2.
3.
1. indíce
4. texto descritivo da proposta
justificativas e decisões projetuais
diagramas e quadros sínteses
referências bibliográficas
01 texto descritivo da proposta O projeto de empreendimento multiuso em um dos pontos mais valorizados da cidade, a Avenida Rebouças, tem como proposta um programa que proporcione dinâmica e interação com o entorno, de forma que permaneça desenvolvendo a região, isso através de diferentes tipologias de uso no mesmo complexo, proporcionando vitalidade constante e reduzindo deslocamentos. Portanto, através do estudo estratégico de ocupação local, temos como tipologia o uso corporativo, hoteleiro, comercial e cultural, além de praças de convivência com acesso privativo e público e o centro de convenções com lojas no térreo.
Em uma localização estratégica e próxima a importantes vias de acesso, transporte público e outras comodidades, o projeto está cerca de 1,6 km da Avenida Faria Lima, o coração financeiro da cidade, que possui infraestrutura completa, com comércios, restaurantes, bares, clubes, museus, shoppings, além de fácil acesso às principais vias da cidade, como a marginal Pinheiros; as avenidas Cidade Jardim e Juscelino Kubitschek; e a Rua dos Pinheiros. Somado a isso, está a proximidade da estação de metrô Fradique Coutinho (500m) e Oscar Freire (900m), ainda, à Avenida Paulista, ao Hospital das Clínicas e ao Incor. Facilitando o acesso para moradores locais, profissionais que trabalham na região e turistas que desejam explorar o bairro. hoteleiro corporativo
residência
trabalho alimentação lazer comercial cultural pinheiros
texto descritivo da proposta
hoteleiro | 55% da área construída
lobby, piscina, spa, coworking, academia, restaurante/bar
corporativo | 45% da área construída lajes corporativas, salas comerciais, cafeteria e praça de convivência
cultural | 55% do térreo
centro de convenções
fachada ativa | 45% do térreo
boulangerie, cafeteria, bistrô, conveniência, livraria, salão de beleza e barbearia mapa de concentração de uso corporativo - escritórios
01 a p q g p
Com o entorno repleto de equipamentos responsáveis por garantir o fluxo de pessoas e serviços locais, considera-se a área de interesse para o uso corporativo/comercial, qual em complemento o uso hoteleiro e cultural incentivam o dialogo com a cidade, melhorando a qualidade de vida e promovendo uma interação maior entre os espaços-pessoas.
área total do lote - 3.574 m ²
Estacionamento - 215 vagas
texto descritivo da proposta hilton garden inn rebouças
Como referência projetual, temos o Welbor Wide, um complexo residencial (35m² - 55m²), centro comercial e sala de cinema, sendo distribuído em 22 pavimentos que completam a estrutura do empreendimento. Além disso, serve como marco do primeiro hotel Hilton Garden Inn em São Paulo, que conta com restaurante e fitness centro aberto ao público
legenda
comercial hotel cultural
residencial
Com este projeto compreendemos uma nova proposta que conecta em um só endereço, moradia, arte, gastronomia, compras e diversão. Ao nível do pedestre, adquire uma materialidade que é capaz de construir uma transição cativante entre a escala urbana e a essência do bairro, sendo um convite à vivacidade e à celebração do espaço compartilhado, proporcionando o renascimento de uma via vital da cidade, a Avenida Rebouças.
fachadaprincipal
339 unidades
justificativas e decisões projetuais Ter um empreendimento completo para uma região como a de Pinheiros, auxilia a reduzir distâncias e a diminuir a carrodependência, proporcionando mais qualidade de vida à população. Premissa do conceito da cidade de 15 minutos, favorecendo a caminhabilidade e meios de transporte sustentáveis, já que contamos com um corredor de ônibus por onde trafegam até 100 coletivos por hora na avenida.
A proposta ofertada para o desenvolvimento do programa, conta com a capacidade de incluir em um mesmo projeto, lajes corporativas, hotel, centro de convenções/eventos, lojas comerciais e praça de convivência. Sendo um empreendimento completo, acolhedor e integrado, construído em um terreno de 3.574 m ² , entre a Rua dos Pinheiros e Av. Rebouças, centro financeiro de São Paulo.
