Page 1

Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Animação e Intervenção Sociocultural

O Racismo

https://goo.gl/aRsHVH

Unidade Curricular: Pensamento Critico e Trabalho Académico Docente: Maria do Rosário Rodrigues Discentes: Bruna Bernardo e Renata Vicente Novembro 2016


Introdução Escolhemos este problema da atualidade por considerarmos cada vez mais importante divulgar informações que possam beneficiar pessoas que sofram de discriminação, mas também que possam alertar aqueles que praticam ações discriminatórias. Com este trabalhão vamos perceber o conceito de racismo e de como este fenómeno tem vindo a ocorrer sobre os diversos países do mundo numa sociedade contemporânea.

2


 O que é o Racismo? O Racismo é a discriminação social baseada no conceito de que existem diferentes raças humanas em que uma é superior às outras. Esta noção tem base em diferentes motivações, em especial nas características físicas e em certos comportamentos humanos. O racismo consiste assim numa atitude depreciativa e discriminatória não baseada em critérios de natureza cientifica num determinado grupo social ou étnico.

 O que é o Preconceito? O preconceito trata-se de um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério. O preconceito racial está relacionado com conceitos como homofobia, xenofobia, bullying, entre outros debatidos na atualidade. Homofobia – sentimento de nojo ou repugnância em relação a pessoas homossexuais (que gostam de outras do mesmo sexo) e bissexuais (que gostam de ambos os sexos); Xenofobia – medo ou antipatia em relação aos estrageiros por terem uma religião, costumes e/ou cultura diferente; Bullying – atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos praticados por um individuo ou em grupo, causando dor e angústia e sendo praticados com diferentes níveis de poder.

https://goo.gl/fE63ZI

3

https://goo.gl/3HMQL9


 Origem do Racismo O aparecimento do racismo não tem uma localização precisa, contudo sabe-se que existe em todos os países e em todos os povos, o que torna a matéria muito extensa e difícil de encontrar as suas origens. Existe Racismo desde do aparecimento do Homem, como primeiros exemplos temos os escravos e num período histórico mais tarde os vassalos, porém o caso de Racismo mais presente em toda a história ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial com a perseguição e assassínio de Judeus.

https://goo.gl/0LnEaw

 Os 10 países mais Racistas do mundo O mundo encontra-se também dividido neste tema polémico, existem países onde os níveis de racismo são consideravelmente mais baixos que em outros. Denota-se também que em alguns casos os países mais racistas são também os que possuem uma maior multiculturalidade.

4


https://goo.gl/P0b1LE

 Quais são os tipos de racismo que existem? O Racismo divide-se em vários tipos, mais precisamente em 6 tipos. Sendo eles: Racismo individual – realça-se em atitudes, comportamentos e interesses pessoais que estão socializados entre várias raças; Racismo cultural – manifesta-se nos valores, nas crenças, na religião, na língua, na musica, na filosofia, na estética entre outros; Racismo institucional – Discriminação pela parte de órgão regentes da sociedade a nível judicial, politico, económico entre outros; Racismo primário – fenómeno emocional ou passional, sem qualquer elaboração ou justificação; Racismo comunitarista ou diferencialista – é um tipo de racismo novo que se apropriou dos pontos centrais do antirracismo, ou seja, que raça não é natureza; Racismo ecológico ou ambiental – forma ou subespécie mis recente de discriminação contra a “Mãe Terra”;

 O que leva ao Racismo? O principal fator que contribui para uma sociedade racista é a falta de uma mentalidade aberta no que toca á aceitação de diferentes culturas, religiões e costumes. Este tipo de pensamento contribuí para que não exista uma uniformidade no mundo contemporâneo e que as pessoas que sofram com esta discriminação sofram de isolamento, tristeza e em alguns casos depressão por não ser aceite.

 Formas de evitar o Racismo Existem várias formas de combater o Racismo como por exemplo: o o o o o o

5

Tentar manter um contacto saudável entre todas as raças; Combater a desigualdade Social; Combater a descriminação social no acesso a postos de trabalho; Criar linhas de apoio a vitimas de atos racistas; Criar manifestações e propagandas contar atitudes racistas; Respeitar os Direitos Humanos e promover a execução dos mesmos;


Conclusão A realização deste trabalho ajudou-nos a adquirir um conhecimento mais abrangido deste tema tão polémico das sociedades contemporâneas. Contribuiu ainda para percebermos de onde tem origem e que uma simples mudança comportamental e psicológica pode tornar o mundo um lugar melhor para todas as pessoas que nele residem.

O objetivo principal é contribuir não só para a cultural geral das pessoas a quem expomos a nossa pesquisa mas também apelar a que consigam ver mais além dos costumes, das religiões e das culturas e que invés de as “rebaixarem” perceberem que existe uma vantagem maior se tentar-mos aprender com a diversidade que existe no nosso mundo.

https://goo.gl/MexSEk

6


Webgrafia

o http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos

o o o o o

7

/racismoxenofobia.htm http://www.coladaweb.com/sociologia/preconceito-racial http://www.scielo.br/pdf/pee/v19n2/2175-3539-pee-19-02-00289.pdf https://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005184 https://en.wikipedia.org/wiki/Racism http://top10mais.org/top-10-paises-mais-racistas-mundo/

Racismo  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you