__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 2 de março de 2021 | Ano XXIII | N° 981

DIVULGAÇÃO

COVID-19

Por que a doença está atingindo também as pessoas mais jovens? Já são diversos os casos no Brasil de pessoas mais jovens contaminadas com o coronavírus e muitas delas evoluíram a óbito. Veja os cuidados que os jovens têm que ter, principalmente os com comorbidades. PÁGINAS 4 E 5

Itajaí promove drive-thru de vacinação contra Covid-19 para idosos com 80 anos ou mais

PUBLICAÇÕES LEGAIS DE EDITAIS

DIVULGAÇÃO/PMI

PÁGINA 5

*Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros* O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSap para 47 - 98405-8777. Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.


2

POLÍTICA

Ano XXIII - edição 981 - 2 de março de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

COLUNA PRISCO PARAÍSO

:: Derrapada histórica

Aliás, importante lembrar que ele só virou senador por uma bobagem histórica de Mauro Mariani. O ex-deputado queria ser candidato ao governo em 2014, ano em que as fileiras emedebistas optaram por apoiar a reeleição de Raimundo Colombo. Ele seria o nome natural à Câmara Alta, mas abriu para Berger que, registre-se, ia ter dificuldade para eleger-se deputado estadual.

:: Agora é universal

A pandemia começou a alcançar pessoas mais jovens, crianças e bebês inclusive. O número de mortes também cresceu substancialmente de maneira geral nos últimos dias. O Laboratório Santa Luzia até quinta-feira já havia identificado 16 pessoas com a nova cepa britânica do coronavírus. Seria este também um fator que estaria acelerando a disseminação do vírus? Ainda não se sabe.

:: Timing

Quatro anos depois, Mariani ficou pelo caminho na corrida ao governo, sequer chegando ao segundo turno e sumiu da política, abrindo mão até do comando estadual da sigla. Especula-se, inclusive, que ele pode assinar ficha no Podemos.

:: Pra inglês ver

Já há uma avaliação, pelos meandros da Saúde, de redução do tempo de permanência dos pacientes nas UTI’s. Para gerar rotatividade! Como chegamos a esta situação, caro leitor? O quadro guarda relação direta com a inoperância dos governos, todos, em todos os níveis. Recursos vieram a rodo para todo mundo durante 2020. A maioria dos municípios está fechando as contas no azul. E onde foi parar esse dinheiro? O que foi feito para combater a doença durante quase um ano? Com a palavra, os senhores prefeitos e governadores.

:: Discurso e prática

O senador Dário Berger só marca presença em evento partidário quando há eleições. Caso contrário, ele simplesmente ignora. Se o MDB o escolher como pré-candidato para 2022 será o mesmo que nada. Primeiro, porque as chances dele virar governador seriam remotíssimas. Segundo, caso venha a ter chances e se chegasse lá, seria alguém que definitivamente não representa o MDB.

:: Teatro

Aí vem o prefeito de Xanxerê pedir intervenção federal no município. Que é isso? Que palhaçada é essa? Ele que use os recursos que foram disponibilizados para cuidar minimamente da sua cidade. E assim outros tantos prefeitos estado afora que precisam parar de reclamar para agir um pouco mais.

:: Falta do que fazer

Pura falta do que fazer mesmo em plena pandemia, com a economia patinando, os governos desesperados em função da falta de estrutura na saúde? Seria a única explicação para o movimento da vereadora Carla Ayres, do PT da Capital, que resolveu desarquivar o projeto que dá o nome da ex-vereadora carioca Marielle Franco ao passeio central da Avenida Hercílio Luz.

:: Foco

Além disso tudo, há outro aspecto que precisa ser resgatado. Aquela brincadeira da Assembleia de abrir processos de impeachment no ano passado, dois foram instaurados, para derrubar o governador e a vice, acabou tirando o foco dos poderes no combate ao vírus.

:: Provocação

Além de absolutamente despropositada, a matéria também é intempestiva. A insistência de lideranças de esquerda neste tipo de enfoque soa muito mais a provocação do que algo que realmente vá fazer qualquer diferença na vida das pessoas lá na ponta.

:: Responsabilidade

Moisés da Silva tem sua parcela de responsabilidade sobre esse quadro caótico. Prometeu, por exemplo, hospitais de campanha. Onde estão, governador? Agora, aquele jogo sujo pelo poder no ano passado contaminou a política estadual. Como viram que não conseguiriam degolar a vice para a tomada total do poder, se aproximaram, ficaram todos amigos, o governo foi todo dominado. E agora? O que está efetivamente sendo feito em relação à pandemia? Ao fim e ao cabo, cada líder tratou de cuidar de sua vida, de suas eleições, de seu futuro político e o duro contexto social ficou, claro, em segundo ou terceiro plano. O resultado está aí.

