via entre os cruzamentos com a avenida Coronel Marcos Konder e a rua Sete de Setembro. As alterações são parte da transformação no centro da cidade e da revolução na mobilidade urbana iniciados com a abertura de novas ruas, implantação de binários e retornos de quadra. Os trabalhos na Contorno Sul se estendem até a avenida Coronel Marcos Konder para a implantação do sentido único (Saiba mais sobre as mudanças clicando aqui). As obras são executadas pela Secretaria Municipal de Obras em parceria com Desenvolvimento Urbano e Habitação e Coordenadoria de Trânsito (Codetran).

Thiago Caminada

A avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul) e a rua XV de Novembro, no Centro de Itajaí, recebem a recuperação do pavimento asfáltico nos trechos mais danificados. No total, são quase 1,3 quilômetros de vias contemplados com novo asfalto. O piso recebe fresagem e, em seguida, pavimentação. “Os serviços no Centro acontecem em etapas, devido ao grande volume de veículos. Os trechos com o pavimento danificado são raspados e um novo asfalto é aplicado no local. Como é o caso da melhoria realizada na XV de Novembro”, explica o secretário de Obras, Márcio José Gonçalves, Dedé. “A Contorno Sul está com os trabalhos em andamento para que possamos implantar o sentido único com a pista sem desnível ou corte”, finaliza o secretário. Um trecho de 220 metros da rua XV de Novembro foi recuperado na última

Servidores da Superintendência do Porto de Itajaí receberam treinamentos sobre ISOs e Programa 5S Ação faz parte do Programa SOMAR e encerra nesta semana com atividades do Dia D. Nesta sexta-feira (28), ocorrerá na sede da Superintendência do Porto de Itajaí e demais instalações anexas à Autoridade Portuária, o “Dia D”. A data está inserida junto ao programa 5S, que promove e tem a finalidade através de métodos de trabalho, dar mais segurança e ações de produtividade para os servidores, através da conscientização e responsabilidade de todos. O 5S é um programa de gestão de qualidade,

que implanta uma metodologia de excelência, visando à melhoria organizacional de uma empresa ou instituição. Os sensos permitem intensificar o aproveitamento dos recursos disponíveis, aprimorar o espaço físico, reduzir e prevenir acidentes de trabalho, entre outros objetivos específicos. “Nesse treinamento 5S onde tive a oportunidade de ministrar nos dias 20 e 21 de maio, percebi o grande engajamento e liderança da superintendência do Porto de Itajaí. Para mim, o objetivo ficou muito claro, criar e gerar uma disciplina para implementar o programa 5S, e, assim permitir que esse engajamento seja aplicado também na implementação das normas ISO, que o Porto de Itajaí junto com a empresa PRODEG (Produtividade, Desenvolvimento e Gestão), estará iniciando em breve”, comenta o instrutor Rafael Mendoza. A PRODEG existe há quase 35 anos, sendo uma das pioneiras do Brasil, principalmente no Sul, sendo uma das maiores empresas de consultoria da região. “A nossa expectativa realmente é muito boa, queremos colocar em prática dentro da empresa todo o conhecimento que foi adquirido nesses últimos dias, sendo produtivo e enriquecedor, e isso ficou muito claro no sentimento de cada um que está aqui participando”, relata o servidor Marcel Vinicius Murara, agente de autoridade portuária do Porto de Itajaí por mais de dez anos. Os treinamentos referentes às ISOs ocorreram nos dias 24, 25 e 26 de maio sendo ministrados por Luiz Poli, Engenheiro de produção e pós-graduando na área da engenharia de segurança e meio ambiente, é atuante na área de implantação de sistema de gestão a aproximadamente 23 anos, executando treinamentos, consultorias e sistema de gestão. “Quando falamos da implementação dos sistemas da ISO, não só para um terminal portuário, mas para qualquer organização de uma maneira geral, ele é uma forma de demonstrarmos através de uma avaliação independente que é um certificado de padrão internacional e que esta empresa cumpre padrões internacionais de qualida-

de. Quando falamos da ISO 9000, nos referimos à prestação do seu serviço, atividades desempenhadas sendo elas padronizadas seguindo as regras e procedimentos. Assim como ao sistema de gestão Antissuborno 37001, onde as organizações têm possibilidade de criar ferramentas, mecanismos e barreiras para minimizar qualquer tipo de prática ilícita associada a isso”, afirma. Os colaboradores do Porto de Itajaí receberam camisetas, materiais de limpeza e de organização, para que sejam exercidos os conhecimentos adquiridos nas palestras ISO (International Organization for Standardization) 9001, E ISO 37001 que ocorreram no decorrer dessa semana. A Autoridade Portuária de Itajaí recebeu em dezembro de 2020 a certificação internacional da ISO 14001, projetada para auxiliar empresas e instituições na adequação das responsabilidades ambientais de maneira correta, enfatizando o desenvolvimento econômico, e redução do impacto ambiental. Determinada certificação indica eficiência e preocupação dos impactos ambientais gerados por sua atividade interna e externa, tornando-se o segundo porto público do Brasil com a cerificação, destaca Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente (COAMB): “Os processos de certificação da ISO são extremamente essenciais como ferramenta de governança para padronizar, definir os fluxos e o formato que precisa ser trabalhado, porém vejo que é um processo também natural pela característica do porto de Itajaí que nessas últimas duas décadas em quase toda totalidade do momento, primou pela eficiência e qualidade total, não sendo apenas uma característica do Porto de Itajaí, mas também pelo trabalho do povo Itajaiense. A questão do antissuborno além de ser uma vontade própria, o Porto está de acordo com as melhores metodologias de governança, o poder público tem que fomentar cada vez mais a difusão dessas boas práticas. As certificações vão elevar ainda mais a qualidade e a segurança jurídica de procedimentos da Superintendência do Porto de Itajaí”, conclui o Superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga.


