Jornal Briefing, 96

Page 31

www.briefing.pt

pensar muito porque era algo que já tinha vontade de experimentar, apesar de nunca ter feito nada nesse sentido”, refere. Desde então já passou por três países e várias agências, mas ainda que diga que cresceu e aprendeu muito a nível profissional no estrangeiro, até porque já é mais o tempo fora do que no país natal, José Filipe sublinha que a sua “formação como profissional foi maioritariamente feita em Lisboa”. Mesmo sem ter o regresso planeado (para já), essa hipótese “existe e existirá sempre. Se houver uma possibilidade interessante”. “Se o Benfica me quisesse contratar para lateral direito, não pensava duas vezes. Ainda vou a tempo de fazer duas ou três épocas ao mais alto nível, sentado no banco de suplentes”, exemplifica com humor. Por enquanto, está na Alemanha a trabalhar em dupla com outro português, o Pedro Lourenço. Para José Filipe Gomes, os alemães são muito organizados, “se não individualmente, pelo menos como grupo de pessoas”. Outra diferença entre esse e outros países por onde passou é o

“O pior criativo do mundo pode ser um excelente diretor criativo, e um criativo genial pode ser um péssimo diretor criativo”

Dupla nacional na Alemanha A liberdade criativa de fazer o que quiser mantem acesa a paixão pelos projetos pessoais. Ainda que separados por fronteiras, José e Pedro, amigos de faculdade e colegas da McCann, sempre se mantiveram em contacto. “Eu estava em Barcelona e ele aqui em Berlim”, diz José Filipe Gomes. O contacto transformou-se depois em projetos, com a competição Young Glory como pontapé de saída, um portefólio conjunto e hoje são uma dupla na DDB Berlim. “Somos apaixonados por ideias e estamos sempre - 31 Briefing 2017 -

a pensar também em projetos pessoais, onde não temos tanto – ou nenhum – dinheiro”. Acrescenta que o mais recente projeto pessoal que lhe deu mais gozo foi feito em conjunto, com o intuito de celebrar o tetra campeonato do Benfica, o “Marquês em todo o lado”. “Em quatro dias chegámos a mais de 1 milhão de pessoas e ajudámos a que milhares de benfiquistas, espalhados pelo mundo, se sentissem um bocadinho mais perto de todos os outros benfiquistas que estavam fisicamente no Marquês”, explica.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.