Ideologia burra

Apesar do momento extremo em que vivemos, muita gente ainda não aprendeu que ideologia não cura, não salva, não leva comida pra mesa. Em muitos casos, está servindo só mesmo na busca desenfreada por poder a qualquer custo.

:: Justiça proíbe contato de Julio Garcia com os filhos A juíza Janaína Cassol Machado, da 1ª Vara da Justiça Federal em Florianópolis, negou na última sexta-feira (26) o contato do deputado Julio Garcia (PSD) com os seus três filhos. O parlamentar, que cumpre medidas cautelares no âmbito da Operação Alcatraz, havia pedido a retomada do contato pessoal com eles. No despacho, a juíza cita que os três são investigados no caso, portanto, têm relação com os fatos apurados. Além de Garcia, a juíza também negou pedido semelhante ao ex-secretário de Estado da Administração Milton Martini. Ele cumpre prisão preventiva no âmbito da Operação Hemorragia e havia pedido a retomada do contato com a cônjuge e os três filhos.

:: Antídio é o nome do MDB

:: Erro histórico

Com relação ao terceiro nome da legenda, o do senador Dário Berger, seria, de longe, a pior escolha. Um verdadeiro tiro no pé.

:: Mera formalidade

Foto: Murici Balbinot/Arquivo

Baixada a poeira do anúncio de que o MDB realizará prévias para a escolha do candidato a governador, o cenário é muito claro. Se tiver juízo, o partido, por meio de seus 187 mil eleitores, vai optar por Antídio Lunelli. Sem sombra de dúvidas, é a grande novidade com vistas ao próximo pleito, o fato novo. Dono de um perfil empresarial exitoso, tendo começado do zero e reeleito prefeito com mais de 70% dos votos numa cidade que nunca havia reelegido seu chefe do Executivo! A turma do Manda Brasa tem a chance de escolher, disparadamente, o melhor nome. Ah, mas tem o Celso Maldaner. Grande nome. Tem conduzido com maestria o MDB – o que, convenhamos, não é fácil – e tem boa atuação como deputado federal. Vem de uma família de políticos e também já foi prefeito de Maravilha, assim como sua mulher. O irmão mais velho, Casildo, foi de vereador a governador. Maldaner, no entanto, ainda não tem tamanho para a disputa majoritária.

O MDB é o sétimo partido da carreira política de Berger. Por onde passou, o senador nunca criou raízes. Tanto é verdade que na reeleição dele na Capital, já pelo MDB, ele sequer recebia os deputados do partido. Nunca deu bola pra eles. Quando saiu de São José para assumir a prefeitura de Florianópolis, Dário Berger era filiado ao PSDB.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br Redação: 3344.8607 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Departamento Comercial: (47) 3344.8600

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

matérias oriundas de assessorias de imprensa de

carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


Ano XXIII - edição 981 - 2 de março de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Reunião entre Superintendência do Porto de Itajaí e Codetran discute melhorias para o trânsito no entorno do Porto de Itajaí O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, esteve reunido com o Coordenador de Trânsito da CODETRAN (Coordenadoria de Trânsito de Itajaí), Robson Alan Costa. Durante o encontro foram discutidas formas de melhorar e solucionar problemas ocasionados pelo intenso fluxo de veículos no entorno do Porto de Itajaí. A reunião aconteceu na Superintendência do Porto de Itajaí e contou com a presença da advogada Silvia Wanderlinde, Assessora Executiva da Superintendência. “Sabemos que o Porto é muito importante para a economia, mas sabemos das dificuldades que essa prosperidade trouxe para a cidade. Então estamos avaliando formas de melhorar o trânsito e a mobilidade no entorno do porto”, ressalta Robson Alan Costa, Coordenador de Trânsito da CODETRAN. Para Robson os principais pontos de atenção são a Rua Silva e a Avenida Coronel Eugênio Muller, especialmente nos horários de pico. “Nós temos a convicção que se tivermos uma cooperação entre a Superintendência, a APM Terminals e a CODETRAN podemos melhorar bastante o fluxo dessa região, principalmente no horário de pico

