








moradias,
física.
franqueadas
O conceito ou a palavra mais forte que caracteriza este trabalho é a conexão, que é a palavra chave e âncora projetual, alcançada através das diretrizes de eixos de atuação, sendo elas, cultura, lazer, educação, infraestruturaevulnerabilidadesocial.
Essaspalavrasforamtrabalhadasde maneira a qualificar o perímetro de intervençãotornandoassimaspessoas a protagonista do espaço, para que exista uma conexão com os meios urbanos e desenvolvendo um sentimento de pertencimento a cidade comoumtodo.
Levandoemconsideraçãoasinformações anteriores, foram inseridos vários elementos que reduzissem a sensação de vulnerabilidadenospercursodoperímetrode intervenção.
Com a implementação de elementos naturaisquealémdeequilibraromeiourbano de maneira estética embelezando a composiçãodapaisagem,quantoparapropor umadequalidadedevidamaissustentável.
Como citado anteriormente foi adotado métodos naturais de escoamento como o aumentodeáreaspermeáveiseacriaçãode jardinsdechuvaempontosestratégicos.
Outra medida adotada para melhora do escoamento foi o piso permeável, que é de muita utilidade em áreas de evento, lazer, e espaçosabertosdeusocomum.
PISO PERMEÁVEL
Figura 46
Piso Filtrante Fonte: http://techne.pini.com.br/engenh
Umdosprincipaiselementosqueauxiliam a diminuição da sensação de insegurança é uma iluminação de qualidade, por esse motivofoiadotadoumailuminaçãomaisclara que possa tanto atender as calçadas quanto asvias.
Jardim
Paraaescolhadailuminaçãofoiadotadoo sistema de fiação subterrânea que é um sistema muito mais seguro que além de diminuir a poluição visual causado pelos cabos, também previne acidentes como, incêndios, curto, apagões e incidência de raios,alémdeimpedirofurtodeenergiajaque as cabines de manutenção estão seladas no subsolo.
A cultura abrange qualquer tipo de aprendizado onde diversos grupos sociais, a partir das suas próprias percepções e referenciais se unem e criam uma cidadania cultural, um espaço de trocas e experiências sociais.
Olazerétudoaquiloquenostrásprazer,e que nos faz quere se entregar por completo sem nada em retorno, por esse motivos atividades como, comer, praticar esportes, fazer exercícios, assistir a um filme, ir a um show e etc, estão incluídos na definição do lazer.
Olazernoturnoéumtermoutilizado para caracterizar atividades sociais e de entretenimento após o período de trabalho, também conhecido como ‘‘Happy Hour’’. Durante esse horário bares e restaurantes começamaabrirasruasecalçadassetornam movimentadas, com o aumento do fluxo de pessoasolazernoturnoganhavida.
Na busca por espaços que promovam experiências culturais foi proposto um anfiteatroquepodeacomodarmuitostiposde eventoseexpressõesartística.
Os espaços de lazer público trazem inumeráveis benefícios para a melhoria da habitabilidade do ambiente urbano, entre eles a possibilidade do acontecimento de práticas sociais, encontros ao ar livre e manifestações de vida urbana e comunitária, que beneficiamodesenvolvimentohumano.
Por esse motivo investir e estimular o comércio local e aumentar a utilização de fachadas ativas é a solução para trazer movimentoevitalidadeasruas,principalmente a noite quando as ruas se tornam mais perigosas, são os pequenos comércios que influenciamasensaçãodesegurançadurante
Nadiretrizdeinfraestruturafoipropostooredesenho das vias, com a ampliação das calçadas e redução das ruas, também foi proposto a implementação de uma ciclovia,novapavimentação eaconstruçãoderecuose abrigosparaônibus.
O trecho de intervenção possuí dos tipos de vias, sendoelas,coledoraselocais.Amalhacicloviáriaintegra os equipamentos urbanos, espaços públicos, áreas residenciais, de serviço e de lazer. A ciclovia se desenvolverá pelas vias coletoras, cortando toda a extensãodoperímetrodeintervenção.
Os passeios nas vias coletoras possuem largura variada entre 2,50m e 4,00m. Enquanto nas vias locais possuemnomínimo1,20memáximo2,00m.
