Racismo

Page 1

Instituto Politécnico de Setúbal Escola superior de educação Animação e Intervenção Sociocultural

Docente: Maria do Rosário Discentes: Bruna Bernardo Renata Vicente

Novembro 2016


Introdução Escolhemos este problema da atualidade por considerarmos cada vez mais importante divulgar informações que possam vir a beneficiar pessoas que sofrem de discriminação e que são autores da mesma. Com este trabalho vamos perceber o conceito de racismo e como este se tem abatido sobre vários países. Iremos abordar tópicos como:        

O que é o Racismo O Preconceito Origem do Racismo Formas de evitar o Racismo Consequências Os 10 países mais racistas do mundo Vários tipos de Racismo O que leva ao Racismo


 O que é o Racismo O Racismo é a discriminação social baseada no conceito de que existem diferentes raças humanas em que uma é superior às outras. Esta noção tem base em diferentes motivações, em especial as características físicas e os traços do comportamento humano. Consiste em uma atitude depreciativa e discriminatória não baseada em critérios científicos em relação a algum grupo social ou étnico.

 O Preconceito Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério. O preconceito racial está relacionado com conceitos como homofobia, xenofobia, bullying, entre outros muito debatidos na atualidade.

Homofobia- é uma série de atitudes e sentimentos negativos (como o medo e repugnância) em relação a pessoas homossexuais e bissexuais. Xenofobia- é o medo ou profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país com uma cultura, hábito e religião diferentes. Bullying- é um anglicismo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia e sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. O bullying é um problema mundial, sendo que a agressão física ou moral repetitiva deixa sequelas psicológicas na pessoa atingida.


 Origem do Racismo Não se sabe quando e onde nasceu o racismo. Mas existe em todos os países e em todos os povos, o que torna a matéria muito extensa e difícil de encontrar as suas origens. Provavelmente existe racismo desde o aparecimento do homem. Existem vários exemplos de racismo ao longo da história, o mais recordado ei durante a segunda guerra mundial, quando maltratam os judeus, perseguindo-os e matando-os.

 Formas de evitar o Racismo        

Contacto saudável entre todas as raças Crescimento de sentimentos como o amor, a solidariedade e amizade Combater a desigualdade social Combate contra a descriminação social no acesso ao trabalho Criação de linhas de apoio a pessoas que sofram com o racismo Mudança da mentalidade através de ações de formação Manifestações e propaganda contra atitudes racistas Como cidadão, respeitar os direitos humanos e promover o seu cumprimento pelos que nos rodeiam

 Consequências Pessoas que sofram de Racismo, devido a violência física e psicológica por parte de quem agride, sofrem e entregamse ao isolamento, tristeza chegando por vezes a depressão.

 Os 10 países mais racistas do mundo 1. 2. 3. 4. 5.

Estados Unidos da América Reino Unido Austrália Ruanda Japão

6. 7. 8. 9. 10.

Alemanha Israel Rússia Paquistão India


 Vários tipos de Racismo Racismo individual- Realça-se nos lugares mais estranhos, nas atitudes, nos comportamentos e até nos interesses pessoais que estão socializados entre várias raças.

Racismo institucional- Demonstra em dados oficiais, por exemplo aqueles que são discriminados no sistema de trabalho, na Justiça, na Economia, na Política e nas instituições.

Racismo cultural- Manifesta-se nos valores, nas crenças, na religião, na língua, na música, na filosofia, na estética, entre outros.

Racismo primário- É um fenómeno emocional ou passional, sem qualquer elaboração ou justificações.

Racismo comunitarista ou diferencialista- É um racismo contemporâneo que se apropriou dos pontos centrais do antirracismo, ou seja, que raça não é natureza.

Racismo ecológico ou ambiental- É a forma ou subespécie mais recente de discriminação, contra a “Mãe Terra”.

 O que leva ao Racismo ! PROBLEMA DILACERANTE: FALTA DE UMA MENTALIDADE MAIS ABERTA ! Outros fatores que se podem por em lista e contribuem para uma discriminação racial são:      

A cor de pele O tipo de cabelo O tamanho dos lábios Diferentes culturas Diferentes religiões Diferentes costumes


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.