Atoleiros Nº 33

Page 78

O elemento de Deteção do Itinerário é responsável pela inspeção das faixas de circulação e bermas, procurando a presença de objetos suspeitos enterrados no itinerário que indiciem a presença de engenhos explosivos.

O presente artigo irá focar-se particularmente na componente apeada, por ser aquela que tem vindo a ser trabalhada durante o ciclo de treino operacional de 2018 e será tarefa crítica para o ciclo de treino operacional do PelEng da CEng/BrigMec durante o ano de 2019. No que diz respeito ao elemento de Deteção e Interrogação, deve dispor das seguintes capacidades: • Capacidade apeada de deteção eletrónica de massas metálicas e não metálicas, para deteção em pontos sensíveis, pontos críticos, bermas e flancos; • Capacidade apeada de deteção de cabos elétricos enterrados, simultaneamente por duas equipas de pesquisa de flanco afastadas; • Capacidade apeada de deteção eletrónica de massas metálicas, simul-

76

O elemento de Neutralização deve dispor de capacidade de iniciação de cargas explosivas de demolição remotamente sem fios. O Pelotão de Engenharia Para executar o método de limpeza apeado, o PelEng articula-se através das suas três secções, constituindo elementos com funções de Deteção de Flanco, Deteção de Itinerário e Neutralização. O elemento de Deteção de Flanco é responsável pela inspeção dos flancos do itinerário, procurando a existência de cabos enterrados que indiciem a presença de engenhos explosivos iniciados por comando filar ou outros indícios da presença de engenhos explosivos presentes no itinerário. Devem ainda garantir a sua própria segurança, verificando que o trilho que percorrem não dispõe ele próprio de minas, armadilhas ou outros engenhos explosivos.

Qualquer secção deverá estar preparada para executar as três funções, permitindo a rotação sucessiva das secções, de forma a gerir o desgaste psicológico provocado pela exposição ao perigo de explosão, bem como a possibilidade quebra no rigor dos procedimentos de pesquisa devido à sobre repetição das mesmas tarefas por períodos de tempo muito grandes. Notas finais A edificação desta capacidade vem reforçar as possibilidades da Engenharia da Brigada Mecanizada, e, por conseguinte, as possibilidades de apoio à mobilidade, contribuindo ainda significativamente para a proteção e preservação do potencial de combate das suas unidades quando em operações. Assim, deverá, por um lado, ser encarada como um enabler essencial a qualquer Força Nacional Destacada (FND), por outro lado, como escola renovada das capacidades de engenharia de combate, na senda da edificação da capacidade de emprego de Pontes Flutuantes e Viaturas Blindadas Lança Pontes ou das Viaturas de Combate de Engenharia, projetando para o futuro a tradição e raison d’être da Companhia de Engenharia da Brigada Mecanizada: o apoio de combate.

Mecanizada Brigada

1978-2019

M FEI E TOS SD FARÃ O TÃ O D I G N O

A

Requisitos Essenciais Componente Apeada

taneamente por duas equipas de pesquisa afastadas; • Capacidade apeada de deteção de circuitos eletrónicos, simultaneamente por duas equipas de pesquisa afastadas; • Capacidade apeada de manipulação do terreno e de objetos suspeitos semi-remotamente através de sistemas Hook & Line; • Capacidade apeada para realizar raio X a objetos suspeitos semi-remotamente.

RI

des elementares especializadas EOD. A Exploração Técnica será garantida também por unidades elementares especializadas EOD e/ou Weapons Intelligence Team. A Esterilização/Reconstrução será garantida por equipamentos de engenharia de movimentação de terras das unidades de engenharia de combate e/ou de apoio geral, cedidos ou em apoio da força a conduzir tarefas de limpeza de itinerário. A Deteção deverá integrar, sempre que possível, equipas cinotécnicas de deteção de explosivos.

Ó

Fig. 6 - Organização e Equipamentos PelEng Método Apeado.

Ambos os elementos de deteção pesquisam, marcam e relatam a presença de objetos suspeitos, para que o elemento de Neutralização possa realizar a confirmação e redução/ neutralização do perigo colocado pelo engenho explosivo, empregando para esse efeito meios remotos ou outros meios de neutralização à distância (inativação, recuperação, remoção e destruição).

EM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.