MASSA COMERCIAL
DIAGRAMADE DESENVOLVIMENTO
TERRENO COM UM CONJUNTO HABITACIONAL ABANDONADO
BARREIRA URBANA
PRAÇARAMOS FIGUEIRAPARA REVITALIZAÇÃO
CONDOMÍNIO RESIDENCIAL
ESCOLA MUNICIPAL
UTILIZARAPRAÇA EXISTENTECOMO UMMEIODECONEXÃO VISUAL
ÁREAS CONTEMPLATIVAS
TRAZEROFLUXODE CRIANÇASEADOLESCENTES INVESTINDOEÁREAS RECREATIVAS
PONTOSANCORA DEGRANDE IMPORTANCIAPARA PERMANÊNCIA
ÁREACOM FAIXAETÁRIA INFANTIL,LOCALIZADA PERTODERESIDENCIAIS
APROVEITARO FLUXOCOMERCIALE GASTRONÔMICO
ESPAÇOUTILIZADO PARAÁREAGASTRÔMICA PORCONTADOFLUXODE PESSOASANOITE, TRAZENDO MOVIMENTO EREDUZINDOASENSAÇÃO DEINSEGURANÇADA BARREIRAURBANA
51
DIAGRAMADE DESENVOLVIMENTO
Asáreasinfantisseencontram nas pontas, aproveitando o fluxo e campo de visão da área com maisresidenciais
Para reduzir a sensação de insegurança pelo percurso em frente ao terreno completamente murado foi proposto o ambiente com mais movimentação em horários tardios, já que a alimentação é um dos maiores catalisadores de movimentação aoanoitecer.
Afonte interativa seca não gasta água pois a mesma retorna ao um reservatório subterrâneo onde é tratada, uma outra solução econômica é utilizar capitação de água da chuva, que também será enviada ao reservatório e tratada.
Fonte:https://florearpaisagismo.com.br/produto/acerola/
Nome científico: Malpighia punicifolia L.
Família:Malpighiaceae
Nomes populares:Acerola, cereja das antilhas
Altura: 3 à 4m
Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Canistel#/media/
Nome científico: Mangifera indica
Família:Anacardiaceae
Nomes populares: Mangueira
Altura: 20m
https://www.sementescaicara.com
Nome científico: Roystonea oleracea
Família:Arecaceae
Nomes populares: Palmeira-real
Altura: 18 À 45m
https:https://www.dancruzplantas.com.br/muda
Nome científico:Tabebuia ochracea
Família: Bignoniaceae
Nomes populares: aipê, ipê-mamono
Altura: 20m
https://www.conhecaminas.com/2019/09/conheca-ojacaranda-de-minas.html
Nome científico: Jacaranda mimosaefolia
Família: Bignoniaceae
Nomes populares: jacarandá-mimoso, caroba
Altura: 15 m
Fonte: https://www.plantaseraizes.com.br/ cha-de-mulungu-facilita-o-sono/
Nome científico: Erythrina mulungu
Família: Fabaceae
Nomes populares: murungu, mulungu-coral, etc
Altura: 14 m
Fonte: http://gramasegramados.com/produtos/ detalhe/grama-esmeralda/54
Nome científico: Zoysia japonica
Família: Gramíneas
Nomes populares: Grama-Esmeralda ou Grama Silvestre ou poivre-rose
Altura: 5 á 7cm
Paraescolhadasárvorespresentes na praça, foram utilizadas em sua maioria com folhagem perene, ou seja, que não perde sua folhagem no outonoeinverno,poiscomohávarias áreas mais baixas como a pista de skateeoanfiteatro,seriamaisdifícila manutenção, também foram utilizadas árvores frutíferas para estimular o consumo de frutas em áreasfamiliarescomooplaygrounde aáreamultiuso.
CALÇADASEMPRE
OCUPADAS POR CARROS DE CLIENTES E CARGAE DESCARGA DE MERCADORIA
DIAGRAMADE DESENVOLVIMENTO
VIALOCALCOM BAIXO FLUXO, PORÉM POR CONTA DO MOVIMENTO DO COMÉRCIO DURANTEANOITE FICA ENGARRAFADAE POSSIBILITANDO APASSAGEM DE UM CARRO POR
VEZ, POR SER UMAVIADE MÃO DUPLASETORNAUM GRANDE EMPECILHO.
AMARELO É USADO PARAÁREAS COMERCIAIS
PONTO DE CONFLITO COM OCUPAÇÃO DE CADEIRAS
E MESAS QUE OCUPAM PARTE DAPISTA, QUE COM O FLUXO DE ÔNIBUS EM UMACURVAPODE SETORNAR UM FOCO DEACIDENTES.
