Informativo BSM Movendo Informações - Edicão 1

Page 1

Editorial

INFORMATIVO BSM • PUBLICAÇÃO BIMESTRAL • ANO 0 • Nº 1 • SETEMBRO/OUTUBRO 2003

PETROBRAS entra para a história da BSM A BSM segue, cheia de boas conquistas, há quase 30 anos. Após o contrato com a maior empresa de Petróleo e Gás do país, PETROBRAS, sentimos a necessidade de implantar o Sistema de Gestão Integrada. O SGI, que está sendo abordado nesta edição, nos possibilita ir em busca da melhoria contínua e excelência de nossos serviços e produtos, em conformidade com os padrões internacionais. Sinto-me, hoje, orgulhoso em poder praticar a nossa Política de Gestão Integrada, que proporciona condições de trabalho dignas, gerando segurança e bem-estar. Além disso, buscamos despertar a preocupação com o meio ambiente, o que é fundamental nos dias de hoje. Observamos, por isso, que a BSM vem colhendo os frutos de um investimento que não tem preço: a satisfação de seus colaboradores. Esta primeira edição do jornal MOVENDO INFORMAÇÕES que acaba de nascer, tem como objetivo principal falar a nossa língua. Queremos estar próximos, como uma grande família. Que o jornal sirva de canal para críticas, sugestões e opiniões construtivas. Ele está aberto para isso. Vamos registrar nestas páginas as conquistas da empresa, frutos do empenho de todos nós. Daremos também destaque àqueles que se sobressaírem em prol do bem coletivo, através da coluna "Funcionário Padrão". O jornal está em nossas mãos, cabe a nós escrever a história de sucesso que queremos ver aqui.

Após participar de uma concorrência acirrada, competindo com empresas internacionais, a BSM fechou o contrato com a PETROBRAS, ficando responsável por toda a movimentação logística do Parque de Tubos e do Porto de Imbetiba, na bacia de Campos, em Macaé. Foi um trabalho árduo, a BSM contou com o apoio da COPPEAD-UFRJ, assim como com toda a sua equipe de colaboradores. O contrato, que se iniciou em junho de 2002 e terá duração de cinco anos podendo ser renovado por igual período -, entrou totalmente em vigor somente em março de 2003. Ariel de Moares, diretor-superintendente da BSM, explica

A BSM Engenharia S.A. se compromete com a contínua busca da excelência na prestação de serviços com qualidade e responsabilidade social, disponibilizando a sua melhor competência e contribuindo positivamente para o bem-estar da sociedade e de seus clientes, cuidando da segurança e saúde ocupacional de seus funcionários, bem como da preservação do meio ambiente. A BSM reconhece como fundamental a participação e comprometimento da administração, incluindo a supervisão, bem como de todos os funcionários no atendimento de seu Sistema Integrado de Gestão. A Administração se compromete com a qualificação de todos os seus empregados e supre as necessidades de treinamento, tendo como base o seu Sistema Integrado de Gestão, os requisitos dos clientes e em conformidade com a legislação vigente.

Ariel de Moraes Diretor-superintendente

A BSM considerará em suas atividades os

2

De acordo com Ariel, a empresa não mediu esforços para fechar o negócio. "Elaboramos uma detalhada análise das operações, visando atender a todas as exigências contidas na licitação", afirma. "São 610 funcionários trabalhando dia e noite para dar total suporte às embarcações que dão apoio às plataformas de petróleo. Tudo que entra nos supply boats é movimentado por nós", arremata o diretor-superintendente.

Conheça a nossa Política de Gestão Integrada

“Estamos conscientes que empresa alguma conquista a lealdade de seus clientes sem antes construir a lealdade de seus colaboradores”.

• Projeto SGI Sistema de Gestão Integrada • Etapas do projeto

que, por se tratar de um contrato escalonado, a responsabilidade pelas atividades do porto da PETROBRAS veio sendo assumida gradativamente.

3

Índice • Projeto Sucesso Solução Bluetec Rádio Frequência

aspectos e impactos ambientais, bem como os riscos à segurança e à saúde ocupacional. Serão utilizadas tecnologias seguras e ambientalmente adequadas e as melhores técnicas disponíveis na operação, manutenção e modernização de seus equipamentos. Os planos de negócios da empresa devem incluir objetivos e metas que visem alcançar a qualidade, a proteção do meio ambiente, a segurança e a saúde, comprometendo-se com o cumprimento e com a melhoria contínua de seus resultados. A BSM incentiva fortemente comentários, sugestões e ações que possam melhorar nossas técnicas e procedimentos, de modo a reduzir riscos e trazer benefícios reais e mensuráveis aos nossos clientes, empregados e à organização. A Administração está totalmente comprometida a fornecer os recursos necessários para garantir o funcionamento deste Sistema de Gestão Integrada.

4

• Dicas ao Leitor • Espaço do colaborador


SGI

Sistema de Gestão Integrada ISO 9.000

Define os atuais requisitos de um Sistema de Gestão da Qualidade, que devem ser usados por uma organização para orientar a avaliação , manutenção e melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços.

ISO 14.000

Fornece os requisitos para o planejamento e implementação do Sistema de Gestão Ambiental, visando atender as mais recentes questões relativas à proteção do meio-ambiente.

ISO 8.800

Fornece os requisitos para o planejamento e implementação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, visando o bem-estar dos trabalhadores e parceiros.

+ +

Etapas do Projeto

SGI

Conhecendo os símbolos do Projeto Logomarca da Campanha SGI

A logomarca foi criada segundo os objetivos do projeto SGI e segue características voltadas para a proteção do meio ambiente e segurança no trabalho. O símbolo representa a fauna e a flora em harmonia sendo conduzidos pelo guindaste da BSM.

Mascote da campanha SGI

O projeto de preparação para certificação e implementação do SGI Sistema de Gestão Integrada - tem várias etapas. A seguir descrevemos, de forma generalizada, cada parte do programa: 1. Planejamento de atividades Etapa para elaboração do cronograma das atividades de implantação do sistema. 2. Mobilização e Divulgação Serão realizadas palestras de mobilização, sensibilização e disseminação das informações de desenvolvimento do projeto. 3. Treinamento Realização de cursos básicos para implantação do Sistema de Gestão Integrada e formação de multiplicadores.

2

4. Levantamento de dados Mapeamento dos processos, dos aspectos ambientais, dos riscos e perigos ocupacionais e levantamento da legislação pertinente. 5. Elaboração de manuais, procedimentos e instruções de trabalho 6. Implantação do Sistema de Gestão elaborado e realizado com acompanhamento de auditorias 7. Certificação das Normas ISO 9001:2000, ISO 14.001:1997 e Qualificação da norma BS 8.800:1997.

Em primeira mão, a BSM apresenta o João Qualidade, representando todos os colaboradores da empresa, e o seu inseparável companheiro de trabalho, Zé Segurança, que fornecerá, a todo momento, informações sobre o Projeto.


PROJETO SOLUÇÃO BLUETEC 400 É uma solução de monitoramento computadorizado para frotas de veículos. É composta de Computador de bordo Bluetec 400 ou Md, acessórios opcionais, rádio base, pacote de softwares e estrutura especializada de implantação. Rádio Base

SUCESSO RÁDIO FREQÜÊNCIA O projeto Rádio Freqüência tem como objetivo garantir, através da tecnologia de rádio freqüência, a otimização do processo logístico do transporte de carga, compreendendo desde a coleta do material no cliente até a expedição para o destino final. As principais funcionalidades do sistema de Rádio Freqüência são: • Coleta de dados: define a quantidade de etiquetas a imprimir, alinha o coletor à impressora e imprime.

A transferência dos dados do Bluetec 400 é feita automaticamente via Rádio para um PC no escritório, sem necessidade de interferência pessoal, quando o veículo chega na garagem. BENEFÍCIOS Segurança Avisa e registra abusos com velocidade: no seco, na chuva e nas curvas; com freadas e arrancadas bruscas. Segurança patrimonial • Pode controlar aberturas de tampas, válvulas e portas (baú, caronas, etc). • Com acoplamento de módulo de GPS (passivo) pode registrar o local em que houve alguma violação. • Seus relatórios gráficos fazem o “retrato” de acidentes. Economia • Através do controle da faixa econômica de rpm pode-se obter economia de combustível. • A ação sobre freadas e arrancadas bruscas economizará freio e manutenção. • Controle da temperatura motor, pressão do óleo, banguelas, pedais (embreagem, freios) trará economia de manutenção. Logística A solução Bluetec 400 pode ajudar o dimensionamento da frota e a maximização de rotas através do registro, análise e ação nos tempos das operações. Motoristas Todos os relatórios disponibilizados pelo sistema associam o motorista ao evento que está sendo analisado. O desempenho dos motoristas também é mostrado em forma de ranking em relatório específico.

• Unitização: leitura dos itens DUTC que serão colocados na embalagem; relação, peso e valor dos itens já lidos; define o nome/identificação da embalagem, peso e valor; define o destino, equipamento, embalagem, peso, dimensão, TAG RFID e lacre do contenedor; lê o código de barras dos volumes de DUTC e cria UT para geração da SOL. • Embarque: escolhe o veículo a carregar / descarregar e efetua a leitura dos itens desejados. • Conferência: define o local de CONFERÊNCIA; define veículo; faz a leitura dos volumes de SOL no veículo, conferindo os volumes embarcados. • Entrega: leitura dos volumes de SOL para entrega no barco com assinatura do recebedor. • Desova: Leitura dos volumes de SOL para retirada do barco com conferência dos volumes. • Transferência de dados: Sincroniza as tabelas de dados do sistema central com as tabelas locais. Os principais ganhos com o projeto Rádio Freqüência são: Controle eletrônico de DUTC´s em coletores; Eliminação de papéis; Total rastreabilidade eletrônica das informações; Diminuição de erros operacionais; Melhora no nível de serviço; Diminuição de interfaces no processo de atendimento.