8

Ano XXIII - edição 995 - 28 de maio de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Colunista Neide Uriarte em breve retorna às páginas da Revista do Itamirim e Jornal dos Bairros

Aberto edital de credenciamento de artistas e apresentações para o aniversário de Itajaí

A nossa colunista Neide Passold Uriarte, que está se recuperando em casa depois de ter ficado internada com Covid-19 por mais de um mês no Hospital da Unimed, já apresenta significativa melhora. Ela está fazendo fisioterapia quase que diariamente para recuperar o movimento das pernas, já que perdeu massa muscular durante do tempo que ficou intubada na Unidade de Terapia Intensiva. Essa é uma das sequelas da doença, e cada paciente responde ao tratamento de forma diferente. Neide está tendo apoio dos amigos e da família, seu esposo Mário e seu filho Felipe. E nós torcendo para que ela volte novamente a escrever a Coluna da Mulher, tão tradicional no meio social itajaiense. Mas, como qualquer um que ama escrever, ela já está usando as redes sociais para conversar com os amigos ou colocar no ar alguma matéria de interesse público.

Inscrições do chamamento público seguem até o dia 09 de junho

Pedidos para isenção de IPTU podem ser solicitados até 30 de outubro O benefício contempla famílias que possuam renda de até três salários mínimos O Município de Itajaí informa que o cadastramento de contribuintes que tenham interesse na isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) está aberto e pode ser realizado até o dia 30 de outubro. O benefício contempla famílias que possuam renda de até três salários mínimos, sejam proprietários de um único imóvel e residam nele, e não possuam carro com data de fabricação/modelo menor que 10 anos. Para fazer o pedido, os interessados devem comparecer ao setor de isenção na Prefeitura, atrás da Praça do Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. É necessário apresentar a carteira de trabalho e folha de pagamento de todos

os moradores da casa, certidão de nascimento dos filhos menores, comprovante de residência (se o imóvel não estiver em nome do atual proprietário, a matrícula do imóvel ou o contrato de compra e venda), extrato do benefício caso seja aposentado ou pensionista (se o requerente for viúvo (a), deve levar certidão de óbito do cônjuge) e documento do veículo automotor (caso possua) até o ano de 2010. Pessoas que estejam recebendo seguro desemprego devem apresentar um demonstrativo do seguro com os valores. Já os contribuintes que não possuam benefícios devem entregar uma declaração de próprio punho (escrita à mão) e assinada informando que não recebem.

Estão abertas as inscrições para o edital de credenciamento de artistas e apresentações locais destinadas às festividades de aniversário do Município de Itajaí. Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet mediante o envio dos documentos exigidos e também do preenchimento e envio do formulário de inscrição. O chamamento tem como objetivo fomentar a cultura na cidade e selecionar projetos de grupos e artistas locais para integrarem o calendário de comemorações do Município. Podem participar interessados das áreas de artes visuais; audiovisual; cultural popular; dança; expressões artísticas e culturais afro-brasileiras; literatura; música e corais; patrimônio e teatro. Poderão se inscrever no edital somente pessoas jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, inscritas no CNPJ, que comprovadamente vem desenvolvendo trabalhos artísticos em Itajaí há pelo menos dois anos. O edital prevê três modalidades de escolha ao proponente, sendo elas: participação ao vivo em estúdio ou espaço fornecido pela Prefeitura de Itajaí para apresentação do projeto; envio de material artístico audiovisual com gravação da proposta para ser inserida durante a transmissão de eventos em formato digitais e on-line; e apresentação artística musical em veículo adaptado tipo trio elétrico, que circulará em bairros da cidade no mês de junho. As propostas credenciadas receberão como cachê o valor de R$300,00 por artista, no caso da primeira modalidade; R$500,00 por vídeo, na segunda modalidade; e R$500,00 por artista, nas apre-

sentações artísticas realizadas no veículo adaptado. O credenciamento das inscrições se dará em duas etapas: habilitação documental e análise de portfólio e conteúdos inseridos no formulário. A avaliação levará em conta os seguintes critérios: análise curricular (histórico e formação); análise e portfólio artístico (comprovação de trajetória artístico-cultural); qualidade do material e projeto enviado; e reconhecimento público da trajetória e projeto. A seleção das propostas será realizada pelo Conselho Deliberativo da Fundação Cultural de Itajaí e Superintendente Administrativo das Fundações de Itajaí. A lista de contratação das propostas selecionadas será publicada no Jornal do Município e no site da Fundação Cultural de Itajaí, em resultados dos Editais / Resultados 2021. “Nossa intenção é dar visibilidade, valorizar nossos artistas, movimentar a cena cultural e presentear toda a comunidade itajaiense com estas apresentações, que ocorrerão de diferentes formas, sem que as pessoas precisem sair do conforto e segurança de sua casa para apreciar e seguindo todas as medidas de enfrentamento à Covid-19”, afirma o superintendente das Fundações de Itajaí, Normélio Weber.

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 28 maio 2021.  

Jornal dos Bairros - 28 maio 2021.

Jornal dos Bairros - 28 maio 2021.  

Jornal dos Bairros - 28 maio 2021.

Profile for bteditora
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded