Portfólio Arquitetura - Bruno Costa

Page 1

PORT PORT

FOLIO FOLIO

´ ´
BRUNO MEIRELES MARTINS DA COSTA

*todas as modelagens, renders, humanizações de plantas, esquemas, bem como a diagramação desse caderno, são de autoria própria.

ÍNDICE
CURRÍCULO ED. K.AUÊ APARTEMENTO RIO NEGRO SUÍTE 702 QAURTO AURORA CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO APARTAMENTO ISRAEL PINHEIRO APARTAMENTO BURITIS APARTAMENTO ITABIRA CENTRO DE SAÚDE 03 04 10 11 12 13 14 16 18 20

BRUNO MEIRELES MARTINS DA COSTA

brunomeireles.mc@gmail.com

+55 31 98850-8422

Rua Manganês, 123, apto. 702 Nova Floresta - BH

Arquiteto e Urbanista

softwares

Arquiteto, gosta da área de atuação e está em busca de desafios que possam o impulsionar na carreira e vida. Mineiro, reside em Belo Horizonte, mas com disposição para mudanças e viagens, tem perfil extrovertido, se encaixa facilmente em diferentes lugares, é bastante comunicativo e se dá muito bem com pessoas. É uma pessoa criativa, que gosta de inovar e, ao mesmo tempo, é realista e entende as condicionantes de cada desafio. Possui experiência em todas as fases do desencvolvimento do projeto arquitetônico, desde a concepção até o contato com fornecedores e acompanhamento das execuções.

Coletivo Lupa

graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa - Junho/2021 pós-graduado em arquitetura hospitalar e ambientes de saúde pelo Albert Einstein Instituto de Ensino resumo experiências

09/2016 - 10/2018 | Viçosa - MG

Atuou como membro na elaboração de intervenções urbanas artísticas que questionavam o uso do espaço da cidade e campus da UFV.

Monitoria - UFV

03/2018 - 12/2019 | Viçosa - MG

Atuou como monitor bolsista concursado durante quatro períodos. Acompanhava aulas, fazia correções de atividades e atendia às dúvidas dos alunos.

Coletivo Formigas

03/2018 - 12/2019 | Viçosa - MG

Atuou como membro e coordenador em todas as etapas do desenvolvimento e execução de projetos participativos com comunidades da região de Viçosa.

Casa de Arquitetura

01/2020 - 03/2020 | Itabira - MG

Enquanto estagiário de férias atuou nas diferentes fases do projeto arquitetônico, desde a criação até o desenvolvimento de projeto legal para a prefeitura e projetos executivos.

Concepção Arquitetura

06/2020 - 05/2021 | Viçosa - MG

Atuou como estagiário da área de representação gráfica nas diferentes fases do projeto arquitetônico, desde a criação até o desenvolvimento de projeto legal para a prefeitura e projetos executivos. Durante um período auxiliou no marketing do escritório, criando artes, papelaria e postagens para as redes sociais.

NOZ Arquitetura

06/2021 - atual | Belo Horizonte - MG

Autônomo, atua enquanto arquiteto em todas as fases do projeto arquitetônico, desde a criação até o desenvolvimento de projeto legal e projetos executivos e detalhamentos.

Estudio Sala

05/2022 - atual | Belo Horizonte - MG

Arquiteto contratado atua no gerenciamento de projetos, desenvolvimento de projetos executivos, detalhamentos, projetos legais e participa do processo de criação.

AutoCAD SketchUP + V-Ray Adobe Illustrator ArchiCAD Lumion Adobe Photoshop Adobe InDesign Adobe Lightroom Revit Pacote Office
3

Edifício

K.AUÊ

Projetado para ser um hotel de caráter executivo, com todas suas funcionalidades, é implantado na cidade mineradora de Itabira - MG e recebe o nome “K.auê” de forma a remeter, de maneira repaginada, à sonoridade do Cauê, pico que deu origem ao povoamento e virou a principal mina de minério de ferro do município.

Em sua forma, a estrutura metálica é assumida, aparece sem disfarces em toda as fachadas e recebe, ainda, pintura na cor preta para ampliar o contraste com os outros acabamentos e não ser mimetizada. Juntamente a ela, se ascendem os canteiros, que ocorrem com tamanhos e posições variadas, bem como com espécies vegetais diversas, que, além de ir ao encontro do conceito que é COEXISTÊNCIA (mineração - natureza), trazem dinamismo e toque de cor ao edifício. Para ampliar o contato do usuário com essa vegetação e com o exterior, maximizam-se as aberturas, varandas e grandes planos de vidro, que sempre surgem recuados em relação às lajes favorecendo o conforto térmico do interior. O forro e revestimentos de madeira trazem um ar de aconchego e comodidade, ideais para a imagem do hotel. Por último, os painéis de aço corten com recortes da logomarca do empreendimento, contribuem com a identidade visual, bem como para ampliar os contrastes da fachada e camuflar aberturas desinteressantes ao olhar.

4

Trabalho de Conclusão de Curso - DAU | UFV

Orientação: Prof. Ramon Ribeiro Fontes

Ano do projeto: 2021

|

5
modelagem: ArchiCAD renderização: Lumion

modelagem: ArchiCAD

laje técnica cobertura

oitavo pavimento lazer e recreação área técnica

sétimo pavimento (tipo 2)

sexto pavimento (tipo 1)

quinto pavimento (tipo 2)

quarto pavimento (tipo 1)

terceiro pavimento (tipo 2)

segundo pavimento (tipo 1)

mezanino térreo primeiro pavimento

área de hospedagem

área de eventos

áreas sociais e de serviços

garagem -1 térreo

garagem -2

estacionamentos do hotel e serviços

6

O programa busca suprir desde as necessidades básicas dos hóspedes (descanso, higiene e alimentação) até àquelas vistas como secundárias (lazer e recreação) e, pelo caráter do empreendimento, conta também com espaços voltados ao trabalho e eventos. Para o pleno funcionamento, exige-se grande quantidade de ambientes de serviços e de circulações, que foram separadas de acordo com os usos, de forma a facilitar a logística e a independência ou interdependência entre os setores. Como o edifício ocorre de maneira vertical os elevadores se tornam o principal meio de ligação entre os pavimentos e foram separados com esse mesmo intuito.

Para a implantação, levou-se em conta a funcionalidade da edificação e a multiplicidade de fluxos e usos que ali existirão. O ponto de partida foi a topografia que, por mais que o terreno seja plano, é margeado em suas laterais por ruas em declive, que permitiram criar acessos secundários abaixo do nível térreo. Criou-se à direita da edificação o acesso das garagens, à esquerda o acesso de serviços e doca. No nível do térreo foram criados os acessos dos hóspedes do hotel, usuários do restaurante e da área de eventos.

Com área construída total de 6826,38 m², o edifício se organiza em 13 pavimentos. Nos dois subsolos estão alocadas as garagens e parte das áreas de serviços; no térreo estão os acessos, as áreas administrativas, o restaurante e outros ambientes de serviços, que também ocorrem no mezanino desse pavimento que, além dessas, recebe os espaços de trabalho para os hóspedes. No primeiro pavimento está a área de eventos, que conta com três grandes salas multiuso, que podem ser configuradas de diferentes maneiras. Do segundo ao sétimo pavimento fica a área de hospedagem, que acomoda 84 unidades habitacionais, divididas entre ApartHotel (2 por pavimento, 12 no total), Suíte tipo 1 (8 por pavimento, 48 no total), suíte tipo 2 (3 por pavimento, 18 no total) e suíte acessível (1 por pavimento, 6 no total). Aproveitando o gabarito elevado em relação ao entorno, o que favorece a privacidade e a vista, o oitavo pavimento recebe as áreas de recreação e lazer: sala de jogos, academia, spa com sauna e bar. Na laje técnica estão localizados os reservatórios de água fria e quente, placas de aquecimento de água, placas fotovoltaicas para produção de energia elétrica e o sistema secundário para aquecimento da água.

CADERNO TCC I (FUNDAMENTAÇÃO)

CADERNO TCC II (PROJETO) clique e acesse integralmente aos cadernos

7

Posteriormente à apresentação e aprovação do TCC, desenvolveu-se o projeto de interiores de algumas das áreas comuns e de um dos quartos padrão do edifício. Assim como na concepção do prédio propriamente dito, utilizou-se muito de cores, materiais e texturas naturais que ajudam à remeter o conceito e trazem aconchego aos ambientes, bem como a iluminação que ocorre na maioria das vezes indiretamente e aparece pontualmente para dar destaque, propiciando a longa permanência nesses locais.

hall de entrada e recpção

8
Projeto: Bruno Costa | Ano: 2022
e
|
9
restaurante modelagem: ArchiCAD
SketchUp
renderização: V-Ray

Apartamento Rio Negro

Projeto arquitetônico de interiores. O projeto de interiores da área social desse apartamento foi feito de maneira a aproveitar ao máximo os espaços existentes, interferindo minimamente na infraestrutura entregue pela construtora e criando um espaço de convivência confortável e moderno para a família.

SketchUp |
V-Ray 10
Projeto: Bruno Costa | Ano: 2023 modelagem:
renderização:

Suíte 702

Projeto arquitetônico de interiores. Aproveitando a infraestrutura entregue pela construtora, optou-se por integrar o quarto com o closet para criar amplitude nos ambientes e não compartimentá-los. Os materias de acabamentos se conectam e criam um espaço único, pessoal e confortável.

Projeto: Bruno Costa | Ano: 2023 modelagem:
11
SketchUp | renderização: V-Ray

Quarto Aurora

Projeto arquitetônico de interiores. Entendendo a passagem rápida da primeira infância, esse quarto foi pensado para acompanhar o desenvolvimento da usuária. Ele possui uma base neutra que com pequenas modificações poderá ganhar “novas caras” e acompanhá-la ao longo do crescimento.

ArchiCAD e SketchUp |
12
Projeto: Bruno Costa | Ano: 2023
modelagem:
renderização: V-Ray

Consultório Odontológico

Projeto arquitetônico de interiores. O cerne do desenvolvimento desse projeto foi a criação de uma ambiente que se tornasse acolhedor e não possuísse a frieza dos espaços comuns de saúde e que, ainda assim, atendesse às normas e regras que regem o setor.

Projeto:
| Ano:
Bruno Costa
2023
e
|
13
modelagem: ArchiCAD SketchUp renderização: V-Ray

Apartamento Israel Pinheiro

Projeto arquitetônico de interiores. O projeto partiu da escolha de uma paleta neutra de cores, usada trazer sensação de amplitude e sofisticação aos ambientes. Na sala, a existência de uma planta baixa recortes e o posicionamento da porta principal de acesso ao apartamento guiaram o layout, que com cos elementos se conecta em todos os pontos e favorece o estar. Na suíte, as grandes dimensões dividi-la em dois ambientes confortáveis: quarto e closet; trazendo conforto e praticidade ao uso

modelagem: ArchiCAD e SketchUp | renderização: V-Ray 14

usada para baixa com com poudimensões permitiu diário.

Projeto: Bruno Costa | Ano: 2023

PROJETO EXECUTIVO E DETALHAMENTOS ESPECÍFICOS

clique e acesse aos detalhamentos epecíficos

15

Apartamento Buritis

Projeto arquitetônico de interiores. Para a casa de um casal jovem, recém casado e que gosta de ceber, pensou-se em um ambiente que transmitesse leveza, mas também aconchego, e possibilitasse a total integração entre os usuários dos diferentes espaços de estar que essa sala conjugada com varanda gourmet possibilitou. A presença de texturas e cores que se repetem ao longo dos diferentes ambientes foram pensadas de forma proposital e pontual, conctando e ampliando os espaços.

