Page 1

CURSO DE LIDERANÇA ESCOLAR


Liderança e gestão escolar são temas amplamente estudados e desenvolvidos nas escolas britânicas. O Reino Unido é reconhecido globalmente pela experiência, construção de políticas públicas e pelas melhores práticas nessas áreas. O programa Liderança Escolar CONNECTING CLASSROOMS apresenta uma abordagem internacional, abrangente e completa sobre conteúdos referentes à questões gerenciais e de sala de aula. Dirigido a diretores de escolas, o curso oferece treinamento sob medida para transformar gerentes eficientes em líderes inspiradores! O programa Liderança Escolar CONNECTING CLASSROOMS não só desenvolve líderes, mas também fortalece o currículo escolar ao ampliar sua dimensão internacional e reforçar a educação para a cidadania global. Especialistas em liderança escolar e facilitadores experientes projetaram e testaram todos os módulos. Os conteúdos foram elaborados de acordo com pesquisas de mercado e baseados nas experiências de órgãos educacionais britânicos, para atender as necessidades profissionais de coordenadores e diretores de escola.

ESTRUTURA

n 21 módulos independentes que podem ser combinados para abordar temas prioritários. n Estrutura flexível e adaptável às necessidades do parceiro. n Duração de 3 a 4 horas por módulo. n Grupos com até 20 alunos. n Corpo docente formado por especialistas britânicos e brasileiros. n Os cursos podem ser realizados em conjunto com parceiros locais, como uma universidade, por exemplo.


O British Council pode ajudá-lo a identificar a melhor composição de módulos para capacitar seus coordenadores e diretores

Conheça os 21 MÓDULOS do programa:

1 2 3 4 5 6

ESTILOS DE LIDERANÇA E GESTÃO A diferença entre liderança e gestão é explorada e seis modos de liderança são analisados. Os participantes têm a oportunidade de refletir sobre seu estilo de liderança predominante e como podem desenvolver os demais. CONSTRUINDO EQUIPES DE TRABALHO Este módulo abrange a formação de propostas, modelos e equipes de trabalho. Também propõe formas de lidar com resistências dentro do time. Introdução aos modelos de Belbin e Pareto. CRIANDO E COMUNICANDO VISÃO O objetivo central deste módulo é ajudar o aluno a entender o poder e a importância do conjunto formado por visão, missão e valores. Os participantes têm a oportunidade de trabalhar a visão da sua escola a partir da criação desses três conceitos. É feita ainda uma análise sobre a importância de se ter objetivos definidos. LIDERANDO ENSINO E APRENDIZAGEM EFETIVOS Esta unidade analisa os esforços das escolas na educação das crianças. Também discute o que constitui boas práticas de ensino e como promover o aprendizado efetivo. O PODER DO COACHING Esta unidade discute o poder o coaching como ferramenta de liderança e a forma pela qual ele pode ser usado em sala de aula. Será trabalhado o modelo de coaching GROW. DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL E LIDERANÇA DESCENTRALIZADA Este módulo discute a importância e os benefícios do desenvolvimento profissional (formação continuada), além da prática e características da liderança descentralizada.


7 8 9 10 11 12 13 14

OS BENEFÍCIOS DA DIMENSÃO INTERNACIONAL A unidade promove uma reflexão sobre o significado da dimensão internacional e os benefícios para a escola ao praticá-la. Também analisa as características de um cidadão global e como desenvolvê-las.

A ANÁLISE DO LÍDER INTERNACIONAL

(INTERNATIONAL LEADER ANALYSIS)

É proposta uma ferramenta de autodesenvolvimento para líderes educacionais, que inclui 19 categorias para avaliar a prática do gestor escolar internacional.

PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO, REVISÃO E AUTOAVALIAÇÃO Os participantes refletem sobre a importância do planejamento, monitoramento, avaliação e revisão nas escolas, bem como sobre o significado do exercício de autoavaliação.

ENGAJANDO A COMUNIDADE O objetivo deste módulo é discutir a importância do envolvimento da escola com a comunidade, incluindo identificação de grupos, papéis e atividades de engajamento.

A VOZ DO ALUNO Por meio de exemplos e estudos de caso, este módulo propõe uma reflexão sobre o significado e a importância da voz do aluno. Inclui também etapas para utilizar a voz dos alunos nas escolas e propicia uma discussão sobre os possíveis desenvolvimentos a partir dela.

GERENCIANDO MUDANÇAS Esta unidade propõe uma discussão sobre como gerenciar mudanças e lidar com resistências – o melhor período para incorporar mudanças, os fatores que as guiam, a importância da comunicação e as cinco fases das mudanças.

CONSTRUINDO UMA CULTURA DE SUCESSO Este módulo abrange o significado e a importância de se compreender a cultura escolar, incluindo os sinais, os símbolos, as relações com a estrutura e os comportamentos. Com exercícios práticos, cada participante analisa as influências que moldam a cultura de sua escola e a importância de se criar um espaço saudável.