no sentido centro-bairro e vice-versa. Por isso, estamos viabilizando a possibilidade de firmarmos convênios entre a Autoridade Portuária e a Coordenadoria de Trânsito que podem melhorar essa situação”, ressalta Robson. Trafegam por dia na região portuária, cerca de 4.000 veículos de pequeno porte, sem contar motos, e que acessam o porto adentrando pelo Gate principal (portão 01), em média, 1.200 caminhões diariamente. O alto fluxo de veículos traz um impacto para a mobilidade urbana e para a comunidade em seu entorno. “Nessa conversa nós procuramos dar continuidade a melhorias que tem sido realizada com o objetivo de oferecer um melhor atendimento a toda a comunidade portuária, especialmente nesse caso, os caminhoneiros, que são fundamentais para que essa nossa engrenagem funcione”, destaca Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí. Ele reforça que a Superintendência do Porto de Itajaí já está trabalhando em ações com esse objetivo: “Nós estamos fazendo a coleta de dados no semáforo que regula o trânsito na principal entrada do porto para que, posteriormente, com base nessas infor-

Luciano Sens

Trafegam por dia na região portuária, cerca de 4.000 veículos de pequeno porte, sem contar motos, e em média 1.200 caminhões diariamente

mações a CODETRAN possa melhorar o conflito que ocorre ali, resolvendo aquele gargalo principalmente no trajeto centro-bairros”. Fábio cita também a implantação do Sistema Carrossel, que desde de 2020 trouxe mais agilidade para a operação na área interna do porto. Com esse sistema todos os caminhões acessam o porto

pelo Portão 1 e saem da área pelo Portão 2, facilitando a mobilidade e diminuindo os conflitos dentro da área primária. “Todas essas ações que estamos discutindo e, algumas delas já implantamos, tem como principal objetivo melhorar as condições para a comunidade portuária e a relação porto cidade”, finaliza Fábio.

Procon/SC emite nota técnica sobre cobrança abusiva em escolas a estudantes com deficiência Foto: Divulgação/ FCEE

O Procon/SC, que faz parte da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), emitiu uma Nota Técnica para orientar pais e responsáveis de alunos com deficiência. O documento trata sobre os direitos e alerta para a prática abusiva de cobranças de taxas extras. A pessoa com deficiência tem o direito de estudar, seja na rede privada ou pública de ensino, sem nenhuma cobrança adicional de qualquer valor. A elevação do preço da mensalidade ainda é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor, além de ser considerada prática abusiva. De acordo com o documento emitido pelo órgão, as escolas e creches particulares de Santa Catarina estão proibidas de cobrar taxas e mensalidades diferenciadas para alunos com deficiência. A suspensão deste tipo de cobrança está amparada pela Lei Brasileira de Inclusão n° 13.146/2015, que ressalta em seu texto:

“Está vedada às instituições privadas de qualquer nível e modalidade de ensino de cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas no cumprimento dessas determinações”. Alguns estabelecimentos ainda realizam esta prática sob a alegação de utilizar os valores para custos extras, tais como acompanhantes e adaptações de materiais didáticos. Porém, estes custos contrariam os dispositivos legais e não são aceitos pelo órgão estadual. Além de ser ilegal, a cobrança destas taxas pode gerar uma indenização para a família, a título de uma reparação moral. “Práticas como estas são abusivas e passíveis de punição. Orientamos aos consumidores que têm conhecimento de condutas desta natureza que denunciem ao Procon para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, enfatiza o diretor do Procon/SC, Tiago Silva.


4

Ano XXIII - edição 981 - 2 de março de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV Lyandra Machado Batista

Empreendedora de 33 anos morre vítima de Covid em Itajaí Veja a linha do tempo entre a infecção e a morte. Foram apenas 14 dias da internação ao óbito.

Linha do tempo e evolução da infecção de Covid até a morte de Silvia* 06/02 sábado - diarreia 07/02 domingo - diarreia e febre 08/02 segunda - febre após 18h30 09/02 terça - testou positivo 10/02 quarta - dor no corpo/cabeça 11/02 quinta - falta de ar/dor no corpo 12/02 sexta - falta de ar/dor no corpo/ febre 13/02 sábado - falta de ar/dor corpo/febre 14/02 domingo - falta de ar/diarreia internou no CIS 15/02 segunda - transferida para o Hospital Marieta 16/02 terça - falta de ar 17/02 quarta - falta de ar 18/02 quinta - UTI 19/02 sexta – UTI - intubação (saturação caiu pra 60-%)

DIVULGAÇÃO

Amigos e familiares usam as redes sociais para se despedir da empreendedora Silvia Mara Afeitos Paim, de apenas 33 anos de idade. Internada no Centro Integrado de Saúde (CIS) em 14 de fevereiro, após ser diagnosticada com Covid-19, a jovem sofreu parada cardiorrespiratória nesta segunda-feira (01), e não resistiu, indo a óbito, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Marieta, em Itajaí, onde estava entubada desde 19/02. De acordo com Melissa Menezes, amiga que acompanhou Silvia desde o início dos sintomas, assim que diagnosticada com Covid-19, ainda no Centro Integrado de Saúde, a jovem iniciou o tratamento com Azitromicina, além de um xarope expectorante e Dipirona, para controlar a febre. Silvia tinha asma, e manteve o uso de seu equipamento (chamado de bombinha), até a evolução da crise, quando foi transferida para o Hospital Marieta, de onde não saiu com vida. Mineira de Belo Horizonte, Silvia era proprietária do Villa Pet Hotel e Creche, em Itajaí. Após rápida cerimônia reservada, Silvia foi cremada às 17h no Crematório Athenas, no bairro São Vicente, em Itajaí. A empreendedora era solteira e morava sem familiares na região.

20/02 sábado - estável 21/02 domingo - estável, mas grave (saturação em 88-92%) 22/02 segunda - piora no quadro, muito gás carbônico no corpo e pouco oxigênio; entrou na fila para transferência para fazer ECMO 23/02 terça - quadro estável (grave), febril, trocaram o antibiótico 24/02 quarta - estável (grave) 25/02 quinta - sem alterações 26/02 sexta - sem alterações. Infecção urinaria, já tratando com antibiótico 27/04 sábado - sem alterações, quadro sombrio de acordo com a enfermeira 28/02 domingo - saturação chegou a 94! Pequena alteração renal/creatina alta 01/03 segunda - parada cardiorrespiratória, indo a óbito. *Informações de Melissa Menezes. Nas redes sociais, amigos têm prestado a última homenagem à jovem. “Descanse em paz lindona ! Sua estrelinha brilhará lá no céu! Inacreditável”, escreveu uma amiga da jovem no Facebook. “Inacreditável! Fará muita falta! Meu Deus!” e “Sinto muito! Silvia, vai com Deus”, foram alguns dos outros textos de despedida de amigos de Silvia, também no Facebook.

Por que os jovens estão morrendo em decorrência do coronavírus? Médicos especialistas dizem que duas possibilidades explicam estas mortes. “O aumento no número de casos, por causa dessas novas variantes do vírus, e também tem a questão das comorbidades”, afirma.

O Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, esteve na sede da AMFRI na segunda-feira (1) para reunião com os prefeitos dos municípios que fazem parte da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) para avaliar a situação da pandemia da Covid-19 na região e tratar sobre ações de enfrentamento à covid-19 na região. O presidente da AMFRI e prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, disse que a reunião foi positiva, considerando a importância dos prefeitos apresentarem as necessidades dos municípios ao secretário de Estado. “O Secretário nos garantiu que vai habilitar os leitos de retaguarda nos Hospitais, após levantamento que será entregue amanhã para a Secretaria de Estado de Saúde, para abrir espaços de novas UTI’s aos Hospitais que atendem alta complexidade. Temos essa garantia de pagamento e os municípios da AMFRI irão cobrar para que seja o mais breve possível”, destacando ainda o compromisso do Governo do Estado para a conclusão e entrada em operação do Complexo Madre Tereza no Hospital Marieta Konder Bornhausen em 90 dias. Além da conclusão e operação do Complexo Madre Tereza, a ampliação da capacidade de atendimento, manutenção e custeio do Hospital Municipal Ruth Cardoso e Centro Municipal de Acolhimento e

Tratamento da COVID-19, além de implantação de leitos de enfermaria aos hospitais municipais da região, foram demandas solicitadas de caráter urgente ao Governo do Estado. O secretário André destacou ainda aos gestores que o Governo do Estado está mobilizando todos os esforços para reverter e situação do aumento dos casos de Coronavirus. Enfatizou ainda que a prioridade é aumentar o número de leitos e ainda melhorar processos relacionados ao enfrentamento da pandemia, com diagnóstico precoce qualificado, tratamento imediato dos pacientes, monitoramento e rastreabilidade. “O momento é complicado da pandemia, não só em Santa Catarina, na região, mas como no mundo inteiro. Nós temos uma dificuldade de consciência coletiva, das pessoas entenderem que estamos em uma pandemia. Hoje nós temos vários problemas, dentre eles o entendimento de processo, entendimento de momento, recursos humanos, equipamentos, insumos, mas nós temos a obrigação de achar as soluções”, diz André. Motta Ribeiro finalizou afirmando que a abertura de novos leitos de retaguarda na região vai permitir que os hospitais Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e o Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, possam ofertar mais serviços de alta complexidade.

por isso, doenças pulmonares precisam ser tratadas e acompanhadas”. Os especialistas ressaltam ainda que mesmo as pessoas mais jovens precisam estar atentas aos sintomas, como febre, tosse e falta de ar. A recomendação é que sempre procure um médico. Fique atento, sabe-se que no quinto e no sétimo dia da doença, os sintomas se agravam, por isso, sempre ficar muito ligado e procurar atendimento médico. CUIDADOS NECESSÁRIOS Outra observação é para os cuidados como as medidas de distanciamento social e sanitárias, o uso de máscaras e lavar as mãos com frequência.

DIVULGAÇÃO

ATENÇÃO AS COMORBIDADES “Sempre que um paciente apresenta comorbidades precisa de mais cuidados, ficar mais atento a evolução da doença”, reforça. É preciso manter as doenças crônicas controladas, como por exemplo, obesidade, hipertensão e diabetes, mesmo em pessoas jovens. “A doença também ataca o pulmão,

Secretário de Estado da Saúde se reúne com prefeitos da AMFRI e avalia a situação da região


Ano XXIII - edição 981 - 2 de março de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí promove drive-thru de vacinação contra Covid-19 para idosos com 80 anos ou mais

Município de Itajaí revoga medidas sanitárias determinadas no decreto 12.135/2021 Passam a valer na cidade regras estabelecidas pelo Governo do Estado

Ação será nesta terça-feira (2), das 9h às 17h, no Centreventos DIVULGAÇÃO/PMI

O Município de Itajaí revogou nesta segunda-feira (1) o decreto 12.135/2021, que estabelecia novas ações de enfrentamento ao coronavírus até 12 de março. Com isso, ficam em vigor as normas estabelecidas nos decretos estaduais. A decisão levou em conta a unificação das medidas sanitárias na região da Amfri. As atividades em todos os órgãos da Administração Pública Municipal serão retomadas, presencialmente, a partir desta terça-feira (2). Durante o expediente devem ser mantidas as medidas preventivas necessárias para enfrentamento à Covid-19. Confira as principais determinações dos decretos estaduais  O decreto 1.168/2021, válido de segunda a sexta-feira, proíbe o funcionamento de casas noturnas e espetáculos, bem como a venda de bebidas alcoólicas em postos e conveniências das 00h às 06h. Conforme a legislação, o transporte público pode funcionar com 50% dos passageiros sentados.

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, promove nesta terça-feira (2) um novo drive-thru de vacinação contra Covid-19. Desta vez serão beneficiados idosos com 80 anos ou mais. A ação ocorre no Centreventos, das 9h às 17h ou até esgotarem as doses. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e CPF e comprovante de residência. O Governo do Estado enviou apenas 35% das doses necessárias para imunizar o grupo prioritário de 80 a 84 anos: 609 vacinas. “A estimativa é que tenham 1.740 idosos nessa faixa etária. Vamos aplicar as doses que recebemos e aguardar a chegada de mais vacinas para dar continuidade

à campanha”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Paola Vieira. Os idosos acamados ou seus responsáveis devem comunicar a situação à unidade básica de saúde mais próxima para serem imunizados em casa. Idosos com 85 anos ou mais, que não puderam comparecer no último drive-thru no sábado (27), também podem participar desta ação. Par agilizar o processo de vacinação no drive-thru, os idosos ou seus responsáveis devem realizar o pré-cadastro no site do Município . As unidades básicas de saúde também estão fazendo o levantamento de todos os idosos residentes na cidade com 60 anos ou mais que precisam ser vacinados.

 Também fica limitado a 25% da ocupação o funcionamento de parques temáticos, zoológicos, cinemas, teatros, circos, museus, igrejas e templos religiosos, eventos sociais, bares, congressos, palestras, seminários, feiras, exposições e inaugurações. O horário de funcionamento vigente é das 06h às 23h59. Praias, parques, praças, jardins botânicos, balneários e demais espaços públicos estão liberados somente sem aglomeração de pessoas.  Academias, shoppings centers, restaurantes, cafeterias, pizzarias, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos comerciais devem permitir o acesso de novos clientes até as 23h, com encerra-

Coronavírus em SC: Matriz de Risco aponta todas as regiões em estado gravíssimo A Secretaria de Estado da Saúde divulgou no sábado, 27, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. Pela nova classificação, todas as regiões do estado se encontram em nível gravíssimo (cor vermelha). Em relação aos dados divulgados na semana passada, a região Carbonífera apresentou piora no cenário e foi reclassificada da situação Grave (cor laranja) para Gravíssimo. Pela segunda semana consecutiva, a região Oeste registrou nota 4 (valor mais alto) em todos os quesitos avaliados pela matriz. A mesma situa-

ção foi verificada na região de Xanxerê. Pela primeira vez desde a criação da matriz, em julho de 2020, foram registradas duas regiões com notas 4 em todos os quesitos de avaliação. Ontem, o estado alcançou a marca de 33.515 de casos ativos. Na data da divulgação da última matriz, do dia 20 de fevereiro, eram 24.526 mil casos ativos. “Apresentamos um cenário de aceleração em todo o Estado, sem nenhum indicativo de estabilização neste momento”, explica a analista de dados Bianca Vieira, do Centro de Operações de Emergência em Saúde.

PUBLICAÇÕES LEGAIS DE EDITAIS

mento das atividades às 23h59. Piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas podem atuar das 6h às 23h59. Já agencias bancárias, lotéricas e cooperativas podem funcionar com atendimento individual, controle de entrada e distanciamento.  Já o decreto 1.172/2021 do Governo do Estado suspende, em regime de quarentena, entre as 23h de sexta-feira (05) até as 6h de segunda-feira (08), as seguintes atividades: comércio de rua, excetuado o comércio essencial; shopping centers, centros comerciais, galerias; academias, centros de treinamento, salões de beleza, barbearias, cinemas e teatros; shows e espetáculos; bares, pubs, beach clubs, cafés, pizzarias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes e restaurantes; parques temáticos, parques aquáticos e zoológicos; circos e museus; feiras, exposições e inaugurações; congressos, palestras e seminários; utilização de piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas; agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito; eventos, inclusive na modalidade drive-in, e as reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídos excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos; os serviços públicos considerados não essenciais, em âmbito municipal, estadual ou federal, que não puderem ser realizados por meio digital ou mediante trabalho remoto; a concentração, a circulação e a permanência de pessoas em parques, praças e praias; o calendário de eventos esportivos organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE); e salões de festas e demais espaços de uso coletivo em condomínios e prédios privados.


6

Ano XXIII - edição 981 - 2 de março de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

DIVULGAÇÃO/PMI

DIVULGAÇÃO

Precisando trabalhar? Vagas atualizadas do Sine de Itajaí Ajudante de carga e descarga de mercadoria Ajudante de embalador Analista de recursos humanos Auxiliar de jardinagem na conservação de vias permanentes Auxiliar de limpeza Auxiliar nos serviços de alimentação Auxiliar operacional de logística Camareira de hotel Construtor de cenários Costureira geral Eletricista Encarregado de pintura (tratamento de superfícies) Jardineiro Limpador de piscinas Mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares Mecânico a motor a diesel Mestre de obras Motorista carreteiro Operador de empilhadeira

Três locais são interditados no fim de semana por descumprir medidas sanitárias

Pedreiro - Para trabalhar em Penha Pintor de automóveis - Para trabalhar em Penha Pintor de edifícios - Para trabalhar em Penha Servente de obras - Para trabalhar em Penha Técnico em segurança do trabalho Torneiro mecânico Vendedor pracista Zelador

Estabelecimentos ficam nos bairros Itaipava, Centro e Rio Bonito Mais de 40 estabelecimentos comerciais foram vistoriados durante o fim de semana e três deles foram interditados por estarem funcionando sem permissão, conforme o decreto de lockdown do Governo do Estado. A força-tarefa de fiscalização percorreu diversos bairros e o interior de sexta-feira (26) a domingo (28) para coibir aglomerações e garantir o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus. Dois estabelecimentos, nos bairros Itaipava e Centro, foram interditados no sábado (27). O outro caso de interdição ocorreu no domingo no bairro São Vicente (Rio Bonito). Também foi aplicada uma infração no bairro Espinheiros e um auto de intimação no Centro. Participam da força-tarefa de fiscalização Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Codetran, Blitz Urbana, Bombeiros, Defesa Civil e Polícias Civil e Militar. Todos os órgãos seguem atuando durante a se-

PARA CANDIDATAR-SE A UMA VAGA: Você pode utilizar o portal https:// empregabrasil.mte.gov.br/ ou o aplicativo SINE FÁCIL Dificuldades com o cadastro? Entre em contato pelos nossos canais de atendimento: Telefone: 33986070/ (com whatsapp) email: itajai@sine.sc.gov.br mensagens pelo Facebook, nesta página SINE Itajaí

Chuva persistente e volumosa no Litoral e Vale do Itajaí, diminuindo a partir de terça-feira

Como denunciar: Denúncias do descumprimento das medidas adotadas pelo Município podem ser feitas nos telefones 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Municipal/Codetran). Durante a semana, em horário comercial, a população também pode enviar denúncias para a Vigilância Sanitária pelo e-mail visa@itajai.sc.gov.br ou pelos telefones: (47) 3908-5767 e 3908-5036.

DIVULGAÇÃO

Ministério Público de Santa Catarina fez intervenções em decretos municipais que suspendiam aulas nas escolas públicas e particulares

Tempo: com mais nebulosidade e chuva do Planalto ao Litoral de SC, alternando com aberturas de sol especialmente no Planalto e ao sul de Laguna. Chuva mais persistente e volumosa, com totais elevados, especialmente na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí (Aviso Meteorológico). No Oeste e Meio Oeste sol pela manhã, com mais nuvens, pancadas isoladas de chuva e trovoadas na tarde e noite. Risco de temporais localizados à tarde. Temperatura: em elevação no Oeste e Meio Oeste e menos variação no Planalto e Litoral devido à nebulosidade e à chuva. Vento: nordeste e nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Sistema: circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente) intensa no leste de SC. AVISO METEOROLÓGICO EPAGRI/CIRAM Atenção: chuva persistente no Litoral e Vale do Itajaí. Início: 01/03/2021 às 07:30h Fim: 02/03/2021 às 12:00h

mana para o cumprimento dos decretos municipal e estadual. O trabalho de fiscalização envolve rondas preventivas, barreiras móveis, vistorias e verificação de denúncias da população quanto ao descumprimento das restrições impostas para o enfrentamento à pandemia. Os órgãos também realizam orientações por toda a cidade com abordagens, reforço da importância do uso de máscaras e a proibição de aglomerações.

Duas intervenções aconteceram na última sexta-feira: uma em Itajaí e outra em São Francisco do Sul, cujas prefeituras haviam publicado decreto suspendendo as aulas nas escolas públicas e municipais até o dia 14 de março. Segundo o Ministério Público, nos termos da Lei Estadual 18.032, de 8 de dezembro de 2020, consideram-se atividades essenciais no Estado de Santa Catarina, ainda que em situação de emergência ou calamidade pública, atividades educacionais, aulas presenciais nas unidades das redes pública e privada de ensino; municipal, estadual e federal, relacionadas à educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico, ensino superior e afins, apenas durante a pandemia de COVID-19. De acordo com a 1ª Promotoria de Justiça de São Francisco do Sul, houve inversão de prioridades nas práticas sociais, das instituições e dos entes públicos. “Isso porque, enquanto outras atividades - não essenciais inclusive - estão liberadas, em tese com embasamento científico, há evidente descaso social com a educação, talvez a única cumpridora efetiva das proibições e restrições”, ressalta o Promotor de Justiça Alan Rafael Warsch. A Promotoria de Justiça salienta, ainda,

que não se pode admitir que a escola esteja fechada enquanto comércios em geral, bares, restaurantes, lojas, academias, salões de beleza, entre outras atividades não essenciais, estejam funcionando. “A partir do momento em que a educação é posta em segundo plano frente a atividades que não possuem o mesmo impacto social, a situação torna-se inadmissível”, destaca Warsh. A Promotoria de Justiça salienta, ainda, que as aulas devem ser mantidas, mas seguindo todos os protocolos para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários. O MPSC alerta também que a suspensão prolongada das atividades presenciais pode trazer prejuízos à saúde mental de crianças e adolescentes. “A demora no atendimento dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes pode trazer repercussões para toda a sua vida, de uma maneira muito mais intensa do que aconteceria em outras etapas da vida. Assim, é inquestionável que qualquer medida a ser adotada pelo Poder Público, seja no contexto da pandemia ou fora dele, deve necessariamente levar em consideração a prioridade - que é absoluta, portanto, deve se colocar à frente de todas as demais prioridades - garantida constitucionalmente às crianças e aos adolescentes”, afirma a Promotora de Justiça.


Ano XXIII - edição 981 - 2 de março de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Cantinho da Saudade: Luiz Eliezer Pamplona

Primeiro aniversário da Luísa

Com muita tristeza no coração, perdemos mais um grande amigo, na luta contra o corona vírus. Luiz Eliezer Pamplona, Perito Criminal aposentado, casado com Maria Aparecida Lamim Pamplona, teve 2 filhas: Romina e Raisa, genros e netos. O Luiz era muito alegre e amava o Carnaval, participando da “Bandinha”, que abria oficialmente os festejos em Itajaí. Nosso abraço a todos os seus familiares.

Muitos beijinhos para a linda e meiga Luísa Elias, que completou 1 ano de vida, no dia 18 de fevereiro. Ela é uma gracinha, super-paparicada por toda família, principalmente pela Vovó Raquel Staack Alves, que é proprietária da “Casa da Vózinha”. Parabéns, Luísa! Feliz Primeiro Aniversário! Que o Menino Jesus lhe abençoe e proteja sempre!

Aniversário de casamento da sra. Pedrina Sandri

Cantinho da Saudade: Léa Stange Oliveira

O amado casal Sra. Pedrina Sandri Rodrigues e Sr. Valdo Rodrigues celebraram Bodas de Sândalo ou Lilás - 63 anos de casamento, no dia 03 de fevereiro. As árvores demoram entre 50 e 80 anos, para atingir sua plena maturidade. Sua fragrância duradoura só melhora com o tempo. O sândalo é uma árvore originária da Índia, que demora entre 50 a 80 anos, para atingir a sua plena maturidade. Por seu turno, a sua fragrância duradoura só melhora com o tempo. Tudo a ver com 63 anos de casamento. Parabéns ao casal Sra. Pedrina e Sr. Valdo! Que Deus continue abençoando e protegendo toda família!

Nossos sinceros sentimentos de profundo pesar, aos familiares da Sra. Léa Stange Oliveira. Ela estava internada com Covid e acabou falecendo, no dia 17 de fevereiro. Que a amiga Dona Léa esteja junto a Deus, cantando e encantando como fez aqui na terra! Que Deus console a sua família, de maneira especial o seu esposo Sr. Warmor Oliveira e os filhos: Rúbia Oliveira e Roberto de Oliveira.

Nascimento de Nathan Sebastiani Gularte

Reabertura da Colonial Confeitaria e Panificadora

Parabenizamos os proprietários da “Colonial Confeitaria e Panificadora”, pela reabertura do espaço, na próxima quarta-feira, dia 03 de março. Pensando nos seus inúmeros clientes, a reforma foi feita com muito capricho e dedicação. O que já era bom, agora vai ficar muito melhor! Que Deus abençoe os proprietários, funcionários e clientes!

Muita emoção e alegria nesta foto, registrada no nascimento do Nathan Sebastiani Gularte, filho da Janaína Sebastiani e do Dr. Deison Lenhardt Gularte. Ele veio ao mundo no dia 1º de fevereiro, pelas mãos da médica Dra. Eloísa, na Maternidade Santa Luísa. Muito coruja está o avô paterno, amigo Juelci Gularte. Parabéns à toda família, pelo nascimento do Nathan! Que ele cresça sempre com muita saúde, paz, amor e alegrias! Que o Menino Jesus lhe abençoe e proteja!


8

Ano XXIII - edição 981 - 2 de março de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Coronavírus em SC: Saúde cobra reativação imediata de leitos em hospitais de Santa Catarina Ontem havia 228 pedidos de transferência para leitos de UTI Covid por parte das regionais de saúde por meio da Central de Regulação Regional.

A

Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda cobra a reativação de leitos de UTI que foram fechados por unidades hospitalares em meados de outubro de 2020, mesmo com a pactuação existente e a garantia de custeio. Levantamento realizado pela pasta ontem, segunda-feira, 1°, demonstra que 118 leitos continuam desativados em Santa Catarina. O número já chegou a ultrapassar a marca dos 200. Apenas na região de Blumenau, são mais de 50 leitos que aguardam a reativação por parte dos gestores locais. Desde novembro, a SES tem cobrado que os hospitais reativem os serviços para a população. A retomada desses leitos poderia suprir parte da necessidade do Estado neste momento da pandemia. Segundo o último relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta segunda-feira, há 228 solicitações de transferência por parte das regionais de saúde por meio da Central de Regulação Regional. Os pacientes estão fora do ambiente de UTI, mas estão em unidades de saúde e são assistidos por médicos e profissionais qualificados. “Santa Catarina mantém um serviço de atendimento pré-hospitalar fixo e móvel muita forte e capilarizado, além de uma regulação robusta,” destaca o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Foto: Fabrício Escandiuzzi / SES

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 02 Março 2021.  

Jornal dos Bairros - 02 Março 2021.

Jornal dos Bairros - 02 Março 2021.  

Jornal dos Bairros - 02 Março 2021.

Profile for bteditora
Advertisement