modelagem: ArchiCAD e SketchUp | renderização: V-Ray 16

de repossibilitasse com a diferentes

PROJETO EXECUTIVO E DETALHAMENTOS ESPECÍFICOS

clique e acesse aos detalhamentos epecíficos

Projeto: Bruno Costa | Ano: 2023
17

Apartamento Itabira

Projeto arquitetônico de interiores. Para a casa de um casal aposentado com filhos jovens, que gostam de receber pessoas, pensou-se em integrar ao máximo os espaços, potencializando os usos e permitin do a interação entre os usuários. A cozinha disfuncional, que muito indomodava a dona, foi integrada à sala e, mesmo compacta, foi pensada para suprir todas as necessidades do dia a dia. O gourmet diretamente ligado ao living, ampliou suas possibilidades de uso e favoreceu o receber.

modelagem: ArchiCAD e SketchUp | renderização: V-Ray 18

gostam permitinintegrada gourmet

PROJETO EXECUTIVO E DETALHMENTOS ESPECÍFICOS

clique e acesse o projeto executivo

Projeto: Bruno Costa | Ano: 2024
19 GSPublisherVersion 0.69.100.87 COZINHA A 11 09 PD:245 cm ÁREA DE SERVIÇO A: 3 57 m2 PD 220 cm ÁREA DESCOBERTA A 1 89 CIRCULAÇÃO DE ACESSO A: 2 80 m PD 245 JANTAR A 6 21 m PD 245 ESTAR A 9 90 m PD 245 ÁREA DESCOBERTA A 18 78 m QUARTO 01 A: 8 71 m2 PD 255 cm QUARTO 02 A 8 44 PD 255 cm CIRCULAÇÃO A 3 39 PD 265 cm SUÍTE A 13 16 m PD 255 BANHO SOCIAL A 2 58 m2 PD 240 cm BANHO SUÍTE A 2 55 m2 PD:240 cm GOURMET A 11 02 m2 PD 220 cm

Centro de Saúde Oscarina Saraiva

Localizado em Natal - RN, o Centro de Saúde da Mulher Oscarina Saraiva tem como propósito a promoção da inclusão, integridade de gênero e o total suporte à promoção da saúde do público feminino, no qual serão ofertados serviços abrangentes, integrados e adaptados às necessidades específicas de cada indivíduo. Sendo assim, priorizou-se um programa arquitetônico que proporcionasse ambientes acolhedores, seguros e acessíveis, gerando bem-estar não só físico, mas mental.

Nas suas dependências poderão ser realizados procedimentos de baixa e média complexidade através de consultas médicas, cirurgias ambulatoriais e serviço de apoio e diagnóstico, podendo assim, tratar-lo como uma unidade ambulatorial especializada em diagnóstico e orientação terapêutica para diferentes especialidades médicas.

Trabalho de Conclusão de Curso - PGAH | HIAE

Orientação: Prof. Arq. Eduardo Beltramini

Ano do projeto: 2024

modelagem: ArchiCAD
|
renderização: Lumion
20

O partido arquitetônico evoluiu de dois blocos simples, separados em um que recebem as atividades com acesso do público e um de apoio e serviços. Os blocos foram segmentados em três macro áreas, o social em ambulatório, diagnóstico e pronto atendimento; e o de apoio e serviços em apoio geral, administrativo e área técnica.

A partir disso, vazios foram criados no bloco público com intuito de ampliar o contato do interior com o exterior, melhorar a ambientação e, no caso de futuras expansões, garantir que existam espaços livres disponíveis.

O bloco de serviços foi rotacionado para ajudar na separação dos acessos ao edifício, ao fundo estão localizados os de funcionários e apoio logístico e na frente os do público. Na lateral direita foram alocadas as vagas de estacionamento para os pacientes e ao fundo as dos funcionários. Essa rotação fez também com que o edifício “abraçasse” a praça que se cria na parte frontal, convidando o transeunte a adentrar o terreno.

A cobertura com estrutura separada da do edifício foi pensada de formar a potencializar a organicidade dos estabelecimentos de saúde e permitir que modificações sejam feitas de acordo com o passar do tempo.