LIDERANÇA E GESTÃO DE TEMPO Aqui são apresentados os benefícios da gestão de tempo e as implicações do Princípio de Pareto.


15 16 17 18 19 20 21

LIDERANDO O BEM-ESTAR NAS ESCOLAS Esta unidade visa a compreensão do significado de bem-estar e quais ações podem trazê-lo para os jovens na escola. Também explora a ideia de que “toda criança é importante” como uma maneira de pensar sobre bem-estar.

ESTABELECENDO METAS PARA O SUCESSO São discutidos neste módulo o que é o estabelecimento de metas e como utilizar um modelo de cinco passos para criá-las.

ENTENDENDO A MOTIVAÇÃO DE PESSOAL Nesta unidade são tratados os seguintes assuntos: a importância da motivação, o ciclo que pode levar à desmotivação e as opções do líder quando a equipe está desmotivada. A pirâmide de Maslow e sua relevância nas escolas permite refletir sobre as implicações do Experimento Hawthorne e apresenta as nove crenças dos grandes líderes. Também são discutidas maneiras de apoiar a motivação de líderes de nível médio.

LIDERANDO A GESTÃO DE COMPORTAMENTO Este módulo aborda a liderança do nível macro ao micro na gestão de comportamento, utilizando exemplos de normas gerais de conduta escolar, planos e estratégias para gestão do comportamento dos professores e demais funcionários. Explora a importância da formação continuada na gestão do comportamento, os 5 Rs (direitos • Rights; regras • Rules; rotinas • Routines; responsabilidades • Responsilbilities e relacionamentos • Relationships) e por que crianças não se comportam de forma adequada.

ANÁLISE INTERNACIONAL DO PROFESSOR Por meio de uma ferramenta de autoavaliação para líderes educacionais, com um forte componente de dimensão internacional, esta unidade analisa a prática do gestor escolar em 19 categorias.

LIDERANÇA ESTUDANTIL (POR QUE, O QUE, COMO, SE) Explora a compreensão dos fatores que motivam e definem a liderança estudantil: POR QUE queremos desenvolver a liderança estudantil nas escolas; O QUE ela significa e o que envolve; COMO podemos implementá-la nas escolas e SE aborda as possibilidades e os benefícios futuros da liderança estudantil.

DESENVOLVENDO ESCOLAS E SALAS DE AULA INCLUSIVAS O objetivo é fomentar a discussão sobre o que é prático e viável nas escolas, além de produzir um plano de ação para promover a inclusão social no ambiente escolar.


Curso de LIDERANÇA ESCOLAR em Votuporanga Entre os dias 2 e 5 de dezembro de 2013, 70 gestores de escolas de municípios do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo participaram do programa Liderança Escolar CONNECTING CLASSROOMS, promovido pelo British Council em parceria com a Secretaria de Educação de Votuporanga. O curso foi ministrado por Adrian Ingham, profissional experiente em treinamento de liderança. Psicólogo formado pela London University e pós-graduado pelo King’s College London, foi diretor de escolas em Londres por mais de 25 anos. Seu foco de pesquisa durante o curso de mestrado foi o papel da liderança escolar na melhoria da qualidade da educação no Brasil. O resultado foi extremamente proveitoso para todos os diretores e coordenadores de instituições educacionais que estavam presentes.

“A dinâmica do curso é excelente, com muitas atividades práticas.” ROSELI DE BARROS OLIVEIRA Diretora EMEF Paraíso Infantil

“O curso é perfeito. Aprendi muito. Vou levar essa experiência para o meu trabalho.” GLÁUCIA NUNES DOS SANTOS JANASCOLI Coordenadora pedagógica EMEIF Irene Zanetti Fonseca


“O curso é ótimo e superou as minhas expectativas. Eu ainda não havia participado de nenhum programa parecido. Foram abordados temas sobre os quais eu não tinha conhecimento e que estão relacionados a todos os aspectos de uma escola.” ODILIA ROSA COELHO DONATO Professora de educação básica EMEIF Professora Elza Rodrigues de Lima

“O curso foi muito bem ministrado. O palestrante é preparado e soube conduzir o curso excelentemente.” PAULO RODRIGO RIBEIRO TOBIAS Assessor de direção de escola CEM Professor Benedito Israel Duarte

“O palestrante é excelente, tanto na administração, quanto na transmissão de conteúdos.” DANIELA ALESSANDRA DA SILVA Coordenadora pedagógica CEM Professora Nilza Costa Rodrigues


Rua Ferreira Araújo, 741 Pinheiros • São Paulo • SP cc@britishcouncil.org www.connectingclassrooms.com.br

Folder - Curso de Liderança Escolar  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you