Foi pensada na solução como forma de reduzir os deslocamentos, potencializar o desenvolvimento da região, ofertar serviços de alta demanda, oferecendo diversas opções para proprietários, frequentadores e moradores, tanto do bairro, quanto da cidade, que poderão usufruir das mais variadas alternativas de lazer, cultura e serviços. A ideia é criar espaços acolhedores para melhorar a qualidade de vida das pessoas e envolver o entorno de forma integrada.
qualidade integração perspectiva av. rebouças
schaumann rebouças
dinamismo
pinheirosjustificativas e decisões projetuais
Fortalecendo o equilíbrio entre distância e tempo de deslocamento, seja para negócios, lazer ou turismo, o projeto conta com dois principais usos que favorecem a população e a cidade, sendo estes:
USO CORPORATIVO
A demanda para a criação dessas lajes, teve como embasamento o forte crescimento de empresas na região, uma vez que localiza-se em um raio de 1,6 km do Eixo Faria Lima, apontada pelo mercado como o principal eixo de expansão imobiliária corporativa da cidade. Entretanto, o mesmo tem sido um impeditivo para proprietários melhorarem o padrão do escritório, uma vez que os aluguéis chegam a R$200/m² , entretanto no eixo financeiro vizinho, a negociação está mais favorecida, além de novos públicos que a Rebouças oferece.
USO HOTELEIRO
A ocupação hoteleira do projeto tem como objetivo proporcionar conexão ao centro de negócios, convenções e comercial mais próximo do Aeroporto Internacional de Congonhas e prestar apoio à demanda requerida pelo entorno. Uma vez que em um raio de 1km a região conta com cerca de 12-15 hotéis e somente 4 deles acima de *4 estrelas (33%), gerando ruído no diálogo entre o conceito de serviços, comodidade e gastronomia sob medida para o perfil de público do local. Além disso, pela performance sugerida na ocupação deste uso, teremos um espaço atrativo e integrado, que para além do turismo, consigamos mesclar hóspedes a trabalho, seja do próprio corporativo também proposto ou de viagens a negócio, além de famílias que buscam por programas culturais e familiares de pacientes que realizam tratamento médico em São Paulo, consolidando a vivacidade urbana da região.
25%
33%
42%
*média = 3,38
O projeto propõe soluções conectadas por fachadas ativas e lojas no térreo, facilitando a integração entre espaços externos e internos, acessos de torres e interação com a vizinhança. Agregando valor comercial, através da experiência positiva aos usuários, gerando receita e vitalidade urbana, além de promover a valorização e sustentabilidade econômica do projeto, beneficiando-o em aspectos econômicos, sociais e culturais. justificativas e decisões projetuais
O projeto faz parte do Eixo Rebouças, uma solução urbana de grande interesse para o desenvolvimento de São Paulo. Ao longo dos anos a região recebeu uma série de investimentos, como corredor de ônibus e estações de metrô, além de constantes alterações devido aos Planos Diretores e Leis de Zoneamento. Com as últimas legislações, o eixo integrou a tendência de verticalização com o objetivo de incorporar maior densidade em uma área considerada estratégica: entre dois dos pontos de maior relevância comercial, cultural e de serviços em São Paulo – as avenidas Paulista e Faria Lima. uso
USO CULTURAL
Com o centro de convenções e eventos, o projeto poderá contar com 1.375m² totalmente personalizáveis, projetados para grandes feiras, congressos, confraternizações, exposições e eventos. Também favorecido pelos
2 usos principais do empreendimento, que contarão com um espaço dedicado a conferências.
intermediário superior
USO COMERCIAL
1 pavimento
térreo
subsolo
coorporativo hoteleiro
cultural comercial
andar área
superior intermed.
1 pav. térreo
térreo
6.750 m ²
8.250 m ²
1.125 m ²
1.375 m ²
diagramas e quadros sínteses
Para o compressão do programa multiuso, o diagrama de ocupação abaixo tem por finalidade visualizar e organizar a distribuição espacial de diferentes usos no projeto proposto, entendendo a integração das funções dentro do edifício, garantindo que todas as atividades coexistam de forma eficaz e complementar.
salas comerciais
uso corporativo uso hoteleiro uso cultural setorização quartos suítes
lajes corporativas
centro de convenções
áreas de lazer academia restaurante
praça de convivência café uso comercial
fachada ativa lojas comerciais
diagramas e quadros sínteses
uso coorporativo
hoteleiro corporativo comercial
A organização espacial do projeto representada por diferentes usos e funções dentro do espaço, comunica a distribuição e relação entre os diferentes estratégias de projeto, destacando a conexão entre áreas.