LARANJAÉ USADO PARAÁREAS GASTRONÔMICAS
VIACOLETORA COM FLUXO DE ÔNIBUS
DIAGRAMADE DESENVOLVIMENTO
FECHAMENTODERUA
FECHAMENTODERUAIMPEDINDO OTRÁFICODEAUTOMÓVEIS,CRIANDO UMAGRANDECALÇADACAMINHÁVEL PROPORCIONANDOUMATROCAMAIOR ENTREOESPAÇOPÚBLICOEPRIVADO.
FLUXODEPESSOAS
FLUXODEDICADOTOTALMENTEAO PEDESTRES,POSSIBILITANDOUM ESPAÇODEMAIORAPROPRIAÇÃO PODENDOAUMENTARAMOVIMENTAÇÃO ESUPORTANDOUMAQUANTIDADE MAIORDEPESSOA.
FLUXODECARROS
FLUXODE ÔNIBUS
LEGENDA GASTRONOMIA COMERCIAL OCUPAÇÃOIRREGULAR DEAUTOMÓVEIS
FLUXODE PESSOAS OCUPAÇÃOIRREGULAR DEPESSOAS
AIMPLEMENTAÇÃODECICLOVIAQUE EXPANDEACONEXÃOCOMOENTORNO, EJARDINEIRASCOMOAUMENTODA ARBORIZAÇÃO,POSSIBILITANDOUMLOCAL DEMAIORESTADIAECONFORTO TÉRMICO.
Fonte:https://www.hortoexpress.com.br/aroeira pimenta-150-a-170-metros
Nome científico: Schinus terebinthifolius
Família:Anacardiaceae
Nomes populares:Aroeira-vermelha, aroeira-pimenteira ou poivre-rose
Altura: 8 à 10m
Figura 60
Fonte: https://www.solucoesparacidades.com.br/blog
Nome científico: Licania tomentosa
Família: Chrysobalanaceae
Nomes populares: goiti, oiti-da-praia, guaili Altura: 20m
Fonte:https://blog.plantei.com.br/arvores-e-plantas-de-pequenoporte-para-calcadas/ligustrum-lucidum-tree-3/
Nome científico: Ligustrum lucidum
Família: Oleaceae
Nomes populares: alfeneiro, alfeneiro-da-china
Altura: 10m
Fonte:http://www.plantasonya.com.br/flores -e-folhagens/caracteristicas-e-cultivo-dapiteira-do-caribe-agave-angustifolia.html
Nome científico:Agave angustifolia
Família: Agavaceae
Nomes populares: Piteira-do-caribe,Agave, Agave-da-borda-amarela
Altura: 0,70cm à 1,5m
Poste de iluminação de vias com iluminação de duas alturas voltadas tanto a pista quando para a calçada, tendo em sua parte mais alta 9m e na mais baixa 4m.
Poste de iluminação para áreas de convivência com iluminação mais baixa, voltada apenas para os pedésters com 3m de altura.
O banco foi escolhido pensando na durabilidade, sendo assim, foi utilizado de concreto, e o revestimento de madeira foi utilizado pelo conforto térmico.
Para a praça na área de Foodtruck foi escolhido uma mesa de piquenique, que possuí uma mesa no meio e dois bancos, mais uma vez foi adotado o revestimento de madeira.
Na área de ampliação 2, o Largo das Cinco Bocas
Foram usados balizadores, na beirada do calçadão construído dessa maneira evitando o acesso forçado de automóveis.
Ao longo do perímetro foram instalados vários pontos de bicicletários, permitindo um espaço exclusivo para ciclistas guardarem e retirarem suas bicicletas.
Fora instaladas novas latas de lixo engastadas e com acabamento de aço galvanizado, dificultando a depredações futuras.
PERSPECTIVAS - Área deAmpliação 1-Academia para 3° Idade
6.4.PERSPECTIVAS - Área deAmpliação 1-Travessia para a Praça Ramos Figueira
PERSPECTIVAS - Área deAmpliação 2- Polo Gastronômico 5 Bocas
GEHL,Jan.CidadeparaPessoas.2010.Acessoem:23/10/2021
LAVEN,Jeroen;:GLASER,Meredith;HOFF,MattijsVan’t;KARSSENBERG,Hans.Acidadeaoníveldosolhos.2015
Acessoem:23/10/2021
RequalificaçãoUrbanaAV.SantoAmaro.OperaçãoUrbanaConsorciadaFariaLima.2014
Acessoem:21/04/2021
PlanoDiretorEstratégico,SãoPaulo.2013.
Acessoem:21/04/2021