3


Conceito “Excelente” no BAD

Dicas para dirigir com segurança Você já ouviu falar em direção defensiva? O conceito é simples: você dirige de modo a evitar acidentes, apesar dos erros dos outros motoristas e das condições adversas do trânsito. Isto é fundamental num país como o nosso, que está entre os primeiros do mundo no ranking de estatísticas de acidentes de trânsito, de acordo com o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ). Dicas sobre direção defensiva: Para dirigir com segurança, o motorista deve conhecer as regras básicas do novo Código de Trânsito Brasileiro e dos riscos que corre ao infringi-las. Toda a atenção é necessária à direção. Principalmente quando se dirige um automóvel, que depende exclusivamente do motorista. Enquanto o comandante do navio conta com a tripulação e os instrumentos de navegação para ajudá-lo, e o piloto de avião com a ajuda de um co-piloto, o motorista de veículo motorizado depende de sua atenção e equilíbrio para dirigir. Com habilidade para manusear os controles do carro e conhecimento das regras de trânsito, o motorista precisará ainda tentar prever o perigo, descobrir o que fazer pensando rápido e agir a tempo de evitar o acidente. A atitude deve ser: veja, pense e não espere para ver o que vai acontecer. O Detran-RJ alerta: o início da chuva é o período mais perigoso, pois a água mistura-se com o pó, o óleo e o combustível impregnados na pista, formando uma camada deslizante.

Além da atenção voltada para o veículo da frente, o motorista não pode esquecer do trânsito da retaguarda. Informe sobre o que você pretende fazer, através da sinalização, porque não há como adivinhar intenções. Pise no freio lentamente e sinalize com a luz das lanternas. Muitos motoristas, ao passarem do local onde pretendiam parar, pisam repentinamente no freio, sem se preocupar com os demais veículos que se deslocam no mesmo sentido. Trate os motociclistas e condutores de veículos de todo o tipo com o mesmo respeito, adotando sempre as medidas de segurança. Ao ultrapassar ou ser ultrapassado por uma motocicleta, por exemplo, deve-se manter a mesma distância de seguimento que se usaria para outro automóvel. Os motociclistas também precisam estar atentos às regras do trânsito. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997), artigo 54, os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores. Devem também segurar o guidom com as duas mãos. O artigo 55 determina que os passageiros só poderão ser transportados utilizando capacete de segurança, em carro lateral acoplado aos veículos ou em assento suplementar atrás do condutor. É necessário ainda usar vestuário de proteção, de acordo com as especificações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Você sabe o que é o BAD? O BAD é o boletim de avaliação de desempenho, que tem como objetivo medir o grau de satisfação do serviço prestado pela BSM à PETROBRAS. São levados em consideração os indicadores de desempenho definidos contratualmente. As avaliações são realizadas trimestralmente e para atingir os resultados esperados, devem ser evitados: · Exposição a riscos, evitando sempre comportamento inseguro; · Descuido na execução das operações que agridam o meio ambiente; · Mau desempenho da equipe, o erro de poucos prejudicando o todo; · Inadequação profissional para determinada atividade; · Rotatividade de pessoal (demissões/admissões); · Multas em execuções não compatíveis com o esperado; · Atrasos em geral; · Ocorrências que não tenham defesa sustentável. Apesar dos esforços, conseguimos obter notas máximas em seis dos nove itens avaliados nas operações Portuárias do último trimestre, e foi justamente nos itens: atuação das equipes, a falta de atenção devida com o meio ambiente e a insatisfação de alguns funcionários expressa na pesquisa realizada pela PETROBRAS, que impediu que marcassem o nosso gol. Mas, vamos juntos buscar resolver os nossos problemas internos, nós somos a BSM, o sucesso dela é o sucesso de todos nós. Vamos lá companheiros! Vamos continuar nos esforçando para obtermos um conceito excelente nas avaliações, não só pelo prêmio em dinheiro, mas também, pelo orgulho de um trabalho bem feito.

“Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa só. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levaram muito, mas não há os que não nos deixaram nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova de que duas almas não se encontram por acaso.” ( Antoine de Saint Exupéry )

Uma homenagem da BSM aos ex-funcionários Luis Felipe e Rafaele * 06/12/82

31/07/03

* 14/01/56

01/07/03

Espaço do Colaborador A BSM quer ficar cada vez mais próxima dos seus colaboradores e acredita que você possa participar do nosso jornalzinho. Por isso, aqui no Espaço do Colaborador, o objetivo é que você, no seu dia-a-dia, tenha sempre uma sugestão, idéia ou até mesmo um texto ou matéria que traga alguma novidade ou informação. Participe! Esse espaço é seu e a BSM quer te conhecer melhor!

Coloque suas idéias nas caixas de sugestões espalhadas pela empresa

Expediente Movendo Informações é uma publicação interna da BSM • Jornalista Responsável: Gustavo Monteiro - MTB: 25.140 (RJ) Conselho Editorial: Verônica Lustosa e Ademildes Toledo • Coordenação: Shirley Costa • Fotos: BSM • Edição: Gestão MKT • Impressão: Imo’s Gráfica

4


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.