Além disso, os diagramas abaixo apresentam as intenções de projeto de forma que representem a organização espacial do empreendimento, destacando a relação entre demais ocupações e funcionalidade dentro do espaço de uma forma clara e coesa.
cultural
privacidade programa
integração entre as ocupações
estratégias dinâmica do programa
definição de uso do programa -
diagramas e quadros sínteses
Cada círculo externo representa uma definição de uso do projeto (corporativo, hoteleiro e comercial), a fim de que seja identificado um ponto de convergência, integração ou interseção entre esses componentes. integração de espaços com apoio para cultura e acessos
café
praça de convivência
programa corporativo salas comerciais lajes corporativas
hoteleiro
áreas de lazer academia
fachada ativa comercial cultural
restaurante
centro de convenções
lojas comerciais
No diagrama de fluxos e mapa de dependência, compreendemos o fluxo de atividades, decisões e processos relacionados ao desenvolvimento do projeto para a conexão entre tipologias de uso.
quartos suítes
u s o hoteleiro uso corp o r a tovi usocomercial u larutlucos
diagramas e quadros
corporativo
ambiente atividade setor usuários
salas comerciais
atividades de escritório, reuniões, treinamentos e workshops, entrevistas, videoconferências privativo
funcionários, gestores, clientes e parceiros, candidatos, consultores e equipes de projetos lajes corporativas
praça de convivência
sínteses comercial ambiente atividade setor
café
atividades de escritório, reuniões, treinamentos e workshops, eventos, trabalho remoto privativo
socialização e network, alimentação, reuniões informais, eventos, descanso privativo
café e lanches, reuniões informais, network, brainstorming, eventos especiais comum
funcionários, gestores, clientes, consultores e visitantes
funcionários, profissionais, visitantes e convidados
funcionários, profissionais, visitantes e convidados
fachada ativa
comércio e varejo, cultura e artes, eventos e atividades, educação comum
residentes locais, funcionários, visitantes, estudantes, empreendedores e artistas lojas comercias
vendas de produtos, atendimento ao cliente, promoções e campanhas, experiência do cliente comum
clientes, famílias, profissionais, empresários e empreendedores, turistas, compradores online
ambiente atividade setor usuários quartos / suítes
acomodação e descanso, trabalho remoto, lazer e entretenimento, refeições, preparação e higiene privativo
academia
café
restaurante
exercício físico, aula fitness, natação, spa e bem-estar privativo
café da manhã, café e bebidas, lanches e refeições leves, encontros sociais e reuniões informais, trabalho remoto privativo
refeições, jantar social, eventos especiais e serviço de bar privativo
hospedes individuais, casais e famílias, profissionais em viagem de negócios, visitantes eventuais, hóspedes de baixa/média permanência
centro de convenções
conferências e palestras, feiras e exposições, eventos corporativos, concertos e apresentações, eventos socias e festas
comum
participantes de conferências e eventos, expositores e representantes de empresas, organizadores de eventos, palestrantes e apresentadores, equipes de staff do centro de convenções, visitantes e turistas
referências bibliográficas
GEOSAMPA, Mapas. Disponível em:
<https://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/ SBC.aspx>. Acesso em: 18 abr. 2024
CARVALHO, Pedro, MACHADO, Luana, QUEIROZ, Guilherme. Veja São Paulo. Rebouças se torna o principal eixo de novos escritórios na capital. Disponível em:
<https://vejasp.abril.com.br/cidades/nova-reboucas>. Acesso em: 18 abr. 2024
ARQUITETURA, Machi. Welbor Wide São Paulo. Disponível em:
<https://www.marchiarquitetura.com.br/helbor-wide-sao-paulo>. Acesso em: 19 abr.
2024
BERTOLA, Denise. Revista Hotéis. Hilton Garden Inn bate recorde de ocupação no primeiro semestre. Disponível em: <https://www.revistahoteis.com.br/hilton-gardeninn-bate-recorde-de-ocupacao-no-primeiro-semestre/>. Acesso em: 19 abr. 2024