Para ser mais do que um edifício público de saúde e o tornar um equipamento urbano de promoção à saúde, criou-se uma praça com espaços de permanência, parquinho e academia ao ar livre.

47 46 45 44 43 42 41 40 39 38 37 36 35 34 33 32 31 30 59 58 57 56 55 54 53 52 51 50 49 48 74 73 72 71 70 69 2 5 298,5 5 2 10 35 312,55A A B B SANCA CENTRO DE DIAGNÓSTICO PRONTO ATENDIMENTO ADMINISTRAÇÃO APOIO GERAL ÁREAS TÉCNICAS 29 28 27 26 25 24 23 22 21 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 68 67 66 65 64 63 62 61 60
21
AMBULATÓRIO

A criação do conceito para o projeto de interiores do Centro de Saúde da Mulher Oscarina Saraiva foi embasado em quatro pilares: as usuárias; o local; o imóvel e o projeto. A partir dessas condicionantes, traçou-se as sensações que esse espaço deveria transmitir e, assim, chegou-se a uma definição, que permeou todo desenvolvimento criativo.

CASA DE PRAIA BRASILEIRA

CASA é o local de acolhimento, onde todos deveriam se sentir pertencentes, aceitos e protegidos. PRAIA surge como elemento local e da natureza, reiterando o objetivo de que os usuários se sintam parte daquele espaço. BRASILEIRA é uma maneira de valorização do que é próprio da localidade, com utilização de formas e materiais puros e peças do design nacional.

de entrada e recpção

22
hall

modelagem: ArchiCAD e SketchUp | renderização: V-Ray

23
Clique no ícone a cima e acesse o ambiente virtualmente

Na recepção, dividir o espaço de espera em dois níveis foi uma estratégia adotada para deixar o ângulo de visão do usuário que está adentrando livre e retirar a sensação de espaço muito cheio e com fila de espera longa, melhorando sua experiência. As formas simples e sinuosas, indicam o sentido de circulação das pessoas e, com a diferenciação entre os materiais, demarcam as áreas de estar e de circulação. O forro foi pensado para dar a sensação de ambiente externo e, em consonância com as vegetações, trazer um ar de quintal. Todas os mobiliários e peças decorativas são de designers e artesãos brasileiros e, em sua grande maioria, contemporâneos.

As circulações foram pensadas como espaços intermediários e de integração entre a recepção e os consultórios, dessa forma, o paciente permanece acolhido mas tem um direcionamento claro. Parte do forro ser em marcenaria foi um estratégia para criar alçapões camuflados ao longo de todo o percurso. A iluminação tem papel crucial na criação da ambiência mais cênica e, nas portas do consultórios e salas de procedimentos, servem como indicativos de se o espaço está livre ou ocupado.

24 modelagem: ArchiCAD e SketchUp | renderização: V-Ray
circulações

Os consultórios indiferenciados foram pensados de forma a acolher e aproximar os pacientes e os profissionais que estão prestando atendimento. Para isso, a área foi dividida em dois espaços: o primeiro destinado à anamnese e o segundo à examinação e prestação de atendimento. Para a área da anamnese pensou-se em um local intimista e menos formal do que usualmente são os escritórios. O banco e poltrona da forma que foram posicionados aproximam as pessoas e quebram com o formalismo e barreira que a mesa proporciona. A iluminação mais baixa e menos estourada proporciona relaxamento e rompe com frieza. Separada por uma cortina, está a área onde o paciente será examinado. Essa, por mais que siga os preceitos da primeira e possua tons e materiais acolhedores, tem um caráter mais técnico. A iluminação na bancada favorece a manipulação de medicamentos e equipamentos, bem como a sobre a maca colabora para a plena visualização do usuário. Elementos como os porta sabão líquido, álcool em gel e papel toalha, que por vezes rompem com uma estética pré estabelecida, foram alocados em nicho discreto criado na bancada.

indiferenciados 25 CADERNO TCC PÓS GRADUAÇÃO clique e acesse integralmente ao caderno
consultórios
versão 2024.1

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.